Por *Francisco José Barros Araújo
Explicação sobre o que é a Missa e seu infinito valor!
A Missa é onde fazemos memória da Paixão, morte, e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (confr. Lucas 22,19), memória incruenta, ou seja, de forma que Jesus não sente dor. É a Atualização do Memorial da Paixão de Cristo! Por ser o mesmo Sacrifício da Cruz as pessoas recebem os mesmos frutos e graças que recebemos na Cruz desde há mais de 2000 anos atrás! São graças infinitas nada comparável ao que se recebe em um culto ou adoração dos protestantes, ou de católicos reunidos em simples assembléias paroquiais, diocesanas, de novos movimentos, e comunidades novas.
Alguns dizem que a Missa é monótona, mas é esse o ponto que traduz parte do que é a Missa que é ver novamente o Sacrifício e Paixão de Jesus Cristo. Quando um parente seu morre, você vai festejar até na hora do funeral e no cemitério ? Quando alguém morre sempre não se faz um minuto de silencio em honra daquela pessoa ? Então se você tivesse la há dois mil anos atrás estaria sorrindo e pulando ? no lugar de estar contemplando silenciosamente? Mas a Missa não exatamente tristeza, é alegria também, porque vencida a morte se manifesta o Ressuscitado. Então porque algumas pessoas insistem e ir a cultos evangélicos e shows para substituir a Missa? Geralmente, é por ignorância, ou para sentir e ver emoções passageiras produzidas naquele momento, porque as graças que recebemos na Missa não podemos ver é invisível, mas as coisas invisíveis são infinitas maiores! Na missa também, há a alegria porque há Jesus ressuscitado e se espera a vinda dEle. As inúmeras graças invisíveis é que vão produzir a verdadeira alegria na alma e na vida das pessoa ao longo da vida dela, e não apenas naquele momento.
Devemos ter todo zelo e cuidado em diferenciar sobre o que "NÃO é" a santa Missa! (?)
2º)-A Santa Missa também, é culto (oração dos fiéis), sendo que, católico - Não tem desrespeito maior como essa indiferença: em querer comparar a Santa Missa a um simples culto protestante, como se participar da Santa Missa e ir a um culto protestante, fosse a mesma coisa, o que não é, E NUNCA PODERÁ SER pelo que já foi exposto acima, pois a Santa Missa é muito mais que isto, e superior a todos os cultos protestantes juntos!
3º)-A Santa Missa não é uma simples reunião comunitária - NÃO! - A presença do Senhor é real e substancial sob as espécies eucarísticas! Veja o que diz o nosso Santo Catecismo Católico:
§1374 O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz com que da seja "como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos". No santíssimo sacramento da Eucaristia estão "contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo" . Esta presença chama-se 'real' não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se toma presente completo."
§1378 Na liturgia da missa, exprimimos nossa fé na presença real de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, entre outras coisas, dobrando os joelhos, ou inclinando-nos profundamente em sinal de adoração do Senhor. A Igreja católica professou e professa este culto de adoração que é devido ao sacramento da Eucaristia não somente durante a Missa, mas também fora da celebração dela, conservando com o máximo cuidarem com solenidade, levando-as em procissão.
§1379 A Santa reserva (tabernáculo) era primeiro destinada a guardar dignamente a Eucaristia para que pudesse ser levada, fora da missa, aos doentes e aos ausentes. Pelo aprofundamento da fé na presença real de Cristo em sua Eucaristia, a Igreja tomou consciência do sentido da, adoração silenciosa do Senhor presente sob as espécies eucarísticas. É por isso que o tabernáculo deve ser colocado em um local particularmente digno da igreja; deve ser construído de tal forma que sublinhe e manifeste a verdade da presença real de Cristo no santo sacramento.
4º) - Pela sua magnitude, a Santa Missa jamais poderá ser considerada algo chato e monótomo! Pois é o mesmo Sacrifício de 2000 anos atrás! Diante de tamanho acontecimento qualquer pessoa só pode ficar perplexa e grata,por saber que tudo isso foi por cada um de nós individualmente, de forma indigna e imerecida!
5º)- A Santa Missa não é um simples "curso de liturgia", onde participo apenas para entender o ano liturgico e ouvir a explicação das escrituras - Muitos só prezam a liturgia da palavra, como se fosse a parte mais importante, e pouco participam da LITURGIA EUCARÍSTICA (ápice da Santa Missa). Alguns padres até levantam o livro da leitura (bíblia ou Lecionário) por alguns segundos para que todos aplaudam, mas, não dão a mesma estima, respeito, importância, louvor, gratidão e reverência à presença Real de Jesus na Santa Eucaristia, o maior mistério de amor! A homilia do padre não é mais importante que a liturgia eucarística! Principalmente se for uma homilia que se desvie do evangelho e tente nos enganar/doutrinar com ideologias e filosofias meramente humanas.A própria escritura nos previne disso:
6º)- A Santa Missa não é somente louvor e ação de graças - Observe o que diz o Concílio de Trento no dogma 950. Cân. 3: "Se alguém disser que o sacrifício da Missa é somente de louvor e ação de graças, ou mera comemoração do sacrifício consumado na cruz... – SEJA EXCOMUNGADO" .
*Francisco José Barros
Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma
Nº 31.636 do Processo Nº 003/17
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.