A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » POR QUE TEOLOGIA ?

POR QUE TEOLOGIA ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 21 de novembro de 2010 | 01:41


Pe. Zezinho - SCJ
Vendo-me a ler grossos volumes de teologia, os últimos deles ecumênicos: Kar Rahner, Jürgen Molltmann e Wolfhart Pannenberg, uma jovem jornalista me fez a confrontadora pergunta: - Por que ler tanta teologia se no céu pode ser tudo diferente? 
Lembrei-lhe que também lia sociologia, antropologia, filosofia- estou lendo Jean Beaudrillard-, lia história e outros autores.



A teologia, para mim que creio em Deus, complementa e aprofunda os outros conhecimentos.
Mas, para ilustrar o meu porquê, contei-lhe um episodio de minha vida. Quando jovem, indicado para estudar teologia nos Estados Unidos, não me limitei a apenas aprender inglês. Li o que podia sobre os Estados Unidos dos anos 60.
Recebi uma prévia do que encontraria. Quando explodiram os acontecimentos marcantes daqueles anos, eu morava lá: Berkeley, John Upckins, Beatles, Woodstock, morte de John Kennedy e Luther King, o auge dos movimentos de combate ao racismo, pude entender melhor o que se passava.  
Os que sabiam mais do que eu me haviam dado uma prévia do que eu poderia encontrar. Não acertaram todas as previsões, mas as análises eram corretas. Voltei ao Brasil com a mesma idéia de estudar antes, para entender depois. As leituras me dão uma idéia melhor de economia, de mídia, de fé, e do comportamento sincero, mal intencionado ou errático dos humanos.
Fica bem mais fácil assimilar pessoas e acontecimentos quando se guarda e se confere estas coisas no coração, como fez Maria a respeito de Jesus ( Lc 2,19 ). Ela agia como teóloga!
Não sei como será o céu, nem como é Deus, mas a reflexão das igrejas mais estudiosas e de homens mais cultos e inteligentes do que eu ajudam-me a entender a busca de diálogo entre Deus e os homens e entre estes e Deus.
Se nem tudo aconteceu exatamente como dizem os livros; se nem tudo será exatamente como predizem os pregadores, ao menos tudo fica mais verossímil quando se estuda e se medita na lei dia e noite. ( Salmo 1,2)

Enganam-se os  que pensam e proclamam que a piedade consiste em amar, orar e falar com Deus. Além disso, ela é feita de amar e servir o próximo e de buscar entender este mundo, a Palavra de Deus para todos os tempos e praticá-la.
Estudar a fé é um excelente caminho de santidade.
Se a Igreja canonizou teólogos e contemplativos como  Thomás de Aquino, Boaventura, Alberto Magno, Tereza de Ávila , João de Deus é porque aposta na santidade da cabeça e do coração.
O céu não é como pensamos: é melhor! Mas perguntar sobre ele faz imenso bem. É o que faz a teologia! 

FONTE: Site do Pe. Zezinho
Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger