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ECUMENISMO EM “PONTO CRÍTICO”, SEGUNDO BENTO XVI

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 31 de outubro de 2010 | 15:34









Por *Taiguara Fernandes de Sousa




“Queridos amigos em Cristo, penso que estareis de acordo em considerar que o movimento ecumênico chegou a um ponto crítico.Para avançar, devemos pedir continuamente a Deus que renove as nossas mentes com a graça do Espírito Santo (cf. Rom 12, 2), que nos fala através das Escrituras e nos guia para a verdade total (cf. 2 Ped 1, 20-21; Jo 16, 13)”.






Foram estas as firmes palavras pronunciadas pelo Papa Bento XVI diante de líderes de várias comunidades cristãs da Austrália, ainda separadas da Igreja Católica.Para o Papa, portanto, em sua visão de Teólogo e, antes de tudo, Pastor supremo e universal da Santa Igreja, “o movimento ecumênico” – este que tomou forma mais clara no início do século XX, com o encorajamento dado por Leão XIII e Bento XV à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, mas que desde as primeiras divisões se manifestava na Igreja, em especial nos Pontífices – “chegou a um ponto crítico”.






E que “ponto crítico” seria este, na ótica de Bento XVI?






“A tentação de considerar a doutrina como fonte de divisão e, conseqüentemente, como impedimento daquilo que parece ser a tarefa mais urgente e imediata: melhorar o mundo onde vivemos”, afirmou o Sumo Pontífice.




Portanto, o “ponto crítico” ao qual se chega após séculos de luta em prol do restabelecimento da plena unidade dos cristãos é a tentação de crer que a doutrina é “fonte de divisão”. Com efeito, nada mais ilusório.A Igreja de Cristo – una, santa, católica e apostólica – tem sua unidade em três aspectos: é una no governo – o de Cristo, através do Papa –; é una no culto e nos sacramentos – os verdadeiros e legítimos sacramentos –; mas é, em especial, una na Fé: uma só Fé, a Cristã, tal como foi revelada por Cristo a seus Apóstolos, e por eles a nós, sendo até hoje proclamada e explicitada pelos seus Sucessores, os Bispos, em comunhão com o Bispo de Roma e Pastor supremo da Santa Igreja, o Papa.Sendo, portanto, a existência de uma só Fé, a Fé Cristã, justamente um dos fundamentos da unidade da Santa Igreja, é absurdo considerar que esta mesma Fé – ou a doutrina – seja uma “fonte de divisão”. Contra esta verdadeira tentação nos adverte o Santo Padre: “Devemos precaver-nos contra toda a tentação de considerar a doutrina como fonte de divisão”.Nada seria mais absurdo e fantasioso do que um ecumenismo levado a cabo à custa da Verdade. Não há como ser restabelecida a unidade plena de todos os cristãos suprimindo um ponto da doutrina aqui, outro acolá, outro mais além… e logo não mais teríamos a Fé Cristã! E se não temos a Fé Cristã, não temos mais a Igreja, que se alimenta desta Fé.E de que adiantaria restabelecer a unidade de todos os cristãos numa só Igreja à custa da Fé… se, ao perder a Fé, esta Igreja nem existiria mais?!E se não houver a Igreja, também não haverá chance para o mundo, já que “a Igreja é o mundo reconciliado”, no dizer de Santo Agostinho. Haverá, ao invés, “o impedimento daquilo que parece ser a tarefa mais urgente e imediata: melhorar o mundo onde vivemos”.Perdendo-se, suprimindo-se, subtraindo-se ou atenuando-se a Fé em seu conteúdo, perde-se, suprime-se, subtrai-se e atenua-se também a Igreja. E então sobrevêm os males ao mundo, pois tal não mais está sob as luzes da Fé Cristã.E, diga-se de passagem, grande parte do caos que reina no mundo moderno advém da perda de identidade dos cristãos católicos, que se deixam levar por seitas e idéias heréticas, não mais dando ouvidos a seus Pastores.





Perde-se a Fé, perde-se a Igreja, e perde-se o mundo.É um caminho fixo e imutável.




Desta maneira, cabe-nos professar a Fé integralmente, não só do ponto de vista do ecumenismo, mas em todos os aspectos da vida: “Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito”, diz o Apóstolo Paulo (Gálatas 5,25); parafraseando-o: se vivemos pela Fé, andemos também de acordo com a Fé.No que diz respeito especificamente ao Ecumenismo, esta sempre foi a orientação dos Pontífices Romanos (cf. SS. PAPA PIO XI, Enc. Mortalium Animos, n.11; SS. PAPA JOÃO PAULO II, Enc. Ut Unum Sint, n.18) e do Concílio Ecumênico Vaticano II (cf. Decreto Unitatis Redintegratio, nn. 11 e 24).Desta maneira, não há absolutamente nenhum pretexto para promover um ecumenismo falso, irenista, que caminhe (ou descaminhe) à custa da pureza e integridade da Fé – e só se poderia crer na ignorância ou na perniciosa maldade dos que assim agem.Que o conselho paternal de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, sirva para nos alertar neste sentido, e nos estimular a promover o verdadeiro ecumenismo: este baseado na adesão integral ao conteúdo da Fé Cristã e no retorno dos dissidentes à Única e Verdadeira Igreja de Cristo.







*SOUSA, Taiguara Fernandes de. Apostolado Veritatis Splendor: ECUMENISMO EM “PONTO CRÍTICO”, SEGUNDO BENTO XVI. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/5389. Desde 24/11/2008.








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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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