O analfabeto político - Bertold Brecht
"O pior analfabeto é o analfabeto político! Ele não ouve, não fala, nem participa
dos acontecimentos políticos! Ele não sabe que o custo de vida, o preço do
feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das
decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o
peito dizendo que odeia a política! Não sabe o imbecil que da sua ignorância
política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos
que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do
povo."
Não há
pior analfabeto que o analfabeto político!
O analfabeto político acha sua posição sobre política do seu país, do seu meio social, à melhor de todas elas por sempre optar pelo não querer saber dela! Aquela que te exime de qualquer responsabilidade, por jamais ter alguma postura sobre o que acontece no seu meio social, por sempre ser neutro (costuma dizer que, nem contra e nem a favor, muito pelo contrário), e alheio sobre tudo, ao ponto de se orgulhar em dizer que nem gosta de falar sobre política!
No dia de
eleição vota no primeiro que vier na memória, que possa receber algo em troca
por esse voto (mesmo sabendo que voto não tem preço, tem consequências), ou
simplesmente anula seu voto, não como um protesto, mas por não querer ter nada
à ver com a política de sua cidade, seu estado, ou de seu país.
Você que age assim, atente ao seu redor agora! O que ver no seu meio social? Corrupção atuante, violência urbana, seus direitos de cidadãos sempre sendo tratados com descaso pelo poder público, menores nas ruas abandonados pelos seus pais e estado, roubando, matando, morrendo na flor da idade à serviço do tráfico, e toda sorte de desordem social! Cruza os braços e se conforma em dizer que: "sempre foi assim e nunca vai mudar?"
Voce consegue se olhar no espelho, dormir tranquilo(a), e ainda se considerar isento(a) de qualquer responsabilidade sobre tudo isso?
Deixa te relembrar algo importante:
Bem acima de toda força atuante dos corruptos, de todos os bandidos do nosso meio social, existe uma força nula em paralelo que alimenta e provoca todo esse aumento vertiginoso das nossas mazelas sócio político! Toda uma força alienada e alienante que contamina todo tecido social, quando não se toma algum partido ou se busca soluções, na intenção de alguma transformação do nosso meio social! É a força nula dos ignorantes da política! Ignoram toda essa realidade em nome de uma alienação, ou de um puro e simples egoísmo de suas vidas medíocres! Se tornam e tornam a outros em verdadeiros e reais, analfabetos políticos! Onde nada sabem e nem desejam saber, e ainda se orgulham em propagandear isso!
Infelizmente, enquanto os analfabetos políticos seguem nessa marcha, toda corrupção nos segue e persegue a cada dia, e a cada nova eleição, com estes párias se comportando como verdadeiros(as) mestre do "saber", em cima de uma nova e cresecente multidão de analfabetos políticos...
by Raquel Santana (de livre circulação nas redes sociais)
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.