A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , » Carta aberta a V. Rev.mª Dom José Ionilton: "Não temais receber aqueles(as) que vem em nome do Senhor!"

Carta aberta a V. Rev.mª Dom José Ionilton: "Não temais receber aqueles(as) que vem em nome do Senhor!"

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 15 de setembro de 2023 | 19:50



 


 

Por *Francisco José Barros Araújo 




V. Rev.mª Dom José Ionilton,




A paz de Cristo e o amor de Maria a mãe do nosso Sr!



 

Me dirijo a V. Rev.mª como Santa Catarina de Sena se dirigia às autoridades eclesiásticas de sua época: "cheia de zelo por estar tratando de assunto de grande e preciosíssimo interesse de toda igreja, e de santo temor por estar a tratar com um ungido de Deus", e por isso meço minhas palavras, já pedindo-lhe minhas sinceras desculpas se faltar com a caridade fraterna. Faço a correção fraterna respaldado no documento do Concílio Vaticano II para os leigos: Apostolicam Actuositatem Nº 6.










Deus é testemunha de que minha intenção é  reta e verdadeira. Vi, li, e relei vossa resposta ao oficio (logo abaixo) enviado ao frei Gilson e Irmã Kelly Patrícia, e por isso resolvi fazer este post intencionando que o mesmo chegue até V. Rev.mª  e às demais autoridades da nossa Santa mãe Igreja, para que "não incorram e nem multipliquem tal conduta".



 


 




Fiquei deveras muito preocupado com a carta-resposta de V. Rev.mª bispo Dom José Lonilton, na qual de forma clara e humilhante rompe com a forma de evangelização QUERIGMÁTICA do Frei Gilson e a Irmã kelly do Instituto Hesed (os quais com seus trabalhos evangelizadores, vão na raiz de todas mazelas sociais, que é o pecado e a amizade cultivada com ele, não promovendo jamais o proselitismo, mas, transformando-os em melhores agentes de pastoral para melhor servir e doar-se onde já estão, com o anuncio querigmático e a experiência com a misericórdia de Deus). As duas cartas escritas por V. Rev.mª desnudam as intenções e fundamentos da uma "nova Igreja", uma igreja que escolhe "cirurgicamente" pontos de alguns documentos da Santa Igreja católica, desprezando outros, ou seja, não acolhendo de forma integral, mas parcial o Sagrado Magistério, naquilo claro, que lhe é mais conveniente. 










Alias, diga-se de passagem, a ecologia que o nosso querido papa Francisco trata na encíclica Laudato si, é reiteradamente repetida várias vezes na mesma, a expressão ECOLOGIA INTEGRAL, que preza pelas dimensões humana, social e espiritual. - V. Rev.mª bispo Dom José Lonilton, parece em suas cartas (corrija-me se eu estiver errado) enaltecer o que é vão, fútil e passageiro, ao querer uma igreja sob o vosso modelo (selecionado de alguns pontos de documentos da igreja). Uma igreja de caráter progressista que milita apenas pela libertação das condições sociais e não do pecado?








As duas cartas de certa forma V. Rev.mª bispo Dom José Lonilton, dão motivações para muitos católicos(as) permaneceram sua caminhada com um pé na barca de Deus e outro na barca do mundo, tentando conformar essa situação, contrariando o que nos orienta a palavra de Deus em Romanos 12,2: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" -  V. Rev.mª é inteligente e sabe que dar apenas melhores condições materiais e sociais, sem conversão, analogamente, é o mesmo que dar um prêmio de loteria a um latrocida impenitente (não que todo os pobres sejam latrocidas, entenda a analogia hiperbólica), uma pessoa não vai mudar moralmente nada simplesmente melhorando sua condição social, sem uma experiência de conversão com o amor e a misericórdia de Deus V. Rev.mª fala claramente não desejar em sua diocese a "presença" (está proibido o direito de ir e vir do frei?) e a forma de evangelização do Frei Gilson, marcada pelo "devocionismo" e por uma "devoção desencarnada" (nada mais injusto neste diagnóstico sendo conhecedor do trabalho do frei Gilson e da irmã Kelly Patrícia). 









V. Rev.mª cita inclusive isso como um dos grandes problemas combatidos em vossa prelazia (combater o anúncio querigmático de Deus, sua misericórdia, e a vida de oração?) Bom, V. Rev.mª bispo Dom José Lonilton o sinônimo de devocionismo é: "qualidade, caráter ou estado do que é marcado pela devoção, especialmente a religiosa". Se você tirar o devocionismo, ou seja, a devoção da nossa fé, principalmente nos meios populares onde carecem da presença da igreja, o que sobraria? Quais seriam as consequências? Quem ocuparia esse vácuo senão as seitas? Quanto a questão da devoção desencarnada, que V. Rev.mª se refere,ou seja, o voltar-se também, para a dimensão espiritual, que infelizmente na opinião de V. Rev.mª e de grande parte da TL marxista, é incompatível com a dimensão física, como se fôssemos apenas corpo sem alma espiritual, ou seja,  V. Rev.mª acusa o Frei Gilson de promover entre os fiéis, em se preocupem única e exclusivamente com a espiritualidade, ou seja, a salvação, e a libertação do pecado (enfim, essas "coisas"). Sem querer ofender a V. Rev.mª bispo Dom José Lonilton, mas apenas para me esclarecer e entender, seria correto então dizer que se o Frei adorasse a mãe terra, praticasse não o ecumenismo, nem o diálogo inter-religioso, mas o SINCRETISMO com entidades das religioões afro (que não se submetem ao Senhorio de Cristo),  estaria agindo conforme as diretrizes da prelazia de V. Rev.mª? 









Como também, se frei Gilson e Irmã Kelly fizessem orações pra jurema (árvore), ou em seu altar nas missas, tivesse no lugar de Nossa Senhora, Maria Santíssima, a mãe de Jesus,  as imagens pagãs de Iemanjá e Zé Pilintra? 





(foto reprodução meramente ilustrativa)



Me desculpe V. Rev.mª bispo Dom José Lonilton, mas as acusações que foram feitas ao Instituto Hesed, são injustas e infundadas, pois é uma entidade que tem sido heroica na luta contra o aborto (bandeira apoiada pela CNBB), no despertar de vocações as mais diversas para a Igreja,  e a busca pela vida de santidade. E sendo injustas e infundadas, não poderia eu silenciar, pois cairia no pecado da omissão, ainda mais sendo um Católico esclarecido, com bacharelado em Teologia numa Faculdade Católica do RN. O risco V. Rev.mª bispo Dom José Lonilton, com essas duas cartas suas,  é de junto com o Frei Gilson, o instituto Hesed, e todos demais católicos, que na sua dimensão de serviço e carismas (conforme Romanos 12, 3-12 que nos orienta Cristã e corretamente de forma INTEGRAL: “Porquanto, pela graça que me foi concedida, exorto a cada um dentre vós que não considere a si mesmos além do que convém; mas, ao contrário, tenha uma auto-imagem equilibrada, de acordo com a medida da fé que Deus lhe proporcionou. Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e todos os membros não têm a mesma função, assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o teu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensina; se é encorajar, aja como encorajador; o que contribui, coopere com generosidade; se é exercer liderança, que a ministre com zelo; se é demonstrar misericórdia, que a realize com alegria. O amor é a base dos dons. O amor seja sem qualquer fingimento. Odiai, sim, o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal. Preferindo dar honra a outras pessoas, mais do que a si próprios. Não sejais descuidados do zelo; sede fervorosos no espírito. Servi ao Senhor. Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração..."). Muitos, sem culpa, não tem pelo seu próprio carisma e chamado, como prioridade, esses louváveis e necessários pontos de suas cartas, retirados de alguns documentos da igreja, mas tem outros que também, são necessários no corpo da Igreja. O risco iminente é usa-los agora como pretexto para  expulsar pessoas da diocese e paróquias do Amazonas (e posteriormente, em outras dioceses Brasil a fora), usando esse mesmo pretexto das cartas de V. Rev.mª - Foi aberto o precedente! Começarão as proibições, e já começaram as perseguições públicas (as privadas já acontecem há bastante tempo, sou testemunha disto). 










Com isso, já não terão mais escrúpulos e nada a que  temer, pois os cristãos e profetas corajosos como os da foto de abertura deste post, são poucos, e estão cercados por cristãos covardes, ISENTÕES, e adeptos do falso amor (apenas Eros, e não Ágape). 









Que Deus tenha misericórdia dessa porção da Igreja na Amazônia e onde já se inicia o cisma por atitudes lamentáveis e não Cristãs como essas de V. Rev.mª bispo Dom José Lonilton. Santa Catarina de Sena em uma carta a Guerardo de Puy, Abade de Marmoutier, escrita às vésperas do Grande Cisma do Ocidente – de 1377 a 1417, (como também, hoje com atitudes dessa natureza de V. Rev.mª, corremos esse grave risco), ali lemos: 




“Ai, ai! É pela falta de correção que os membros da Igreja apodrecem. De modo especial, Cristo olha os nefandos vícios da impureza, da avareza e do orgulho, reinantes na Esposa de Cristo. Falo dos prelados, que só cuidam de prazeres, posições sociais e riqueza. Tais prelados percebem que os demônios arrebatam as almas dos súditos, mas disso não se preocupam. Tornaram-se lobos e mercadores da graça. Seria preciso haver uma forte justiça para corrigi-los. A exagerada condescendência é uma crueldade enorme. Ocorreria corrigir com justiça e misericórdia”. (SANTA CATARINA DE SENA. Carta 305, n.5; 7).











E na Carta 2 para o Padre André Vitroni, Santa Catarina assim se expressa (de forma oportuna para esse atual contexto):



 

Em nome de Jesus Cristo e da amável Maria, caríssimo irmão e pai por respeito ao sacramento (da ordem) no doce Cristo Jesus, eu Catarina, serva e escrava dos servos de Jesus Cristo, vos escrevo no seu precioso sangue, desejosa de vos ver perfeitamente iluminado, para que reconheçais a dignidade (sacerdotal) em que Deus vos pôs. 



2. Necessidade da iluminação divina - Sem a iluminação divina não conseguireis reconhecer tal dignidade. E não a reconhecendo, deixareis de louvar e glorificar a suprema bondade que vo-la concedeu; nem alimentareis a fonte da piedade na gratidão. Com exagerado descuido e falta de gratidão, vossa alma se debilitará. Sem esse conhecimento não existe amor. Quem não ama a Deus, não lhe agradece. É muito necessária, pois, a iluminação divina. 



3. O egoísmo nasce do orgulho - O egoísmo é uma árvore frutífera enraizada no orgulho. O egoísmo nasce do orgulho e vice-versa. O egoísta é presunçoso. Os frutos dessa árvore são mortíferos para a vida da alma. Alimentando-se com tais frutos em suas tendências individualistas, a pessoa voluntariamente cai no pecado mortal, vivendo sem o autoconhecimento, que é pai da humildade. E esta última, por sua vez, constitui a raiz da caridade que tudo orienta. Quem ama a si mesmo, não conhece a Deus, ardente chama de amor. Assim despojado da iluminação divina, tão necessária, e sem conhecer a Deus, o cristão não ama. Assemelha-se a um animal. 








4. Como vivem os bons sacerdotes - Ao contrário, o cristão que usa a razão torna-se um anjo na terra. Sobretudo os sacerdotes, que Deus chama de “ungidos” (Sl 104,15; 2Rs 1,14), devem ser anjos, não homens! E realmente o são, quando não recusam a iluminação divina. O sacerdote desempenha o ofício dos anjos! O anjo está a serviço de cada pessoa por diversos modos, conforme Deus o quer, ao colocá-los como nossos protetores. Assim os sacerdotes na hierarquia dão-nos o corpo e o sangue de Cristo crucificado, Deus e homem pela união da natureza divina com a humana; em Jesus a alma estava unida ao corpo; a alma e o corpo estavam unidos à divindade, em natureza igual à de Deus Pai. Mas o sangue e o corpo de Jesus devem ser ministrados por pessoas retamente iluminadas por Deus na ardente chama da caridade, para suas almas não serem devoradas pelo lobo infernal. Sacerdotes assim alimentam-se de virtudes, que depois são dadas às almas para a vida na graça, como frutos de uma caridade perfeita e verdadeira. 









5. O egoísmo degrada leigos, religiosos e sacerdotes - Como dissemos antes, agem diversamente os que cultivam na alma a árvore do egoísmo. Toda a sua vida é corrompida, uma vez que corrompida está a raiz principal, a afeição da alma. Se são leigos, mostram-se maldosos nas suas funções: cometem injustiças, vivem na impureza sem nenhuma racionalidade. Nem merecem ser chamados de homens porque, guiados pelo instinto animal, renunciaram à luz da razão. Tratando-se de religiosos ou sacerdotes, suas vidas não imitam a vida dos anjos, nem a dos homens, mas a dos animais, que rolam na lama. Às vezes são piores que os leigos! De que ruína e castigos são dignos! A linguagem humana é incapaz de o descrever. (Ao falar da razão humana, Catarina sempre a supõe iluminada pela fé. Catarina indica a hierarquia eclesiástica com a expressão “corpo místico”). No dia do juízo, a alma experimentará! Tais pessoas desempenham o papel dos demônios, que procuram afastar as almas de Deus para levá-las consigo ao falso descanso. Também eles abandonaram a vida reta e santa, perderam a iluminação divina, vivem na maldade. Vós (padre André) e os demais sacerdotes sabeis disso e o vedes! Há padres e religiosos cruéis consigo mesmos, amigos do demônio e companheiros dele antes da hora. São cruéis também com os outros, pois não amam o próximo na caridade. Não protegem as almas; devoram-nas. Põem-se a si mesmos nas mãos do lobo infernal. Ó homem infeliz! Quantas coisas te pedirá o supremo juiz e tu não as poderás dar. Por isso cairás na morte eterna. Não percebes o castigo futuro, porque estás sem a iluminação divina, não tens consciência da missão que Deus te deu. Alguém assim não leva vida de religioso, porque tudo nele está desordenado. Nem leva vida de clérigo, fiel à Liturgia das Horas, como é seu dever, cuidando dos pobres, zelando pela Igreja. Ao contrário, tais pessoas vivem como senhores, no luxo e nos prazeres, com muitos ornatos, muita comida, muito orgulho e empáfia. Parecem insaciáveis. Se possuem um benefício, querem dois; se possuem dois, querem três. Jamais se dão por satisfeitos. No lugar da Liturgia das Horas — oxalá não fosse verdade! – põem prostitutas, armas e espadas, como para se defenderem de Deus contra quem está em guerra. Mas como lhes será difícil, quando o Senhor estender para eles a vara da justiça divina. Com seus bens, tais infelizes alimentam filhos e outros demônios encarnados, amigos seus. Pois bem, tudo isso brota do egoísmo, que dissemos ser uma árvore cujo fruto é o pecado. Árvore que dá morte à alma, retirando-lhe a graça e privando-a da iluminação divina. Sendo o egoísmo tão perigoso, ocorre fugir dele e estar atento para que não penetre na alma. E se aí já estiver, é preciso procurar o remédio. 



6. Remédios para o egoísmo - O remédio contra o egoísmo é este: permanecer na cela do coração, reconhecer que por nós mesmos nada somos, reconhecer a bondade divina, pois de Deus tudo recebemos, reconhecer os próprios defeitos, reprimir a sensualidade. Com isso nos afastamos do egoísmo, nos vestimos da caridade, roupa nupcial indispensável para a vida eterna. Diante da porta da cela do coração, ponha-se como cão de guarda a consciência. Latirá ela ao se aproximarem os inimigos, que são os variados sentimentos do coração. Mas também latirá para os amigos quando chegarem, ou seja, para os bons desejos de praticar o bem. Juiz da consciência será a razão iluminada pela fé, a qual dirá se os sentimentos são bons ou maus. Dessa forma, a cidade da alma estará fortemente defendida, de maneira que o demônio ou qualquer outra criatura possa tomá-la de assalto. E tal cidade crescerá na virtude, até o dia da vida eterna. Sob a luz da razão (iluminada pela fé) e livre do egoísmo, a alma crescerá. 









7. Conclusão - Em tudo isso pensava eu, quando afirmei no começo da carta que estava desejosa de vos ver iluminado de maneira perfeita. Quero que nos acordemos do sono da negligência e vivamos iluminados. Então seremos anjos na terra, mergulhados no sangue do Crucificado, em suas chagas. Permanecei no santo amor de Deus. Recebi vossa carta e entendi o que ela diz. Mas convencei-vos de que por mim mesma nada de bom tenho a mostrar, além de uma grande miséria e pouco entendimento. O resto pertence a Deus, suprema e eterna Verdade. Atribuí a Ele tudo, não a mim. Com ternura peço as vossas orações. Jesus doce, Jesus amor.

 





CONHECENDO FREI GILSON E SEU TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO "PROFÉTICO - QUERIGMÁTICA"

 




 





Gilson da Silva Pupo Azevedo - CMES (São Paulo, 17 de dezembro de 1986), conhecido como Frei Gilson, é um sacerdote católico e cantor brasileiro. Frade carmelita, é conhecido por liderar o ministério Som do Monte, que busca levar mensagens Cristãs através da música. Seu maior sucesso é a música "Eu Te Levantarei". Frei Gilson teve seu primeiro contato com a música aos 14 anos, quando começou a tocar violão. Aos 18, entrou na vida religiosa ao ingressar na Congregação "Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo", Que na página da internet assim se identificam: Seguir a forma de vida que Jesus de Nazaré, o Filho de Deus e de Maria, abraçou quando veio ao mundo. Esta é a nossa missão! Somos Irmãos que buscamos ser sal da terra e luz do mundo, vivendo a alegria de ser consagrado e pertencer ao Senhor. O Carisma dos Irmãos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo é viver segundo o Espírito em oração e ação apostólica, isto é, contemplar para evangelizar à luz do Espírito Santo, e, movidos pelos seus dons espirituais, frutificar em boas obras e sair a serviço dos irmãos onde e quando for necessário. “O ESPÍRITO DO SENHOR REPOUSA SOBRE MIM E ENVIOU-ME PARA ANUNCIAR A BOA NOVA AOS POBRES, PARA SARAR OS CONTRITOS DE CORAÇÃO, PARA ANUNCIAR AOS CATIVOS A REDENÇÃO, AOS CEGOS A RESTAURAÇÃO DA VISTA, PARA LIBERTAR OS CATIVOS, PARA PUBLICAR O ANO DA GRAÇA DO SENHOR” (LC 4,18S).O ministério Som do Monte, liderado pelo Frei Gilson, é formado por leigos, irmãos e irmãs Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. A Sua missão é levar as pessoas a terem uma experiência profunda de oração através das músicas e ministrações do grupo.








Foi ordenado sacerdote no dia 7 de dezembro de 2013. Em 2014, frei Gilson assumiu a função de pároco na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da Diocese de Santo Amaro.







Frei Gilson ficou conhecido pelo trabalho feito nas redes sociais. Em abril de 2022, atingiu 3 milhões de seguidores no YouTube. Seu canal se tornou um dos dez mais acessados entre religiosos no Brasil. No mesmo ano, contava com a mesma quantidade de seguidores no Instagram. Também acumulou sucessos que são ouvidos nas plataformas de streaming, como Eu Te Levantarei, Eu Seguirei e Tu És o Centro.








Nas redes sociais, Frei Gilson ficou conhecido por abrir transmissões na madrugada com a oração do rosário. Em uma das exibições, realizada no dia 25 de março de 2022, esteve ao lado do bispo Dom José Ruy Gonçalves Lopes, da Diocese de Caruaru, para consagrar Rússia e Ucrânia ao Coração de Maria. Frei Gilson também costuma fazer apresentações em cidades pelo Brasil. Em 2019, reuniu mais de oito mil pessoas na praça da catedral no município paulista de São Carlos. Fez uma apresentação para mais de dez mil pessoas em Vicentina, no Mato Grosso do Sul, em 2023. No mesmo ano, foi uma das atrações do São João de Caruaru.

 



HISTÓRIA DA FUNDADORA E DA Congregação "Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo"








EUDETTE RODRIGUES SANTANA nasceu no estado do Espírito Santo, na pequena cidade de São Domingos do Norte, no dia 11 de março de 1941.Filha de Henrique Rodrigues Santana (falecido com 94 anos) e Adelina Radaeli Santana (falecida com 104 anos), caçula entre 3 irmãos e 2 irmãs, recebeu em seu ambiente familiar uma sólida educação moral e religiosa.Desde criança, na pequena capela de São Domingos construída por seu pai, Eudette conduzia momentos de oração com a comunidade, organizando procissões em dias de festa na Igreja, reza do terço e Coroação de Nossa Senhora. A vida estudantil começou longe de seus pais como interna no Ginásio Divino Rei em Colatina, cursou Magistério no Colégio Sacre Coéur de Marie, como externa, em Vitória. Após o término dos estudos, lecionou por um ano. Aos 11 anos já experimentava o desejo de entregar-se a Deus, rezava pedindo ao Senhor que lhe desse a vocação, experimentava, assim, os primeiros sinais do chamado. O discernimento vocacional foi realizado em meio a muitas orações, acompanhamento espiritual e correspondência com Me. Maria José de Jesus, então Priora do Carmelo de Santa Teresa no Rio de Janeiro.No dia em que Eudette completou 18 anos, Me. Maria José de Jesus partia para a Pátria Eterna, e abria assim as portas para a jovem candidata ingressar no Carmelo de Santa Teresa. Assim, com o consentimento de seus pais, no dia 1º de maio de 1960, nossa madre ingressou no Carmelo de Santa Teresa no Rio de Janeiro.




NO CARMELO - A HISTÓRIA DE NOSSA FUNDADORA



Era o dia 01 de maio de 1960. Vestida de noiva, atravessa a porta do Convento de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.Recebe o hábito carmelita em 02 de fevereiro de 1961, com o nome religioso de Irmã Maria José do Espírito Santo.Dia 20 de julho de 1962 fez a sua Profissão dos Votos Simples, e em 20 de julho de 1965 a Profissão Solene.Foi nomeada Mestra de Noviças em 19 de Março de 1970, após licença especial, permaneceu ali por 21 anos, dando exemplo de alegria e disponibilidade, sempre pronta a desempenhar os trabalhos e ajudar as irmãs o que lhe rendeu o título de ‘irmã dos 7 ofícios’ e ‘irmã da alegria’. Quando saíra de sua terra natal, D. João Batista da Motta e Albuquerque dera-lhe uma missão: a de levar um rebento do Carmelo para o Estado do Espírito Santo, missão que cumpriu com fidelidade no dia 01 de outubro de 1981, com a fundação do Carmelo de Nazaré em Vitória, no Espírito Santo, quem preparou toda a casa para a Fundação foi o Cônego José Ayrola, de Vitória. Ainda no Convento de Santa Teresa, sentiu em seu coração este apelo de Deus – a fundação de uma nova família religiosa. Fez discernimento com seu diretor espiritual D. Luciano Mendes de Almeida e seu confessor conventual durante muito tempo. Foi então que em 30 de julho de 1984, após muitos aconselhamentos e apoios de seus superiores, entre eles o geral da ordem carmelita, na época Frei Felipe Saens de Baranda, nossa Madre recebeu a autorização para fazer a experiência de dar início à uma nova família religiosa para a Igreja. Aqui começa a história do nascimento de nosso Instituto.

 




NOVA OBRA NO ESPÍRITO SANTO




Foi no dia 30 de julho de 1984, na pequena cidade de Nova Almeida, no Espírito Santo em uma casa cedida por Dom Silvestre Luiz Scandian, então Arcebispo de Vitória, que nossa Madre, com a graça de Deus e o impulso do Espírito Santo, deu início à fundação do nosso Instituto. Durante o tempo em que estiveram em Nova Almeida, nossa Madre e as primeiras vocações exerciam, junto ao povo, trabalhos e serviços pastorais que consistiam em pregações de retiros espirituais (com a assídua participação de jovens), grupos de oração, pastoral da saúde – no cuidado e auxílio aos doentes, catequese para primeira eucaristia e crisma, exéquias na "Pastoral da Esperança". Em 1987, a comunidade nascente das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo transferiu-se para a capital Vitória, para oportunizar às irmãs a continuidade dos estudos. Os trabalhos continuaram na mesma linha de evangelização e se intensificavam cada vez mais. Sobretudo nas favelas e na Santa Casa de Vitória. Para melhor desenvolvimento dos trabalhos pastorais e para um melhor aproveitamento e crescimento de nosso carisma próprio, em 30 de abril de 1995, nossa Madre e o primeiro grupo de irmãs, nove ao todo, transferiram-se para a cidade de São Paulo, sendo acolhidas por Dom Fernando Antônio Figueiredo na Diocese de Santo Amaro, que nos deu total liberdade de vivermos nosso Carisma e as pastorais onde melhor poderíamos servir. Aqui começa a história do nascimento de nosso Instituto.





NOVA OBRA EM SÃO PAULO





Em São Paulo o número de vocações aumentou rapidamente, e no dia 08 de setembro de 1995, Nossa Madre recebe a Aprovação AD Tempus das Constituições das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo. Assim o Instituto vai crescendo, e as Irmãs vão se espalhando no Brasil e a partir de 1999 também na Europa.Ao chegar é nomeada Auxiliar Diretora Espiritual da RCC. Escrevendo livros, pregando retiros, fazendo atendimento espiritual, orações por cura e libertação, foi dando grande contribuição para a Nova Evangelização. Em 16 de junho de 1998, em uma ação de graças, recebe um chamado de Deus, que desejava ser adorado. Inicia-se então, em 30 de julho a Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento em nosso Instituto.




Funda, em 12 de dezembro de 1999, o Ramo Leigo do Instituto, e em 01 de novembro de 2003 o Ramo Masculino.



Em 11 de março de 2003, acontece a Ereção do Instituto Religioso de Direito Diocesano, Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.É eleita Superiora Geral no primeiro Capítulo do Instituto, dia 28 de junho de 2004. Em 2009, Nosso Senhor a presenteia, por intercessão do então Beato, hoje São João Paulo II, com a nossa primeira Comunidade de Vida Contemplativa pura, tão sonhado por Nossa Madre e desejada por muitas Irmãs. Celebrou o Jubileu de Ouro de Vida Religiosa no dia 01 de maio de 2010.

 

 



o Instituto Hesed "é de vida religiosa e Adoração Perpétua" 













Possuindo como carisma: "viver, experimentar, e cantar as Misericórdias de Deus, por meio da oração e ainda, trabalhos simples e humildes para transforma-los em intercessão diante de Deus pelas necessidades da igreja e santas intenções do papa. O foco do Instituto Hesed é com a oferta de vida (imolação), e com isso, abrir as comportas do céu para o derramamento da Misericórdia Divina". Como também, é o de despertar em cada coração e no mundo, a defesa da vida, a busca pela conversão, e da verdadeira paz que só Jesus dá.










João 14,27: Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo"






História do Instituto Hesed









Instituto Hesed teve como instrumentos de fundação, a Irmã Kelly Patrícia e Irmã Jane Madeleine, trata-se de instituto de vida religiosa de perpétua adoração e de culto ao Sangue Misericordioso de Jesus Cristo, com o carisma de viver, experimentar, e cantar  a Misericórdia de Deus, em vida de adoração, oração, expiação, contemplação, ação de graças, missão e celebração. O instituto possui decreto de reconhecimento ARQUIDIOCESANO, concedido pela  Arquidiocese de Fortaleza-CE. Tal ministério de serviço, se manifesta de 2 formas: em sacramento, e em vida. O sacrifício Eucarístico é prolongado na vida concreta. O Instituto Hesed dos Irmãos e Irmãs da Santa Cruz e da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo tem dois ramos: masculino e feminino. 









Os irmãos e irmãs heseditas tem uma vida de oração, adoração, contemplação, expiação, celebração, ação de graças e missão; sendo formado por contemplativos(as), missionários(as) e seminaristas. Os irmãos e irmãs heseditas no seu dia-a-dia tem uma vida monástica tendo como vida de oração: participação do Santo Sacrifício Eucarístico, Liturgia das Horas, Adoração perpétua do Santíssimo Sacramento, Santo Rosário, Oração mental, Lectio Divina, Leitura Espiritual, Terço da Misericórdia, Passio Domini - (Hora Santa); além do trabalho doméstico, manual e os trabalhos externos assumidos pelas irmãos(as) missionários(as). O Instituto Hesed tem casas em Fortaleza (Ce), Anápolis (Go), Itajubá (Mg) e Teresina (Pi).





a vida ativa (de trabalho) NAS "PERIFERIAS EXISTENCIAIS" e VIDA contemplativa do instituto:








-Shows, missões, pregações, condução dos momentos de oração, livraria, catequese, trabalhos manuais simples e humildes, para transforma-los em oferta de intercessão, contribuindo com a Santa mãe Igreja.



-No espírito de expiação e sacrifícios pelos sacerdotes, judeus, os jovens, e defendendo a pureza da alma das crianças. O foco na imolação é a aceleração do derramamento da Misericórdia Divina, e despertar nos corações e no mundo a procura por uma vida de conversão, e promoção da verdadeira paz em Cristo.


 

-Viver na união e com auxilio dos santos anjos fieis a Deus, o exemplo dos Santos, na comunhão com recolhimento,  para melhor ouvir e distinguir de outras vozes interiores e exteriores, a voz do Amado Senhor de nossas almas: Jesus!



-A vida fraterna é celebrada nas horas da recreação, com esportes, exercícios físicos, filmes da vida de santos, jogos, etc. que transborda no fervor e maior e cuidado com a obra de Deus. 



-Para que vivam melhor a própria espiritualidade, 12 baluartes foram eleitos pelo Instituto: A  Santíssima Virgem Maria, São José, os santos carmelitas, e os Santos Anjos.





Eventos Católicos promovidos pelo instituto hesed:









1)-"Misericórdia Brasil": é um grande encontro evangelizador, querigmático, de cura e libertação,  feito anualmente pelo Instituto Hesed. Tal evento é capaz de atrair participantes do país inteiro, ocorrendo desde o ano de 2010, na cidade de Fortaleza. O encontro de cura e libertação tem como foco principal, levar os jovens e participantes, a lançarem-se na aventura do "sequela christi" através da experiência com a misericórdia divina. 










2)-O Instituto Hesed realiza de forma frequente "jantares beneficentes", bem como ainda eventos em geral, em prol da manutenção e sustento dos membros dos mosteiros masculino e feminino, e principalmente, na obra de evangelização. Tais eventos são marcados por momentos de espiritualidade profunda, com intuito de conduzir os convidados a uma união maior com Deus através da experiência com a sua misericórdia que se estende de geração em geração.









2)-O evento "Retiro Quaresmal" também, promovido pelo Instituto Hesed. 



3)-E junto à Canção Nova o já tradicional: "Encontro Nacional do Exército de São Miguel".






Para maiores informações sobre as atividades do instituto HESED, visitar (no Instagram):

 



https://www.instagram.com/irkelly_institutohesed_oficial/?hl=pt-br 








 

 

Se Calarem a Voz Dos Profetas

(Música Católica)

 

“Se calarem a voz dos profetas

As pedras falarão!

Se fecharem os poucos caminhos

Mil trilhas nascerão...

 

Comungar é tornar-se um perigo!

Viemos pra incomodar...”









*Francisco José Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº  003/17









 Por Pe. Zezinho - SCJ




É coisa de justiça e paz como está nos Evangelhos", complementa o sacerdote. Doutrina católica não é “de direita ou de esquerda”, afirmou o pe. Zezinho via rede social, explicando por que insiste na catequese independentemente de vieses ideológicos. Ele escreveu:





"Por que insisto na catequese? Sou filho de pai medidor de terra e de mãe costureira e cozinheira. Passei a infância em vila de operários e uma das minhas tarefas de menino era levar marmitas para meus irmãos e amigos operários de uma tecelagem. Passei meu sacerdócio pregando para o povo simples, pregando à pastoral de Juventude e Famílias, Pais e Filhos, visitando gente simples e fazendo shows em favor de obras sociais. Filho de pai paralítico e mãe diabética e depois paralítica, eu nunca esqueci de onde vim. E tenho pena de gente que imagina que sou burguês e capitalista ou comunista. Só não acham que sou sacerdote católico, que foi chamado a ensinar catequese e doutrina social! Minha congregação de padres foi fundada por um padre advogado e sociólogo e queria que seus padres se misturassem com o povo simples e ensinassem a eles os seus direitos! É isto o que faço!"




Doutrina católica não é “de direita ou de esquerda” - O pe. Zezinho comenta em seguida sobre os ataques que recebe em sua página pessoal no Facebook:





“Quem me desrespeita por isto deveria procurar outra página! Aqui eu falo de direitos humanos e doutrina social católica. Eu li os mais de 100 documentos que ensinam isto desde Leão XIII até Francisco de Buenos Aires. E isto não é coisa de direita ou de esquerda ou de centro. É coisa de justiça e paz como está nos Evangelhos! Jesus e os apóstolos fizeram isto! Releia Mt 25,31-46”.

 

 

 

 

 

IGREJA DIVIDIDA ENTRE ESQUERDA E DIREITA ?




Pe Zezinho - SCJ










Quem leu a História da Igreja, que tem cerca de 2 mil anos, sabe que houve divisão desde o começo entre os que apoiavam este ou aquele teólogo, este ou aquele bispo, esta ou aquela Igreja regional , este ou aquele imperador. Bispos e padres são humanos e tomam posição em favor desta ou daquela corrente política, deste ou daquele governante.




 






Manter a unidade dos bispos e padres e leigos sempre foi um enorme desafio para nossa Igreja! Mas é também um desafio para todas as igrejas. Filiação a uma corrente de pensamento político conservador ou avançado sempre sacudiu o clero e os leigos. E sempre será assim! A política gera paixões. Nem sempre se governa pelos fatos. Quando vejo um padre, uma freira, um bispo e leigos se pronunciarem em favor ou contra um partido, ou contra um candidato, minha conclusão, espero que seja serena. Não somos indiferentes como pedras. Posso concordar ou discordar sem perder o respeito por quem não pensa como eu em matéria de política. Sou um ser pensante e não um inerte tijolo!

 










Só irei contra quem semeia violência, desordem e apoia ditaduras de direita ou de esquerda! E se alguém de centro que tem também, pinta de ditador, também serei contra! Quero eleições de quatro em quatro anos !

 











BIBLIOGRAFIA:





 

-https://pt.aleteia.org/2021/01/21/doutrina-catolica-nao-e-de-direita-ou-de-esquerda-diz-pe-zezinho/

 

 

-https://www.facebook.com/padrezezinhoscj/photos/a.265837910231968/929851553830597/?type=3&locale=pt_BR








GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 

 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!



.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

 



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger