A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Como sobreviver a esta “guerra de narrativas” entre esquerda e direita? Onde está a verdade?

Como sobreviver a esta “guerra de narrativas” entre esquerda e direita? Onde está a verdade?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 25 de janeiro de 2023 | 12:25

 


 



É muito comum se ouvir hoje: "EU NÃO ACREDITO EM NADA VINDO DA ESQUERDA..." (e vice-versa). A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios espalham suas falas e disputam a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar. A grande verdade é que não existe narrador isento! Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo. 










Dos mitos invisíveis, o que mais me assusta é o que prega que estamos em guerra contra a natureza. A quem serve o cenário de escassez e a narrativa de medo e violência? Ouvir uns aos outros e as histórias que nos chegam de forma profunda e atenta está na raiz da mudança de paradigma da qual depende nossa sobrevivência. 










Intuo que nos aproximamos de um divisor de águas: "ou vamos disseminar uma prática viral de colaboração e escuta ou nos estatelar no muro de nossa ganância."

 



ENCARANDO DE FORMA "EQUILIBRADA E RACIONAL" A GUERRA DE NARRATIVAS










Por *Januária Cristina Alves




O caminho do amadurecimento é o caminho de suportar teorias  incompletas. Quanto mais sofisticado é o seu aparelho de pensar, mais você suporta a dúvida. E porque você suporta a dúvida, torna-se um cientista. A diferença entre a ciência infantil e a ciência adulta – entre a ciência do homem primitivo e a do homem contemporâneo - é o quanto de dúvida a sua teoria suporta.” Eis aí um dos grandes desafios do homem moderno: suportar o não saber quando tem (ou pensa que tem) um mecanismo de busca e pesquisa que vai lhe contar tudo (ou quase!) sobre o que deseja saber. O conhecimento a um simples clique, acompanhado de sabedoria instantânea. Doce ilusão! A desinformação entrou em cena para nos mostrar que estamos expostos a um sem número de informações falsas, imprecisas, adulteradas, equivocadas, parcialmente corretas ou propositadamente “editadas”. Essa avalanche da “má informação” nos confunde, angustia, deprime, imobiliza e é aí que mora o perigo.









Ouvi muita gente dizer que estava “desistindo de entender essa guerra” já que há “uma guerra de narrativas” e as versões são tantas, que se corre o risco de não entender a História com “H” maiúsculo. E por que queremos entender a História? Porque somos parte dela, e a estamos construindo, de um jeito ou de outro, tanto no mundo on como no off-line. “As nações se escrevem pelas histórias que contam. A cada dia, mais histórias são criadas que os ucranianos contarão por gerações. Os civis que tentaram impedir o caminho de tanques russos se plantando na frente deles. É com isso que nações se constroem”, afirmou o historiador Yuval Harari, em um artigo recentemente publicado. Ou seja, os fatos importam, as notícias fazem muita diferença em nosso dia a dia, e tudo o que buscamos nesse momento é entendê-las para não apenas saber quem somos, mas sobretudo para saber o que fazer nesse momento tão conturbado na história da humanidade. 










E por que as notícias são tão importantes? Durante uma guerra, uma pandemia e uma crise climática como a que estamos vivendo, informações precisas são uma fonte de segurança emocional, física e digital. Elas são fundamentais para a nossa integridade corporal, a de nossos filhos, das nossas comunidades, para o equilíbrio da nossa saúde mental, para a estabilidade das nossas finanças, instituições, governos e do próprio planeta, e também para a construção das nossas identidades sociais e culturais. Por tudo isso precisamos saber se as informações que estamos acessando são confiáveis. Daí a importância da Educação para Mídias, que pode ser um instrumento poderoso para ajudar as crianças e jovens a desenvolverem modos de ser e pensar que as façam sentir mais confortáveis com a incerteza e assim, percebam que a complexidade das situações a que estão expostas não deve impedi-los de tentar desvendá-lo e de atuarem como cidadãos em busca da resolução dos problemas que estão postos para a sua geração. Nesse sentido, é fundamental que recuperemos urgentemente o ensino dos procedimentos das chamadas ciências sociais. É preciso exercitar a objetividade como método e não como o que alguns já chamam de “neutralidade performática”, ou seja, uma pseudo-objetividade que muitos jornalistas ainda insistem em dizer que faz parte de sua prática. 










A objetividade não é algo impossível de ser praticado, ela é composta de procedimentos que as chamadas ciências humanas têm como pilares, como aquele que parte do princípio de que, antes de se contar uma história é preciso conhecer todas as evidências possíveis, é imperativo usar a razão fazendo muitas perguntas, testar o bom senso (que não é o senso comum), analisar todas as ideias contidas naquele contexto, para então tentar chegar o mais próximo possível do que seria “a verdade”. A narrativa construída e relatada em quaisquer meios é o resultado desse processo. Rodrigo Tavares, professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal, em seu artigo publicado na Folha de S.Paulo,  ressalta a importância de se resgatar as competências e habilidades que são caracterizadas como pertencentes às humanidades, lembrando que a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) destaca que a capacidade de analisar criticamente e de resolver problemas, de mostrar iniciativa, inovação e criatividade e a capacidade de ser flexível, tolerante e resiliente serão as competências mais importantes para o cidadão do século XXI. 











“Ao invés de treinarmos os alunos para memorizarem a verdade, temos que inspirá-los a descobrirem; em oposição ao cultivo de uma única especialidade (ex. só a sociologia, filosofia, etc), temos que fecundar a sua capacidade de adaptação; para superar o seu natural autocentrismo, temos que dar-lhes a oportunidade de experimentarem as ansiedades de terceiros, e outros saberes”, enfatiza.








 


ATENÇÃO! Nunca é demais lembrar que não estamos lidando com um fenômeno novo! A desinformação sempre foi uma arma de guerra. Usar informações propositadamente ambíguas ou pouco precisas como fagulhas para iniciar um conflito não é uma tática nova. Há mais de 2.000 anos, o estrategista militar da China antiga Sun Tzu já afiançava que a “guerra indireta” é uma das formas mais eficazes de se combater os inimigos. 










O inédito é que a desinformação não é mais apenas uma arma da guerra física no corpo a corpo entre países ou coalizões, mas uma peça na engrenagem de uma outra batalha travada no mundo paralelo das redes sociais, que envolve outros componentes de poder e disputas. 











Nesse sentido, aprender a ler a guerra contida nos memes, nas hashtags, nos posts e vídeos dos tiktokers é exercitar muito mais do que a sobrevivência sustentável e saudável nesse universo informacional é, sobretudo, praticar a cidadania digital de maneira participativa e engajada. Como afirma Henry Jenkins, um dos grandes pesquisadores de mídia do nosso tempo: 




“[...] no momento em que tomamos nas mãos o controle das tecnologias de mídias para contar histórias de maneiras poderosas, interagindo com outros participantes na criação e circulação de conteúdos, estamos deixando para trás a cultura do espectador e do consumo passivo.”





 






Na guerra contra a desinformação, a complexidade é o desafio, e a grande arma é encarar a dúvida como matéria-prima da construção do conhecimento. É preciso, mais do que nunca, transformar os olhares e os modos de atuar, como bem ensina o grande mestre escritor e contador de histórias Ítalo Calvino: “Cada vez que o reino humano me parece condenado ao peso, digo para mim mesmo que à maneira de Perseu eu deveria voar para outro espaço. Não se trata, absolutamente, de fuga para o sonho ou o irracional. Quero dizer que preciso mudar de ponto de observação, que preciso considerar o mundo sob outra ótica, outra lógica, outros meios de conhecimento e controle.” A guerra está posta – e postada! -, só nos resta lutar (e porque não, tuitar!).



 









*Januária Cristina Alves é mestre em comunicação social pela ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), jornalista, educomunicadora, autora de mais de 50 livros infantojuvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira, coautora do livro “Como não ser enganado pelas fake news” (editora Moderna) e autora de “#XôFakeNews - Uma história de verdades e mentiras”. É membro da Associação Brasileira de pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom e da Mil Alliance, a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco.












_____________________________








APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 





filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
23 de agosto de 2023 às 10:48

Perfeito! Concordo em gênero, número e grau! " ...A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios espalham suas falas e disputam a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar. A grande verdade é que não existe narrador isento! Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo. "

Fabíola

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger