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Dom André Vital soube das comemorações de Oxum no pátio da Matriz de Aracati-CE? É possível ser Católico e Umbandista?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 13 de outubro de 2022 | 15:00

 


 

Das duas uma, ou as duas juntas: "Ou esses padres e demais incautos que foram surpreendidos com o evento, não sabem nada da doutrina Católica, ou nada de Umbanda, ou absolutamente nada de nenhuma das duas!" Esses clérigos precisam urgentemente estudar os dois documentos da Igreja que tratam do tema com muita clareza:


 


 


 

 

1)-"UNITATIS REDINTEGRATIO" - SOBRE O ECUMENISMO (ENTRE CRISTÃOS)- PROÉMIO: Natureza do movimento ecuménico (1): Promover a restauração da unidade entre todos os cristãos é um dos principais propósitos do sagrado Concílio Ecuménico Vaticano II.

 


2)- "NOSTRA AETATE": o documento que abriu o caminho para o "diálogo" com as religiões, sem confundir-se com o sincretismo, ou Falso Irenismo. Simples assim!


 

 


NÃO CONFUNDIR O RECOMENDÁVEL DIÁLOGO RELIGIOSO E ECUMENISMO COM O CONDENÁVEL “SINCRETISMO RELIGIOSO”

 



 


 



O sincretismo religioso sempre foi um perigo para a fé dos cristãos. Os Papas em muitos documentos alertaram sobre este perigo. Por exemplo, recordando o discurso que São João Paulo II fez aos membros de outras religiões em Assis, o Papa Bento XVI afirmou, em 2006, que: “é importante não esquecer a atenção que então foi dada para que o encontro inter-religioso de oração não se prestasse a interpretações sincretistas, fundadas numa concepção relativista”(http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/letters/2006/documents/hf_ben-xvi_let_20060902_xx-incontro-assisi_po.html). Em sua viagem ao Benim (África), em 2011, Bento XVI explicou com clareza que: “o diálogo inter-religioso mal-entendido leva à confusão ou ao sincretismo. Este não é o diálogo que se pretende”. A declaração “Dominus Iesus” (n. 22), aprovada pelo Papa São João Paulo II, explicou sobre a ilusão e o perigo da mentalidade relativista que leva a pensar que “tanto vale uma religião como outra”: “Com a vinda de Jesus Cristo Salvador, Deus quis que a Igreja por Ele fundada fosse o instrumento de salvação para toda a humanidade (cf. At 17,30-31). (Cf. LG, 17; Enc. Redemptoris missio, n. 11). Esta verdade de fé nada tira ao fato de a Igreja nutrir pelas religiões do mundo um sincero respeito, mas, ao mesmo tempo, exclui de forma radical a mentalidade indiferentista imbuída de um relativismo religioso que leva a pensar que tanto vale uma religião como outra” (Redemptoris missio, n. 36). Se é verdade que os adeptos das outras religiões podem receber a graça divina, também é verdade que objetivamente se encontram numa situação gravemente deficitária, se comparada com a daqueles que na Igreja têm a plenitude dos meios de salvação (Pio XII, Carta Enc. Mystici corporis, Denz., n. 3821). Há que lembrar, todavia, “a todos os filhos da Igreja que a grandeza da sua condição não é para atribuir aos próprios méritos, mas a uma graça especial de Cristo; se não corresponderem a essa graça, por pensamentos, palavras e obras, em vez de se salvarem, incorrerão num juízo mais severo” (LG, 14). Compreende-se, portanto, que, em obediência ao mandato do Senhor (cf. Mt 28,19-20) e como exigência do amor para com todos os homens, a Igreja “anuncia e tem o dever de anunciar constantemente a Cristo, que é ‘o caminho, a verdade e a vida’ (Jo 14,6), no qual os homens encontram a plenitude da vida religiosa e no qual Deus reconciliou todas as coisas consigo” (Nostra aetate, n. 2). De modo especial, o sincretismo religioso é destruidor na celebração da Eucaristia. O Papa Bento XVI, no dia 15 de abril de 2000, falando aos bispos da região Norte do Brasil, criticou o sincretismo religioso no Brasil e pediu que os bispos brasileiros rejeitem “fantasias” na Eucaristia. Ele disse que: “o culto não pode nascer de nossa fantasia”, já que “a verdadeira liturgia pressupõe que Deus responda e nos mostre como podemos adorá-lo”. A mensagem foi clara: a Igreja não aceita o sincretismo, nem mesmo em regiões distantes e onde a cultura local seja predominante. Bento XVI insistiu que estava preocupado “por tudo o que possa ofuscar o ponto mais original da fé católica” e advertiu para os riscos do sincretismo. A Igreja rejeita que sejam introduzidos ritos tomados de outras religiões na celebração das missas.




(pasmem! isso é uma missa!)




Bento XVI disse aos bispos do Norte do Brasil que “os desvios poderiam estar sendo motivados por uma mentalidade ‘incapaz de aceitar a possibilidade de uma verdadeira intervenção divina’. Para ele, a Eucaristia é um ‘dom demasiado grande para suportar ambiguidade e reduções’. ‘Quando na Santa Missa não aparece a figura de Jesus como elemento preeminente, mas uma comunidade atarefada em muitas coisas’, se produz um ‘escurecimento do significado cristão do sacramento’. Que ele (Jesus) seja verdadeiramente o coração do Brasil, de onde venha a força para todos homens e mulheres brasileiros se reconhecerem e ajudarem como irmãos”, completou.



Magistério da Igreja, religiosidade popular, diálogo com as Outras religiões, com a filosofia, e a ciência




§1674 A RELIGIOSIDADE POPULAR Além da liturgia sacramental e dos sacramentais, a catequese tem de levar em conta as formas da piedade dos fiéis e da religiosidade popular. O senso religioso do povo cristão encontrou, em todas as épocas, sua expressão em formas diversas de piedade que circundam a vida sacramental da Igreja, como a veneração de relíquias, visitas a santuários, peregrinações, procissões, via-sacra, danças religiosas, o rosário, as medalhas etc.




§1675 Estas expressões prolongam a vida litúrgica da Igreja, mas não a substituem: "Considerando os tempos litúrgicos, estes exercícios devem ser organizados de tal maneira que condigam com a sagrada liturgia, dela de alguma forma derivem, para ela encaminhem o povo, pois que ela, por sua natureza, em muito os supera".




§39 Ao defender a capacidade da razão humana de conhecer a Deus, a Igreja exprime sua confiança na possibilidade de falar de Deus a todos os homens e com todos os homens. Esta convicção esta na base de seu diálogo com as outras religiões, com a filosofia e com as ciências, como também com Os não-crentes e os ateus.




Diálogo com os que não aceitam o Evangelho




§856 A tarefa missionária implica um diálogo respeitoso com os que ainda não aceitam o Evangelho. Os fiéis podem tirar proveito para si mesmos deste diálogo, aprendendo a conhecer melhor "tudo quanto de verdade e de graça já se achava entre as nações, numa como que secreta presença de Deus". Se anunciam a Boa Nova aos que a desconhecem, é para consolidar, completar e elevar a verdade e o bem que Deus difundiu entre os homens e os povos e para purificá-los do erro e do mal, "para a glória de Deus, a confusão do demônio e a felicidade do homem''.

 




 O QUE ACONTECEU EM ARACATI-CE?




 

(foto reprodução)

 



Aracati, cidade pacata, acolhedora e com a maioria populacional de religião conservadora e Cristã. Os católicos antes da missa em homenagem a Nossa Sra. Aparecida e nos festejos, no sexto dia de novena de N Sra do Rosário, no pátio da igreja Matriz, no local que depois foi colocado o altar, teve uma apresentação surpresa de Maracatu (que todos sabem com qual candidato se identifica). O questionamento que fica por parte dos fieis católicos (como este que vos escreve) é: como criticar um evento de carnaval na Semana Santa se o próprio pároco deixa um evento desses acontecer no  pátio da igreja matriz de Nossa Sra do Rosário, confundindo as pessoas de fé mais simples? 




(foto reprodução)


A grande verdade é que a maioria dos padres de Aracati são simpatizantes e militantes da "teologia da libertação" (libertar de que mesmo?), e de pautas progressistas. Sabemos que o bispo Dom André Vital é conservador! Será que ele está sabendo ou soube desse evento? 









TELEFONE DA "CÚRIA DIOCESANA DE LIMOEIRO DO NORTE" (RESPONSÁVEL PELA PARÓQUIA DE ARACATI-CE): (88) 3423-1364





(foto reprodução)


O bispo foi comunicado previamente? Teve sua autorização para tal evento na Matriz? Claro que a essa altura do campeonato, não se tem mais o que se desfazer, pois já foi feito, mas uma nota de esclarecimento aos fiéis dessa paróquia se faz necessário, para evitar confusões na cabeça das pessoas mais simples.

 







Atualmente, a Diocese de Limoeiro do Norte no CEARÁ, é composta por seis zonais, vinte e sete paróquias e uma área pastoral:

 





 

Zonal Banabuiú (Morada Nova, Ibicuitinga e São João do Jaguaribe)




1)-Paróquia Divino Espírito Santo (Morada Nova)


2)-Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (Ibicuitinga)


3)-Paróquia Riacho Santa Rosa (Roldão e Uiraponga - Morada Nova)


4)-Paróquia São João Batista (São João do Jaguaribe)



Zonal Castanhão (Jaguaribe, Jaguaretama e Jaguaribara)




5)-Paróquia Nossa Senhora das Candeiras (Jaguaribe)


6)-Paróquia Santa Terezinha (Feiticeiro - Jaguaribe)


7)-Paróquia Santa Rosa de Lima (Jaguaribara)


8)-Paróquia Imaculada Conceição (Jaguaretama)


9)-Área Pastoral Santa Cruz (Jaguaribe)



Zonal Figueiredo (Alto Santo, Potiretama, Iracema, Pereiro e Ereré)




10)-Paróquia Menino Deus (Alto Santo)


11)-Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Potiretama)


12)-Paróquia Imaculada Conceição (Iracema)


13)-Paróquia Santos Cosme e Damião (Pereiro)


14)-Paróquia Bom Jesus da Agonia (Ereré)



Zonal da Praia (Aracati, Itaiçaba, Fortim e Icapuí)




15)-Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Aracati)


16)-Paróquia Santo Antônio (Majorlândia - Aracati)


17)-Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Itaiçaba)


18)-Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Fortim)


19)-Paróquia Nossa Senhora da Soledade (Icapuí)




Zonal da Várzea (Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Flores e Quixeré)




20)-Paróquia Imaculada Conceição (Limoeiro do Norte)


21)-Paróquia Imaculada Conceição (Quixeré)


22)-Paróquia Nossa Senhora das Brotas (Tabuleiro do Norte)


23)-Paróquia Divino Espírito Santo (Antônio Holanda - Limoeiro do Norte)


24)-Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Flores - Russas)




Zonal do Vale (Russas, Palhano e Jaguaruana)




25)-Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Russas)


26)-Paróquia Senhora Sant'ana (Jaguaruana)


27)-Paróquia Imaculada Conceição (Palhano)





QUEM É OXUM? ESTÁ NA BÍBLIA? É UM ESPÍRITO SUBMISSO A JESUS CRISTO nosso sr e salvador? SE NÃO, É UM DEMÔNIO, se é obediente a jesus como saber? os apóstolos e jesus cristo orientaram seguir a essa entidade?









1 João 4,1: "Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles são realmente de Deus..."




 


 



Segundo o Wikipedia, Oxum (em iorubá: Oun),na religião iorubá, é uma orixá (divindade espiritual) que reina sobre as águas doces, considerada a senhora da beleza, da fertilidade, do dinheiro e da sensibilidade. Intimamente associada à riqueza espiritual e material, à vaidade (vaidade é um vício, e não virtude), e à capacitação da mulher, é representada por uma mulher africana, seminua, adornada da cabeça aos pés com joias de ouro, sentada à beira de um rio, com um espelho redondo e dourado. É cultuada no Candomblé, na Umbanda, e em diversas religiões afro-americanas. Oxum é dona do ouro e das pedras preciosas, e é cultuada como rainha da nação ijexá. Tem o título de ialodê (em iorubá: ìyálodè), ou seja, senhora da sociedade. Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá. Oxum, Iansã e Obá eram esposas de Xangô (situação explicita de adultério). Ipondá é a mãe de Logunedé, orixá menino que compartilha dos seus axés.

 

 


Na Umbanda

 

 

 

Na Umbanda, o culto a Oxum apresenta poucas diferenças em relação à Religião iorubá e ao Candomblé.

 

 

 

 

Sincretismo (confusão/mistura de crenças)

 

 


 

Nas religiões afro-brasileiras, é sincretizada com diversas Nossas Senhoras...

 

 

Cardeal de Caracas, Dom Jorge Urosa: “Não se pode ser católico e umbandista ao mesmo tempo!” 

 



 


 



O Cardeal de Caracas, Dom Jorge Urosa, ressaltou em um sermão a incompatibilidade entre o catolicismo e a umbanda! Desnecessário dizer que aqui no Brasil também é necessário lembrar com frequência que esses sincretismos não são possíveis. Alguns bispos têm procurado distanciar as lavagens de igrejas de qualquer atividade religiosa católica.

 




Segue transcrição das palavras do Cardeal Urosa:

 

 

 


 



“Não podemos ser umbandistas e católicos! Talvez pessoas com uma fé débil queiram iludi-los dizendo que sim, que se pode ser umbandista e católico. Não senhor. Pão, pão; queijo, queijo. Todo mundo entende isso, certo? Pois bem, a umbanda é uma religião totalmente diferente da religião católica!Se alguém quiser seguir a Jesus Cristo não pode estar acreditando nos orixás, nos babalaôs, etc.Nossa religião cristã se baseia na pessoa histórica de Jesus Cristo, o Nazareno Divino, que morreu por nós na cruz e ressuscitou. E é precisamente o único, o único, em cujo nome podemos obter o perdão dos pecados e a salvação.

 



 


 



Não podemos ter dois deuses, entendem? Um deus aqui e outro acolá. Não! Um só Deus. E este é o Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo!




E Jesus Cristo neste ponto é muito, muito firme. Não podemos acreditar, não podemos seguir a Deus e a outros deuses. Vocês entendem? De modo que é muito importante. Eu respeito muito as pessoas que têm outra religião. Mas se têm outra religião não podem ser verdadeiros católicos. E se nós somos católicos não podemos estar seguindo uma religião diferente. Como não podemos, por exemplo, acreditar no espiritismo, nem podemos ser católicos e protestantes ao mesmo tempo. Não é mesmo? Bom, não é possível ser católico e umbandista ao mesmo tempo. E se temos uma grande religião, formosa, bela, extraordinária; de salvação, de afirmação da vida, de amor eterno que o Senhor quer nos comunicar, não podemos, portanto, seguir uma religião diferente. Eu creio que isso é extremamente importante”.

 

 

 

 

PS. Houve protesto por parte dos umbandistas, que se puseram como vítimas de incitamento ao ódio. A Arquidiocese soltou uma nota de esclarecimento dizendo que não se ofendeu ninguém e sustentando a incompatibilidade entre as duas religiões!

 



 




 

BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA:

 

 

 

http://missaaosdomingos.blogspot.com/2012/04/nao-se-pode-ser-catolico-e-umbandista.html

 

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oxum

 


https://www.infocatolica.com/blog/infories.php/1204210109-cardenal-urosa-venezuela-no-p

 


KLOPPENBURG, Frei Boaventura. POSIÇÃO CATÓLICA PERANTE A UMBANDA - Disponível em:http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/apologetica/espiritismo/753-posicao-catolica-perante-a-umbanda - Desde: 27/12/2014

 

 

https://ocatequista.com.br/blog/item/8382-pseudo-ecumenistas-parem-de-mentir-sobre-o-concilio-vaticano-ii









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Anônimo
6 de dezembro de 2022 às 18:05

É realmente lamentável a situação da paróquia de Aracati, os padres são todos Ptistas, usam boné do PT, fazem o L e o escambau em apoio a Lula. E ai de quem critica-los! Fizeram do altar palanque político pro Lula na maior cara de pau! Isso só divide o rebanho e provoca mais ódio e polarizações, pois nem todos os Católicos de Aracati são Ptistas. Falam de tudo nas homilias, menos de conversão. TL prega libertação, libertação de tudo, menos do pecado. Alias, pra TL não existe pecado, tudo é permitido...precisa nem de confissão individual, basta a comunitária...Não querem santos, querem militantes...

Mazé – Comunidade de Tanque Salgado – Aracati-CE.

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