Salmo Responsorial – 89(90): “Vós fostes, ó
Senhor, um refúgio para nós!”
Jesus nos desafia a
segui-lo, desapegando-nos de todo obstáculo no caminho do discipulado. Decidir-se a caminhar com ele significa discernir e escolher,
com sabedoria, os valores agradáveis a Deus, que fazem nascer a nova sociedade.
Conduzidos pela bondade do Senhor, nosso refúgio, celebremos o mês da Bíblia, a
qual orienta nossa vida cristã.
Anúncio do
Evangelho: Lucas
14,25-33
— Glória a vós, Senhor!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Naquele
tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse:
26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e
seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser
meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de
mim não pode ser meu discípulo. 28Com efeito, qual de vós, querendo construir
uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o
suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não
será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo:
30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda, qual
o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem
se, com dez mil homens, poderá enfrentar o outro, que marcha contra ele com
vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe,
envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo
modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode
ser meu discípulo!”
— Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor!
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
O desapego que Jesus exige para seguí-lo é o mesmo
que Ele realizou quando venceu as tentações do demônio. A proposta de Jesus
mexe com as estruturas da sociedade. Nós o entendemos quando lemos a carta de
Paulo a Filemon. É um bilhete particular que mostra como Paulo pede que Filemon
aceite de volta seu escravo, seu escravo fugitivo, Onésimo, não mais como um
escravo, mas como irmão querido, na fé, pois Paulo o convertera quando estava
na prisão. A escravatura era uma realidade. Naquele
contexto, Paulo não pede que o liberte da escravidão, mas que o faça irmão. Em
nosso seguimento de Jesus, teremos que enfrentar as necessidades sociais,
mudando os homens em irmãos diante do Senhor.Seguir significa pegar a cruz:
“Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu
discípulo”. Isso não significa o sofrimento, pelo sofrimento, mas a totalidade
da adesão ao amor.Jesus indica-nos o lugar que deve ocupar o próximo na
nossa hierarquia de amor e fala-nos sobre o seguimento a sua pessoa, que é o
que deve caracterizar a vida cristã, um itinerário que transcorre por
diferentes períodos no qual acompanhamos Jesus Cristo com nossa cruz: «Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode
ser meu discípulo» (Luc 14,27).Entra Jesus em conflito com a Lei de Deus, que
nos ordena honrar os nossos pais e amar ao próximo, quando diz: «Se alguém vem
a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus
irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo?» (Lc
14,26) Naturalmente que não. Jesus Cristo disse que não veio para derrogar a
Lei, mas para levá-la a sua plenitude; por isso Ele lhe dá a interpretação
justa. Ao exigir um amor incondicional, próprio de Deus, declara que Ele é
Deus, que devemos amá-lo sobre todas as coisas e que devemos ordenar tudo em
seu amor. Em nosso amor a Deus, que leva-nos a entregar-nos
confiadamente a Jesus Cristo, amaremos ao próximo com um amor sincero e justo.
Diz Santo Agostinho: «Te arrasta o afã pela verdade de Deus e de perceber sua
vontade nas Santas Escrituras».A vida cristã é uma
constante viagem com Jesus. Hoje, muitos acreditam, teoricamente, ser cristãos,
mas não viajam com Jesus: ficam no ponto de partida e não começam o caminho, ou
o abandonam em seguida, ou fazem outra viagem com outros parceiros. A bagagem
para viajar nesta vida com Jesus é a Cruz, cada um com a sua; mas junto à
porção de dor que corresponde aos seguidores de Cristo, inclui-se também, o
consolo com o qual Deus conforta suas testemunhas em qualquer classe de prova.
Deus é a nossa esperança e nele está a fonte de vida! A renúncia maior no
seguimento de Cristo, há de ser do nosso jeito de olhar as coisas, de julgar e
de encarar as pessoas, de nos desapegar dos conceitos adquiridos durante a
nossa caminhada de vida, consequência da nossa criação, cultura etc. A renúncia
a tudo que não combina com o pensamento evangélico e o desapego das coisas e
das pessoas, é, portanto, o fundamento para que o reino dos céus viva em nós e
Jesus seja o nosso Rei, Senhor e Mestre. Do contrário, estaremos construindo na
areia e nunca seremos considerados discípulos e seguidores de Jesus.
“Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
MOTIVAÇÕES PARA A
LITURGIA DIÁRIA E DOMINICAL:
A Liturgia Diária é uma ótima ocasião para que se opere a “conversão diária!” -
A leitura da Liturgia Diária forjou e moldou muitos Santos:
1)-Santo Agostinho foi
um deles. “Tolle et lege” (Toma e lê) foi a frase que o conduziu a ler um trecho
do Evangelho que mudou sua vida.
2)-O grande Santo Antão, que deu origem à vida
monástica, foi tocado pela graça ao ler a parábola do moço rico no Evangelho.
3)- São Francesco
(Francisco) cujo nome é adotado depois de uma viagem à França, onde o menino teria ficado
cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai teria
começado a chamá-lo de "francesco", que significa "francês"
em italiano. Também, como Santo Antão,a passagem do
jovem rico é tão significativa que inspirou também São Francisco de Assis a
elaborar sua Regra de Vida baseada no desapego aos bens e o amor aos pobres:
“Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um
tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. (Mt 19, 21).
4)-Também para Santo
Inácio de Loyola a ocasião escolhida por Deus para sua mudança de vida foi a leitura de
consagrados livros Cristãos. Gravemente ferido na batalha de
Pamplona (20 de Maio de 1521), passou meses inválido, no castelo de seu pai. Durante o longo período de recuperação, Inácio procura ler
livros para passar o tempo, e começa a ler a "Vita Christi", de
Rodolfo da Saxônia, e a Legenda Áurea, sobre a vida dos santos, de Jacopo de
Varazze, monge cisterciense que comparava o serviço de Deus com uma ordem
cavalheiresca.A partir destas leituras, tornou-se empolgado com a ideia de uma
vida dedicada a Deus, emulando os feitos heroicos de Francisco de Assis e
outros líderes religiosos. Decidiu devotar a sua vida à conversão dos
infiéis na Terra Santa.
Os Santos recomendam com
empenho a Liturgia Diária:
1)-São Bernardo: “A leitura espiritual nos
prepara para a oração e a prática das virtudes. Leitura
e Oração são as armas com as quais se vence o demônio e se conquista o
céu”.
2)-São Cipriano (bispo
de Cartago -África): “Permanece na oração e na leitura: desse modo conversarás com Deus e
Deus estará contigo”.
3)-Santo Afonso de
Ligório: “Quantos Santos abandonaram o mundo e se deram a Deus por meio da
leitura espiritual!”
4)-São Gregório Magno,
Papa: “Eu te rogo:
empenha-te em meditar cada dia as palavras do teu Criador. Assim aprenderás a conhecer o coração de Deus através
das palavras de Deus”.
A Liturgia Diária ajuda-nos
a compreender e amar a Liturgia Católica:
O Catecismo da Igreja Católica
ensina que “a liturgia é participação na oração de
Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda a oração cristã
encontra a sua fonte e o seu termo. Pela liturgia, o homem interior lança
raízes e alicerça-se no «grande amor com que o Pai nos amou» (Ef 2, 4).
A Liturgia Diária prepara
nossa alma para recebermos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Na Liturgia Diária, as orações e
as leituras da Palavra de Deus são ocasião para alimentar a nossa fé. Em cada
leitura Deus fala a seu povo e o alimenta.Por esse modo
a Santa Igreja prepara o coração dos fiéis para poder receber o Corpo e Sangue
de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Sagrada Comunhão.Na Liturgia da Palavra o fiel
ouve com atenção as leituras da Bíblia que são uma carta escrita por Deus para
cada um de nós.Na Liturgia Eucarística somos preparados para receber o
Pão dos Anjos, que transformará nossa vida, e como Elias nos dar força para
continuar a caminhada alimentados por este pão (I Reis 19,4-10).
Como viver de forma
prática a Liturgia Diária?
Este é um método de “leitura orante da Palavra de Deus”, da Liturgia Diária,
praticado e ensinado pelos Padres da Igreja desde os seus primeiros séculos.
Foi batizada com esse nome por Orígenes no Séc. III, e generalizou-se nos
séculos IV e V como maneira predominante de ler a bíblia. Esta pode ser
feita diariamente, por exemplo, meditando o Evangelho proposto pela liturgia
diária da Santa Missa.
Após suplicar a luz do
Espírito Santo, o método se desenvolve em 4 passos:
1)-Leitura: o que a Palavra diz em si?
2)-Meditação: o que a Palavra diz para mim; o
que ela me ensina, me revela, como ela me forma, como a vejo em minha vida?
3)-Oração: Qual minha resposta a palavra de
Deus?
4)-Contemplação: O que a
palavra de Deus fez em mim? O que devo mudar concretamente em minha vida? Que
postura devo tomar? O que me proponho a viver doravante durante a minha vida?
- O fruto dessa nova dinâmica de vida ao
ritmo da Palavra é uma transformação real e concreta que nos elevará em fé,
esperança e caridade, além disso, nos proporcionará uma vida junto de Deus mais
constante e digna de Seu amor! Por
último, que possamos perseverar neste caminho. Auxiliados pela graça de Deus já
provaremos aqui nesta terra das riquezas do céu, e possamos cantar esperançosos
com São Tomás de Aquino:
“...Ó Jesus, que nesta vida pela
fé eu vejo
Realiza, eu te suplico, este meu
desejo:
Ver-te, enfim, face a
face, meu divino amigo!
Lá no céu, eternamente, ser feliz
contigo!”
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