A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Conheça um pouco do perfil e obras dos dois maiores filósofos brasileiros: Mário Dias Ferreira dos Santos e Raimundo de Farias Brito

Conheça um pouco do perfil e obras dos dois maiores filósofos brasileiros: Mário Dias Ferreira dos Santos e Raimundo de Farias Brito

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 29 de julho de 2022 | 17:46

 

 

(foto reprodução)

 



Mário Dias Ferreira dos Santos (Tietê, 3 de janeiro de 1907 – 11 de abril de 1968) foi um filósofo, tradutor e escritor brasileiro. Traduziu obras de diversos autores e escreveu livros sobre diversos temas, publicados sob o nome Enciclopédia de Ciências Filosóficas e Sociais. Ele também desenvolveu seu próprio sistema, nomeado de “Filosofia Concreta”.Mário foi militante anarquista (de linha Cristã) e um dos poucos estudiosos brasileiros do chamado anarquismo cristão, tendo sido ativo participante do Centro de Cultura Social, um dos mais importantes núcleos anarquistas de São Paulo da primeira metade do século XX.Ele foi lido e recomendado por expoentes do anarquismo como Edgard Leuenroth e Jaime Cubero.

 

 

RESUMO DE SUA ÓPERA:

 

 

-Escola/Tradição: pitagorismo,anarquismo Cristão e o aristotelismo.

 

-Data de nascimento: 3 de janeiro de 1907 em Tietê, Brasil. Morte:    11 de abril de 1968 (61 anos) em São Paulo.

 

-Principais interesses: filosofia, política, psicologia, oratória e religiões comparadas.

 

-Ideias notáveis: Filosofia Concreta e Mathesis Megiste.

 

-Sofreu influências de:    Pitágoras, Platão, Nietzsche, Aristóteles, Pierre-Joseph Proudhon, Carl Jung, João Duns Escoto, Henri-Frédéric Amiel e Francisco Suárez.

 

-Influenciado pela sua obra:  Jaime Cubero

 

 



Biografia de Mário Dias Ferreira dos Santos

 



 

(foto reprodução)



 

Mário Ferreira dos Santos nasceu em 3 de janeiro de 1907, na cidade de Tietê, em São Paulo. Seu pai, Francisco Dias Ferreira dos Santos, nasceu em Portugal, foi casado com Maria do Carmo dos Santos, era dono de uma companhia teatral itinerante e estabelecido em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Mário participou do curta-metragem de ficção Os Óculos do Vovô, filme brasileiro mais antigo de que se tem notícia, dirigido por Francisco. Ele foi matriculado em um colégio jesuíta e em 1925 ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Direito, onde se formou em 1930. Passou a escrever em jornais de Pelotas, e no Diário de Notícias e no Correio do Povo, ambos de Porto Alegre. Como jornalista participou da Revolução de 1930 e acabou na prisão pelas críticas feitas ao novo regime. Em 1929 casou-se com Yolanda Duro Lhullier, com quem teve duas filhas. No início dos anos 40 foi contratado como tradutor pela Livraria do Globo, em Porto Alegre. Mudando-se para São Paulo em 1945, continuou seu trabalho como tradutor na Editora Flama. Com dificuldades em publicar seus livros, fundou suas próprias editoras, a Logos S.A. e a Matese S.A. Foi pioneiro no sistema de venda de livro a crédito, de porta em porta. Mário morreu em 1968, devido a uma doença cardiovascular.

 

 

 

Obra de Mário Dias Ferreira dos Santos

 

 

 

 

Mário traduziu várias obras clássicas, de autores como Aristóteles, Pitágoras, Friedrich Nietzsche, Immanuel Kant, Blaise Pascal, Tomás de Aquino, Duns Scott, Henri-Frédéric Amiel e Walt Whitman.A partir de 1947 passou a dedicar-se unicamente à filosofia. Fiel a à ideologia anarquista, lecionou durante esse tempo para alunos particulares e pequenos grupos informais:

 

 

 

“Nunca ocupei nenhum cargo em nenhuma escola, por princípio. Deliberei, desde os primeiros anos, tomar uma atitude que consiste em nunca disputar cargos que podem ser ocupados por outros. Sempre decidi criar o meu próprio cargo, a minha própria posição sem ter de ocupar o lugar que possa caber a outro. Eis por que não disputo, nunca disputei nem disputarei qualquer posição que possa ser ocupada por quem quer que seja” (Mário Ferreira dos Santos).

 

 

 

 

O Prof. Luís Mauro Sá Martino, pesquisador da obra de Mário, conta que, à época, "praticamente não existiam livros sobre os assuntos aos quais ele se referia. Filosofia era um produto importado e caro. As obras filosóficas principais não estavam traduzidas e os textos em circulação, em sua maioria, eram precários, por isso, foi preciso começar do zero, construir as bases de um pensamento filosófico e, em seguida, expor sua filosofia original." Mário se dedicou a escrever filosofia para o grande público, buscando afirmar a independência e capacidade para desenvolvimento de uma inteligência filosófica brasileira. Para Mário, o brasileiro era um povo apto para uma filosofia de caráter ecumênico. De acordo com suas ideias, o Brasil não poderia permanecer recebendo apenas variadas ideias de outros países, e, sem uma filosofia própria, não seria possível solucionar seus inúmeros problemas.

 

 

 

O anarquismo de Mário Dias Ferreira dos Santos

 

 

 


 

Mário foi defensor e entusiasta do cooperativismo. Para ele o socialismo, despido de seu caráter autoritário e de sua visão abstrata da humanidade, assume uma faceta libertária, e em sua ação concreta o ser humano mostra-se capaz de fazer associações livres e colaborativas que se desprendem do sistema capitalista, do qual Mário era crítico. Dizia: “A cultura e o saber não têm pátria nem classes nem interesses criados. A cultura é livre por sua natureza, vence o tempo, vence as contingências, vence o preconceito. Todo sábio, que é realmente prudente, e é assistido por uma sã sabedoria, é um libertário.” - Mário teve participação na militância anarquista pós-Estado Novo, sendo particularmente adepto às ideias econômicas de Proudhon. Na Editora e Distribuidora Sagitário, Mário traduziu e publicou a obra na qual o anarquista alemão Rudolf Rocker discorria sobre as origens do pensamento social-libertário. Nas seções de livros recomendados dos jornais libertários, duas obras de Mário receberam destaque. Foram elas: Teses da Existência e da Inexistência de Deus, de 1946, e Análise Dialética do Marxismo.Nesta última, Mário faz uma crítica social-libertária ao marxismo:

 

 

“Nos últimos cem anos em que o marxismo se estruturou, a principal polêmica foi travada entre os dois socialismos: o autoritário e o libertário. Se este último, nessa época de cesarismo, é aceito por uma número reduzido e disperso de partidários, o primeiro, inegavelmente, atrai o maior número de seguidores. No entanto, é de verificar-se que, em face das decepções, os socialismos mais idealistas sentem, quando os fatos lhes mostram algum malogro do socialismo, a necessidade de retornar às posições do socialismo libertário, onde permanecem à espera de que novos acontecimentos possam mudar a fisionomia e a significação dos fatos”.

 

 

 

Mário conheceu o anarquista Jaime Cubero em 1945 e passou a discursar sobre anarquismo em centros anarquistas como o já mencionado Centro de Cultura Social (CCS). Exerceu influência na formação de vários anarquistas, como o próprio Jaime Cubero, além de Chico Cubero, outros militantes do CCS e Maurício Tragtenberg.

 

 

 


 



Mário tentou desenvolver seu próprio sistema, na contramão da filosofia profissionalizante de sua época!

 

 

 

 

Segundo o autor, o espírito de colonizado dos brasileiros da época não os deixavam tentar desenvolver nada original.Ao lado de Raimundo de Farias Brito, foi um dos únicos brasileiros que tentou recuperar os grandes sistemas característicos da filosofia do século XVII. Stanislavs Ladusãns, um dos primeiros divulgadores da filosofia de Mário, incluiu o autor entre os grandes filósofos brasileiros da primeira metade do século XX, ao lado de:

 

-Vilém Flusser,

 

-João Cruz Costa,

 

-Padre Lima Vaz, dentre outros.

 

 

 

João Cezar de Castro Rocha atribui certo esquecimento de Mário ao contexto da década de 50 do séc. XX, pois, durante esse período, havia o desejo de se valorizar a pesquisa filosófica realizada nas universidades, ambição que se chocava diretamente com o autodidatismo de Mário. Ainda há por volta de 29 obras inéditas de Mário Ferreira.

 

 

 

Livros já publicados de Mário Dias Ferreira dos Santos

 

 

 

-“Teses da Existência e da Inexistência de Deus” - com pseudônimo de Charles Duclos. Editora e Distribuidora Sagitário, 1946.

 

 

-“Se a Esfinge Falasse” - com pseudônimo de Dan Andersen. Editora e Distribuidora Sagitário, 1946.

 

 

-“Realidade do Homem” - com pseudônimo de Dan Andersen. Editora e Distribuidora Sagitário, 1947.



-“Curso de Oratória e Retórica” -  Editora Logos, 1953.

 

 

-“Técnica do Discurso Moderno” - Editora Logos, 1953.

 

 

-“Filosofia e Cosmovisão”. Editora Logos, 1954, É Realizações, 2015 (2ª edição).

 

 

-“Lógica e Dialética”. Editora Logos, 1954, PAULUS, 2007 (2ª edição)

 

 

-“Psicologia”. Editora Logos, 1954.

 

 

-“Teoria do Conhecimento”. Editora Logos, 1954.

 

 

-“Ontologia e Cosmologia”. Editora Logos, 1954.

 

 

-“O Homem que Nasceu Póstumo”. Editora Logos, 1954.

 

 

-“Curso de Integração Pessoal”. Editora Logos, 1954.

 

 

-“Análise Dialética do Marxismo”. Editora Logos, 1954.

 

 

-“Tratado de Simbólica”. Editora Logos, 1955, É Realizações, 2007 (2ª edição).

 

-“Filosofia da Crise”. Editora Logos, 1955 (1ª edição), É Realizações, 2017 (2ª edição).

 

 

-“O Homem Perante o Infinito (Teologia)”. Editora Logos, 1955.

 

 

-“Aristóteles e as Mutações”. Editora Logos, 1955.

 

 

-“Noologia Geral”. Editora Logos, 1956.

 

 

-“Filosofia Concreta” (3 volumes). Editora Logos, 1956, É Realizações, 2009 (2ª edição).

 

 

-“Sociologia Fundamental e Ética Fundamental”. Editora Logos, 1957.

 

 

-“Filosofias da Afirmação e da Negação”. Editora Logos, 1957.

 

 

-“Práticas de Oratória”. Editora Logos, 1957.

 

 

-“A casa das paredes geladas”. Editora Logos, 1958.

 

 

-“O Um e o Múltiplo em Platão”. Editora Logos, 1958, IBRASA, 2001 (2ª edição).

 

 

-“Métodos Lógicos e Dialéticos” (3 volumes). Editora Logos, 1959.

 

 

-“Pitágoras e o Tema do Número”. Editora Logos, 1960. IBRASA, 2000 (2ª edição)

 

 

-“Páginas Várias”. Editora Logos, 1960.

 

 

-“Filosofia Concreta dos Valores”. Editora Logos, 1960.

 

 

-“Convite à Estética”. Editora Logos, 1961.

 

 

-“Convite à Psicologia Prática”. Editora Logos, 1961.

 

 

-“Convite à Filosofia”. Editora Logos, 1961.

 

 

-“Tratado de Economia” (2 volumes). Editora Logos, 1962.

 

 

-“Filosofia e História da Cultura” (3 volumes). Editora Logos, 1962.

 

 

-“Análise de Temas Sociais” (3 volumes). Editora Logos, 1962.

 

 

-“O Problema Social”. Editora Logos, 1962.

 

 

-“Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais” (4 volumes). Editora Matese, 1963.

 

 

-“Dicionário de Pedagogia e Puericultura” (3 volumes). Editora Matese, 1965.

 

 

-“Origem dos Grandes Erros Filosóficos”. Editora Matese, 1965.

 

 

-“Protágoras”. Editora Matese, 1965.

 

 

-“Isagoge de Porfírio”. Editora Matese, 1965.

 

 

-“Grandezas e Misérias da Logística”. Editora Matese, 1966.

 

 

-“Invasão Vertical dos Bárbaros”. Editora Matese, 1967.

 

 

-“Erros na Filosofia da Natureza”. Editora Matese, 1967.

 

 

-“A Sabedoria dos Princípios”. Editora Matese, 1967.

 

 

-“A Sabedoria da Unidade”. Editora Matese, 1967.

 

 

-“A Sabedoria do Ser e do Nada”. Editora Matese, 1968.

 

 

-“O Apocalipse de São João (póstumo)”. Editorial Cone Sul, 1998.

 

 

-“A Sabedoria das Leis Eternas (póstumo)”. É Realizações, 2001.

 

 

-“Cristianismo, a Religião do Homem” (póstumo). EDUSC, 2003.

 

 

-“Homens da Tarde (póstumo)”. É Realizações, 2019.

 

 

 

 


Raimundo de Farias Brito


 


 


Raimundo de Farias Brito (São Benedito, 24 de julho de 1862 — Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1917) foi um escritor e filósofo brasileiro, sendo considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil, em que identificou os planos do conhecimento e do ser, voltando dogmaticamente à metafísica tradicional, de caráter espiritualista.

 

 

RESUMO DA ÓPERA:

 

 

-Escola/Tradição:     Espiritualismo [nota 1]

 

-Data de nascimento: 24 de julho de 1862, em São Benedito. Morte  16 de janeiro de 1917 (54 anos), no Rio de Janeiro.

 

-Principais interesses: poesia, metafísica, epistemologia, ética, religião, direito, ciência, história, teologia, filosofia e psicologia.

 

-Religião:    Simpatizante do Catolicismo.

 

-Trabalhos notáveis:  A Base Física do Espírito (1912), O Mundo Interior (1914)


-Sofreu influências de:    Bergson • Espinoza • Fischer • Kant • Lange • Sócrates • Gratry • Schopenhauer • Tobias Barreto • Nicolas Malebranche • John William Draper • Friedrich Albert Lange • Xenófanes e Émile Boutroux.

 

 

-Foram Influenciados por seu trabalho: Jackson de Figueiredo • Plínio Salgado • Arlindo Veiga dos Santos • Jonathas Serrano • Nestor Vítor • José Pedro Galvão de Sousa • Álvaro Bomílcar da Cunha • Tasso da Silveira • Graça Aranha e Eduardo Henrique Girão

 

 

 

 

 

Vida de Raimundo de Farias Brito

 

 

 

Filho de Marcolino José de Brito e Eugênia Alves de Farias, fez seus primeiros estudos na cidade de Sobral, todavia, devido à seca, teve de mudar-se com a família para Fortaleza, onde completou o curso secundário no Liceu do Ceará. Formou-se em direito na Faculdade de Direito do Recife, onde foi aluno de Tobias Barreto, obtendo o título de bacharel em 1884. Atuou como promotor e, por duas vezes, como secretário no governo do estado do Ceará. Mais tarde transferiu-se para o estado do Pará, onde lecionou na Faculdade de Direito de Belém do Pará (1902-1909) e trabalhou como advogado e promotor. Tido como autor de prestígio, mudou-se para o Rio de Janeiro (1909) e venceu o concurso para a “cátedra de lógica” do Colégio Pedro II. Mas, à época, a lei previa que o Presidente da República escolheria o catedrático entre os dois primeiros classificados no concurso. Graças à intercessão de amigos, o segundo colocado, Euclides da Cunha, foi nomeado. Porém, este último foi alvo de um crime passional, tendo exercido o magistério durante poucos dias no Pedro II. Assim, com a morte do autor de "Os Sertões", Farias Brito acabaria ocupando o cargo em questão, exercendo-o pelo resto da vida. É patrono da cadeira número 31 (trinta e um) da Academia Cearense de Letras. Segundo o escritor maçom Zelito Nunes Magalhães, Farias Brito foi maçom, filiado à Loja Porangaba nº 2, fundadora da Grande Loja Maçônica do Ceará.

 

 

 

Filosofia de Raimundo de Farias Brito

 

 

 

A grande preocupação filosófica de Farias Brito sempre foi o combate ao materialismo e suas vertentes, afirmando, em contrário, uma cosmovisão espiritualista. Para ele, espírito é “a energia que sente e conhece, e se manifesta, em nós mesmos, como consciência, e é capaz, pelos nossos órgãos, de sentir, pensar e agir”.O espiritualismo, nesse contexto, é entendido como a filosofia “que considera o espírito a realidade verdadeira e suprema, sendo a matéria, no mais rigoroso sentido da palavra, uma criação daquela realidade suprema, ou devendo explicar-se como manifestação exterior do desenvolvimento mesmo do espírito”. Partindo desse ideal espiritualista, o filósofo cearense passou por duas grandes fases. Carlos Lopes de Mattos as distingue entre a do monismo panteísta, acentuado principalmente em Finalidade do Mundo, e a do pluralismo teísta, que atinge o ápice na obra O Mundo Interior. Em ambas, o pensamento britiano é espiritualista, embora, na primeira, esse espiritualismo possa se chamar “paralelista”.

 

 







Na primeira fase, Brito compreende a realidade através da substância única, que é a luz, manifestando-se sob duas faces: a natureza e a consciência!

 

 

 

Ele se expressa assim: “A natureza é Deus representado, a luz é Deus em sua essência e a consciência é Deus percebido”. Nesse percurso, o filósofo chega a afirmar que a consciência é a coisa em si, manifestando-se o cosmos como o seu fenômeno.

 

 

 

Na fase final de Raimundo de Farias Brito

 

 

 

 

Brito renega o monismo e concebe uma causa primária pessoal de onde todas as coisas são criadas, Deus, que é a coisa-em-si por excelência, sendo o espírito humano uma realidade secundária e todos os seres uma ideia divina, de modo que os corpos são fenômenos do pensamento divino. Isso o leva a identificar a metafísica à psicologia, mas uma psicologia “supercientífica” e transcendente, definida como “ciência do espírito”. Em sua fase definitiva, Brito adotava uma teoria realista e pluralista. Assim, afirmava a dualidade real da consciência e do mundo e a multiplicidade das substâncias.

 

 

 

 

Farias Brito foi sempre um filósofo moderno, com poucos conhecimentos sobre a filosofia antiga e medieval.

 

 

 

Isso leva Francisco Elías de Tejada a afirmar que o pensamento de Brito seria amplamente beneficiado pela leitura de Tomás de Aquino, do qual sempre aceitou, inconscientemente, muitos postulados. Para ele, a situação seria similar à de Rudolf von Ihering, que dizia ter perdido a chance de se poupar de muitas fadigas anteriores com a simples leitura da Suma Teológica. Mattos discorda, sustentando que, devido aos seus hábitos mentais, Brito dificilmente seria abalado pela leitura de Santo Tomás e descartando a hipótese de uma conversão escolaśtica. Para Sanson, Brito professava uma filosofia estoica! Tanto ele quanto Tejada afirmam a brasilidade típica do pensamento britiano, que teria guiado os principais aspectos da sua filosofia.

 

 

 

Ética de Raimundo de Farias Brito

 

 

 

 

A ética britiana, baseada na busca pela verdade e voltada ao aprimoramento do homem, é resumida em dois preceitos: fazer o bem e não fazer o mal.Brito apresenta um conceito pessimista do homem, que tenderia naturalmente para o mal. Porém, o homem é, também, regenerável. Nesse caminho, ele se envolve na luta entre o chamado da consciência e os instintos da natureza, sendo tanto mais perfeito quanto menos sacrifica suas convicções às conveniências, através do próprio esforço. Por isso, o homem é espiritualmente livre a escolher entre as convicções e as conveniências. Sendo a verdade, para Farias Brito, a adequação do intelecto à coisa, a convicção deve ser a crença da sua posse, ou a face subjetiva da verdade.Portanto, toda a moral britiana se fundamenta na “verdade”. Ora, raciocina Brito, a verdade é descoberta na filosofia, que, pela concepção do universo, dá sentido à natureza, ao sofrimento e à morte; logo, a moral se baseia na filosofia, e a teoria filosófica tem sua finalidade no conceito prático da moral. A filosofia cria a moral, por desvelar a verdade. Dentro desse pensamento, Farias Brito adota uma visão prática do que é a religião. É a moral organizada, governando a sociedade pela razão. “Religião”, como concebe Brito, não é uma ideia ou ciência, mas o governo real dos homens pela lei moral.Apesar disso, Tejada afirma que, em suas doutrinas morais, Brito é “o moralista escolástico que (jamais soube) repetia as desconhecidas doutrinas escolásticas”.

 

 

 

 

Política em Raimundo de Farias Brito

 

 

 

 

Farias Brito foi um crítico veemente da Revolução Francesa, do liberalismo, do individualismo, da democracia e do socialismo. Ele acusava o liberalismo de ser o pai do socialismo e do positivismo. Logo em A Filosofia Moderna, Brito argumenta: “Em primeiro lugar, o lema fundamental [Liberdade, Igualdade e Fraternidade] que chegou a ser considerado como a mais gloriosa conquista da revolução, de todo se desmoralizou, tornando-se patente que nunca a desigualdade de condição entre os homens chegou a tomar tão vastas proporções como nas democracias. Que os homens não são iguais demonstra-o o complicado sistema das hierarquias sociais. Que não são livres demonstra-o a variada combinação de laços e sujeições a que estão subordinados. Que não são irmãos demonstra-o o espetáculo cotidiano da exploração do homem pelo homem. Depois, se a questão era fazer cessar em política toda e qualquer espécie de absolutismo, acontece que nem isto chegou a conseguir a Revolução, porquanto se a democracia foi o resultado legítimo da Revolução, é uma verdade que ao absolutismo do Papa e dos reis, sucedeu nas democracias o absolutismo dos capitalistas e banqueiros, mil vezes mais destestável”. Para ele, a Revolução Francesa destruiu todas as crenças tradicionais, não deixando nada em troca, assim entregando o povo, “sem ideal e sem fé, exclusivamente ao império das paixões desordenadas”. Isso gerou a anarquia! Farias Brito atribui a causa do caos social e político moderno à ignorância do destino moral humano, ao esquecimento dos deveres humanos com o sofrimento de seus semelhantes, à perda da simpatia devido ao predomínio absoluto do egoísmo, ao aniquilamento do sentimento de solidariedade devido à morte das religiões tradicionais e, sobretudo, à vitória do materialismo. Em “A Filosofia Moderna”, Brito analisa três correntes sociais:

 

 

-A ditadura científica de Comte.

 

 

-O naturalismo individualista de Spencer.

 

 

-E o socialismo coletivista de Marx.

 

 

 

Ele vincula todas essas doutrinas a um “laço comum”: “é a preocupação de só se considerar como positivamente verificado o que pode ser explicado mecanicamente: é o prejuízo mecânico que leva a explicar tudo, quer na natureza, quer na sociedade, só por forças físico-químicas, considerando-se como desnecessária e mesmo condenando-se como absurda, a concepção de uma verdade superior, como princípio regulador do mecanismo do mundo”. Ao mesmo tempo em que classifica o individualismo de “vizinho da anarquia”, Brito acusa o socialismo de “fazer dos indivíduos máquinas que o Estado move”. Comentando Bakunin, o filósofo chama o anarquismo de "um caso de verdadeira loucura política, a mais estranha e incompreensível das vertigens, a mais dolorosa e inexplicável explosão do desespero" e, ao mesmo tempo, “um ideal inatingível”. Apesar de seu convicto anticomunismo, Brito argumentava a necessidade de uma reforma que constituísse a sociedade de modo a assegurar, a cada um, a “fácil conquista do pão”. Essa reforma, contudo, deveria ser feita através de uma “grande ideia moral”, fugindo à lógica materialista do “interesse”. Para ele, o interesse material sempre conduz à desagregação e ao conflito. Assim, a sociedade deve ser reformada, eliminando as injustiças, mas “não pela luta e pelo ódio, o que em si mesmo envolve uma contradição nos termos, mas pela convicção e o amor”. Contra a tese socialista de que “a questão social deve ser resolvida politicamente, em nome do interesse”, Brito argumenta que “a questão social deve ser resolvida religiosamente, em nome de uma ideia”. Esses princípios morais regeneradores deveriam ser buscados na filosofia. E, abrindo sua obra, ele bradava: “Quero dirigir, aos pequenos e aos humildes, palavras de conforto; quero levantar contra os tiranos a espada da justiça”. Tejada, um dos principais representantes do tradicionalismo carlista espanhol, afirma que a reação política britiana é “inconscientemente tradicionalista", tendo o filósofo realizado uma "análise racionalista com consequências tradicionais”. Em seguida, ele aponta Farias Brito como “o maior pensador político do primeiro século do Brasil independente” e sua obra como o “ponto de partida para uma interpretação do nacionalismo brasileiro”. Farias Brito foi uma das influências mais importantes do integralismo brasileiro, segundo seu fundador, Plínio Salgado.

 

 

 

Religião em Raimundo de Farias Brito

 




De início, Farias Brito era adepto de um panenteísmo, conforme o qual as coisas produzidas por Deus subsistiriam imanentes na realidade divina fundamental. Com o passar do tempo, começou a afirmar um Deus pessoal e criador, de cujo pensamento nasce o cosmos. Para ele, Deus é a causa e explicação de todo ser, que nele existe, vive e se move. Assim, o espírito humano também é apenas um efeito do Espírito Divino, ao qual é ligado e do qual depende.Francisco Elías de Tejada afirma que, em seu exemplar pessoal de “A Filosofia como Atividade Permanente do Espírito Humano”, em posse de Leonardo Van Acker, Farias Brito teria substituído a afirmação de que Deus é o movimento perpétuo por “a fonte perpétua do movimento”, acrescentando, logo adiante, a seguinte observação: “E se é permitido distinguir a ordem do mundo e a de Deus, deve-se em todo caso reconhecer que uma coisa reflete a outra”. Em O Mundo Interior, Brito assinala seu entendimento de Deus como o nous de Anaxágoras, o primeiro motor imóvel de Aristóteles e o “homem-medida de todas as coisas” do famoso sofista Protágoras. Seu diário íntimo testemunha que, ainda quando panenteísta, em 1901, Brito rezava com fé e profunda piedade cristã para um Deus pessoal, transcendente, onipotente e com vontade própria, dando-lhe graças pelas preces atendidas. Em Finalidade do Mundo, de 1895, mesmo identificando Deus e a luz, o filósofo repelia a ideia de um Deus mecânico, morto, mudo e impotente. Apesar de, ainda em O Mundo Interior, de 1914, o filósofo ter continuado pregando a criação de uma nova religião, natural e prática, Tejada entendeu, nesse direcionamento teísta de sua filosofia, uma aproximação ao cristianismo, chegando a afirmar sobre ele: "católico pelos desejos do coração, faleceu quando estava prestes a sê-lo pelas razões do cérebro". Jackson de Figueiredo, seu maior discípulo, dizia que Brito foi um grande crente que em toda a vida ignorou o seu próprio cristianismo íntimo. De fato, o filósofo sempre manteve para sua família um lar cristão, tendo consumado seus dois matrimônios na Igreja Católica e batizado todos os filhos. Brito permitia à esposa a frequência nos Sacramentos, e contemplou com muita felicidade a Primeira Comunhão das filhas. Ele costumava pedir às filhas que lhe recitassem o Credo em voz alta. Seu livro favorito era a Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis, e mantinha, na sala de visitas, um quadro do Sagrado Coração de Jesus. Uma de suas filhas relata tê-lo visto frequentemente parado, de pé, meditando de frente a um oratório em seu quarto, principalmente nas horas mais difíceis. Nesse oratório, através de uma vidraça, via-se o Cristo pregado à Cruz, a Virgem Maria, São José, Santo Antônio e outras imagens. Jonathas Serrano diz ter ouvido de fonte segura que, certa vez, Farias Brito deixou escapar: "Papai, por que você é tão bom assim?..." Seu convívio com Jackson de Figueiredo levou-o, pouco a pouco, a se aproximar da Igreja Católica. Além disso, para seu sétimo livro filosófico, nunca publicado, estudou muitos autores católicos, examinando o dogma da queda e a origem das religiões. Proporia, no livro, a Redenção como a própria vida das lágrimas de Deus sobre a morte do espírito revoltado.

 

 

 

Obras de Raimundo de Farias Brito

 

 

 

-Cantos Modernos (1889)

 

 

-História Sobre Fenícios e Hebreus (1891)

 


-Divagações em torno de uma grande mentalidade (1892)

 

 

-Homens do Ceará (1896-1897)

 

 

-Sobre a filosofia de Malebranche (1898)

 

 

-Manifesto do corpo (1900)

 

 

-O positivismo do Gomes de Castro (1902)

 

 

 

A obra filosófica de Farias Brito compõe-se de duas trilogias:

 

 

 

I - Finalidade do mundo

 

 

 

-A Filosofia como Atividade Permanente do Espírito Humano (1895)

 

 

-A Filosofia Moderna (1899)

 

 

-Evolução e Relatividade (1905)

 

 

II - Ensaios sobre a Filosofia do Espírito




-A Verdade como Regra das Ações (1905)

 

 

 

-A Base Física do Espírito (1912)

 

 

-O Mundo Interior (1914)

 

 

 

Homenagens póstumas a Raimundo de Farias Brito

 

 

-Em Fortaleza nomeou-se o Colégio Farias Brito, fundado por Ari de Sá Cavalcante, no antigo Colégio São João. O colégio veio a tornar-se a rede de ensino particular Farias Brito que atua nos ensinos fundamental, médio e superior e, seguindo os ideais de seu patrono, ensina filosofia a partir da 1ª série do Ensino Fundamental, quando seus alunos aprendem filosofia antes de saberem ler.

 

 

-Para homenageá-lo, o município cearense de Quixará passou a ser denominado Farias Brito.

 

 

-Em Manaus, a Escola Estadual Farias Brito está localizada entre os bairros do Centro e Praça 14 de Janeiro.

 

 

-Em São Benedito, nomeou-se em homenagem a Farias Brito uma escola pública estadual, localizada próximo ao centro da cidade. A casa onde ele nasceu é até hoje conservada.

 

 

-Existe um bairro em Fortaleza que se chama Farias Brito. O nome foi posto em homenagem ao filósofo.

 

 

 

*Nota (1): Ao longo de todas as suas fases, a filosofia de Farias Brito é espiritualista e antimaterialista, com forte influência neokantiana. Contudo, como ele afirmava, o espiritualismo, assim como o materialismo e o panteísmo, abre espaço para várias modalidades, sendo uma delas o próprio criticismo. Por isso, há muita disputa sobre uma possível denominação de sua modalidade, uma vez que Brito nunca aderiu a nenhuma escola. Padre Leonel Franca qualificou sua filosofia como "panpsiquismo panteísta". Essa classificação, que tornou-se clássica e popular, foi contestada por boa parte dos outros estudiosos de Brito, como sendo válida somente para a primeira fase das obras do filósofo. Francisco Elías de Tejada afirma que a filosofia britiana é um "existencialismo racionalista". Vitorino Félix Sanson, por outro lado, discorda da classificação de Tejada e argumenta que Farias Brito professava o estoicismo. Ele diz: "estoicos são os seus conceitos de Filosofia e de Metafísica, a sua metafísica da natureza e do homem, a sua demonstração da existência de Deus, a sua concepção da essência divina e da religião".

 


 

 

Bibliografia

 



-Mário Ferreira dos Santos leitor de Nietzsche Problemata: R. Intern. Fil. v.6 n.2 (2015)

 

 

-Brito, Farias (2006). O Mundo Interior (PDF). Brasília: Senado Federal

 

 

-Brito, Farias (2006). A base física do Espírito (PDF). Brasília: Senado Federal

 

 

-Brito, Farias (2012). A Filosofia moderna (PDF). Brasília: Senado Federal

 

 

-Franca, Leonel (1965). Noções de história da Filosofia 18ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora

 

 

-Mattos, Carlos Lopes (1962). O pensamento de Farias Brito. São Paulo: Herder

 

 

-Serrano, Jonathas (1939). Farias Brito: o homem e a obra. [S.l.]: Companhia Editora Nacional

 

 

-Tejada, Francisco Elías (1952). As doutrinas políticas de Farias Brito. São Paulo.




----------------------------------------------------------

 

 

 



 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. Sempre nos preocupamos com as questões de direito autoral e de dar o crédito a quem lhe é devido. Se por acaso alguém se sentir ferido(a) em seus direitos autorais quanto a textos completos, ou parciais, publicados ou traduzidos aqui (já que não consegui identificar e contatar alguns autores(as), embora tenha tentado), por favor, não hesite em nos escrever para que possamos fazer o devido registro de seus créditos, sejam de textos, fontes, ou imagens. Para alguns, erros de ortografia e de digitação valem mais que o conteúdo, e  já invalida “todes” o texto? A falta de um “a”, de alguma vírgula, ou alguns trocadilhos, já são suficientes para não se ater a essência do conteúdo? Esclareço que levo mais tempo para escrever, ou repostar um conteúdo do que corrigi-lo, em virtude do tempo e  falta de assessoria para isto. A maioria aqui de nossos(as) leitores(as) preferem focar no conteúdo e não na superficialidade da forma (não quero com isto menosprezar as regras gramaticais, mas aqui, não é o essencial). Agradeço as correções pontuais, não aquelas genéricas, tipo: “seu texto está cheio de erros de português” - Nas próximas pontuem esses erros (se puderem e souberem) para que eu faça as devidas correções. Semanalmente faço postagens sobre os mais diversos assuntos: política, religião, família, filosofia, sociologia, moral Cristã, etc. Há quem goste e quem não gosta de minhas postagens! Faz parte do processo, pois nem todos pensamos igual. Isso também aconteceu com Jesus e com os apóstolos e com a maioria daqueles(as) que assim se expõem. Jesus não disse que só devemos pregar o que agrada aos outros, mas o que precisamos para nossa salvação! Paulo disse o mesmo ao jovem bispo Timóteo (2Tm 4,1-4). Padre, seminarista, leigo católico e catequista não devem ter medo de serem contestados! Seja fiel ao Magistério Integral da igreja! Quem disse que seria fácil anunciar Jesus e seus valores? A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

 

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger