A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Teologia Clínica – O que é isso?

Teologia Clínica – O que é isso?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 13 de outubro de 2021 | 11:30





Quando falamos em “tratamentos ligado à espiritualidade”, algumas pessoas podem pensar que se trata de alguma religião, porém, o teólogo clínico com a visão sistêmica não prega uma filosofia ou a salvação da alma, mas estuda o inconsciente através de um processo terapêutico. O teólogo clínico, através da sensibilidade mental, leva o paciente às profundezas do seu ser, onde vai encontrar a fonte do seu desequilíbrio, não importando a sua resistência ao tratamento ou o seu estado mental. Portanto, ter uma visão espiritual não significa uma religião, mas sim estudar o homem antropologicamente como imagem e semelhança de Deus, no filho Jesus, o Deus encarnado, até o mais profundo do seu ser; pois nossa verdadeira identidade está oculta em Cristo Jesus, que como dizia Santo Agostinho: “Tão humano assim, só podia ser Deus”. O qual se encarnou para salvar nossa humanidade plena!

 

 

Colossenses3,1-17:  1Portanto, visto que fostes ressuscitados com Cristo, buscai o conhecimento do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. 2Pensai nos objetivos do alto, e não nas coisas terrenas; 3pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, que é a vossa vida, for manifestado, também vos manifestareis com Ele em glória.  5Sendo assim, fazei morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixão, vontades más e a ganância, que também é idolatria. 6É por causa dessas práticas malignas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência. 7Nelas também andastes no passado, quando ainda vivíeis com esses hábitos, 8mas agora, livrai-vos de tudo isto: raiva, ódio, maldade, difamação, palavras indecentes do falar. 9Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho homem com suas atitudes, 10e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11Nessa nova ordem de vida, não há mais diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo ou pessoa livre, mas, sim, Cristo é tudo e habita em todos vós.  12Assim, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revesti-vos de um coração pleno de compaixão, bondade, humildade, ansidão e paciência. 13Zelai uns pelos outros e perdoai-vos mutuamente; caso alguém tenha algum protesto contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, assim também procedei. 14Acima de tudo, no entanto, revesti-vos do amor que é o elo da perfeição. 15Seja a paz de Cristo o juiz em vossos corações, tendo em vista que fostes convocados para viver em paz, como membros de um só Corpo. E sede agradecidos. 16Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo; ensinai e aconselhai uns aos outros com toda a sabedoria, e cantai salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração. 17E tudo quanto fizerdes, seja por meio de palavras ou ações, fazei em o Nome do Senhor Jesus, oferecendo por intermédio dele graças a Deus Pai."

 

 

 

A Sociedade Internacional de Trilogia Analítica, com seus mais de 50 anos de tradição e pioneirismo no campo da Psicanálise e Medicina Psicossomática, trabalha com a "Teologia Clínica"





Esta inclui na sua essência o estudo da Ciência, da Filosofia e da Teologia. Esses estudos acadêmicos vem preencher uma séria lacuna na formação de sacerdotes, pastores, ministros e pessoas que trabalham com a orientação e aconselhamento de indivíduos portadores de sintomas de neuroses, psicoses, doenças psicossomáticas e espirituais, sendo esta última ainda pouco desenvolvida e estudada de forma acadêmica, considerada ainda como tabu em alguns meios. Mesmo assim, muitos buscam ajuda, direção espiritual e solução aos problemas das mais diversas áreas junto às Igrejas, por perceberem que a espiritualidade tem enorme importância nos processos de cura e da nossa inteireza, que é corpo, mente e espírito. Embora sejam formados em Teologia, Psicologia e Filosofia, muitos não estão preparados para lidar com a vida psíquico-espiritual das pessoas. Portanto, esse estudo acadêmico, destina-se também aos profissionais de saúde que percebem que a dimensão da espiritualidade é fundamental como complemento no processo da cura, propondo um estudo das causas, inter-relação e tratamento das doenças psíquicas, orgânicas, sociais e espirituais, enfim, a crise de sentido pela qual o mundo inteiro passa.

 

 

 

Método da “Trilogia Analítica”

 

 


 



Os estudos envolvem: Teologia (Graduação) e Teologia Clínica (Pós-Graduação), os quais,  fazem a união da Psicanálise Integral e a Teologia, a fim de munir o aluno de conhecimentos científicos sobre psicoterapia, para ajudá-lo em suas atividades como  teólogo e vice versa. Eles são também chamados Teologia Transdisciplinar, por fazerem a união dos três campos fundamentais do ser humano e da sociedade:

 

 

-Logos e Sentimento (Teologia e Psicologia)

 

-Pensamento (Filosofia)

 

-Ação (Ciência e Artes).

 

 

Os cursos, que se completam, dão ênfase à transdisciplinaridade (união de várias disciplinas, para garantir uma especialização profunda). Assim, os alunos aprenderão, junto com os conhecimentos tradicionais da Psicologia, Filosofia e Teologia, passeando na antropologia do homem no Antigo e Novo Testamento, as Ações Teândricas, Angeologia, Demonologia, Economia da Salvação e Revelação. Bem como as disciplinas da filosofia e da ciência, como:

 

 

         Metafísica e Nova Física

         Curas Espirituais

         Medicina para doenças Psicossomáticas

         Psicoterapia e Exorcismo

         Gestão de Conflitos

         Psicopatologia e Pecado

         Sanidade e Santidade, entre outras.

 

 

As artes, consideradas fundamentos da Civilização, têm uma abordagem aprofundada em disciplinas como O Sagrado na Arte, Arte e Espiritualidade. O objetivo geral é desenvolver uma visão da espiritualidade sob a ótica científica, preenchendo uma lacuna nesse campo, uma vez que parece persistir em muitas mentes ainda, a  dicotomia entre fé e razão. A principal finalidade é, portanto, analisar em profundidade o relacionamento do ser humano com Deus e com o mundo criado, tentando sanar, e ou encontrar respostas na medida do possível, aos conflitos nesse relacionamento. Através de uma metodologia transdisciplinar, buscará o resgate da unidade, ou integralidade do nosso ser fragmentado,e departamentalizado, através do diálogo construtivo entre estes saberes. Dentro da visão trilógica universalista, os cursos de Teologia e Teologia Clínica visam propiciar ao teólogo uma atuação em todos os campos da sociedade, e não somente nas igrejas e instituições afins. Todas as disciplinas foram concebidas para permitir que esse novo profissional possa atuar em segmentos nunca antes contemplados pelos benefícios da espiritualidade. A Clínica e o Sagrado envolve duas áreas de conhecimento basilares: a Psicanálise e Teologia que, mesmo em permanente tensão, são revisitadas na tentativa de produzir conhecimento e práxis clínicas e sociais.



 




A pesquisa investigou possíveis aproximações conceituais entre os campos: um saber clínico que inclua a dimensão da fé e do sagrado na constituição do ser humano, uma acolhida diferenciada do campo ‘psi’ em relação a elementos teológicos, e por outro lado, uma perspectiva teológica arejada pelos aportes psicanalíticos e, nesse sentido, mais humana.Todo trabalho aborda, além da pesquisa acadêmica, uma série de ensaios e artigos derivados, com temática demandada a partir da prática educativa e clínica social.De certa forma é retomado o desafio do teólogo Paul Tillich em “vencer as barreiras alienantes da fragmentação das diferentes ciências”, sobretudo em relação aos discursos da ciência teológica e psicanalítica; resgatamos o diálogo pioneiro entre fé cristã e psicanálise iniciado por Oskar Pfister e S. Freud, e agora integralizados.

 

 


 


A Clínica e o Sagrado desafia, modestamente, à Teologia a se debruçar sobre:

 

 

 

-Conceitos próprios, textos e discursos [logos] sobre o Sagrado,

 

-Questões sociais, religiosas e filosíficas contemporâneas

 

-Re-significados da Psicanálise; ao saber psicanalítico, desafia-se declinar-se numa nova postura que supere uma suposta ortodoxia, sobretudo em relação à contribuição do Sagrado em seus espaços.

 

 

 

Teólogo pode fazer “pôs graduação” em psicologia? se possível fazer, pode dar atendimento clínico?

 

 

 

 

A resposta a primeira parte da sua pergunta é sim, ou seja, se você fez um curso de graduação em teologia, poderá fazer pós em psicologia sem problema algum. O curso de pós-graduação pode ser feito por pessoas que concluíram o primeiro nível de educação superior, independente da área em que estudou. Evidentemente que existem casos em que você precisará fazer uma entrevista para que escola tenha certeza de que você estará fazendo o curso de pós corretamente, afinal uma pessoa que estudou graduação em administração de empresas, por exemplo, não seria muito indicado para fazer uma pós-graduação na área de medicina. Já quanto à segunda parte da pergunta, a resposta é provavelmente não, ou seja, curso de pós-graduação não lhe dará o direito de fazer atendimento clínico em psicologia ou em qualquer área que você fizer pós. O atendimento é específico para os profissionais que fizeram a formação em graduação, haja visto que a pós-graduação é apenas um curso de especialização e não necessariamente uma formação completa como caso da graduação. Pelo menos esta é a minha opinião no meu ponto de vista, talvez o conselho federal de psicologia possa responder melhor esta questão.

 

 

 

Bibliografia:

 

 

 

-https://fatrinossasenhora.edu.br/pos-graduacao/teologia-clinica-ead/

 

-http://www.jornalstop.com.br/gestao-de-conflitos-terapia-em-sala-de-aula-e-teologia-clinica-desinvertendo-a-humanidade-pela-conscientizacao/

 

-https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/3336-detalhes

 

-https://stop.org.br/teologia-graduacao-presencial-e-teologia-clinica-especializacao/



------------------------------------------------------

 

 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger