A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Lectio Divina com a leitura da #traição de Jesus em Mateus 26,14-25

Lectio Divina com a leitura da #traição de Jesus em Mateus 26,14-25

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 8 de abril de 2020 | 10:20








O que é a Lectio Divina?


 




Lectio Divina pode ser traduzida por "Leitura Divina". Alguns também traduzem pela expressão Leitura Orante da Bíblia. A Lectio Divina é um método muito antigo usado na Igreja Católica para a leitura e oração com a Palavra de Deus. Um monge chamado Guido, no século XII, conta que, certo dia, estava trabalhando e começou a pensar na vida espiritual do homem. E, de repente, foi inspirado com os quatro degraus espirituais daquela que é a escada da Lectio Divina: a leitura, a meditação, a oração e a contemplação. Uma escada que, apesar de pequena, conduz ao Céu. O processo do método Lectio Divina A leitura desperta o desejo desse encontro com Deus por meio de Sua Palavra, e é um esforço de entendimento sobre o que está escrito nos textos. Por isso, é um exercício da razão do empenho da inteligência pela busca da doçura por uma vida bem aventurada. A meditação mergulha mais profundamente naquilo que foi lido, ela examina cada detalhe para fazer uma íntima reflexão. Nesse estágio, se começa a pressentir a presença divina e o desejo do encontro com Deus aumenta ainda mais. A oração é o pedido para que esse encontro com o divino aconteça. Por si mesmo, o homem não é capaz de atingir o conhecimento e a experiência com Deus. Somente com o auxílio do Espírito de Deus, ele poderá ser levado ao encontro tão desejado pela sua alma. A contemplação é o encontro, ela proporciona o sabor da experiência com Deus que, em sua bondade e atento às nossas preces, mal espera a oração acabar e já Se apressa para vir ao encontro da alma que O deseja ardentemente. É importante compreender as funções e as propriedades de cada degrau e, também, perceber como os degraus dessa escada se relacionam entre si; para então, entender o que cada degrau produz na pessoa que faz o estudo bíblico por meio desse método.





PRATICANDO A LECTIO DIVINA: Mateus 26,14-25















“Judas Iscariotes, um dos doze discípulos, foi perguntar ao chefe dos sacerdotes: Quanto é que me dão se eu vos entregar Jesus? E eles deram-lhe trinta moedas de prata. A partir de então, Judas começou a procurar a melhor ocasião para o entregar. No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, os discípulos foram ter com Jesus e perguntaram-lhe: Onde queres que te preparemos a ceia da Páscoa? Jesus respondeu que fossem à cidade, a casa de um certo homem, e dissessem: O Mestre manda-te este recado: A minha hora está a chegar! É em tua casa que eu vou celebrar a Páscoa com os meus discípulos. Eles fizeram o que Jesus mandou e prepararam a ceia da Páscoa. Ao cair da noite, quando Jesus estava sentado à mesa a comer com os doze discípulos, afirmou solenemente: Um de vocês vai atraiçoar-me. Eles ficaram muito tristes e começaram a perguntar-lhe, um por um: Serei eu, Senhor? Jesus respondeu: Aquele que molhou o pão no prato juntamente comigo, esse é que me vai atraiçoar. Na verdade o Filho do Homem vai morrer, tal como está previsto na Escritura a respeito dele, mas ai daquele por quem o Filho do Homem vai ser atraiçoado. Seria melhor para esse homem não ter nascido! Então Judas, o traidor, perguntou assim: Serei eu, Mestre? E Jesus respondeu: Tu o disseste!..."







1)- Refletindo: O QUE O TEXTO DIZ?





De novo o Evangelho lembra que o traidor é um discípulo que acompanhou Jesus o tempo todo, não é um estranho. As traições geralmente são de dentro, com quem amamos e confiamos, não existem traições externas ou a quem não demos nossa confiança, por isto as traições são tão dolorosas! A picada mais dolorosa é do inseto mais doce! Na verdade, o traidor(a)pode ser qualquer um de nós que não tenha ainda se decidido pela Vontade de Deus, mas que ainda está apegado ao desejo egoísta de realizar a própria vontade independente se esta é ou não, vontade de Deus...e tem medo de perguntar, expor a Jesus e acolher sua resposta.





2)- Meditação:  O que ESSE texto diz para mim, hoje?





Qual é o meu Projeto? Pergunto-me: Quais são meus valores? Identifico-me com Jesus e sua vontade para mim e para aqueles que são os alvos de seu amor e misericórdia? Dizem acertadamente os nossos bispos: “Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: “Onde eu estiver, aí estará também o meu servo” (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga” (Mc 8,34). Estimula-nos o testemunho de tantos missionários e mártires de ontem e de hoje em nossos povos que tem chegado a compartilhar a cruz de Cristo até a entrega de sua vida.” (DAp 140).




3)- Oração: Qual minha resposta aO QUE Deus ESTÁ A ME REVELAR?




Já dizem os santos, que se vive como se reza! Posso agora livremente, rezar com o salmo de resposta do dia, outras orações da Igreja, ou espontaneamente, com minhas próprias palavras: 





"Sr meu Deus e meu pai, Tu conheces a mim mais do que eu a mim mesmo, porque sou obra de vossas mãos. Tu conheces desde o meu levantar ao meu deitar. Tu sabes tudo, nada te é oculto, sabeis de meus pensamentos, e até mesmo antes que a palavra chegue em meus lábios, Tu já sabeis. Tu sabes Sr que como Pedro e Judas eu posso Te negar e Te trair, Te trocar por coisas bem menos valiosas, porque sou miseravelmente pecador. Sr, não permitas que eu caminhe a frente de Ti, pois eu posso escolher meus próprios caminhos e não os Teus, não caminhes também Sr, à minha frente, pois eu posso desistir de te seguir e te apunhalar pelas costas... Caminha Sr a meu lado segurando pelo meu pulso, não permitindo que eu fique no vale da sobra da morte. Meu Jesus , não desistas de mim, quero ser teu, totalmente consagrado a Ti meu Sr..."

Pai nosso...





4)-Contemplação (O QUE O TEXTO FEZ EM MIM? OU O QUE NÃO PERMITI ELE FAZER? ONDE ESTOU FECHADO A AÇÃO DA GRAÇA?)





-Qual meu novo olhar a partir da Palavra para este tempo em minha vida? 




-Será que meu novo olhar é de amor para Jesus e de pedido de perdão por todas as traições que hoje Ele sofre no mundo quando eu e as pessoas se deixam vender, trocando a sua vontade libertadora e salvífica por meros e insignificantes “pratos de lentilhas” oferecidos pelo mundo, que não saciam a nossa sede de eternidade e de infinito?...







“Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”








----------------------------------------------------------







Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:






filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
10 de março de 2023 às 09:52

Excelente! Não conhecia!

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger