A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Perda do menino Jesus: Atitude de confiança,ou irresponsável de Maria e da Sagrada família?

Perda do menino Jesus: Atitude de confiança,ou irresponsável de Maria e da Sagrada família?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 30 de dezembro de 2018 | 13:27




Dizem os “fundamentalistas”, infelizmente de fora e de dentro da própria Igreja: Maria deixou Jesus perdido por três dias, e arrematam com sua dedução lógica, imediatista e fundamentalista sem contextualização teológica: Maria foi irresponsável e a família de Nazaré era completamente desajustada...” Mas será que a coisa é tão simplória assim como querem nos fazer incutir as homilias dos adeptos da TL para justificar a falência do modelo tradicional de família?


VAMOS LER TODA A PERÍCOPE, SEM TIRAR TEXTO DO CONTEXTO PARA SERVIR DE PRETEXTOS A HERESIAS PROGRESSISTAS



Lc.2,41-52: “E seus pais iam todos os anos a Jerusalém, no dia solene da Páscoa. E, quando chegou aos doze anos, indo eles a Jerusalém segundo o costume daquela festa, acabados os dias (que ela durava), quando voltaram, ficou o Menino Jesus em Jerusalém, às escondias, sem que seus pais o soubessem. E, julgando que Ele fosse na comitiva, caminharam um dia, e (depois) procuravam-no  entre os parentes e conhecidos. E, não O encontrando, voltaram a Jerusalém em busca d’Ele. E aconteceu que, três dias depois, O encontraram no Templo sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que O ouviam estavam maravilhados da sua sabedoria e das suas respostas. E, quando O viram, admiraram-se. E sua Mãe disse-lhe: Filho, por que procedeste assim conosco? Eis que teu pai e eu Te procurávamos cheios de aflição. E Ele disse-lhes: Para que Me buscáveis? Não sabíeis que devo ocupar-Me nas coisas de meu Pai? E eles não entenderam o que lhes disse. E desceu com eles, e foi a Nazaré, e era-lhes submisso. E sua Mãe conservava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em idade e em graça diante de Deus e diante dos homens...”


Conforme a tradição judaica, quando o Menino Jesus completou doze anos de idade, São José e a Virgem Maria levaram-no consigo à Jerusalém para participar da festa da Páscoa. No retorno para Nazaré, Jesus ficou no Templo, sem que seus pais se apercebessem, e mesmo eles tendo percebido sua falta imediatamente um dia após o retorno, só foi encontrado ao fim de três dias de muita procura e de muitas lágrimas de seus pais.Com Jesus, aprendamos deste mistério que devemos deixar tudo, família, parentes e amigos, quando se trata de promover a glória de Deus.O evangelista São Lucas escreve que Maria Santíssima e seu esposo São José iam todos os anos à Jerusalém para a tradicional festa da Páscoa judaica, e levavam consigo o Menino Jesus. Era costume entre os Israelitas, conforme diz São Beda, o venerável, que durante a peregrinação ao Templo (ao menos na volta) os homens andassem separados das mulheres, ao passo que os meninos acompanhavam, à vontade, o pai ou a mãe.O divino Menino, que então tinha apenas doze anos, depois da festa da Páscoa, ficou três dias em Jerusalém. Nossa Senhora pensava que Jesus estava com São José, e este que Ele estava na companhia de sua Esposa. Maria após perceber sua ausência, não por irresponsabilidade, mas por confiança, entra no templo, pouco ligando para os protocolos da lei que proibiam as mulheres de entrarem nestes locais.Os doutores da lei a entenderam, e percebemos na narrativa que nem ao menos questionaram sua atitude, pois Maria estava ali não como uma feminista empoderada mostrando o sovaco cabeludo e seios murchos de fora, se opondo a torá, mas estava alí como uma mãe aflita.Santo Afonso nos ajuda a penetrar neste mistério:“O santo Menino empregou aqueles três dias em promover a glória de seu Eterno Pai com jejuns, vigílias e orações e em assistir aos sacrifícios que eram outras tantas figuras do seu próprio sacrifício da Cruz. Para ter algum alimento, diz São Bernardo, foi-lhe mister pedi-lo por esmola, e para descansar não tinha outro leito senão a terra nua





A aflição de Maria e José pela perda de Jesus já com 12 anos (a idade para maioridade judaica masculina)






Quando chegou a noite, Maria e José se encontraram na pousada e não achavam o seu Jesus. Por isso, com suma aflição, se puseram a procurar o Menino entre os seus parentes e amigos, um dia logo após o caminho de volta. Depois, retornaram a Jerusalém e finalmente encontraram Jesus, ao terceiro dia, (o número três nos lembra alguma coisa? Foi colocado por acaso nesta narrativa?Aqui a teologia vai nos falar de recapitulação e releitura iluminativa da obra Trinitária feita por Jesus nesta ocasião) no Templo, ouvindo e interrogando os doutores da Lei, que pasmados admiravam as perguntas e respostas daquele Menino extraordinário. Nesta terra, não há pena comparável àquela que uma alma, desejosa de amar Jesus, experimenta quando teme que, por própria culpa, d’Ele se afastou. Foi esta exatamente a dor de Maria e José naqueles dias, pois a humildade fazia-lhes crer que se tornaram indignos de ter sob sua guarda um tão grande tesouro. É por isso que Maria, encontrando o Filho, a fim de Lhe exprimir a sua dor, disse: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição” (Lc 2, 48). E Jesus respondeu: “Porque que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (v. 49).Ao meditarmos sobre este mistério, Santo Afonso nos dá dois ensinamentos:“Primeiro, que devemos abandonar tudo, parentes e amigos, quando se trata de promover a glória de Deus. Segundo, que Deus se deixa achar por quem o busca. ‘Bonus est Dominis animae quaerenti illum — O Senhor é bom para a alma que o busca’ (Lm 3, 25)”Quando o grupo, no qual iam Maria e José, se pôs em marcha para a Galiléia, Jesus ficou em Jerusalém, mas atentem a um pequeno detalhe: sem avisar a seus pais (Jesus já com 12 anos, foi irresponsável e aquele que não conhece pecado, pecou com esta sua atitude perante seus pais terrenos?).Depois de inutilmente tentarem achá-lo em cada conjunto de pessoas, José e Maria voltaram a tomar tristemente o caminho de Jerusalém, continuando a procurá-lo por todo o trajeto e também na cidade, desde que lá chegaram. Até que, no terceiro dia, encontraram Jesus em uma dependência onde os rabinos realizavam suas sessões acadêmicas. Estava sentado aos pés dos doutores segundo o estilo oriental, escutando-os e interrogando-os. Suas perguntas e respostas continham tanta sabedoria que todos os assistentes estavam estupefatos de admiração.Quando perceberam que Ele estava nesta importante assembléia, Maria e José ficaram por sua vez maravilhados, pois conheciam a modéstia e o silêncio, habituais n’Ele, e o cuidado com que até então ocultava sua natureza superior. Uma amorosa queixa saiu do coração de Maria: “Filho, por que agiste assim conosco? Vê como teu pai e eu cheios de aflição Te procurávamos”. Respeitosamente respondeu-lhes Jesus: “Como Me procuráveis? Não sabíeis que devo Me ocupar com as coisas de meu Pai?”Verdadeiro Filho de Deus, não devia consagrar-se antes de tudo e inteiramente aos assuntos de seu Pai? Ele se admirava, pois, por seu lado, de que Maria e José não tivessem interpretado neste sentido seu desaparecimento momentâneo, eles que O conheciam melhor que ninguém.




CONCLUSÃO:




Já ouvimos dizer que “Deus escreve certo por linhas tortas”. Por isso, é preciso prestar a devida atenção às linhas tortas pois nelas o Senhor está escrevendo certo. Portanto, não queiras que Deus te conduza dentro dos teus esquemas; não imagines a vida cristã como um itinerário previsível e controlável. Não te iludas, pois Deus pode permitir situações e experiências que fogem aos nossos esquemas e expectativas; altos e baixos se sucedem; terás que esperar e quiçá não verás acontecer o que parecia ser lógico e seguro. Deus pode dar e tirar, conceder e não conceder. Não imagines que somente os resultados visíveis são o grande sintoma que tudo está acontecendo nos conformes plausíveis e esperados. Não te esqueças: foi no fracasso da cruz, no grande aniquilamento do calvário que o Divino Redentor salvou a humanidade. Abandonar-se nos braços de Deus como um pequenino e dar-se o trabalho de esperar e fazer somente o que Deus quiser, quando quiser e enquanto o quiser, porque Ele quer, isso sim, é que vai dar a segurança e a genuína fecundidade ao teu fazer. O mistério da cruz nos precede e nos envolve. E na cruz, Jesus não foi um sucesso. Na cruz Jesus foi fiel ao Pai. A competência gera produtividade e a fidelidade gera fecundidade.Maria e José também se sentiram fracassados em sua missão. Que não falte nem uma nem outra na tua vida. No entanto, é preciso manteres teus olhos fixos em Jesus crucificado. Lá está a sabedoria e o poder de Deus.Que tu não sejas um apressado, e nem queiras viver as coisas dentro da lógica do calculismo incorrigível de quem age com foco somente no sucesso. Aliás, dizia a Bem Aventurada Madre Teresa de Calcutá: “Deus não nos chamou a ser um sucesso: Deus nos chamou a ser fieis”.




Comentários compilados por Santo Tomás de Aquino na "Catena Aurea":


-São João Crisóstomo: "O Senhor não operou nenhum milagre durante sua infância; somente este [a disputa com os Doutores, no Templo], como refere São Lucas, mediante o qual mostrou-Se admirável."



-Grego ou Geómetra: "À vezes, [Jesus] começava por instituir a lei com palavras e depois a comprovava com obras, como diz São João em seu Evangelho (cap. 10): “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”; e, com efeito, pouco depois (desejando nossa salvação) nos deu sua própria vida; outras vezes, pelo contrário, dava primeiro o exemplo e depois explicava a maneira de viver bem, como neste trecho, em que, por suas obras, nos ensina haver três coisas que devem ser antepostas às demais: amar a Deus, honrar seus pais e dar preferência a Deus, mesmo em relação aos próprios pais. Porque, quando foi repreendido por eles, considera como de pouca importância todas as coisas que não são de Deus, e logo obedece também a seus pais."





------------------------------------------------------






 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicadosInfelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente, e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com




Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger