A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Você sabia que existe uma data Comemorativa universal designada DIA DO LIVREIRO CATÓLICO, no dia 4 de Abril ?

Você sabia que existe uma data Comemorativa universal designada DIA DO LIVREIRO CATÓLICO, no dia 4 de Abril ?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 20 de outubro de 2017 | 10:35




Um dos objetivos do Catolicismo é a evangelização através da pregação oral, escrita, ou transmitida por outros meios modernos, em todo território brasileiro, e no mundo inteiro, cumprindo assim o mandato  de Cristo de ir a todas as nações anunciar a boa nova. Esta é também, a missão do Livreiro atendendo a este imperativo de Cristo, de proclamar as boas novas. O livro eleva o saber e traz um novo conhecimento alterando o comportamento e nossa percepção de nós mesmos, do outro e do mundo. Existem muitas editoras com obras consagradoras sobre o Catolicismo e vários outros temas. Esta é uma nobre missão, levar a verdade que é Cristo, e o conhecimento de seus ensinamentos, bem como o conhecimento acumulado de toda a humanidade, nas várias áreas do saber. Os livreiros atravessam as nações espalhando a mensagem Cristã que transforma vidas e o mundo. Neste caso a atividade do livreiro católico se relaciona com o apostolado da edição, visto que, ao editar seus livros, o livreiro católico visa a contribuir para a proclamação do Evangelho com a mensagem salvadora de Jesus Cristo. 





Os meios de comunicação em massa: a televisão, rádio e internet, complementam a atuação da imprensa, que continua anda a ser importante forma de divulgação do Evangelho e base da documentação de todo o pensamento humano. Logo após a passagem de Cristo na Terra, seus seguidores se preocuparam em documentar o que foi visto e dito por ele. Assim, surgiram os evangelhos, próximo do ano 70. Desde então, a Igreja católica, fundada por Cristo sobre Pedro (conf.Mateus 16,18), preocupou-se em preservar, divulgar e defender a fé cristã. Nesse contexto, o trabalho do livreiro católico ganhou importância estratégica e seu apostolado se tornou fundamento para a expansão e manutenção da fé Cristã. O objeto do apostolado da edição é o mesmo da pregação oral, ou seja, levar a despertar e aprofundar os fundamentos da fé. Isso inclui o ensino e a divulgação da fé, da moral e do culto que vêm sendo ensinados pela Igreja católica desde os primeiros séculos. Além disso, cabe também ao livreiro católico divulgar os progressos da arte, da ciência, da própria perfeição técnica e da indústria humana, verdadeiros dons de Deus.



Embora pouco conhecida pelas pessoas que atuam em livrarias, inclusive pela própria comunidade católica, o dia do livreiro Católico (portanto universal), é uma data que presta  justa homenagem a esse ramo de atividade ao lembrar à sociedade o papel fundamental das livrarias: o de fazer chegar a todos os cantos do país e do mundo a produção do mercado editorial do conhecimento.Portanto,ainda que as livrarias sejam estruturas fundamentais para a disseminação da leitura, a missão do  livreiro católico é ainda maior, seu trabalho é evangelizador. As livrarias católicas cumprem o papel de propagar a mensagem evangelizadora da Nossa Igreja por meio de  publicações que fortalecem a fé  promovem  a compreensão das Sagradas Escrituras, desenvolvem a espiritualidade e nos aproximam de Deus.









Até a década de 1950, as pessoas não tinham acesso à Bíblia Sagrada como temos hoje; o contato com a Palavra de Deus e o aprofundamento da doutrina, ocorria somente durante as missas e em alguns círculos fechados e digamos de certa forma, elitizados. Para  popularizar a leitura dos textos sagrados, preceito que Santo Antônio Maria Claret propagou durante sua vida, a editora Ave-Maria, publicou no Brasil a versão da Bíblia Sagrada em português, no ano de 1959. Foi uma decisão inovadora e corajosa para a época, mas o desafio permaneceu: como fazer chegar a Palavra de Deus nos lugares mais distantes do Brasil, num tempo  em que não havia  livrarias católicas? A resposta surgiu no suor dos missionários claretianos, que enchiam caminhões com os exemplares da Bíblia Ave-Maria e percorriam o país de norte a sul. Passavam meses longe de casa, realizando visitas de porta em porta, até cumprir a missão de levar a Palavra de Deus aonde quer que fossem.



Hoje, o compromisso de evangelizar o país estende-se aos livreiros católicos. Graças a esses profissionais e  também à existência de uma logística eficiente, as Bíblias, livros, CDs, DVDs e todo material religioso de várias outras produtoras como a Canção Nova, Edições Shalom, Paulinas, Paulus, Loyola, Vozes, e tantas outras, facilitam a chegada destes produtos mais rapidamente em todo o Brasil.






A internet e as novas tecnologias facilitam esta rotina em vários aspectos, inclusive na hora de comprar livros religiosos. Entretanto, nada se compara à experiência de visitar uma livraria católica e vivenciar o encontro e a conversa com pessoas apaixonadas pelo que fazem.Se existe uma livraria católica na sua cidade, valorize-a. Faça uma visita, conheça os funcionários, peça indicações de livros. Tenho certeza de que será muito bem acolhido.



Parabéns a todos os livreiros católicos por escolherem como profissão uma atividade que tanto contribui com a Igreja, a comunidade Cristã e toda a humanidade.



Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino) “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger