A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , » Coisas Que Jesus Nunca Disse — e Que Muitos Ainda Acreditam: Um Olhar Bíblico e Teológico

Coisas Que Jesus Nunca Disse — e Que Muitos Ainda Acreditam: Um Olhar Bíblico e Teológico

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 5 de julho de 2016 | 14:11








Coisas que Jesus nunca disse?




Ao longo da história da humanidade, poucas figuras foram tão mal compreendidas quanto Jesus Cristo. Há uma imensa confusão sobre o que Ele realmente disse — e o que apenas atribuíram a Ele. Muitas pessoas se aproveitam dessa incerteza para projetar suas próprias opiniões sobre teologia, política, moral ou justiça social, moldando um “Jesus” à imagem de suas ideologias.  Essa reflexão nos leva a considerar um fenômeno curioso e, ao mesmo tempo, problemático: a chamada “Bíblia com Palavras em Vermelho”, criada no século XIX por Louis Klopsch. Essa edição, ao destacar em tinta vermelha as supostas palavras pronunciadas por Jesus, pretendia facilitar o acesso à Sua mensagem. No entanto, tal prática acabou gerando um efeito teológico inverso: o de sugerir que apenas aquelas palavras em vermelho seriam mais divinas ou mais inspiradas que as demais.  O problema é evidente. Em muitos casos, não podemos distinguir com absoluta certeza quais expressões foram ditas literalmente por Cristo e quais foram redigidas pelos evangelistas sob a inspiração do Espírito Santo — basta ler João 3 para perceber isso. Assim, ao separar em “vermelho” as falas de Jesus, corre-se o risco de enfraquecer a percepção de que toda a Escritura é Palavra de Deus, plena e igualmente inspirada.  Se quiséssemos ser realmente coerentes com essa lógica, toda a Bíblia deveria estar escrita em vermelho, pois cada linha, de Gênesis ao Apocalipse, é fruto da ação divina. Deus não se comunica de modo fragmentado ou parcial. Ele sempre fala por meio de Seu Filho, o Verbo encarnado, e é em Cristo que o Pai revela a plenitude de Sua sabedoria.  Deus, que é inacessível à razão humana, quis tornar-Se acessível ao assumir a nossa carne em Jesus. Em Sua humanidade, Cristo recebeu do Pai toda a sabedoria divina para transmiti-la à humanidade. Ele é o canal vivo pelo qual o conhecimento de Deus se torna compreensível, possível e vivificante.  Assim, todo o conhecimento de Deus passa necessariamente por Cristo. Nenhum ser humano pode contemplar, compreender ou experimentar a presença de Deus fora do Deus-homem. Em outras palavras: sem Cristo, não há teologia verdadeira; sem Cristo, não há relação entre o divino e o humano.




O DIABO É O PAI DA MENTIRA!






“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira...”(João 8,44).










Vamos ver algumas dessas mentiras, seja falada da própria boca dele, ou através de outras pessoas infelizmente influenciadas por ele, pois até Pedro deixou Satanás falar por ele, o qual foi repreendido por Cristo,e Efésios 2,2 fala do Espírito que agora está atuando também, no mundo:





1)- O MAIS IMPORTANTE É O SUCESSO, NÃO IMPORTA OS MEIOS, MAS O FIM!







“Então perguntou Pedro: Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?...” (Atos 5,3).




E essa é mais uma de suas artimanhas que tem enganado a muitos, cuidado! Essa afirmação jamais saiu da boca do Senhor Jesus. Você pode até dizer, mas pera ai você está exagerando não é bem assim.






O QUE JESUS REALMENTE DIZ A RESPEITO DESSE ASSUNTO:







Mt 19,21- “Jesus lhe disse:Se quer ser perfeito, vá e venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu, depois venha e siga-me...”




Lc 12,15  - “Então lhes disse: Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens...”




Mateus 8,35-36: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?...”




Mateus 6, 24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.





Lucas 12, 20 - “Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você conquistou?...”





Mt 6, 19-21 – 33: “Não se preocupem em acumular riquezas aqui na terra, onde tudo pode estragar-se ou ser roubado. Guardem, sim, coisas preciosas nos céu, onde nunca perdem seu valor, e estão livres dos ladrões! Se as riquezas estiverem no céu, o seu coração também estará lá. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas...”





2)- NÃO SE DEVE ANUNCIAR A CRISTO E SUA SALVAÇÃO EXPLICITAMENTE,MAS IMPLICITAMENTE PARA NÃO OFENDER AOS DEMAIS...












Mateus 8,38: “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".







Mateus 10,26-28: “Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo...”





3)- DEUS NÃO PODE PERDOAR A QUEM TEM MUITOS PECADOS GRAVES E MORTAIS!













Atos26,18 : “Para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim...” - Uma das grandes armas de Satanás é a corrente do engano, uma pessoa acorrentada nesta corrente é um escravo,alienado, derrotado e impotente, e ele vai se utilizar da Culpa pelos muitos erros que você cometeu com ameaças terríveis de desespero.Satanás nesta circunstância sempre falará ao seu ouvido: “Não tem perdão para o seu pecado...” Mas é mentira! Veja a segunda parte do versículo:  “Afim de que recebam o perdão dos seus pecados”. A grande verdade de Deus é que há perdão para TODOS OS NOSSO PECADOS, por mais graves que tenham sido. ISTO É O PRÓPRIO DEUS QUE NOS REVELA:Romanos 8, 1-3: “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne...”





Isaías 49,15:“Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você...”





Jesus realmente nos disse que devemos carregar nossa cruz de cada dia, mas nunca afirmou que estaríamos sozinhos nessa difícil missão. Pelo contrário, Ele mesmo nos consola e garante a sua presença constante:  “Eis que Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mateus 28, 20)  E ainda nos convida a confiar n’Ele, que é manso e humilde de coração:  “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11, 28-30)  Assim, carregar a cruz não é caminhar sozinho — é caminhar com Cristo ao nosso lado, que transforma o peso em graça e o sofrimento em salvação.





4)- EU TE FIZ HOMOSEXUAL E LÉSBICA E APROVO TUAS RELAÇÕES HOMOSEXUAIS, MAS SERÁS CONDENADO(A) AO INFERNO SÓ PELO SIMPLES FATO DE SERES ASSIM...












Mateus 19,4: Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador fez o homem e a mulher ?...”






Romanos 1,26-28 : “E, por essa razão, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. De igual modo, os homens também abandonaram as relações sexuais naturais com suas mulheres e se inflamaram de desejo sensual uns pelos outros. Deram, então, início a sucessão de atos indecentes, homens com homens, e, por isso, receberam em si mesmos o castigo que a sua perversão requereu. Além do mais, considerando que desprezaram o conhecimento de Deus, Ele mesmo os entregou aos ardis de suas próprias mentes depravadas, que os conduz a praticar tudo o que é reprovável...”





I Coríntios 10,13 diz: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá os meios de livramento, de sorte que a possais suportar."





Deus nunca permitirá que uma provação seja maior do que a nossa capacidade de suportá-la, pois isso contrariaria a sua justiça e o seu amor por nós. Por isso, confiemos e não nos desesperemos diante das dificuldades que Ele permite em nosso caminho. Tudo o que nos acontece — seja uma tentação, uma perda, uma tragédia ou um espinho na carne — pode ser superado pela graça de Deus e se transformar em vitória espiritual.  Isso não significa que a vida será sempre fácil. Muitas vezes, duvidaremos da nossa própria força ou acharemos que não somos capazes de resistir. Talvez até falhemos em algum momento. Mas mesmo assim, Deus continua acreditando em nós e renova a cada dia a graça necessária para recomeçar.  Qualquer que seja a provação, Ele nos promete que seremos capazes de superá-la, porque nunca estamos sozinhos — a força vem d’Ele.  “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; mas, com a tentação, Ele vos dará também os meios de sair dela e de suportá-la.” (1 Coríntios 10,13)









Superar provações, significa que as provações não ultrapassam a nossa fé ou a nossa posição como filhos de Deus, e que podemos atravessar toda e qualquer provação com o auxílio da graça de Deus. O nosso destino estará sempre assegurado à aqueles que lutam mesmo caindo e perdendo algumas batalhas, porque somos guardados pelo Espírito Santo, o qual nos foi dado como um selo de nossa salvação (Efésios 1,13-14). Nenhuma provação pode superar a nossa salvação porque a salvação vem de Deus. Portanto, o filho de Deus permanecerá firme através das provações, preservado pela mão de Deus.Tiago 1,12 nos assegura: "Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam."













Portanto, não se entregue às provações sem lutar e sem esperança. Encare-as como oportunidades para crescer na santidade.  Não temos dúvida de que, no Céu, veremos muitos santos e santas anônimos, não canonizados oficialmente, que enfrentaram tentações semelhantes às nossas, mas optaram por viver com castidade e integridade, recusando-se a se entregar ao pecado.














Filipenses 2,12-16: Efetuai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo...”















Hebreus 12,1-4:Portanto também nós, visto que temos ao redor de nós tão grande número de testemunhas, pondo de lado todo o impedimento, e o pecado que se nos apega, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe foi proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está sentado à destra do trono de Deus.Considerai, pois, atentamente aquele que tem sofrido tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.Ainda não tendes resistido até o sangue, combatendo contra o pecado...”






5)- "O ADULTÉRIO, O SEXO FORA DO CASAMENTO PODE SIM, DESDE QUE SEJA CONSENTIDOS POR AMBOS, OU PELOS TRÊS, QUE SEJAM SUFICIENTES MADUROS E ENTENDIDOS, QUE SE AMEM E SE RESPEITEM" (?)










Gn 2, 24: “Deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher...”


I Cor 6,16: “Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um só corpo com ela? Pois assim está escrito:Os dois serão uma só carne...”


1Cor 7, 2: “Mas, por causa da concupiscência, cada um deve ter sua própria esposa, e cada mulher  o seu próprio marido...”


1 Cor. 7, 3: “O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido...”


Hebreus 13,4: “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros...”








A ideia de que o adultério ou o sexo fora do casamento poderia ser moralmente aceitável, desde que consensual ou “maduro”, contraria frontalmente a Palavra de Deus. O Senhor instituiu o matrimônio como a única união legítima entre homem e mulher, destinada à fidelidade, ao amor duradouro e à santidade. Ele não deixou espaço para flexibilizações baseadas em sentimentos humanos ou conveniências momentâneas: o pecado não se torna virtuoso apenas porque é consentido.  Portanto, não existe justificativa cristã para o adultério ou relações sexuais fora do casamento. Consentimento mútuo, paixão ou “maturidade” emocional jamais podem tornar moralmente aceitável aquilo que Deus definiu como pecado. A verdadeira liberdade e a verdadeira felicidade sexual não estão na satisfação momentânea de desejos, mas na fidelidade conjugal e no respeito à vontade divina, que preserva o amor, a dignidade e a santidade de cada pessoa.  O matrimônio cristão é um caminho de amor, compromisso e respeito mútuo, e não permite experiências promíscuas ou contrárias à moral e aos bons costumes. Cada ato dentro do casamento deve refletir o cuidado e a santidade que Deus exige, tornando-se uma expressão de amor verdadeiro e uma colaboração com o plano divino para a vida humana.  Quem busca a felicidade genuína não encontrará satisfação duradoura na promiscuidade, mas sim na entrega total e fiel ao cônjuge, vivendo o amor segundo o coração de Deus, que transforma a união conjugal em um verdadeiro sacramento de graça.









6)- FAÇAM O QUE DIGO, MAS NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO




Você sabe qual é a diferença entre Satanás (Lúcifer) e os demais anjos? Para entendermos, podemos recorrer a uma analogia teológica baseada nas Escrituras, que nos mostra como era Satanás no início:


Ezequiel 28,12-18:“Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: Assim diz o Soberano Senhor:Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.Estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado.Você foi ungido como querubim guardião, destinado a guardar e proteger.Estava no monte santo de Deus, caminhando entre pedras fulgurantes.Inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado, até que se achou maldade em você.Por meio do seu comércio, você se encheu de violência e pecou. Por isso o lancei em desgraça, para longe do monte de Deus, e o expulsei do meio das pedras fulgurantes.Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso o atirei à terra...”



Dessa passagem, entendemos que a grande diferença de Satanás para os outros anjos está em sua rebeldia e orgulho. Criado como o mais belo e sábio dos querubins, ele desviou-se da obediência a Deus, permitindo que a soberba e o desejo de glória própria corrompessem sua perfeição. Enquanto os outros anjos permanecem fiéis e servem a Deus, Satanás escolheu a revolta, tornando-se o adversário da humanidade e de tudo que é santo. Assim, o que distingue Satanás é não a criação em si, mas a decisão consciente de rejeitar a vontade de Deus, mostrando-nos que a liberdade concedida pelo Criador implica responsabilidade — mesmo para os seres celestiais.











Satanás era um anjo da ordem dos querubins, um guardião, assim como muitos outros anjos. Mas a grande diferença estava no seu coração. Sua beleza e sabedoria, dons dados por Deus, foram corrompidos pelo orgulho (v.17), levando-o à rebeldia contra o Criador. Por isso, ele foi expulso do céu. Isso nos ensina algo fundamental: Deus não se impressiona com aparência, esplendor ou talento; Ele olha para o que há em nosso coração. Nossas intenções, motivações e humildade são o que realmente importam. Como está escrito:




“O Senhor, contudo, disse a Samuel: Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” (1 Samuel 16,7)



Portanto, não podemos nos enganar com a própria beleza, dons ou realizações externas. O que Deus quer é humildade, pureza e um coração voltado para Ele, porque é isso que define nossa fidelidade e nossa comunhão com o Criador.









O que Deus realmente deseja de nós não são nossos talentos, nossa música ou mesmo o nosso louvor, pois tudo isso, por mais belo que seja, não acrescenta nada a Ele. Deus não precisa de aplausos, de canções ou de ofertas para se engrandecer. O que Ele quer de verdade é o nosso coração — um coração quebrantado, humilde e contrito, que reconheça a nossa condição de criatura e a Sua soberania como Criador e sustentador de todas as coisas.










Muitas vezes, vemos pessoas vivendo apenas de aparência. Irmãos e irmãs que falam uns dos outros, julgam, caluniam e condenam, enquanto ostentam um discurso de santidade e de missão. Falam de ser enviados, de evangelizar, mas por dentro estão cheios de orgulho, arrogância e rebeldia, buscando aplausos, holofotes e reconhecimento humano. Esquecem que, na obra de Deus, somos como o humilde jumento que carregou o Salvador: os louvores, a glória e a honra pertencem a Ele, e não ao jumentinho.








Deus não deseja apenas o seu sacrifício ou sua dedicação externa. Ele deseja sua amizade, sua fidelidade e, sobretudo, seu coração puro. Você pode até nunca ganhar uma alma para Jesus ou alcançar grandes feitos visíveis aos olhos do mundo. Noé também não salvou ninguém além de sua própria família, mas isso foi suficiente para cumprir a missão que Deus lhe confiou. Como está escrito:



“Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família...” (Hebreus 11,7)



Não adianta subir em um palco, trabalhar no Sonho de Natal, pregar para multidões ou evangelizar, se, ao final, o seu coração não estiver voltado para Deus. O que Ele busca não é a aparência, o exterior ou o que os outros veem, mas o que há no íntimo da nossa alma. O apóstolo Paulo, com grande humildade, nos deixou esse exemplo de autovigilância:



“Mas esmurro o meu próprio corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de haver pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado...” (1 Coríntios 9,27)












Portanto, o que Deus quer é que sejamos verdadeiros com Ele e conosco mesmos. Que nossa fé seja acompanhada de humildade, que nosso serviço seja marcado por amor genuíno, e que cada ação, por menor que pareça aos olhos humanos, seja guiada pelo coração voltado inteiramente para Deus. A santidade não se mede pelo que aparece, mas pelo que permanece em silêncio no interior de cada alma.




7)- SE VOCÊ TIVESSE MAIS FÉ, E FOSSE MAIS FIEL A DEUS,ELE RESPONDERIA SUAS ORAÇÕES
















“Havia um homem que tinha um filho que sofria de convulsões, e foi incapaz de falar. O pai levou seu filho até Jesus para ser curado e disse: Se você pode fazer qualquer coisa … me ajude. Jesus respondeu à aquele pai : “Se Eu posso? Tudo é possível para aquele que crê...” (Marcos 9, 23) . “O pai disse então a Jesus: “Eu creio , ajude me a vencer a minha incredulidade...” ( Marcos 9, 24 ).











Jesus não diz:


“Ah, sinto muito, eu até queria ajudar, mas você precisa ter mais fé… e, além disso, você nem é cristão, então fica complicado...”


Não, de jeito nenhum! Em vez disso, Ele se compadece e age, curando o menino. E se a gente abrir a Bíblia de verdade, percebe que Deus não fica exigindo credenciais ou teste de fé antes de agir. Ele trabalha mesmo no meio da dúvida, com gente que ainda nem O seguia: a mulher Cananéia, a Samaritana, o centurião romano… E não para por aí! Ele aparece com Sara em Gênesis 18, conduz o povo de Israel em Êxodo 14, cura Naamã em 2 Reis 5… A lista é enorme!  A Bíblia é, antes de tudo, a história da fidelidade de Deus em meio à nossa infidelidade. Ele não espera que acreditemos 100% ou que já sejamos seguidores perfeitos para agir. Ele ainda é Deus e continua nos convidando a acreditar, confiar e nos deixar conduzir por Sua graça, mesmo quando nossa fé está mais para “mais ou menos” do que para “totalmente firme”.






Jesus disse a Tomé: “Não sejas incrédulo, mas crer...” Sim! Mas a história não para por aí:




De todos os discípulos, o único que nunca esquecemos é Tomé — ou, como ficou conhecido, “o que duvidou”. E, convenhamos, muitos de nós gostaríamos de “crucificá-lo” por ter duvidado da ressurreição, balançando a cabeça em reprovação diante de sua falta de fé. Mas antes de apontar o dedo para Tomé, é bom lembrar: ele não foi o único a duvidar. Quando as mulheres anunciaram aos discípulos que Jesus havia ressuscitado, ninguém acreditou. Diz o Evangelho:



“As palavras delas pareciam sem sentido, e eles não acreditaram nelas.” (Lucas 24,11)



Todos duvidaram. A diferença é que Tomé foi o único com coragem de admitir sua dúvida e expressar honestamente o que sentia. Ele disse:





“Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos e não puser o meu dedo onde estavam os pregos, e a minha mão no seu lado, não acreditarei.” (João 20,25)



E quando Jesus apareceu novamente, Ele não humilhou nem condenou Tomé. Ao contrário, veio ao seu encontro com paciência e misericórdia, oferecendo exatamente o que Tomé precisava:




“Põe aqui o teu dedo, vê as minhas mãos; estende a tua mão e põe-na no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crê.”









A beleza dessa história é que Tomé teve um encontro com Jesus que nenhum outro discípulo teve. Ele foi o único que tocou nas feridas do Cristo ressuscitado — e, por meio da sua dúvida, experimentou uma revelação mais profunda da graça divina. Jesus não condena quem duvida — Ele se aproxima, mostra as feridas, e transforma a dúvida em fé viva. Afinal, a fé não nasce da perfeição, mas do encontro pessoal com o Cristo que nos convida a tocar Suas chagas e crer.











CONCLUSÃO




Assim, quando procuramos compreender “O que Jesus nunca disse”, não estamos simplesmente tentando descobrir quais palavras Ele literalmente pronunciou durante sua vida terrena. Estamos lidando com toda a Palavra revelada, desde o Antigo até o Novo Testamento, que continua viva e atuante hoje pela ação do Espírito Santo.  Não se trata apenas das palavras registradas nos Evangelhos, mas da amplitude da Revelação divina, que engloba a Escritura, a Tradição e o Magistério da Igreja — os três pilares pelos quais Deus continua a nos instruir.  Por isso, mesmo que certas expressões não apareçam textualmente na Bíblia, isso não significa que contradigam a vontade de Cristo. Por exemplo: Jesus nunca disse explicitamente que as mulheres deveriam participar da Ceia do Senhor, mas a Igreja, guiada pelo Espírito Santo, compreendeu e confirmou essa verdade como parte da fé cristã. Esse é apenas um entre tantos exemplos do perigo de se tentar construir uma teologia baseada apenas em “malabarismos de palavras” ou interpretações literais isoladas.  Quando falamos de “coisas que Jesus nunca disse”, devemos ter cuidado para não confundir ausência de registro com ausência de verdade. O mesmo Espírito que inspirou os autores sagrados continua falando pela Igreja, que é — como nos ensina São Paulo — “a coluna e o sustentáculo da verdade” (1Tm 3,15).  Portanto, evitemos o fundamentalismo cego e fanático que reduz a fé a letras soltas e frases de efeito. Confiemos na Igreja de Cristo, que discerne e transmite fielmente o que o próprio Senhor revelou.  





Não colha ensinamentos nas vozes do mundo, nem nos ditados populares que distorcem a fé. Colha-os da Palavra viva de Deus, da Tradição Apostólica e do coração da Igreja, onde Jesus continua a falar com clareza e autoridade.




 _______________________






📌 Gostou do conteúdo?


👉  Clique aqui para seguir o Blog Berakash

👉 Clique aqui e siga  em nosso canal no YouTube


Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 2 Comentário. Deixe o seu!

6 de julho de 2016 às 12:58

Gostaria de saber pq a igreja mudou os mandamentos? Pois na bíblia sagrada eles são escritos de uma forma, e na igreja é ensinada de outra!

6 de julho de 2016 às 16:45

Prezada Micheli,


CRISTO E A IGREJA MUDOU OS 10 MANDAMENTOS ?


Não queiramos ser legalistas e maiores que Cristo.

Então Cristo mudou ? ao resumir os 10 mandamentos em Dois ?

Ama a Deus acima de tudo e de todos (incluindo dinheiro) e ao próximo como a si mesmo - Ele errou ?

A igreja usou esta forma resumida dos mandamentos de forma PEDAGÓGICA para decorar melhor, já que como está na bíblia é muito difícil decorar tudo.

Vc consegue ?...


Os Dez Mandamentos da Lei de Deus RESUMIDAMENTE são:


1º Amarás a Deus sobre todas as coisas.
2º Não tomarás o Nome de Deus em vão.
3º Santificarás as festas.
4º Honrarás a teu pai e a tua mãe.
5º Não matarás.
6º Não cometerás ADULTÉRIO.
7º Não roubarás.
8º Não dirás falso testemunho.
9º Não pecar contra a CASTIDADE.
10º Não cobiçarás os bens alheios.


Simples assim.

“Pregando a Verdade e confirmando os irmãos na verdadeira fé, com a graça de Deus construo Catedrais nas almas para que nelas possam habitar o Espírito Santo de Deus” ( Pierry de Craon).

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam nossa adesão às ideias nelas contidas.O blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a).Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos se ofensivos a honra.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog educativo e formativo inspirado em 1Pd 3,15, dedicado à defesa da fé e à evangelização. Nele somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6) e que sua Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja. Nossa Visão: ser um espaço de evangelização que ilumina também os campos social, político e econômico, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que afastam de Deus. Áreas de Estudo: Teologia: mãe de todas as ciências. Filosofia: base da razão e da reflexão. Política: análise crítica de governos e ideologias à luz da fé. Economia: princípios éticos e cristãos aplicados à vida financeira. Rejeitamos uma imagem distorcida e meramente sentimentalista de Deus, proclamando o verdadeiro Deus revelado em Jesus Cristo. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória” (Sl 115,1).

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger