Viagem Apostólica ao
Brasil - JMJ - Discurso do Papa
Francisco no encontro com os
dirigentes do CELAM
Sábado, 28 de julho
de 2013
I - Introdução
Agradeço ao Senhor
por esta oportunidade de poder falar com vocês, Irmãos Bispos responsáveis do
CELAM no quadriênio 2011-2015.Há 57 anos que o CELAM serve as
22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, colaborando solidária
e subsidiariamente para promover, incentivar e dinamizar a colegialidade
episcopal e a comunhão entre as Igrejas da Região e seus Pastores.Como vocês, também eu
sou testemunha do forte impulso do Espírito na V Conferência Geral do
Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida no mês de maio de 2007,
que continua animando os trabalhos do CELAM para a anelada renovação das
Igrejas particulares.Em boa parte delas, essa
renovação já está em andamento. Gostaria de centrar esta conversação no
patrimônio herdado daquele encontro fraterno e que todos batizamos como Missão
Continental.
II - Características
peculiares de Aparecida
Existem quatro
características típicas da referida V Conferência. Constituem como que quatro
colunas do desenvolvimento de Aparecida que lhe dão a sua originalidade.
1)
Início sem documento
Medelín, Puebla e
Santo Domingo começaram os seus trabalhos com um caminho preparatório que
culminou em uma espécie de Instrumentum laboris, com base no qual se desenrolou
a discussão, a reflexão e a aprovação do documento final. Em vez disso,
Aparecida promoveu a participação das Igrejas particulares como caminho de
preparação que culminou em um documento de síntese. Este documento, embora
tenha sido ponto de referência durante a V Conferência Geral, não foi assumido
como documento de partida. O trabalho inicial foi pôr em comum as preocupações
dos Pastores perante a mudança de época e a necessidade de recuperar a vida de
discípulo e missionário com que Cristo fundou a Igreja.
2)
Ambiente de oração com o Povo de Deus
É importante lembrar
o ambiente de oração gerado pela partilha diária da Eucaristia e de outros
momentos litúrgicos, tendo sido sempre acompanhados pelo Povo de Deus. Além
disso, realizando-se os trabalhos na cripta do Santuário, a “música de fundo”
que os acompanhava era constituída pelos cânticos e as orações dos fiéis.
3)
Documento que se prolonga em compromisso, com a Missão Continental
Neste contexto de
oração e vivência de fé, surgiu o desejo de um novo Pentecostes para a Igreja e
o compromisso da Missão Continental. Aparecida não termina com um documento,
mas prolonga-se na Missão Continental.
4)
A presença de Nossa Senhora, Mãe da América
É a primeira
Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe que se realiza em um
Santuário mariano.
III - Dimensões da Missão Continental
A Missão Continental
está projetada em duas dimensões: programática e paradigmática. A missão programática,
como o próprio nome indica, consiste na realização de atos de índole
missionária. A missão paradigmática, por sua vez, implica colocar em chave
missionária a atividade habitual das Igrejas particulares. Em consequência
disso, evidentemente, verifica-se toda uma dinâmica de reforma das estruturas
eclesiais. A “mudança de estruturas” (de caducas a novas) não é fruto de um
estudo de organização do organograma funcional eclesiástico, de que resultaria
uma reorganização estática, mas é consequência da dinâmica da missão. O que
derruba as estruturas caducas, o que leva a mudar os corações dos cristãos é
justamente a missionariedade. Daqui a importância da missão paradigmática.A Missão Continental,
tanto programática como paradigmática, exige gerar a consciência de uma Igreja
que se organiza para servir a todos os batizados e homens de boa vontade. O
discípulo de Cristo não é uma pessoa isolada em uma espiritualidade intimista,
mas uma pessoa em comunidade para se dar aos outros. Portanto, a Missão Continental
implica pertença eclesial.Uma posição como
esta, que começa pelo discipulado missionário e implica entender a identidade
do cristão como pertença eclesial, pede que explicitemos quais são os desafios
vigentes da missionariedade discipular. Me limito a assinalar dois: a renovação
interna da Igreja e o diálogo com o mundo atual.
IV - Renovação interna da Igreja
Aparecida propôs como
necessária a Conversão Pastoral. Esta conversão implica acreditar na Boa Nova,
acreditar em Jesus Cristo portador do Reino de Deus, em sua irrupção no mundo,
em sua presença vitoriosa sobre o mal; acreditar na assistência e guia do
Espírito Santo; acreditar na Igreja, Corpo de Cristo e prolongamento do
dinamismo da Encarnação.Neste sentido, é necessário que
nos interroguemos, como Pastores, sobre o andamento das Igrejas a que
presidimos.
Estas perguntas servem de guia para examinar o estado das dioceses
quanto à adoção do espírito de Aparecida, e são perguntas que é conveniente
pôr-nos, muitas vezes, como exame de consciência:
1. Procuramos que o
nosso trabalho e o de nossos presbíteros seja mais pastoral que administrativo?
Quem é o principal beneficiário do trabalho eclesial, a Igreja como organização
ou o Povo de Deus na sua totalidade?
2. Superamos a
tentação de tratar de forma reativa os problemas complexos que surgem? Criamos
um hábito proativo? Promovemos espaços e ocasiões para manifestar a
misericórdia de Deus? Estamos conscientes da responsabilidade de repensar as atitudes
pastorais e o funcionamento das estruturas eclesiais, buscando o bem dos fiéis
e da sociedade?
3. Na prática,
fazemos os fiéis leigos participantes da Missão? Oferecemos a Palavra de Deus e
os Sacramentos com consciência e convicção claras de que o Espírito se
manifesta neles?
4. Temos como
critério habitual o discernimento pastoral, servindo-nos dos Conselhos
Diocesanos? Tanto estes como os Conselhos paroquiais de Pastoral e de Assuntos
Econômicos são espaços reais para a participação laical na consulta,
organização e planejamento pastoral? O bom funcionamento dos Conselhos é
determinante. Acho que estamos muito atrasados nisso.
5. Nós, Pastores
Bispos e Presbíteros, temos consciência e convicção da missão dos fiéis e lhes
damos a liberdade para irem discernindo, de acordo com o seu processo de
discípulos, a missão que o Senhor lhes confia? Apoiamo-los e acompanhamos,
superando qualquer tentação de manipulação ou indevida submissão? Estamos
sempre abertos para nos deixarmos interpelar pela busca do bem da Igreja e da
sua Missão no mundo?
6. Os agentes de
pastoral e os fiéis em geral sentem-se parte da Igreja, identificam-se com ela
e aproximam-na dos batizados indiferentes e afastados?
Como se pode ver,
aqui estão em jogo atitudes. A Conversão Pastoral diz respeito, principalmente,
às atitudes e a uma reforma de vida. Uma mudança de atitudes é necessariamente
dinâmica: “entra em processo” e só é possível moderá-lo acompanhando-o e
discernindo-o. É importante ter sempre presente que a
bússola, para não se perder nesse caminho, é a identidade católica concebida
como pertença eclesial.
V - Diálogo com o mundo atual
Faz-nos bem lembrar
estas palavras do Concílio Vaticano II: “As alegrias e as esperanças,
as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e
atribulados, são também alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos discípulos
de Cristo (cf. GS, 1).”Aqui reside o fundamento do
diálogo com o mundo atual.A resposta às
questões existenciais do homem de hoje, especialmente das novas gerações,
atendendo à sua linguagem, entranha uma mudança fecunda que devemos realizar
com a ajuda do Evangelho, do Magistério e da Doutrina Social da Igreja.Os cenários e areópagos
são os mais variados. Por exemplo, em uma mesma cidade, existem vários
imaginários coletivos que configuram “diferentes cidades”. Se continuarmos
apenas com os parâmetros da “cultura de sempre”, fundamentalmente uma cultura
de base rural, o resultado acabará anulando a força do Espírito Santo. Deus
está em toda a parte: há que saber descobri-lo para poder anunciá-lo no idioma
dessa cultura; e cada realidade, cada idioma tem um ritmo diferente.
VI - Algumas tentações contra o discipulado missionário
A opção pela
missionariedade do discípulo sofrerá tentações. É importante saber por onde
entra o espírito mau, para nos ajudar no discernimento. Não se trata de sair à
caça de demônios, mas simplesmente de lucidez e prudência evangélicas.
Limito-me a mencionar algumas atitudes que configuram uma Igreja “tentada”.
Trata-se de conhecer determinadas propostas atuais que podem mimetizar-se em a
dinâmica do discipulado missionário e deter, até fazê-lo fracassar, o processo
de Conversão Pastoral.
1.A ideologização da
mensagem evangélica. É uma tentação que se verificou na Igreja desde o início:
procurar uma hermenêutica de interpretação evangélica fora da própria mensagem
do Evangelho e fora da Igreja. Um exemplo: a dado momento, Aparecida sofreu
essa tentação sob a forma de assepsia. Foi usado, e está bem, o método de “ver,
julgar, agir” (cf. n.º 19). A tentação se encontraria em optar por um “ver”
totalmente asséptico, um “ver” neutro, o que não é viável. O ver está sempre
condicionado pelo olhar. Não há uma hermenêutica asséptica.Então
a pergunta era: Com que olhar vamos ver a realidade? Aparecida respondeu: Com o
olhar de discípulo! Assim se entendem os
números 20 a 32. Existem outras maneiras de ideologização da mensagem e,
atualmente, aparecem na América Latina e no Caribe propostas desta índole.Menciono
apenas algumas:
a) O reducionismo socializante.
É a ideologização mais fácil de descobrir. Em alguns momentos, foi muito forte.
Trata-se de uma pretensão interpretativa com base em uma hermenêutica de acordo
com as ciências sociais. Engloba os campos mais variados, desde o liberalismo
de mercado até à categorização marxista.
b) A ideologização
psicológica. Trata-se de uma hermenêutica elitista que, em última análise,
reduz o “encontro com Jesus Cristo” e seu sucessivo desenvolvimento a uma
dinâmica de autoconhecimento. Costuma verificar-se principalmente em
cursos de espiritualidade, retiros espirituais, etc. Acaba por resultar numa
posição imanente auto-referencial. Não tem sabor de transcendência, nem portanto
de missionariedade.
c) A proposta
gnóstica. Muito ligada à tentação anterior. Costuma ocorrer em grupos de elites
com uma proposta de espiritualidade superior, bastante desencarnada, que acaba
por desembocar em posições pastorais de “quaestiones disputatae”. Foi o
primeiro desvio da comunidade primitiva e reaparece, ao longo da história da
Igreja, em edições corrigidas e renovadas. Vulgarmente são denominados
“católicos iluminados” (por serem atualmente herdeiros do Iluminismo).
d) A proposta pelagiana.
Aparece fundamentalmente sob a forma de restauracionismo. Perante os males da
Igreja, busca-se uma solução apenas na disciplina, na restauração de condutas e
formas superadas que, mesmo culturalmente, não possuem capacidade
significativa. Na América Latina, costuma verificar-se em
pequenos grupos, em algumas novas Congregações Religiosas, em tendências para a
“segurança” doutrinal ou disciplinar. Fundamentalmente é estática, embora possa
prometer uma dinâmica para dentro: regride. Procura “recuperar” o passado
perdido.
2. O funcionalismo. A
sua ação na Igreja é paralisante. Mais do que com a rota, se entusiasma com o
“roteiro”. A concepção funcionalista não tolera o mistério, aposta na eficácia.
Reduz
a realidade da Igreja à estrutura de uma ONG. O que vale é o resultado palpável
e as estatísticas. A partir disso, chega-se a todas as modalidades empresariais
de Igreja. Constitui uma espécie de “teologia da prosperidade” no organograma
da pastoral.
3. O clericalismo é
também uma tentação muito atual na América Latina. Curiosamente, na maioria dos
casos, trata-se de uma cumplicidade viciosa: o sacerdote clericaliza e o leigo
lhe pede por favor que o clericalize, porque, no fundo, lhe resulta mais
cômodo. O fenômeno do clericalismo explica, em grande parte, a falta de
maturidade adulta e de liberdade cristã em boa parte do laicato da América
Latina: ou não cresce (a maioria), ou se abriga sob coberturas de
ideologizações como as indicadas, ou ainda em pertenças parciais e limitadas.
Em nossas terras, existe uma forma de liberdade laical através de experiências
de povo: o católico como povo. Aqui vê-se uma maior autonomia, geralmente
sadia, que se expressa fundamentalmente na piedade popular. O
capítulo de Aparecida sobre a piedade popular descreve, em profundidade, essa
dimensão. A proposta dos grupos bíblicos, das comunidades eclesiais de base e
dos Conselhos pastorais está na linha de superação do clericalismo e de um
crescimento da responsabilidade laical.Poderíamos continuar
descrevendo outras tentações contra o discipulado missionário, mas acho que
estas são as mais importantes e com maior força neste momento da América Latina
e do Caribe.
VII - Algumas orientações eclesiológicas
1. O
discipulado-missionário que Aparecida propôs às Igrejas da América Latina e do
Caribe é o caminho que Deus quer para “hoje”. Toda a projeção utópica (para o
futuro) ou restauracionista (para o passado) não é do espírito bom. Deus é real
e se manifesta no “hoje”. A sua presença, no passado, se nos oferece como
“memória” da saga de salvação realizada quer em seu povo quer em cada um de
nós; no futuro, se nos oferece como “promessa” e esperança. No passado, Deus
esteve lá e deixou sua marca: a memória nos ajuda encontrá-lo; no futuro, é
apenas promessa… e não está nos mil e um “futuríveis”. O “hoje” é o que mais se
parece com a eternidade; mais ainda: o “hoje” é uma centelha de eternidade. No
“hoje”, se joga a vida eterna.O discipulado
missionário é vocação: chamada e convite. Acontece em um “hoje”, mas “em
tensão”. Não existe o discipulado missionário estático. O discípulo missionário
não pode possuir-se a si mesmo; a sua imanência está em tensão para a
transcendência do discipulado e para a transcendência da missão. Não admite a
auto-referencialidade: ou refere-se a Jesus Cristo ou refere-se às pessoas a
quem deve levar o anúncio dele. Sujeito que se transcende. Sujeito projetado
para o encontro: o encontro com o Mestre (que nos unge discípulos) e o encontro
com os homens que esperam o anúncio.Por isso, gosto de dizer que a
posição do discípulo missionário não é uma posição de centro, mas de
periferias: vive em tensão para as periferias… incluindo as da eternidade no
encontro com Jesus Cristo. No anúncio evangélico, falar de “periferias
existenciais” descentraliza e, habitualmente, temos medo de sair do centro. O
discípulo-missionário é um descentrado: o centro é Jesus Cristo, que convoca e
envia. O discípulo é enviado para as periferias existenciais.
2. A Igreja é
instituição, mas, quando se erige em “centro”, se funcionaliza e, pouco a
pouco, se transforma em uma ONG. Então, a Igreja pretende ter luz própria e
deixa de ser aquele “mysterium lunae” de que nos falavam os Santos Padres.
Torna-se cada vez mais auto-referencial, e se enfraquece a sua necessidade de
ser missionária. De “Instituição” se transforma em “Obra”. Deixa de ser Esposa,
para acabar sendo Administradora; de Servidora se transforma em “Controladora”.
Aparecida quer uma Igreja Esposa, Mãe, Servidora, facilitadora da fé e não
controladora da fé.
3. Em Aparecida,
verificam-se de forma relevante duas categorias pastorais, que surgem da
própria originalidade do Evangelho e nos podem também servir de orientação para
avaliar o modo como vivemos eclesialmente o discipulado missionário: a
proximidade e o encontro. Nenhuma das duas é nova, antes configuram a maneira
como Deus se revelou na história. É o “Deus próximo” do seu povo, proximidade
que chega ao máximo quando Ele encarna. É o Deus que sai ao encontro do seu
povo. Na América Latina e no Caribe, existem pastorais “distantes”, pastorais
disciplinares que privilegiam os princípios, as condutas, os procedimentos
organizacionais… obviamente sem proximidade, sem ternura, nem carinho.
Ignora-se a “revolução da ternura”, que provocou a encarnação do Verbo. Há
pastorais posicionadas com tal dose de distância que são incapazes de conseguir
o encontro: encontro com Jesus Cristo, encontro com os irmãos.
Este tipo de pastoral pode, no máximo, prometer uma dimensão de proselitismo,
mas nunca chegam a conseguir inserção nem pertença eclesial. A proximidade cria
comunhão e pertença, dá lugar ao encontro. A proximidade toma forma de diálogo
e cria uma cultura do encontro. Uma pedra de toque para aferir a proximidade e
a capacidade de encontro de uma pastoral é a homilia. Como são as nossas
homilias? Estão próximas do exemplo de Nosso Senhor, que “falava como quem tem
autoridade”, ou são meramente prescritivas, distantes, abstratas?
4. Quem guia a
pastoral, a Missão Continental (seja programática seja paradigmática), é o
Bispo. Ele deve guiar, que não é o mesmo que comandar. Além de assinalar as
grandes figuras do episcopado latino-americano que todos nós conhecemos,
gostaria de acrescentar aqui algumas linhas sobre o perfil do Bispo, que já
disse aos Núncios na reunião que tivemos em Roma. Os Bispos devem ser Pastores,
próximos das pessoas, pais e irmãos, com grande mansidão: pacientes e
misericordiosos. Homens que amem a pobreza, quer a pobreza interior como
liberdade diante do Senhor, quer a pobreza exterior como simplicidade e
austeridade de vida. Homens que não tenham “psicologia de príncipes”. Homens
que não sejam ambiciosos e que sejam esposos de uma Igreja sem viver na
expectativa de outra. Homens capazes de vigiar sobre o rebanho que lhes foi
confiado e cuidando de tudo aquilo que o mantém unido: vigiar sobre o seu povo,
atento a eventuais perigos que o ameacem, mas sobretudo para cuidar da
esperança: que haja sol e luz nos corações. Homens capazes de sustentar com
amor e paciência os passos de Deus em seu povo. E o lugar onde o Bispo pode
estar com o seu povo é triplo: ou à frente para indicar o caminho, ou no meio
para mantê-lo unido e neutralizar as debandadas, ou então atrás para evitar que
alguém se desgarre mas também, e fundamentalmente, porque o próprio rebanho tem
o seu olfato para encontrar novos caminhos.Não quero juntar mais
detalhes sobre a pessoa do Bispo, mas simplesmente acrescentar, incluindo-me a
mim mesmo nesta afirmação, que estamos um pouco atrasados no que a Conversão
Pastoral indica. Convém que nos ajudemos um pouco mais a dar os passos que o
Senhor quer que cumpramos neste “hoje” da América Latina e do Caribe. E seria
bom começar por aqui.Agradeço-lhes a
paciência de me ouvirem. Desculpem a desordem do discurso e lhes peço, por
favor, para tomarmos a sério a nossa vocação de servidores do povo santo e fiel
de Deus, porque é nisso que se exerce e mostra a autoridade: na capacidade de
serviço.
Muito obrigado!
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