(foto reprodução)
Chico Xavier quando questionado pelo seu próprio sobrinho Amauri
Xavier Pena, a não mais continuar com esta farsa, Chico respondeu:
“E por que não continuar com
ela mesmo não sendo verdadeira, se está fazendo
bem às pessoas que me procuram?...”
(ele foi simplesmente seduzido pelos seus 5 minutos de glória que todos
nós carregamos dentro de nós).
Francisco Cândido
Xavier (1910-2002), mais conhecido como "Chico Xavier", começou a
exercer sistematicamente como "médium" espiritista psicógrafo à idade
de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. Durante as últimas
sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a
mais considerada pelos milhões de espiritistas do Brasil. E muito estimada
inclusive por milhões de outras pessoas não-espiritistas.Principal motivo e
base de toda a exaltação propagandística: além de inumeráveis bilhetes e breves
mensagens, 419 livros psicografados. Nenhum autor brasileiro tem tamanha
produção. Entre 8 a 11 livros por ano.A Federação Espírita
Brasileira (FEB) e outras entidades espiritistas sistematicamente publicam
esses livros traduzidos em oito idiomas, inclusive japonês, árabe... e
esperanto, distribuindo-os por mais de 40 países. No Brasil, 25 milhões de
exemplares vendidos.A organização de
propaganda espiritista apresentou pessoalmente Chico Xavier, com seus livros,
por diversas cidades de Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália e Portugal.
Uma das mais destacadas conseqüências práticas dessas viagens foi a fundação do
"Christian Spirit Center", em Ellon College, Carolina do Norte.Em numerosos jornais
e revistas foram publicados e repetidos sem cessar grandes elogios à psicografia
de Chico Xavier:"Os poetas de
que ele é intérprete, apresentam as mesmas características de inspiração e de
expressão que os identificavam neste planeta". - "Anos após a sua
morte, é dado encontrar-lhe novamente as idéias e o estilo". - "não atraiçoou
poeta algum, pois todos se apresentam realmente como eram em vida". - "Ninguém que
haja lido assiduamente os escritores em questão, deixará de os reconhecer
integralmente nas poesias ou livros psicografados".Apregoam que
inclusive o grande crítico literário Agripino Greco reconheceu nas psicografias
de Chico o inconfundível estilo de Umberto de Campos. - "Se o homem
produziu tudo aquilo por conta própria, então ele pode ocupar quantas cadeiras
quiser na Academia". Etc.A propaganda espalha
pelo Brasil inteiro (e sem tanto êxito em muitas outras partes do mundo), a
pergunta arrematadora e cabal de seus fanáticos seguidores: "Como é possível que um ignorante e
iletrado seja capaz de escrever tudo isso e em diferentes estilos?"
A
REALIDADE PORÉM, É MUITO DIFERENTE!
1)-
Direitos autorais:
Não foram empregados
só em atendimento aos pobres, senão também e preferentemente para divulgação
dessas psicografias e para propaganda do Espiritismo.Concretamente já
aludimos ao "Christian Spirit Center", que pessoalmente Chico ajudou
a fundar. Precisamente junto ao centro onde atendia Chico havia uma livraria de
Espiritismo. Etc.
2)-
Academia?
Há falsários
perfeitíssimos que enganaram aos melhores museus e especialistas.Mas descoberta a
falsificação, nenhum falsário foi elevado à cadeira de nenhuma academia:
imitação não é originalidade! O pastiche não é a genialidade.
3)- iletrado ? Não! chico nunca foi !
"Fez o curso
primário e estudou mais um ano com uma professora particular, que testemunha: "Distinguia-se
por sua inteligência, sua memória prodigiosa e sua aplicação ao estudo. Só
queria ler, não participava dos brinquedos nem das rodas dos outros meninos, e
quando deles queria participar era tão sem jeito e sem graça, que preferia
desistir" ("O Diário" de Belo Horizonte, 1954, serie de
artigos).E
outro pesquisador no "Diário de Minas" (10-858):"Que
Chico Xavier não é um iletrado, como espalharam seus admiradores, não é
novidade. Já há cerca de quinze anos acentuei como fez estudos secundários, e
ainda muito jovem publicava sonetos seus, com sua assinatura, como um que
transcrevi naquele artigo, sonetos melhores do que muitos psicografados que ele
atribui à Bilac, por exemplo". Em todo caso Chico
tinha, de nascença, uma grande queda à literatura, pelo gosto irreprimível de
leitura, pela riqueza da sua imaginação e pela facilidade para escrever, tanto
que já no quarto ano primário recebe menção honrosa num concurso sobre o
Centenário da Independência do Brasil. (Repórter Ramón García y García na
revista "Fatos e Fotos", 1972, pág. 25).Chico
disse depois que fora psicografado por um literato do além:A quem pretende
enganar, que não seja já fanático? Se tivesse sido psicografia de algum
literato do além, teria ganho o primeiro prêmio, não só menção honrosa: Os
juizes perceberam claríssimamente o estilo de um menino do primário e isso é que
quiseram homenagear.Cada
qual se especializa naquilo para que tem tendência e para o que treina:Chico tinha tendência
literária, Gaspareto para a pintura, Rosemary Brown para música, Frank Cox para
pianista, etc., etc.Por que os
"espíritos" não escrevem músicas que ficariam para a posteridade com
Chico ?
4)-
O mesmo estilo de quando vivos?
Na realidade o que
aquele grande crítico literário, Agripino Grieco, escreveu é muito diferente:"Os
livros póstumos, ou pretensamente póstumos, nada acrescentam à gloria de
Umberto de Campos, sendo mesmo bastante inferiores aos escritos em vida.
Interessante: De todos os livros que conheço como sendo psicografados, escritos
por intermédio de um médium, nenhum se equipara aos produzidos pelo escritor em
vida" ("Diário da Noite", S.P. 28-VI-1944).Outro
crítico literário, João Dornas Filho, a respeito, por exemplo, de Olavo Bilac:"Esse homem que
em vida nunca assinou um verso imperfeito, depois de morto teria ditado ao Sr.
Xavier sonetos interinos abaixo de medíocres, cheiros de versos mal medidos,
mal rimados e, sobre tudo, numa língua que Bilac absolutamente não
escrevia!" ("Folha da Manhã", S.P., 19-IV-1945).O
crítico literário Osório Borba, a pedido do "Diário de Minas"
(10-VIII-58) resume assim sua perícia crítica, apoiado também no II Congresso
Brasileiro de Escritores (1947):"Levo
anos e anos pesquisando. Catei números defeitos de várias espécies, essenciais
ou de forma. A conclusão de minha perícia é totalmente negativa. Aqueles
escritos `mediúnicos´, por quem quer que conheça alguma coisa de poesia ou
literatura, não podem ser tidos como de autoria dos grandes poetas e escritores
a quem são atribuídos. Autores de linguagem impecável em vida, aparecem
`assinando´ coisas imperfeitíssimas como linguagem e técnica poética. Os poetas
`desencarnados´ se repetem e se parodiam, a todo momento, nos trabalhos que
lhes atribuem 'mediunicamente´. Por exemplo Antero de Quental plagiando (!) em
idéia e até em detalhes, literalmente um soneto de Augusto dos Santos. Tudo
isso está exaustivamente documentado, através de um sem número de citações e
confrontos".As pessoas que
se impressionam pela `semelhança´ dos escritos `mediúnicos´ de Chico Xavier com
os deixados pelos seus indigitados autores, ou são inteiramente leigas sem
maior discernimento em matéria de literatura, ou deixaram-se levar ligeiramente
por uma primeira impressão. Se examinarem corretamente a literatura
psicográfica verão que tal semelhança é de pastiche, mais precisamente, de
caricatura. O pensamento das psicografias (de Chico Xavier) é absolutamente
indigno do pensamento dos autores a quem são imputados, e a forma em geral e a
técnica poética, ainda piores. E há inúmeros casos de parodia e repetição de
temas, frases inteiras, versos, além dos plágios.Por exemplo, Bilac
aparece com sonetos verdadeiramente reles, e incorretos, pensamento primário,
péssima linguagem, péssima técnica poética, que qualquer `Caixa de Malho´
recusaria.De Augusto dos Anjos,
os poemas `mediúnicos´ repetem assuntos, pensamentos, versos e frases. Etc.
Como diz o crítico literário Leo Gilson Ribeiro, "Uma coisa é
clara:
“Quando o 'espírito' sobe, sua qualidade desce! É inconcebível que
grandes criadores de nossa língua, depois da morte fiquem por aí gargarejando o
tatibitate espírita" (Revista "Realidade", Novembro, 1971, pág.
62).
O jornalista João de Scantimburgo, refutava a Chico Xavier dizendo:
"Eu insisto que a escrita automática é o produto do inconsciente do senhor, não de
mediunidade. Na França foi publicada
uma coleção de livros com o título genérico `A maneira de...` em que algumas
pessoas fazem a imitação de vários autores. Se o senhor ler, não distinguirá
ainda que tenha profundo conhecimento do estilo do autor imitado. E trata-se de uma imitação consciente. O senhor imita autores
dirigido pelo inconsciente. Em nada
supera as faculdades naturais" ("Diário de São Paulo",
8-Agosto-1971, 3º caderno, pág. 7).
Ora,
quando se trata de conteúdo; Insiste o jornalista citado:
"Além de
jornalismo, eu também tenho a carreira de Filosofia. E não foram psicografados
conteúdos profundos e complexos como a obra (à maneira de) Platão, a de
Aristóteles, a de Santo Agostinho, a de Santo Tomás de Aquino, a de Descartes,
a de Kant, e a de outros filósofos e pensadores. Não será porque o senhor,
Chico Xavier, não tem esses conhecimentos?"
Em
todas as psicografias de Chico Xavier o fundo é sempre o mesmo por mais
diferentes que tenham sido os "espíritos" a que se atribuem:
“Uma `religiosidade`
moralista, piegas, melíflua, repetitiva, absolutamente infantil.”Quase três adjetivos
por linha. Os mais usados: cariciosas, dulcíssima, inexcedível, amados.Deveria
bastar ler qualquer livro psicografado por Chico Xavier para compreender que
tudo está muito longe de ser o que seus propagandistas proclamam. Tomemos a melhor
publicação, a mais elogiada: "O Nosso Lar". Tudo está plagado de
absurdos e contradições.Como conclusão deste
aspecto, a acertada qualificação divulgada por Dom Benedito Ulhoa, arcebispo de
Uberaba, que conhecia muito bem o caso:"Chico Xavier não passa de
um hábil pasticheiro"
É
MESMO PSICOGRAFIA?
Em duas
oportunidades, havendo eu instruído a um repórter da TV Gazeta e ao Pe. Herbert
Günter, da TV "Pro Vobis" da Alemanha, comprovamos que Chico Xavier
sabia o que acabava de "psicografar". A técnica científica
poderia refutar aos líderes do Espiritismo, mas Chico Xavier bem instruído
por esses mesmos líderes, não permitia que se tirasse o eletroencefalograma e
outras análises clínicas quando diz que está psicografando, em público. Saberíamos se está
escrevendo inconscientemente, psicografia, ou se está fingindo por escrever
conscientemente.
RECONHECIDO
PELO PRÓPRIO CHICO: TREINAVA PSICOGRAFIAS!
Aliás o próprio Chico
Xavier, apesar de pretender disfarçá-lo, na realidade repetidas vezes estava
reconhecendo seu longo treino, por exemplo quando confessou que "por
quatro anos em trabalho muito cansativo e com muito esforço", "até
1931 recebeu centenas de mensagens'', "mas Chico as destruiu, já que 'não
passavam, segundo ele, de exercícios de psicografia”.(Em entrevista à
repórter Teresa Goulart na revista "Manchete", 5 de Junho de 1982).
O
TESTEMUNHO BOMBÁSTICO DO SEU SOBRINHO: Amauri Xavier Pena:
|
(Amauri Pena - Sobrinho de Chico Xavier) |
Amauri Xavier Pena,
filho da irmã mais velha de Chico Xavier, Da. Maria Xavier, foi escolhido pelo
tio para seu sucessor. Vinha treinando desde os treze anos. Aos 17 anos cedeu
às insistências do tio.Treinado com grande
constância na "psicografia", mostrou maior facilidade do que o famoso
tio para imitar os autores que lia. E assim publicou mais de cinqüenta livros
"psicografados" imitando mais de cinqüenta autores, "cada qual
no seu próprio e inconfundível estilo.Recebeu também uma
epopéia de Camões em estilo quinhentista", Cruz e Sousa, Gonçalves Dias,
Castro Alves, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Luís Guimarães Jr., Casemiro
Cunha, Inácio Bitencourt, Cícero Pereira, Hermes Fontes, Fabiano de Cristo
(?!), Anália Franco..., e até Bocage e Rabindranath Tagore. O boletim
espiritista "Síntese", de Belo Horizonte, fazia a divulgação."Um grande
médium" era proclamado, mesmo depois da auto-retratação em Julho de 1958
no "Diário de Minas". E lá mesmo, perante os jornalistas, imitou
diversos estilos de autores famosos."Tudo
o que tenho `psicografado´ até hoje, apesar das diferenças de estilo, foi
criado pela minha própria habilidade, usando apenas conhecimentos
literários", declarou Amauri Xavier Pena.E
proclamou com toda convicção e clareza que seu tio Chico Xavier "não passa
de um grande farsante"!
E
à revista "Manchete":
"Revoltava-me
contra as afirmações dos espiritistas (que diziam que era médium). Levado à presença
do meu tio, ele me assegurou, depois de ler o que eu escrevera, que um dia eu
seria seu sucessor. Passei a viver pressionado pelos adeptos da 'terceira
revelação'... como absurdamente chamam ao Espiritismo, com ele pretendendo
suplantar, após as revelações do Pai e do Filho, a Terceira Revelação pelo
Divino Espírito Santo o dia de Pentecostes...A situação torturava-me, e várias
vezes, procurando fugir àquele inferno interior, entreguei-me a perigosas
aventuras, diversas vezes saí de casa, fugindo à convivência de espíritas.
Cansado, enfim, cedi dando os primeiros passos no caminho da farsa constante.
Tinha então 17 anos...Perseguido pelo remorso e atormentado pelo desespero,
cometi vários desatinos (...) Vi-me então diante da alternativa: mergulhar de
vez na mentira e arruinar-me para sempre diante de mim mesmo, ou levantar-me
corajosamente para penitenciar-me diante do mundo, libertando-me
definitivamente. Foi o que decidi fazer procurando um jornal mineiro e
revelando toda a farsa (...) Meu tio é também um revoltado, não conseguindo
mais recuar diante da farsa que há longos anos vem representando...Eu, depois
de ter-me submetido a esse papel mistificador, durante anos (...), resolvi, por
uma questão de consciência, contar toda a verdade" (Ver também "Estado de Minas", 20-Janeiro-1971;
revista "Realidade", Novembro 1971, pág. 65; etc.).
MAIS
UMA MÁSCARA!
Com a retratação do
sobrinho reconhecendo que tudo, dele e do famoso tio, era pura farsa, Chico
Xavier, às pressas, simplesmente com a roupa do corpo, abandonando tudo, fugiu
secretamente de Pedro Leopoldo. Após algum tempo
escondido, verificou-se que reaparecera como médium psicógrafo em Uberaba. Até
o fim da sua vida. E mais um engano ou disfarce tão grosseiro como atraente: na
"Comunhão Espírita Cristã". Os
espíritas estrategicamente, fingem ignorar que Espiritismo e Cristianismo são
absolutamente incompatíveis.
O
TESTEMUNHO DA IRMÃ de chico xavier:
Dona Maria Xavier,
irmã mais velha e que se fizera de "mãe" de Chico Xavier, declarou
inúmeras vezes que tudo isso da pretendida psicografia espírita era devido a
incansável treino, anos e anos a fio!
E
freqüentemente declarou mais:
“Que por tais testemunhos, Chico, quando já "médium" famosíssimo, por duas vezes
tentou sugestiona-la para morrer, dizendo que os espíritos superiores haviam
anunciado a morte dela para tal data. Errou! Novamente anunciou a
morte para uns meses mais tarde. Errou de novo! Dona Maria Xavier não se deixou sugestionar pelo famoso
irmão espírita.”
MALANDRAGEM E MENTIRAS! Chico Xavier, quando "psicografava",
com os dedos tampa o olho esquerdo (para que? Se este é
completamente cego?)
(foto reprodução)
E com a palma da mão,
folgadamente, encobre o olho direito fechado, de formas que num palpebrar
rápido pode ver perfeitamente sem que os presentes percebam essa vulgar manobra
que, porém, não engana a nenhum aprendiz de mágico.Ou, então, deixa ao
descoberto o olho esquerdo fechado, o cego, enquanto que encobre com a palma da
mão com bastante folga o olho direito.
(foto reprodução)
Vendo-o falar
sozinho, o pai leva-o à paróquia de Matosinhos, próxima a Pedro Leopoldo, para
falar com o Padre Sebastião Scarzelli. "Era
um senhor muito bondoso, de quem eu recebia muitos conselhos e algumas
penitências...Uma das pequenas penitências impostas
pelo padre: seguir todas as procissões que houvesse, carregando uma pedra de 15
quilos na cabeça. Uma vez eu tinha de rezar mil Ave-Marias. Ia rezando e
contando. Quando chegava mais ou menos a 950, vinha um espírito brincalhão e me
fazia errar a conta. Lá eu ia começar tudo de novo"...(Entrevista ao
repórter Ramón García y García, em "Fatos e Fotos", 1977, artigo "As
torturas a um menino órfão", págs. 24 s).
DOENça MENTAL...
Por motivos de saúde houve que fazer o eletroencefalograma de
Chico Xavier, fora do controle dos espiritistas quando finge que está
"psicografando".
Resultado
esclarecedor!
"Foco temporal
classicamente responsável por distúrbios sensoriais, alucinações, ouvir vozes
(...), arritmia, tendência a ataques epilépticos ou `transes´" (Ver, entre
outras publicações, Revista "Realidade", Novembro, 1971).Depoimento
do pai, Sr. João Cândido. Confessou o próprio Chico Xavier com referência à sua
"iniciação mediúnica" na infância, de sonâmbulo falante e ambulante: "Meu pai estava querendo internar-me em
um sanatório para enfermos mentais (...) Devia ter suas razões: naquela época
me visitavam (...) também entidades estranhas perturbadoras" (Em
entrevista ao repórter Mauro Santayana, "Folha Ilustrada", São Paulo,
11-Julho-1982).Depoimento da
madrinha, Da. Rita: "Dizia que eu era louco". Surrava-me "por
ser doido (...) Dizia a todo mundo que o menino era doido varrido" (Em
entrevista ao repórter Ramón García y García, "Fatos e Fotos", n.
1072).
Por
afirmação do próprio Chico:
Afirmou inúmeras
vezes que estava sempre sendo assistido e inspirado por "Emmánuel".
Continuamente, ininterruptamente, dia e noite..., que o via, ouvia e sentia
como a qualquer pessoa viva ou a qualquer coisa ao redor. Especialmente por
"Emmánuel", como chefe, mas também mais de 500 outros
"espíritos" subordinados.Sendo isto não só sem
prova nenhuma senão também clarissimamente falso, como veremos, de duas uma: ou
Chico Xavier não acreditava no que afirmava e seria um continuo mentiroso e
continuo farsante, ou acreditava nessa afirmação e então estava completamente
fora da realidade, o que significaria que era absoluta e continuamente louco em
alto grau.
SURTOS?
OU CONFIRMAÇÕES DA LOUCURA?
Se todo o proceder e
afirmações de Chico Xavier foi totalmente farsa, os episódios a que agora vou
me referir classificar-se-iam propriamente como surtos, ataques de loucura mais
ou menos freqüentes. Se, porem, não fosse
farsa, os casos que vamos citar seriam só confirmações, manifestações mais
notáveis da sua plena e habitual grande loucura.
Por
exemplo, quando era escriturário no Ministério de Agricultura em Pedro Leopoldo:
"Eu estava
trabalhando, quando vi entrarem dois espíritos perturbados, que já vinham há
vários dias fazendo ameaças. Um deles estava armado de revólver e, depois de me
dirigir vários desaforos, disse que ia me matar. Dito e feito: apertou o
gatilho e a bala atingiu meu ombro, mas só de raspão, porque eu ainda tive
tempo de desviar o corpo (...) Tanto o tiro foi real, que eu fiquei oito dias
com o ombro dolorido" (Em entrevista à revista "Realidade",
Novembro, 1971).
"Este coelho não é muito honesto. Outro
dia, dois gatos meus vieram denuncia-lo (...) O coelho, disseram, está comendo
carne. Os coelhos deveriam ser herbívoros, mas este, acanalhado, virou
carnívoro" (Ibidem).
"Freqüentemente,
quando viaja de carro, se nota uma folha ao vento ou alguma coisa semelhante, 'mando
parar. Temo que os cavalos do motor se assustem' me diz Chico Xavier"
(Ibidem).
E
AS INCONGRUÊNCIAS?
Apresento algumas,
entre milhares:Se Chico Xavier não
era louco, a farsa seria gravíssima demais... Se Chico Xavier era um grande doente
mental, não estranhariam as contínuas e enormes incongruências e que ele as
atribuísse a "espíritos" superiores.A propaganda que dele
fazem os líderes do espiritismo é que deveria estranhar, se não fosse conhecido
o fanatismo e mesmo tortuosa intenção. No "Parnaso
de Alem Túmulo" Chico Xavier apresenta um soneto, no "estilo dos
sonetos do exílio" como se fosse uma psicografia ditada pelo
"espírito" de Dom Pedro II.Ora, o
"espírito" de Dom Pedro II não sabia nem ninguém lhe comunicou no além,
nem a ele nem a Chico, que os "sonetos do exílio" não eram de Dom
Pedro senão de um nobre que o acompanhava? (Com toda razão Gustavo Barroso
ridicularizava então a Chico Xavier num artigo em "O Cruzeiro"). - E
no caso de Humberto de Campos é mais grave: "Porque ele
capricha em obedecer ao Decreto do Governo Federal que instituiu a ortografia
fonética, decreto baixado depois de seu trespasse" (Timponi, Miguel:
"A Psicografia ante os Tribunais", 4ª ed., pág. 333).
Chico
Xavier fundou em Pedro Leopoldo o Centro Espírita São Luis Gonzaga, Rei da
França?
Isto é, os
"espíritos superiores" que pretendidamente assessoram a Chico seriam
tão ignorantes, que não sabem que São Luís Gonzaga, jesuíta, italiano, morto
muito jovem no século XVI é completamente diferente de São Luís, Rei da França,
das Cruzadas, morto velho no século XIII?
A
"psicografia" mais reeditada e mais vendida, mais traduzida a outras
línguas, mais difundida em Teatro e Televisão, é a novela "Nosso
Lar":
Não sabemos que
admirar mais, se a tão delirante como brilhante imaginação de Chico Xavier ou o
"fanatismo" dos seus propagandistas: Conta a história no
além do "espírito" do famoso médico Dr. Osvaldo Cruz, que no além e
nas numerosíssimas mensagens transmitidas a Chico e nos numerosos lares e
centros de espiritismo que patrocina, recebe o nome de André Luís. Este
espírito "desencarnado", ficou oito anos andando, andando (com que
pernas?) sem saber por onde nem para onde."Persistiam em
mim as necessidades fisiológicas sem modificação" (um desencarnado
precisando esconder-se detrás de arbustos para fazer chichí e cocô!).
"Castigava-me a fome todas as fibras" (?)."De quando em
quando deparavam-se-me verduras (no além!), que me pareciam agrestes, em torno
de humildes filetes d'água a que me atirava sequioso. Devorava (com que
dentes?) as folhas desconhecidas, colocava os lábios (?) à nascente
turva", "Suguei lama da estrada"."Não raro era
imprescindível ocultar-me das enormes manadas de seres animalescos, que
passavam em bandos quais feras insaciáveis".Por fim chegou
"à frente de grande porta encravada em altos muros, cobertos de
trepadeiras floridas e graciosas". É o "Nosso Lar", uma colônia
espiritual do além consagrada ao Cristo, fundada por "espíritos"
portugueses "desencarnados" no Brasil no século XVI.Tem um milhão de
"almitantes". Está num lugar do espaço mais perto do Sol do que da
Terra (que cegos nossos astrônomos e astronautas que não encontraram no nosso
sistema solar água, nem plantas, nem feras, nem habitantes, nem construções...
nem esse "planeta").Ocorria um movimento
de greve para melhorar a comida, mas a ordem foi logo restabelecida com censura
à imprensa, prisões em massa. André Luiz descreve vampiros, rostos
encabeirados, mãos esqueléticas, fácies monstruosas" com vômitos negros
(apesar de desencarnados!?).Quem na Terra usou os
olhos para o mal, em "Nosso Lar" (como espírito desencarnado!)
comparece com as órbitas vazias. Quem usou as pernas para o mal,
(desencarnado!) fica paralítico e mesmo sem pernas. Mas de um a outro lado da
colônia, há um serviço regular de aerobus.Naqueles dias o
governador do "Nosso Lar" comemorava seu 114º aniversário de
governança (lá também há ditadura!), assistido por doze Ministérios, cada
ministério orientado por 12 ministros (lá também há cabides de empregos).Através das brechas
nos muros da cidade, por desleixo do Ministério e dos serviços de Regeneração,
havia intercâmbio clandestino (como o contrabando daqui!), pelo que o
Governador "mandou ligar as baterias elétricas das muralhas da cidade,
para emissão de dardos magnéticos". Toda
a sua vida Chico Xavier proclamou que seu principal "espírito guia"
era "Emmánuel" (assim, com acento tônico na letra a, proparoxítona),
afirmando que fora "senador romano dos tempos de Cristo"! (?). Chico ouviu que o
latim não tem oxítonas, e transformou a palavra em proparoxítona. É que nenhum
"espírito" do além saberia que a palavra "Emmánuel" não
existe, é Emmanuel (oxítona), como Manuel, Gabriel, Rafael, Miguel.E nenhum
"espírito" de morto saberia que Emmanuel não é uma palavra latina,
senão hebraica, que significa "Deus conosco", termo profético
aplicado na Bíblia a Jesus Cristo.Quando foi refutada e
ridicularizada a afirmação de Chico, pois nos tempos de Cristo nenhum senador
romano poderia chamar-se "Emmánuel", nome cristão, e então o
Cristianismo ainda não chegara a Roma, Chico Xavier inventou que
"Emmánuel" era o pseudônimo de Públio Léntulo.Houve um senador
romano chamado Publius Cornelius Lentulus, padrastro do Imperador Marco
Antônio, e foi destituído do Senado por corrupção e por corrupção executado a
pedido do célebre orador Cícero.Mas nenhum "espírito"
de morto sabia que essa execução foi no ano 63 antes do nascimento de Cristo, portanto,
bem longe de ser contemporâneo de Jesus.Quando perguntado publicitariamente, contra a absurda afirmação
dos espiritistas kardecistas, se "Emmánuel" esquecera de reencarnar,
Chico Xavier inventou que "Emmánuel" tivera outras duas reencarnações
posteriores, o Padre Manuel da Nóbrega, jesuíta, e o Padre Damián, espanhol.
O
ônus da prova?
Acontece que Chico
Xavier disse que o Pe. Manuel da Nóbrega teria sido a última reencarnação de
"Emmánuel" segundo revelação dele próprio (Citemos, entre tantas
fontes, por exemplo "O Popular", de Goiânia, 19-Novembro-1975, 2º.
Caderno, pág. 15).
Quando
mente Chico Xavier?
Quando diz que a
última reencarnação de "Emmánuel" foi no Pe. Nóbrega, ou quando diz
que no Pe. Damián? (claro, as duas são mentiras).Mas
mesmo com as tais supostas duas reencarnações ainda não se resolve o problema:O Pe. Manuel da
Nóbrega morreu em 1570. Segundo Chico teria reencarnado 50 anos depois
(portanto 1.620) no Pe. Damián, espanhol que haveria evangelizado na França.Ora,
e depois voltou a esquecer de reencarnar?Acontece também que
todos os senadores romanos ("Emmánuel"), e todos os jesuítas até há
poucos anos (Pe. Manuel da Nóbrega), e todos os padres antigos (como seria o
não identificado Pe. Damián) falamos latim.
Desafiamos
em nome da Parapsicologia internacional:
U$ 10.000 dólares a Chico e mais outros tantos a cada um dos coubessem na sala, se Chico
conseguisse falar ao menos um minuto comigo em latim. E nas mesmas condições
outros 10.000 se falasse em espanhol (Pe. Damián). E nas mesmas condições
outros 10.000 se falasse em francês (Pe. Damián, de novo).E se dizem cristãos,
sendo que é impossível conciliar reencarnação com ressurreição, esta que é baluarte
principal da fé cristã! Inúmeras vezes Chico cai em contradição com respeito à
reencarnação.
Por exemplo na "Mensagem aos meus pais" do
"espírito" de Syumara de Oliveira "psicografada" por Chico:
"Conservem a
certeza de que surgirá o dia em que nos reencontraremos para a felicidade sem
ponto final" (Reunião Pública no Grupo Espírita da Prece, Uberaba,
7-Junho-1980).
Mas
o que agora frisamos:
O conteúdo da frase é
contra a interpretação reencarnacionista da dor, contra a doutrina espiritista
em geral, e no sentido cristão de colaborar com Cristo na Redenção do mundo:Tradução: "Meus
caros amigos espiritualistas, o conhecimento dos homens é nulo em face da morte
(o conhecimento dos espiritistas, pois a eles seria dirigida a mensagem de
"Emmánuel"); suportai a vossa Cruz com paciência e coragem. A dor e a
fé são os maiores tesouros terrenos e o trabalho é o ouro da vida".
Ora
vejam a contradição:
Se a dor e as doenças
fossem em castigo de "reencarnações" anteriores como absurdamente diz
o próprio Chico e os espiritistas kardecistas em geral, Chico Xavier seria em
vez de um espírito muito desenvolvido, como pretendem, pois desde criançinha
teria péssimo "karma", perdendo a mãe aos cinco anos, foi maltratado por
cruel madrinha, sempre teve péssima saúde, sexualmente invertido, tendência à
epilepsia e alucinações, sofreu dois infartos, teve laberintite muito violenta,
a próstrata temía-se que o levasse à morte prematura, ficou cego do olho
esquerdo, etc., etc...ou seja, Uma coletânea do pior "karma".Quando Chico
praticava "exercício ilegal da medicina" (artigo 284 do Código
Penal), as receitas seriam por "psicografia" do "espírito"
de Bezerra de Menezes.
VAIDADE
DOENTIA:
Muitos ficam
surpresos pelo fato concreto de o "humildíssimo" e evoluidíssimo Chico
usar peruca até terminar o implante de cabelos, e antes sempre boina? É típica a vaidade
exacerbada como mecanismo doentio para compensar defeitos que poderiam levar ao
complexo de inferioridade. Em Chico Xavier,
homossexualidade, toda a vida doente, surtos ou continua psicose. Não
insistiremos nisto, só o mínimo para desmascarar em Chico o continuo fingimento
de humildade e evolução.
Bastem as palavras do grande psiquiatra Professor Dr. Silva Mello:
"Dentro
do espiritismo, do mediunismo, da psicografia há muito desejo oculto, muita
necessidade de ser diferente e maior e melhor do que os outros, muita vaidade,
muito amor próprio (...) bem disfarçado (...) E talvez em nenhum território
humano apareça isso de maneira tão evidente como justamente no campo do
espiritismo" ("Mistérios e Realidades deste e do Outro Mundo",
pág. 277).
NEM
ADIVINHO, NEM INSPIRADO:
Nada teria de mais
que Chico Xavier tivesse alguma adivinhação, do pensamento ou realidade, em
relação com alguma pessoa viva, no presente ou num passado ou futuro não muito
distantes. Como tantas outras pessoas têm, ou mesmo todas alguma vez.Mas Chico Xavier não
tinha um mínimo que fosse de controle da adivinhação, nem estava, contra o que
afirmava, inspirado continuamente, ininterruptamente, dia e noite,
especialmente por "Emmánuel" e mais outros 500 guias.
SE
CHICO FOSSE ADIVINHO MESMO, OU MÉDIUM INSPIRADO POR ESPÍRITOS EVOLUIDOS:
1)- Não teria sido enganado por Otília Diogo nas fraudulentas
materializações na própria casa de Chico Xavier, em Uberaba, farsa grosseira e
contínua na que tão entusiasticamente colaborou, até ser tudo desmascarado pela
equipe de repórteres (Revista "O Cruzeiro", ampla série de
reportagens nos primeiros messes de 1964; e outras muitas reportagens
posteriores, por exemplo 27-10-1970; e em outras revistas inclusive do
estrangeiro, por exemplo, na revista "Creencias Populares", de
Argentina, Março de 1975; e em jornais, por exemplo serie de quatro artigos em
"A Gazeta" de Curitiba; etc.)
2)-Não teria confiado
tão entusiasticamente, ao ponto de designá-lo para seu sucessor, em Amauri
Xavier Pena, o sobrinho que o desmascarou, concordam ?
3)- Não teria
confiado nem deixado que seu "filho" adotivo, o dentista Eurípides
Higino dos Reis, e a ex-mulher deste, Cristine Gertrude Shulz, desviassem
dinheiro em grande quantidade durante anos, como denunciou o promotor de
Investigações Criminais Dr. José Carlos Fernandes ("Veja"
14-fevereiro-01; "Contigo", 20-Fevereiro- 01; "O Estado de São
Paulo", 31-Março-01; "Jornal do Brasil", 21- Setembro-01; etc.,
etc.)
4)- Entre outros
muitos exemplos, não haveria obtido tão facilmente êxito o repórter Hamilton
Ribeiro. A seu pedido, Chico Xavier "psicografou" uma mensagem do
"espírito" da mãe do Sr. João Guignone, Presidente da Federação
Espírita do Paraná. Acontece
que foi artimanha do repórter, a senhora "comunicante" está viva em
Curitiba! Continua o repórter
Hamilton Ribeiro:"Agora vou ler a receita psicografada do pedido que fiz
hoje em nome de Pedro Alcântara Rodrigues, alameda Barão de Limeira, 1327, ap.
82, São Paulo (...) Na letra inconfundível da psicografia (de Chico Xavier), lá
está: 'Junto dos amigos espirituais que lhe prestam auxílio, buscaremos
cooperar espiritualmente em seu favor. Jesus nos abençoe'".O que pensar
disso?“Nem a pessoa com aquele nome, nem mesmo esse endereço existem. Eu os
inventei" (Revista "Realidade", Novembro 1971).
5)- Instruído por
mim, um deputado que havia perdido recentemente seu filho num acidente de moto,
ficou conversando na ante-sala de Chico Xavier com uma determinada senhora,
como se fosse simplesmente uma amiga. Entraram. O "espírito" do filho
falecido, pela "psicografia" de Chico Xavier afirmou que estava lá
presente, vendo-os, e pediu para que levassem um recado de consolo para a mãe,
e comentou sobre a imprudência juvenil com que acelerou a moto...Falharam os
informadores que Chico tinha na cidade e na antessala. E prova de que
"Emmánuel" e Co. é pura falsidade. Acontece que a "amiga"
que o "espírito" do morto estaria vendo que estava lá, e para a que
um recado deveriam levar, era mesmo a mãe,e não fora o filho quem acelerou, ia
de carona.
RESUMO DA ÓPERA do espiritismo segundo chico xavier:
|
(expectativa e realidade das mesas brancas) |
Servimo-nos da recomendação aos
espiritistas proferida pelo crítico literário João Dornas Filho que, como
vimos, tanto invocavam deturpando-o: "Não devem lançar mão de fenômenos que não têm a transcendência
que supõem, dados os veementes indícios de que interessam mais à psiquiatria. O
fanatismo é o aniquilamento de todas as construções realistas. A psicografia já está tomando ares dogmáticos que a boa razão
absolutamente não aceita"
Fonte: "Folha da Manhã", S.P., 19-Abril-1945
Uma farsa chamada Chico Xavier!
(foto reprodução)
Chico foi uma fraude
do começo ao fim. Ser entrevistado por um repórter francês seria uma
oportunidade única! A França é o berço do espiritismo moderno, onde Allan
Kardec publicou seus primeiros escritos e a partir de onde o espiritismo se
alastrou pelo mundo. Ter uma entrevista publicada em Paris seria bom para sua
imagem: ele deixaria de ser alvo de críticas no Brasil, e seria reconhecido
como médium e santo. Mas no lugar da honra, veio a desonra. O Brasil foi
inundado por uma edição da revista “O Cruzeiro”, que trazia estampada na capa
uma foto de Chico Xavier dentro de uma banheira numa posição extravagante. Para
quem não sabe, Chico Xavier era homossexual e adorava posar para fotos. Uma
atitude estranha para alguém que dizia ser “iluminado pelas forças lá do alto”. Antes que qualquer especialista
denunciasse Chico como impostor, ele foi denunciado por Amauri Pena, sobrinho e
auxiliar do médium. Ele disse, em entrevista ao Diário de Minas, que “tudo o
que ele psicografou foi criado por sua própria imaginação, sem que precisasse
de interferência de almas do outro mundo. Resolvi contar toda a verdade por uma
questão de consciência. Não denuncio
meu tio como homem, mas como médium”. A resposta veio logo em seguida. Amauri
Pena foi ridicularizado e denunciado pelo próprio pai como “alcoólatra” e
“doente de alma”. Chico Xavier usou todos os recursos e influência que tinha
para calar o sobrinho, alegando não ter qualquer relação com ele e que Pena
nunca participou de nenhuma reunião ao lado dele. Mais uma vez o médium faltou
com a verdade. Todos sabem
que Amauri Pena era auxiliar e homem forte de Chico, sendo na época o indicado
para substitui-lo futuramente no trabalho de psicografia.Mal acabou de se recuperar, o médium
sofreu um novo revés. A pedido do repórter Hamilton Ribeiro, Chico Xavier
“psicografou” uma mensagem do “espírito” da mãe do sr. João Guignone,
presidente da Federação Espírita do Paraná. Acontece que
tudo não passou de uma artimanha de Ribeiro – a senhora “comunicante” estava
viva em Curitiba!
Fonte:http://genizah-virtual.blogspot.com/2014/11/uma-farsa-chamada-chico-xavier.html
------------------------------------------------------
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3xJoPua
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 22 Comentário. Deixe o seu!
De novo falando mal do Chico. Ah mania... gente, ele trouxe paz a incontáveis pessoas, palavras de luz e de amor. Tá de bom de vcs pararem com essas postagens sem noção. Esse negócio de Igreja Católica ser a UNICA é bobagem. Deus está onde o homem encontra paz e vive com responsabilidade e amor ao próximo. INDEPENDENTE de religião.
Em parte o espírita acima tem razão:
Chico Xavier quando questionado pelo seu próprio sobrinho Amauri Xavier Pena, a não mais continuar com esta farsa Chico respondeu:
“E por que não continuar com ela mesmo não sendo verdadeira, se está fazendo bem às pessoas que me procuram ?...” ( Ele foi simplesmente seduzido pelos seus 5 minutos de glória que todos nós carregamos dentro de nós).
Artigo Ridículo... Somos Cristãos Católicos e não devemos julgar!
Exclua isso urgente...
Prezado espírita incubado Mauro Prado,
A verdade doi mas cura !!!
ONDE ESTÁ A FORÇA DA IGREJA CATÓLICA ?
1)- É a verdade e o clamor destemido que atrai, pois o homem de todas as épocas e culturas têm sêde da verdade, e está em constante busca pela verdade. Dizia Santo Agostinho: “ A busca pela verdade é a busca pelo próprio Deus, pois Deus é a verdade...”
2)- É a Cruz de Cristo que atra,pois foi Ele mesmo que dissei: "Quando Eu for levantado, atrairei tudo a Mim" (João 12,32).
3)- Por isto em nossa procissões, quem vai a frente da imagem é a cruz processional de bronze de Cristo, significando que seguimos a Cristo por excelência e imitamos o seguimento de Cristo pelo santo, não a imagem em si, pois São Paulo nos ordenou: Sêde meus imitadores, como eu sou de Cristo ( I Cor 11,1).
4)- Pois os homens e especialmente a juventude são atraídos pelo heroísmo,autenticidade, e a radicalidade evangélica, nunca pela frouxidão e pela covarde complacência, ou por um pacifismo falso, que só adia a derrota para amanhã. E que recebe, já hoje, imediatamente, a vergonha do silêncio cúmplice e covarde.
5)- A Igreja Católica é uma Igreja peregrina e militante, e um católico que não está sempre em luta, em defesa da Fé possui uma alma tristemente aposentada, não sabe mais nem porque está nela, perdeu o sentido, entregou-se ao comodismo, está derrotado.
6)- Estes se encontram na triste situação dos acomodados e conformistas relativisados pela Ditadura do relativismo, tão combatida pelo Papa Bento XVI, conforme a comparação abaixo:
" Por que você vem tentado mudar o mundo com a verdade de Cristo, se ha mais de 2000 anos não conseguiram ainda ?"
Resposta do Cristão militante: "Se eu não continuar tentando, é porque abandonei a verdade de Cristo e fui conquistado pelo mundo, e o mundo me mudou..."
7)- E o combater os inimigos de Deus e da Santa Igreja Católica nos traz enorme alegria, porque nos permite defender a Verdade católica, confirmar os irmãos na Fé, e, muitíssimas vezes, pela Graça de Deus, e não méritos pessoais, converter inúmeras almas, graças aos argumentos que Deus põe em nossa inspiração, ou na ponta dos dedos, golpeando com verdades, contra os sofismas e as mentiras dos hereges, e as falácias que não merecem nem respostas, pois são vãs controvérsias dos inimigos de Deus e da Santa Igreja de Cristo, seria o mesmo que perder tempo discutindo sobre o a natureza dos unicórnios e duendes, ou o sexo dos anjos, não nos levaria a lugar algum, mas pura perda de tempo.
8)- Pois já nos diz a palavra de Deus como profecia para estes tempos modernos de combate com os teclados dos micros:"Bendito seja o Senhor Deus que formou minhas mãos para o combate e meus dedos para a guerra “ ( Salmo 144,1).
9)- Preferiria os inimigos e os falsos Cristãos Irenistas que fossemos um católico mansinho, como infelizmente há tantos, sem fibra e sem argumento, sempre calados, diante dos ataques que se fazem à honra de Deus e da Igreja? Não! Jamais!
Amados e bravos Católicos: Ao combate na defesa da Fé Contra os hereges e ateus militantes e inimigos da Igreja !!!
“Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” ( Sto. Tomáz de Aquino)
José Guedes - Itapecerica da Seraa
Desde quando mostrar a verdade é Julgar espírita Mauro ?
O julgamento pertence a Deus, o artigo apenas mostrou a realidade dos fatos e com fontes.
Solange - Mossoró-RN
Amei esse artigo. Muito esclarecedor!!! Esse Blog é Maravilhoso!! Deus os Abençõe.
Agradecemos seu apoio Socorro e reze por nós para perserverar-mos até o fim combatendo o bom combate.
Nunca de esqueça que ABBA(Painho) te ama viu !!!
"Insondáveis são os desígnios do Senhor!" Assim meditavam os Cristãos(?) Católicos na sua marcha pela Palestina em junho de 1099
"Pelas muralhas e portas, derrubando, destruindo, ou prendendo fogo no que se lhe opunha, o exército vencedor penetra então na cidade. O ferro semeia por todas as partes a desolação e a morte, o luto e o horror, suas companheiras. O sangue forma lagos ou corre em arroios que arrastam no seu curso cadáveres e moribundos." - Torquato Tasso - Jerusalém Libertada, Canto XVIII, 1575.
Como uma Instituição com sangue dos sofrimento alheio tem moral para falar qualquer coisa sobre alguem? Meditem...
"Na Noite de São Bartolomeu, patrocinado pela Igreja Católica, entre 30 mil e 100 mil protestantes franceses, chamados huguenotes, foram brutalmente assassinados."
Como uma Instituição com sangue dos sofrimento alheio tem moral para falar qualquer coisa sobre alguem? Meditem.
A juíza M. Teresa Sarmina (foto), do Tribunal de Justiça da Filadélfia (EUA), se referiu aos padres pedófilos como “monstros em roupas de sacerdotes que destroem as almas das crianças".
Como uma Instituição com sangue dos sofrimento alheio tem moral para falar qualquer coisa sobre alguem? Meditem...
Prezado educadíssimo e evoluidíssimo espírita Mauro Ferro,
Pergunta que não quer calar:
Por que não vemos líderes Protestantes,Comunistas e Terroristas E ESPÍRITAS PEDINO PERDÃO À SOCIEDADE PELOS SEUS ERROS COMO ESTE AGORA DEMONSTRADO DOS ESPIRITISMO DE XAVECO como fez João Paulo II , ao invés de justificar e apontar erros do passado dos outros ? Quem vive de passado é museu meu caro.
Papa lista e pede perdão pelos pecados de alhguns líderes da Igreja no passado:
O Vaticano anunciou na quarta-feira passada a maior demonstração de expiação pública da história do catolicismo: um documento de noventa páginas pedindo perdão por uma série de pecados cometidos em seus 2.000 anos de existência.
Desde que foi escolhido para o trono de São Pedro, em 1978, por quase uma centena de vezes o papa João Paulo II mencionou erros históricos cometidos pela Igreja Católica e pediu o perdão divino para a culpa que a instituição e seus seguidores acumularam ao longo dos tempos.
Pela primeira vez, contudo, todos esses pecados do passado foram citados em conjunto, aproveitando o início da Quaresma do ano 2000.
O documento atende mais ao desejo de contrição dos autores do que à necessidade de reparação das vítimas.
Criada para ser uma mensageira do amor entre os homens, a Igreja, levada por seu crescente poder temporal, deu mostras de intolerância, opressão e corrupção.
"A Igreja hoje é mais livre para confessar seus pecados e convidar os outros a fazê-lo", disse o cardeal Joseph Ratzinger, que presidiu a comissão designada para colocar no papel as bases históricas e doutrinárias para o mea-culpa.
O documento, intitulado "Memória e Reconciliação: a Igreja e as Culpas do Passado", agrupou as incorreções em blocos que abrangem praticamente toda a história da Igreja:
1)-pecados cometidos a serviço da verdade: intolerância com os dissidentes e guerras religiosas. Compreendem as cruzadas e a Inquisição.
2)-pecados que comprometeram a unidade dos cristãos. Abrangem os grandes cismas, que afastaram os católicos dos ortodoxos e dos protestantes, principalmente.
3)-pecados contra os judeus. Referem-se à campanha de depreciação contra o povo judeu e de certa forma ao papel ambíguo da Santa Sé durante a perseguição nazista aos judeus na II Guerra Mundial.
4)-pecados contra os direitos dos povos e o respeito à diversidade cultural e religiosa. Aqui o alvo é a evangelização forçada colocada a serviço da colonização de povos dominados.
O ato de humildade é também uma demonstração de coragem.
Suas falhas devem ser vistas e entendidas dentro do contexto da época em que aconteceram.
PERGUNTA QUE NÃO CALA: " POR QUE NÃO VEMOS LÍDERES ESPÍRITAS,COMUNISTAS, TERRORISTA E PROTESTANTES PEDINDO TAMBÉM PERDÃO ?..."
“Pregando a Verdade e confirmando os irmãos na verdadeira fé, com a graça de Deus construo Catedrais nas almas para que nelas possam habitar o Espírito Santo de Deus” ( Pierry de Craon).
Anderson Silva - São Paulo
kkkkkkkkkkkkk !!!
Quer dizer que pela lógica deste espírita muito evoluido, devemos destruir os Alemães do presente e tira-los do grupo do G 8 por causa da II guerra mundial, acabar com toda polícia por causa dos maus policiias, e destruir a Igreja por que tem padres pedófilos e acabar com todos terreiros e Centros espiritas porque também tem xarlatanismo,homosexualismo e pedofilia também ? Se ele não sabe a pedofilia está presente em todas as instituições e são uns Gays espíritas da bahia que a querem legalisar!!!
Já fui espírita e aqui no Rio é só o que tem é espíritas homosexuais e pedofilos.
Ora tenha paciência com tamanha idiotice!! E ainda se julgam mais evoluidos que todos!!! Prefiro ficar na minha santa ignorancia a pensar desta forma.
Julio Cesar - Rio de Janeiro
Artigo preconceituoso e mal intencionado. Tenho certeza que os dirigentes da Igreja Católica não escreveriam tamanha impropriedade. Até o Papa Bento XVI reconheceu a falibilidade papal e por si só já demonstra um grande avanço nas idéias retrógradas de alguns seguidores pouco afetos ao estudo completo de um fato. Falar pela metade é muito comum entre os mal intencionados ou iletrados.
Artigo preconceituoso e mal intencionado. Tenho certeza que os dirigentes da Igreja Católica não escreveriam tamanha impropriedade. Até o Papa Bento XVI reconheceu a falibilidade papal e por si só já demonstra um grande avanço nas idéias retrógradas de alguns seguidores pouco afetos ao estudo completo de um fato. Falar pela metade é muito comum entre os mal intencionados ou iletrados.
Prezado Carlos Pereira,
Não coloque palavras na Boca do Santo Padre Bento XVI que ele nunca disse,se vc fala com tanta convicção deveria sitar sua fonte segura e neutra.
O artigo não é preconceituoso, mas verdadeiro, e sabemos que a vrdade doi mas cura. Lembre-se o pior cego não é o que não ver, mas o que não quer ver, como neste exemplo do seu guru:
Chico Xavier quando questionado pelo seu próprio sobrinho Amauri Xavier Pena, a não mais continuar com esta farsa Chico respondeu:
“E por que não continuar com ela mesmo não sendo verdadeira, se está fazendo bem às pessoas que me procuram ?...” ( Ele foi simplesmente seduzido pelos seus 5 minutos de glória que todos nós carregamos dentro de nós).
Anderson - São Paulo
Vou contar a minha experiência própria.
Há alguns anos um "transeunte" religioso insistia que Chico Xavier descrevia com precisão de detalhes alguns acontecimentos da vida de Paulo (e, em especial, uma descrição da cidade de Corinto) e que teria sido impossível que alguém sem conhecimento formal, do interior de MG, soubesse daquelas coisas.
Conclusão: Chico Xavier teria recebido conhecimentos de alguém que viveu na época, e que portanto deveríamos ver com mais aceitação a psicografia.
O livro que lera era "Paulo e Estevão" e, coincidentemente, eu tinha em mãos ele (por fazer parte da biblioteca espírita do meu irmão).
Passei o fim de semana lendo.
O livro não tem nada demais.
Ele faz um romanceamento da vida de Paulo desde o tempo em que era perseguidor dos cristãos, acrescentando situações e diálogos que em nada mudam o que sabemos sobre Paulo (como acontece com dezenas de biografias romanceadas de ficção histórica).
Mas sobre Corinto, o livro de Chico Xavier repete as mesmas informações que tenho em meu pequeno dicionário bíblico aqui em casa.
Nada de pesquisa arqueológica recente.
"Quanta inveja meu Deus " Promova-se por si próprio amigo. Não cite por favor nosso querido irmão em sua vida. Trabalhe por alguma causa como fez Chico, promovendo a paz e a união. Não seja tão amador, que a Luz dourada de Cristo te Ilumine !
Prezado espírita da luz folheada a ouro Ricardo Alexandre,
Sei que a verdade doi mas cura, pois já tive envolvimento com esta falsa doutrina que é o espiritismo.
A decisão agora é sua ( Deus lhe deu o LIVRE ARBÍTRIO): Acreditar em Jesus Cristo , ou Allan Kardec ? A bíblia do Antigo ao Novo Testamento, prega uma única vida e ressurreição, e nunca reencarnação.
“ Leia a bíblia sagrada e que o Deus todo poderoso e misericordioso te abençoe, te guarde e te mostre a verdadeira luz que é Cristo, pois nem tudo que brilha é ouro”
Shalom !!!
Boa noite a todos, acredito que todos tem o direito de se expresar suas opiniões e estudos, não cabe a nós julgar se verdade ou não, cabe a nós as experiências da quais passamos e possam ou não levar a fé mais elevada.
Cada um a seu tempo, mas cabe a muitos que recorrem ao Espiritismo para sua cura ou salvação, mesmo tendo uma percepção negativa da Filosofia Espirita. Isto é inegavél, algo a de se saber por olhares de foram diferentes para essa Fislosofia.
Prezado Spoo
A necromancia e por conseguinte, o espiritismo é condenado pela Sagrada Escritura. Esta palavra -- necromancia -- significa advinhar coisas através dos mortos (Mancia é adivinhar, saber; necro quer dizer mortos). Há inúmeras passagens da Bíblia em que se condena quem faz necromancia, ou quem procure indagar dos mortos a verdade. Veja, por exemplo, o que diz o livro do Deuteronômio: "Quanfo entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te há de dar, guarda-te de querer imitar as ABOMINAÇÕES daquelas gentes. Não se ache entre vós quem purifique seu filho ou sua filha, fazendo-os passar pelo fogo, nem quem consulte os advinhos ou observe sonhos e agouros, nem quem use malefícios, nem quem seja encantador, nem quem consulte os necromantes, ou advinhos, ou quem indague dos mortos a verdade. Porque o Senhor abomina todas essas coisas, e por tais maldades exterminará esses povos à tua entrada"(Deut. 18, 9-12). Repare que Deus chama a consulta aos mortos de abominação e de maldade. Por que abominação e maldade? Porque quem aparece normalmente aos que invocam as almas são demônios. O próprio Alan Kardec preveniu que muitas vezes o que aparece nas sessões espíritas são demônios. Ora, sendo a Escritura claríssima na condenação da invocação das almas, quem desobedece a essa proibição comete uma grande maldade e abominação, pois despreza a palavra de Deus e entra em contato com demônios. A Sagrada Escritura dizia que os médiuns tinham o espírito de Piton, isto é da serpente, do demônio. Portanto, os médiuns ou são possuídos pelo demônio, ou estão sob sua direta influência. Quem está em pecado é incapaz de ser sobrenaturalmente bom, pois não está com Deus. Os pecadores podem fazer algum bem material, mas isto não tem nenhum valor sobrenatural. Que adianta dar esmola para um pobre se se odeia e desobedece a Deus? Lembre-se do que diz São Paulo: "E ainda que eu distribuísse todos os meus bens no sustento dos pobres, e entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, nada disso me aproveitará" (I Cor 13, 3). Ora só pode ter caridade quem está na graça de Deus. E só está na graça de Deus, quem aceita tudo o que Deus ensina, e que a Igreja confirma. Os espíritas repudiam o que Deus ensinou, e fazem o que Deus proibiu. Logo, não estão. O tal Chico Xavier era um médium, que durante toda a vida só desobedeceu a Deus com estas práticas. Portanto, não é verdade que ele só fez o bem. A verdade é o oposto: ele com estas práticas abomináveis só fez o mal! Se ele fazia ocasionalmente algum bem material, isto só servia para induzir outros a desobedecer a Deus, aceitando a invocação do espíritos que ele defendia e praticava. Você me pergunta se Deus condena ao inferno quem invoca os espíritos. Repondo-lhe que SIM! A desobediência grave a uma lei de Deus, feita com pleno conhecimento e plena vontade leva ao inferno, se a pessoa morrer sem ter se arrependido desse pecado. Portanto, se alguém invocar espíritos e não se arrepender antes de morrer, irá, sim para o inferno! Outro problema é o de saber se uma certa pessoa, em concreto, foi ou não ao inferno. Isso só Deus sabe. Tomara que Chico Xavier tenha arrependido de suas práticas abomináveis antes de morrer, e possa assim ter se salvado!
Shalom !!!
.
Aigreja católica é a única verdeira de Nosso Senhor Jesus Cristogre
O espiritismo é uma religião como outra qualquer. Quem diz que espiritismo é ciência ou filosofia mente. Filosofia não tem dogmas, e o espiritismo está cheio de dogmas. A Reencarnação É UM DELES. O espiritismo também não é ciência, pois não usa o método cientifico em suas pesquisas. Portanto é tudo questão de FÉ. Refutar o espiritismo é muito fácil. O difícil é convencer um espírita de que ele esteja errado. E quanto mais a pessoa esteja metida no espiritismo, mais difícil será a tarefa. Recomendo apenas que se reze muito por eles.Fazendo apostolado com um espírita que também se dizia médium, este espírita, após ver que havia perdido nos argumentos, respondeu: "Você pode me dizer o que você quiser que não vai me convencer; enquanto você me dá seus argumentos, tem um espírito sentado ao seu lado me dizendo que você está errado" (!!). Eu lhe pergunto: como é que se pode ter uma discussão racional com pessoas assim? O problema de se fazer apostolado com espíritas é que eles são muito orgulhosos, e consideram todos os não-espíritas como "espíritos menos evoluídos". Argumentos de católicos, para eles, valem tanto quanto argumentos de crianças. A única coisa que importa para eles são as "revelações dos espíritos superiores", não importando se estas vão ou não contra a lógica, a razão, o bom senso ou até contra a moral e os bons costumes. Uma contradição contra seu próprio fundador: Pois o próprio Kardec diz: "não se deve aceitar cegamente tudo o que venha deles (dos espíritos), da mesma forma que não se deve adotar às cegas tudo o que proceda dos homens" (LE, q.222, p.130). Ora, se não existe para eles fonte de verdade absoluta, no que eles confiam, senão em suas próprias "experiências"? Eis no que os espíritas acreditam: em si mesmos e nos espíritos que os possuem. Por isso são tão soberbos e orgulhosos. O ensinamento requer humildade. Ora, se os espíritas são pretensiosos e orgulhosos com relação à sua doutrina é de se esperar que fazer um diálogo com eles não seja uma fácil tarefa. Mas temos que ter fé em Nosso Senhor, que é "o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14, 6) e esperar que a graça de Deus faça-os perceber e querer abandonar os seus erros. Com relação ao infalível e impecável Chico Xavier, os nossos espíritas tupiniquins costumam dizer, junto com Kardec, que o que realmente importa é a "caridade", e citam Chico Xavier como grande exemplo de "espírito caridoso". Um dos grandes lemas do Kardec é "Fora da Caridade não há salvação" (ESE, cap. XV, p. 245), lema esse de forte alusão à máxima católica de que fora da Igreja não há salvação. Para os espíritas (e para todas as pessoas que assistem muita TV), o que uma pessoa acredita ou deixa de acreditar é secundário,portanto a própria fé é desnecessária, o que importa é a caridade. Portanto para traficantes,corruptos,estrupadores, depravados e assassinos, não é necessário o arrependimento e confissão de seus pecados e nem muito menos o perdão divino, basta sair distribuindo umas sestas básicas nas favelas,ajudar a velhinha a atravessar a rua, fazer uma doação de sangue, sair por ai distribuindo muito axé e muita luz, mesmo vivendo em pecado e nas trevas e pronto, a salvação está garantida?...Pensem nisso amados(as)
Maria de Fátima - SP
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.