Discernir - Definição e Pistas
O discernimento
vocacional consiste em ajudar o vocacionado a fazer a escolha certa.
Entre todas as opções que eu tenho para seguir, escolho aquela que acho
mais me identifico.
Alguns
passos:
A promessa de Deus
assegura que na Igreja não hão de faltar ministros e testemunhas de seu Reino,
capazes de responder aos clamores e necessidades de nossos dias. Trata-se de
encontrar, na abertura da graça batismal, a vocação própria de cada um e, em
especial, saber discernir os "sinais de Deus" que, em todos os
tempos, continua chamando discípulos para os ministérios ordenados, a vida
consagrada e vocações leigas. Este trabalho supõe, na comunidade eclesial, fé
viva e docilidade ao Espírito Santo.
A cada um corresponde buscar o
lugar concreto onde o Senhor o chama a dar a vida em favor dos irmãos.
O discernimento
requer dos jovens, dos que os acompanham e de toda a comunidade uma atitude de
oração permanente, silêncio interior, para suscitar a voz de Deus, contemplação
da vida e mensagem de Jesus Cristo e disponibilidade para responder a seu
chamado, a fim de segui-lo mais de perto e assumir sua missão.
Para que o processo
de discernimento chegue a uma decisão madura e justa, é necessário identificar
os sinais do chamado de Deus e de uma autêntica vocação:
a)- As qualidades
humanas, a saúde física e psíquica, o domínio de si, a capacidade de
relacionar-se com os outros para viver e trabalhar em comunidade.
b)- A fé viva em
Jesus Cristo, a devoção à Virgem Maria, o gosto pela oração e pela Palavra de
Deus, a participação nos Sacramentos, o serviço à comunidade, a doação de si
mesmo aos mais necessitados, o espírito de sacrifício, que permita superar as
insistentes atrações do prazer sem regras morais e do consumismo que sofrem os
jovens, exacerbadas, nos ambientes urbanos e na cultura pós-moderna.
c)- A disponibilidade
para formar-se, deixar-se guiar-se especialmente pela direção espiritual e
preparar-se para o serviço eclesial.
d)- Haver
demonstrado, na experiência, de alguma ação apostólica, uma atitude de serviço
aos outros, demonstrado percepção de suas necessidades, compaixão e vontade de
manifestar a eles a misericórdia de Deus.
e)- A reta intenção e
clareza de motivação na escolha vocacional de total consagração ao Ministério
Ordenado, à Vida Consagrada e ou, ao especial discernimento do carisma
congregacional.
f)- O acompanhante e,
se possível, a equipe de acompanhantes, em atitude de respeito ao Deus que
chama, procurarão observar os sinais da vocação, orientar o jovem para que ele
mesmo os descubra e se disponha a responder com generosidade à sua vocação e
atender às necessidades concretas das comunidades nas quais vai servir.
g)- Especial atenção
merece o discernimento das vocações de pessoas adultas. Sejam ajudadas a
avaliar suas condições humanas e fazer a leitura da própria história,
integrando-a à luz do chamado de Deus.
h)- Atente-se que os
sinais de vocação permaneçam sempre como expressão externa do chamado interno
de Deus; as motivações internas fundamentam o valor ou a ambigüidade da opção;
o testemunho e comportamento do vocacionado complementam a autenticidade da
vocação.
Discernimento
Vocacional: O discernimento vocacional se
apresenta na Bíblia mais como "um exercício" do que uma teoria.
Textos
Fundamentais:
1. Lc 9,57-62 => As
desculpas dos chamados
2. Lc 18,18-27 =>
Mestre, que devo fazer?...
3. At 1,15-26
=>distinguir qual é a vontade de Deus
4. Gl 6,1-10
=>critérios para ser ministro.
ETAPAS
DO DISCERNIMENTO VOCACIONAL:
1
PROMOVER E SUSCITAR
- Toda comunidade é
co-responsável
- Criar um clima
vocacional
- Sentimento de
pertença à comunidade
- Criar ambiente para
se ouvir o chamado.
Nas
crianças => INFLUÊNCIAs:
-dos pais
-dos catequistas
-da escola
Nos
jovens => grupos
- comunidade
- amigos
-grupos-tribos
2
ACOLHER E ACOMPANHAR
- é importante o
papel do orientador, do agente vocacional
- saber ouvir
- dar espaço para o
jovem sentir-se útil
- inserção na
comunidade
- apoio da
comunidade.
3
FORMAR
- é etapa que terá
continuidade a vida toda
- aprofundar o entendimento das opções definitivas em nossa vida
- esta etapa tem duas
vertentes: a pessoal, é o candidato que é protagonista, deve tomar uma opção
livre com o apoio da comunidade e da equipe de formação ; e a vertente oficial,
porque é a Igreja e o Instituto ou Congregação que deve aceitar ou não.É nesta hora que a
comunidade tem um papel fundamental, porque é a hora decisiva.
CONCEPÇÃO
SOBRE VOCAÇÃO:
Por B. Giordini :
Respuesta del hombre a la llamada de Dios)
1
CONCEPÇÃO ESPIRITUALISTA:
A vocação consiste
num chamado direto e especial que Deus dirige a cada um .É uma graça especial e
que necessita de uma resposta.
2
CONCEPÇÃO PSICOLOGISTA:
O acento desta
concepção está na auto-realização, sem terem contra nem a realidade, nem o
outro. A vocação se concentra no próprio sujeito, suas qualidades, aspirações,
interesses e atitudes (incoerência).
3
CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICO-EXISTENCIAL-CRISTÃ
Põe em relevo as
relações entre Deus e o homem (transcendência ). A iniciativa porém é de Deus
que se manifesta nas situações concretas, históricas que movem a pessoa
(mediações). A vocação é dom e resposta (vocação-missão)
SÍNTESE
SOBRE O DISCERMIMENTO:
1 - O discernimento
caracteriza a vida cristã: o cristão deve estar sempre atento aos sinais e à
vontade de Deus.
2 - O discernimento vem
da liberdade da pessoa. Não há um caminho pré-fixado, mas um convite para
colaborar no plano de Deus.
3 - O discernimento
afeta a conduta e a caminhada do cristão.
4 - O sujeito é o
cristão, mas inserido dentro de uma comunidade.
5
- Critérios de discernimento:
- não amoldar-se aos
critérios do mundo
- transformar-se pela
renovação da mente
- deixar-se levar
sempre pelos princípios do bem , do amor fraterno. O amor fraterno se configura
como faculdade de discernimento.
- Acertar na opção se reconhece na conduta prática e pelos frutos do espírito.
ILUMINAÇÃO:
Discernimento é
perceber por onde devo andar para fazer a vontade de Deus. Em Rm 12,1ss há dois
caminhos:
- o da purificação
-(negativo) não vos conformeis com o mundo;
- o da transformação
- (positivo) transformar a mente.
O
CAMINHO DA PURIFICAÇÃO
Não vos deixeis
esquematizar por este mundo.
O esquema é uma
realidade superficial por este mundo.Este mundo: sociedade
construída pelo homem.Este mundo tem um
esquema e o esquema é proposto. Paulo pede que nosso estilo não seja o estilo
do mundo. Quais são hoje os modelos para a sociedade brasileira? Esquema do mundo ? de nossa cidade ?Dizer não aos
esquemas que vão entrando na nossa vida. ( Por que vocês não podem comer de
todas as frutas? Por que não pode comer o que é bonito e bom ao paladar? Gn 3).O coração torna-se
enebrecido. Nossos canais ficam obstruidos .O esquema do mundo
está em torno de Deus . O mundo afirma a presença de Deus, mas Deus não serve
para nada . Presta
homenagem a Deus, mas não permite que Deus entre em sua existência. Uma pessoa
neste esquema presta culto, reverencia Deus mas não dá um espaço para Deus, não
o deixa entrar em sua vida particular.O esquema do mundo
relativiza valores. Quando há relativos absolutizados em minha vida, tudo fica
fora de foco, não me situo mais na história, tudo é errado (Adoraram a
criatura, em vez do Criador - 1,18ss). Não há mais sintonia, mas loucura. O
Deus que cultuo não tem nada a ver com a minha vida. O capítulo 2 da Carta dos
Romanos acentua que o povo reconhece a Deus mas se liberta do esquema de Deus
porque o centro é Deus e ele está em Deus. São as virgens imprudentes, tinham
certeza absoluta de que não haveria festa sem
elas, e, no entanto houve. Tem certeza de que podem fazer o que quiser porque
tem Deus na mão. Faço o que quero porque pertenço ao povo de Deus, sou
escolhido, sou padre, sou religioso - religiosa.
Paulo propõe o
seguinte caminho da perfeição:
a) oração:
reconhecimento da fé;
b) jejum: fortificar
o homem interior - auto - domínio;
c) Caridade: reconhecimento do irmão.
O
CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO
"Transformai-vos
renovando vossa mente"
Mente(Ciente)=>
capacidade de se situar. Se não nos transformarmos não podemos nos situar. A transformação da
nossa mente é obra da gratuidade de Deus.Ao tomar uma decisão
abrir espaço para o Espírito Santo.
- que vosso amor
cresça cada vez mais em conhecimento e em sensibilidade a fim de poderes
discernir o que mais nos convém.
- que vocês sejam puros
e irrepreensíveis na plena maturidade da justiça de Cristo.
- para a glória e o
louvor do Pai.
A
sensibilidade é um dos maiores critérios para o discernimento:
- mudança de um
coração de pedra em carne ( Ez 36)
- solidariedade ( não
é fácil perceber que existe outro)
- quem são nossos
amigos?
- Quais são os
carentes que são nossos amigos?
- Sensibilidade é
perceber o que falta para o outro.
Pressupostos PARA O bom DISCERNIMENTO VOCACIONAL
1.
Projeto de Vida Sacerdotal, Religiosa e ou Consagrada:
- é um projeto
centrado em valores absolutos e não em satisfação imediatas.
- se realiza mediante
a renúncia em favor das pessoas.
Esta
renúncia se faz em favor de:
* Deus , primazia de
tudo. Ultrapassa os limites da filantropia.É o sentido único da vida.
* Deus encarnado -
manifestado sobretudo na dimensão das três pobrezas: material, espiritual e moral.
* Cristo que se
atualiza constantemente na Igreja, lugar de encontro homem-Deus.
- quando não há estas
bases humanas e cristãs este projeto vocacional não poderá ser assumido.
2.
Crescimento psicológico e espiritual
Estão intimamente
ligados!
- um projeto de vida
comprometido com Deus e com irmãos germina mais facilmente se o
sujeito encontra o equilíbrio interior libertando-se das ansiedades,
complexos, fantasias, dependências, inseguranças e conformismos.
- um projeto de vida
germina mais facilmente se a pessoa:
* não está presa na
busca da satisfação imediatas;
* sabe tolerar as
frustrações sem deixar-se levar pela impulsividade
* aceita os conflitos
sem cair em depressões prolongadas;
* se alegra com
êxitos sem desequilibrar-se emocionalmente.
- um projeto de vida
germina mais facialmente nas pessoas que precisam obscessividade de
afeto e carinho.
- um projeto de vida que exige
uma relação desinteressada com Tu transcendente será difícil numa pessoa com
dificuldades de relação pessoal, excessivamente introvertida e a desqualificar
os demais.
3.
Como discernir o crescimento de uma vocação ?
Normalmente tomamos
os comportamentos como manifestações autênticas de valores: “Reza-se
e obedece... É bom... logo tem vocação.” Porém, nem sempre
este esquema é certo, porque, nem sempre os comportamentos estão motivados por
valores autênticos. Podemos aprender a
fazer... (desempenhar um papel) e sem
ser e ter internalização de valores. O verdadeiro
discernimento vocacional não verifica tanto a presença dos valores presentes. Não se
fixa tanto no que, mas no porque: Porque obedece? Porque reza?
4.
Sinais da internalização de valores - Levar
em conta três indicadores:
1 - uma atitude é
expressão de valores transcendentes quando foi escolhida pelo grau de
transparência, para testemunhar os valores no que se crê e
não quando foi escolhido em virtude de sua capacidade de procurar satisfação.
2 - uma atitude, não
é expressão de valores quando o indivíduo se apega indiscriminadamente a ela e
tudo é condicionado por ela.
3 - quando uma
atitude é vivida não como um meio, mas como um fim em si mesmo, corre o risco
de ser desempenhado com legalismo e resignação. Em tudo há renúncias a certas
satisfações e este preço se paga com alegria.
5. purificar e filtrar as Motivações predominantes
Em base de todo
comportamento há uma gama de motivações nobres e outras menos nobres. A pessoa é como um "
Iceberg ", do qual só vemos a parte que emerge, porém, esta sustentada por
uma massa gigante submersa. Vemos a ação, mas não o coração. Que busca o
coração? Não podemos ver o
coração, porém, é o que faz com que viva ou morra. Conhecemos o coração através
das atitudes. A atitude é muito mais que opinião. A opinião está na mente, a
atitude está no coração.A atitude contém
elementos afetivos e volitivos que a faz mais resistente à mudanças.
6.
Funções das atitudes
1
- Função utilitária e defensiva do eu : Busca recompensas
ou evita castigos
2
- Função expressiva dos valores e função cognoscitiva
:Assume-se determinadas funções ou atitudes com a finalidade de realizar
valores livres e objetivos ( maturidade).
7. uso dos "carismas extraordinários" – principalmente: ciência e Discernimento dos Espíritos
Atos 16,16-18: "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela! E na mesma hora saiu."
É a ajuda extraordinária que uma
pessoa dá a outra para que possa conhecer a vontade de Deus nela e respondê-la.
Duas
formas:
- detectar e individualizar os verdadeiros sinais de Deus no indivíduo (ver história de vida).
- considerar a
capacidade que a pessoa tem de reconhecer a presença de Deus a acolher sua
ação (com as graças e desafios, sem fugas e fantasias).
Discernir não
significa simplesmente dar conselhos, mas ajudar a ajudar-se! Eu posso ajudar a viver segundo
a decisão que alguém venha a tomar, sem que tenhas que depender de teu estado
de ânimo momentâneo, e de minha influência pessoal. Te ajudo a dizer o que se deve
fazer de como situar-se diante de Deus e diante de si mesmo: na sua verdade.“Uma alma que não busca
relacionar-se com a verdade,não adianta rezar...” (Santa Tereza D’Avila).Se não se favorece a
capacidade de resposta, tudo cai num espiritualismo estéril, egoísta,
fantasioso e de pias intenções, que não consegue dar um peso de definitivo.
*Província São Francisco de Assis do Brasil - Ordem dos Frades Menores Conventuais
FONTE: www.tendafranciscana.org.br/sub_voc_04.htm
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Apostolado Berakash – Trazendo a
Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais
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Prezada Geralda
Não fazemos, mas a COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM, da qual partcipo como membro consagrado na Aliança faz.
Vocacional à Distância
“Se sentires o chamado de Deus não recuseis” JPII
Aqueles que residem em lugares onde não há casa de Missão do Shalom e querem conhecer melhor a nossa Vocação e trilhar um caminho de discernimento vocacional, basta entrar em contato com a Assessoria Vocacional, expressando o desejo de fazer parte do vocacional.
O vocacionado à distância é acompanhado mensalmente por um missionário da Comunidade de Vida ou de Aliança, conforme discernimento da Assessoria Vocacional e o caminho vocacional para ingresso na Comunidade se dá com as seguintes etapas:
Pedido de ingresso no vocacional
Acompanhamento e formações mensais
Experiencia de no mínimo 30 dias em uma de nossas casas comunitárias
Participação nos retiros de aprofundamento vocacional (meses de agosto ou setembro) e do retiro vocacional final (realizado nos meses de dezembro ou janeiro)
Após o retiro vocacional final e com o devido consentimento de seu acompanhador pessoal, o vocacionado poderá pedir ingresso na Comunidade Católica Shalom, que fará o discernimento final do seu pedido.
Se você sente esse chamado de Deus, entre em contato conosco.
Envie e-mail para vocacionaladistancia@comshalom.org
Agradeço por mim responderem.
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