A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » YOUCAT - Uma iniciativa com apoio do Vaticano na Evangelização dos Jovens - Você já sabe como funciona ?

YOUCAT - Uma iniciativa com apoio do Vaticano na Evangelização dos Jovens - Você já sabe como funciona ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 5 de agosto de 2012 | 16:47




Na Nota com Indicações Pastorais para o Ano da Fé, divulgado pelo Vaticano recentemente, há um pedido para que o YOUCAT seja utilizado como um instrumento catequético privilegiado «para oferecer aos jovens católicos um testemunho vivo do Senhor e para cultivar a sua fé».


Esse pedido, assim como o próprio Ano da Fé, insere-se no contexto da Nova Evangelização, um projeto atual e necessário principalmente para os países europeus que veem a fé cristã ser ameaçada e oprimida pela secularismo e a indiferença.


De facto, o YOUCAT pode ser um excelente subsídio para a Nova Evangelização. Na apresentação oficial do YOUCAT em Roma, em Abril de 2011, o próprio presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, D. Rino Fisichela, afirmou que o YOUCAT 


«corresponde a uma exigência do momento presente em que se deve saber apresentar numa linguagem simples, completa e sobretudo acessível aos jovens, o património de fé que desde sempre e em todos os lugares os cristãos professam. […] O YOUCAT é um catecismo autêntico e como tal é um instrumento válido para a nova evangelização no mundo juvenil. Talvez não agrade a todos a proposta de um novo catecismo; todavia, na urgência formativa em que nos encontramos, um instrumento como este corresponde às expectativas de muitos formadores que têm consciência e direta experiência da debilidade cultural a respeito dos conteúdos fundamentais da fé.»


Segundo D. Fisichela, a Nova Evangelização, embora se dirija a toda a Igreja, encontra no mundo juvenil um interlocutor privilegiado, consciente de que o futuro passa também através do seu testemunho.

Precisamente por isso, «a catequese torna-se parte integrante e essencial do projeto de uma nova evangelização, sobretudo para aqueles jovens que, vivendo em países cuja cultura está enraizada na tradição cristã, verificam um afastamento de tantos coetâneos da fé, da comunidade e da própria religião», afirmou.


Ao criar o Pontifício Conselho, convocar um Sínodo dos bispos (programado para Outubro próximo) e incentivar imensos projetos sobre a Nova Evangelização, o Papa Bento XVI quer dar uma nova força ao espírito missionário da Igreja, sobretudo naqueles lugares onde a fé parece ter-se enfraquecido sob o cavalgar do secularismo. Não se trata de transmitir uma mensagem nova, ou diferente, mas anunciar a preciosa mensagem evangélica de maneira nova, atualizada, contextualizada e adaptada principalmente às novas gerações.

Sim, os jovens são os destinatários principais da Nova Evangelização, pois já não vivem numa “cultura cristã”, onde os ideais da Igreja eram recebidos naturalmente. Os jovens de hoje precisam saber em que creem. Como afirma o Papa no prefácio do YOUCAT:

«Tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que as gerações dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação».

Muitas iniciativas baseadas na leitura e reflexão do conteúdo do YOUCAT já surgiram em várias dioceses, mas certamente muitas mais podem surgir a partir da criatividade própria da juventude.


Para utilizar as palavra de D. Rino Fisichela: 

«Que este catecismo se torne um verdadeiro instrumento de estudo e de formação para muitos jovens, de tal sorte que possam viver a fé com maior consciência e responsabilidade.»


Ir. Darlei Zanon,

Religioso Paulista, Editor do YOUCAT para a língua portuguesa


Fonte: Catecismo Jovem

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger