Sobre os Sentidos da Escritura, diz o Catecismo da Igreja Católica:
115. - Segundo a Sagrada tradição, podemos distinguir dois sentidos da Escritura: o sentido literal e o sentido espiritual subdividindo-se este último em sentido alegórico, moral e anagógico. A concordância profunda dos quatro sentidos assegura a sua riqueza à leitura viva da Escritura na Igreja :
116. – O sentido literal é o expresso pelas palavras da Escritura e descoberto pela exegese segundo as regras da interpretação.
117. - O sentido espiritual graças à unidade do desígnio de Deus, não só o texto da Escritura, mas também as realidades e acontecimentos de que fala, podem ser sinais.
A - O sentido alegórico, podemos adquirir uma compreensão mais profunda dos acontecimentos, reconhecendo o seu significado em Cristo: Por exemplo, a travessia do Mar Vermelho é um da vitória de Cristo, como também do Batismo.
C - O sentido anagógico, podemos ver realidades e acontecimentos nos seu significado eterno, o qual nos conduz (em grego : "anagoge") em direção à nossa Pátria. Assim, a Igreja terrestre é sinal da Jerusalém celeste.
118. - Um axioma Católico resume a significação dos quatro sentidos: "A letra ensina-te os fatos (passados), a alegoria o que deves crer, a moral o que deves fazer, a anagogia para onde tender".
As regras da Interpretação dos Sentidos das Escrituras são estudadas e apresentadas pela:
I - Exegese
Chama-se Exegese ao estudo de investigação e exposição das Sagradas Escrituras, pela aplicação das regras da Hermenêutica.Em geral, este estudo processa-se, usando a tradição, a arqueologia, a história e o Cristicismo, para encontrar o Sentido EXATO dos textos da Escritura dentro do Contexto em que foi escrito às Comunidades, para isto, utiliza-se tanto os exegetas Católicos, protestantes e Ortodoxos o método HISTÓRICO CRÍTICO.
II - No estudo da Exegese, aplicam-se as Regras da Hermenêutica
A Hermenêutica é a interpretação metódica dos textos e palavras da Bíblia, procurando determinar o verdadeiro sentido dos textos da Sagrada Escritura no ambiente em que foi escrito, bem como a quem era destinado e com que objetivos, tudo para se fazer uma Exegese mais próxima à realidade.
Na tradição protestante, eles são encorajados a interpretar as Escrituras por sua própria conta e risco, indo contra a palavra de Deus que diz:
*Francisco José Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº 003/17
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas.Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.