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"O SENTIDO DAS ESCRITURAS DEVE SER AO PÉ DA LETRA" COMO QUEREM ATEUS E PROTESTANTES FANÁTICOS?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 22 de março de 2012 | 10:43






Para entender correta e frutuosamente a Sagrada Escritura é preciso conhecer as regras de Interpretação em harmonia com as muitas circunstâncias em que ela foi escrita, bem como suas posteriores “RELEITURAS” feitas pelos autores, pois os fatos foram narrados bem depois dos acontecimentos, sem porém perder a inspiração Divina. De outro modo pode-se incorrer numa Interpretação fundamentalista, errada e com sérios danos à Comunidade Cristã e ao fiel em particular.






Sobre os Sentidos da Escritura, diz o Catecismo da Igreja Católica:








115. - Segundo a Sagrada tradição, podemos distinguir dois sentidos da Escritura: o sentido literal e o sentido espiritual subdividindo-se este último em sentido alegórico, moral e anagógico. A concordância profunda dos quatro sentidos assegura a sua riqueza à leitura viva da Escritura na Igreja :




116. – O sentido literal é o expresso pelas palavras da Escritura e descoberto pela exegese segundo as regras da interpretação.




117. - O sentido espiritual graças à unidade do desígnio de Deus, não só o texto da Escritura, mas também as realidades e acontecimentos de que fala, podem ser sinais.




A - O sentido alegórico, podemos adquirir uma compreensão mais profunda dos acontecimentos, reconhecendo o seu significado em Cristo: Por exemplo, a travessia do Mar Vermelho é um da vitória de Cristo, como também do Batismo.




B - O sentido moral, os acontecimentos referidos na Escritura podem conduzir-nos a um comportamento justo. Foram escritos "para nossa instrução" (l Co.10/11).




C - O sentido anagógico, podemos ver realidades e acontecimentos nos seu significado eterno, o qual nos conduz (em grego : "anagoge") em direção à nossa Pátria. Assim, a Igreja terrestre é sinal da Jerusalém celeste.




118. - Um axioma Católico resume a significação dos quatro sentidos:  
"A letra ensina-te os fatos (passados), a alegoria o que deves crer, a moral o que deves fazer, a anagogia para onde tender".







As regras da Interpretação dos Sentidos das Escrituras são estudadas e apresentadas pela: 







I - Exegese














Chama-se Exegese ao estudo de investigação e exposição das Sagradas Escrituras, pela aplicação das regras da Hermenêutica.
Em geral, este estudo processa-se, usando a tradição, a arqueologia, a história e o Cristicismo, para encontrar o Sentido EXATO dos textos da Escritura dentro do Contexto em que foi escrito às Comunidades, para isto, utiliza-se tanto os exegetas Católicos, protestantes e Ortodoxos o método HISTÓRICO CRÍTICO.






II - No estudo da Exegese, aplicam-se as Regras da 
Hermenêutica





A Hermenêutica é a interpretação metódica dos textos e palavras da Bíblia, procurando determinar o verdadeiro sentido dos textos da Sagrada Escritura no ambiente em que foi escrito, bem como a quem era destinado e com que objetivos, tudo para se  fazer uma Exegese mais próxima à realidade.







III - ATENÇÃO! diferenciar EXEGESE DE "EISEGESE"

 


Exegese significa aplicar as palavras do texto bíblico, através das lentes de seu contexto original, para determinar sua intenção. Eisegese significa que lemos o texto com um preconceito que temos. Na eisegese não retiramos os sentido literal, mas, injetamos nossa interpretação pessoal sem levar em consideração os elementos acima.

















Na tradição protestante, eles são encorajados a interpretar as Escrituras por sua própria conta e risco, indo contra a palavra de Deus que diz:





“Nenhuma interpretação das escrituras é de condição PARTICULAR...” (II Pedro 1,20).





*Francisco José Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº  003/17

 





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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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