1)- O que é Dependência de Amor e Sexo?
O DASA acredita que a dependência de amor e sexo é uma doença, uma doença progressiva que não pode ser curada, mas, como várias outras doenças, pode ser detida.Ela pode tomar várias formas - incluindo (sem limitar-se a) uma necessidade compulsiva por sexo, dependência extrema de uma pessoa (ou várias) e ou preocupação crônica com romance, flerte ou fantasia.
Existe um padrão obsessivo/compulsivo, seja sexual ou emocional (ou ambos) em relacionamentos ou atividades sexuais que progressivamente se tornaram destrutivas para a carreira, família e senso de auto-respeito.A dependência de amor e sexo leva a conseqüências cada vez piores se não for cuidada a tempo.Antes de vir ao DASA, muitos dependentes de amor e sexo, se consideravam párias sociais, pervertidos ou apenas fracos. Outros ainda sentem que só estão perseguindo o que é de seu direito.Eles se sentem com permissão à auto-complacência.A teoria do DASA é que os dependentes de amor e sexo são pessoas doentes que podem se recuperar se seguirem um programa simples que se mostrou válido para muitos homens e mulheres com a mesma doença.
2)- O que é SOBRIEDADE?
Sobriedade é o retorno da opção, da sanidade e da dignidade pessoal que vem da rendição à dependência de amor e sexo, seguido do envolvimento com o programa de recuperação de Doze Passos de DASA.Não existem regras definidas para a sobriedade no DASA, da mesma forma que os padrões de dependência de amor e sexo variam. Contudo cada DASA identifica seu comportamento dependente e fica "SÓBRIO", se abstendo desse comportamento numa base diária.
3)- Como saber se sou Dependente de Amor e Sexo ?
Só você pode dizer se tem uma dessas dependências ou ambas a nível físico, mental, emocional ou espiritual. Ir à várias reuniões vai lhe dizer se você se identifica com outros dependentes de amor e sexo.O texto "Dependência de Amor e Sexo: 40 Perguntas para Auto-Diagnóstico" vai lhe ajudar a avaliar sua atividade Sexual, Comportamento Amoroso e Envolvimentos Emocionais.
4)- O que é PRATICAR?
Praticar é tornar-se envolvido (ou voltar a envolver-se) com o comportamento dependente básico.A indulgência com a dependência é caracterizada pela perda de controle sobre a quantidade, a freqüência e a duração do comportamento dependente. Essa perda de controle sempre leva à conseqüências negativas, auto-destrutivas que pioram com o tempo.Os padrões de praticar, e consequentemente o comportamento básico, podem diferir bastante entre os dependentes de amor e sexo individualmente.Esse comportamento de praticar pode ir da promiscuidade óbvia envolvendo vários parceiros, à atos solitários como a masturbação compulsiva, Voyerismo, exibicionismo, ou à entrega obsessiva à fantasia ou a sedução amorosa.
Pode incluir problemas de hiperdependência envolvendo um (ou mais) indivíduos. Alguns padrões de praticar podem envolver tudo isso, mas em geral o quadro básico tem uma ou duas áreas principais que estão mais evidentes.
5)- O que posso fazer se estou preocupado com o meu "PRATICAR"?
Procure ajuda. O DASA pode lhe ajudar. Você pode se recuperar!
6)- O que eu faço quando a ÂNSIA de praticar aparecer?
Não pratique, vá as reuniões e peça ajuda. Respire fundo, peça ajuda a seu PODER SUPERIOR e telefone para outro membro de DASA. A urgência de praticar vai passar e você estará mais forte que nunca.
7)- O que é SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA?
É um processo pelo qual passam dependentes de amor e sexo em seguida à decisão de interromper o padrão dependente. Pode causar uma variedade de sintomas que precisam ser esperados.Isso é mais tolerável na companhia de outros DASAs. Sintomas tão dolorosos como os da retirada de drogas e álcool são comuns. Um desejo e uma ansiedade intensos emergem, também ocorrem medo, pensamentos suicidas ou obsessão com doença, velhice ou morte. Depressão, perda, raiva, negação e "fantasias cor-de-rosa" podem ocorrer em várias combinações.
8)- O que são DESLIZES ?
Um deslize é um retorno ao comportamento dependente, mesmo que seja breve. A experiência tem mostrado que eles não "acontecem apenas". A Maioria dos DASAs que passaram por esses períodos dizem que os deslizes, que podem levar a repentinas perdas de identidade, podem ser atribuídos a causas específicas.Uns dizem que esqueceram que eram dependentes de amor e sexo e se tornaram confiantes em excesso. Ou ficaram muito preocupados com negócios ou atividades sociais para lembrar da importância da abstinência de praticar. Ou se permitiram ficar cansados e foram pegos pelas defesas mentais ou emocionais baixas. De qualquer forma, eles abriram mão de se beneficiar com a ajuda disponível para eles. Eles deixaram de manter suas atividades de DASA.Ser honesto e "freqüente" com outro DASA e ir numa reunião de DASA pode ajudar a superar o desespero do deslize, e retornar o caminho da recuperação.
9)- O que é um PADRINHO? - Como conseguir um?
Um padrinho/madrinha é um DASA sóbrio, experiente que está familiarizado com sua nova forma de viver e está disponível para compartilhar sua experiência, força e esperança com um DASA recém-chegado, numa base individual.Geralmente o novo pede a um DASA sóbrio se pode apadrinhá-lo. Esse padrinho em potencial tem o direito de aceitar ou não, e também pode sugerir outro DASA sóbrio que lhe ache mais apropriado.O relacionamento de apadrinhamento é baseado na confiança mutua e pode ser interrompido a qualquer momento, tanto "pelo" padrinho/madrinha, tanto por quem é apadrinhado.
10)- O que é NEGAÇÃO?
Negar que um problema existe é uma forma comum de resistência dos novos e de outras pessoas com problemas para reconhecer sua dependência de Amor e Sexo.As várias formas de negação incluem os seguintes pensamentos: "Eu não estou tão mal como as pessoas que vejo nas reuniões", "Não sou um dependente de amor e sexo, eu venho de uma família boa", "Uma vez não vai fazer mal", "Vou vê-lo (la), mas não vamos transar", "nós vamos ser apenas amigos", "Ele (a) não vai me deixar partir, por isso não posso me libertar".A aceitação do programa do DASA, numa base diária, elimina a negação.
11)- O que é se "tornar assíduo" e se manter assíduo?
A freqüência a algumas reuniões de DASA é o período de se tornar assíduo.Os membros que se sentem em perigo de praticar, podem compartilhar esses pensamentos e sentimentos com o grupo, como também as situações que podem estar contribuindo para eles.Se tornar assíduo pode ser feito com um padrinho ou com membros individualmente. Manter-se assíduo deve ser feito numa base diária.
12)- O que é CONSPIRAÇÃO?
Conspiração é uma preliminar para praticar. O dependente tenta despertar o interesse de um possível parceiro sexual ou emocional, por esquemas secretos, sutis, por olhares, formas de vestir, etc.O Resultado pode ser um ato sexual envolvendo outra pessoa diretamente, ou algum comportamento solitário sexual, ou emocionalmente baseado.
13)- O que significa "UM PODER SUPERIOR A NÓS MESMOS"?
Antes de vir ao DASA, a maioria dos dependentes de amor e sexo, já tinham percebido que não podiam controlar suas dependências de amor e sexo. O "Amor e o Sexo", haviam se tornado um poder superior a eles.A experiência do DASA mostra que para alcançar e manter a Sobriedade Sexual e Emocional, o dependente de amor e sexo, precisa aceitar e depender de Um Poder que ele reconheça, que lhe é superior.Alguns DASAs preferem considerar o próprio grupo como Um Poder Superior, enquanto outros tem interpretação diferentes desse Poder.A maioria dos DASAs adotam um conceito de Deus, como eles concebem esse Deus.
14)- Posso esperar ter amor e sexo novamente?
Amor e Sexo num contexto de verdadeiro companheirismo não parece alimentar a Dependência. Esse tipo de relacionamento parece conter o que era tão desesperada e futilmente perseguido em todos os cantos.A jornada para tal companheirismo requer muito alto reformulação antes que a reconstrução possa recomeçar.Primeiro um sentimento de inteireza e dignidade se desenvolve através da manutenção da sobriedade numa base diária e através de trabalhar os 12 Passos.A Integridade pessoal é um resultado natural do desejo de acreditar em Deus, limpar a casa e ajudar a outros.
DASA está presente em vários estados do Brasil!
Veja no link ao final a reunião mais perto de você.Todos os Grupos de DASA deverão ser absolutamente auto-suficientes, rejeitando quaisquer contribuições externas.Os países de língua portuguesa foram autorizados por The Augustine Fellowship, a utilizarem a sigla DASA - Dependentes de Amor e Sexo Anônimos. Em lugar de S.L.A.A. - Sex And Love Addicts Anonymous, uma vez que mantenham o logotipo oficial de S.L.A.A.
Dependentes de Amor e Sexo Anônimos:
E-mail: slaa@slaa.org.br
FONTE: http://www.slaa.org.br/br/conheca_dasa/perguntas_frequentes.htm
----------------------------------------------------------
Apostolado Berakash – Trazendo a
Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre
determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua
paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato
conosco pelo e-mail:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
em um ano percebi que é verdade o que ele disse -sou compulsivo- e resolvi terminar o relacionamento, para ele essa doença tornou-se severa
e ele se recusa a tomar a medicaçao, realmente isso vem prejudicando a sua vida há vinte anos.
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.