A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » As escrituras ordenam: #ouvir ou ler a Palavra de Deus? A fé vem pelo ler ou ouvir ?

As escrituras ordenam: #ouvir ou ler a Palavra de Deus? A fé vem pelo ler ou ouvir ?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 15 de abril de 2010 | 11:45








AFINAL, CRISTO DISSE: "IDI E IMPRIMI BÍBLIAS, OU IDE E ANUNCIAI?"




A leitura, interpretação, anúncio e investigação da palavra de Deus exige uma certa sabedoria e uma certa autorização, e isso é dito também por São Paulo, ao prevenir que "a letra mata": "Deus nos fez idôneos ministros do Novo Testamento, não pela letra, mas pelo espírito, porque a letra mata, mas o espírito vivifica"(II Cor. III, 6).Portanto, é a própria Bíblia que nos previne que "a letra mata". Entretanto, os protestantes lêem essa palavra e confiam na letra. Não compreendendo que "a letra mata", os que se dizem hoje "evangélicos" passam por cima de outro texto de São Paulo que nos ensina: "Por isso Isaías diz: ‘Senhor, quem creu em nossa pregação?’ (Is. LIII,1 e LII, 7) "Logo, a Fé é pelo ouvido, e o ouvido pela palavra de Cristo" (Rom. X, 16-17).São Paulo deduz dos termos usados por Isaías - Diz e Pregação - que a Fé vem pelo ouvido e não pela leitura, embora Isaías tivesse escrito suas palavras, e não dito, ou pronunciado. O livro de Isaías devia, então, ser ouvido pelo povo judeu, isto é, explicado por alguém idôneo, e não simplesmente ser lido por todos. Essa explicação é confirmada noutro passo das Escrituras Sagradas, exatamente tratando da leitura de Isaías, nos Atos dos Apóstolos, quando o Diácono Felipe é enviado por Deus a falar com o eunuco da Rainha de Candace que, em viagem, lia a Sagrada Escritura: "Correndo Felipe, ouviu que lia o Profeta Isaías e disse: ‘Compreendes o que lês?’ Ele disse: ‘Como o poderei (eu compreender) se não houver alguém que me explique?" (At. VIII, 30-31).Portanto, é a própria Bíblia quem nos diz que não é possível compreendê-la, se não houver alguém que a explique! A Religião verdadeira tem por princípio o Verbo de Deus, isto é, a Palavra de Deus: "No princípio era o Verbo" (Jo. I, 1). Se, no plano divino, o princípio está no Verbo, no plano humano, o princípio da Fé é pelo ouvido, porque "a Fé vem pelo ouvido" (Rom. X, 16-17 ), e não pelo olho que lê. Pelo olho, vem a letra que mata" (II Cor. III,6).








Por todas essas razões, Cristo Nosso Senhor não mandou ler a Bíblia, e sim ouvir o que Ele revelou na Bíblia, repetindo cinco vezes, no Sermão da Montanha, o verbo ouvir e não o verbo ler: 






"Ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás...’" (Mt. V, 21).Por cinco vezes, no Sermão da Montanha, Cristo emprega a expressão "Ouvistes o que foi dito aos antigos", em vez de "lestes", embora se referisse a um texto escrito (Cfr. Mt V, 21, 27, 33, 38 e 43). Essa insistência no uso do verbo ouvir e não do verbo ler é significativa.Devemos ouvir, mais do que ler a palavra de Deus, porque a Fé vem pelo ouvido, enquanto a letra mata. Cabe aos mestres idôneos e autorizados ler e explicar ao povo o que está escrito. E esse foi também o exemplo deixado por Jesus Cristo que, quando ia à Sinagoga, tomava o Rolo das Escrituras, lia um trecho e o explicava ao povo, que ouvia e não lia: "Foi a Nazaré, onde se tinha criado, e entrou na Sinagoga, segundo o seu costume, em dia de sábado e levantou-se para fazer a leitura. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías..." (Luc. IV 16-17).O costume dos judeus era ir ouvir a leitura e a explicação das Escrituras na Sinagoga, aos sábados. Repetidamente, na Sagrada Escritura, Cristo diz que se deve ouvir a palavra de Deus. Praticamente Ele não usa o verbo ler. Aliás, para confirmar o que dissemos note-se que o verbo ouvir aparece sistematicamente no final de cada carta do Apocalipse.Sete vezes ali se utiliza a fórmula final: "Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apoc. II, 7; II, 11; II, 17; II, 29; III, 6; III, 11; III, 22).Embora seja cansativo multiplicar as citações, é preciso repeti-las aos protestantes, pois não se está tratando com bons entendedores, para os quais meia palavra basta.





Está se tratando com maus leitores, para os quais muitas letras não são suficientes. Vejamos, então, uma primeira citação dos Evangelhos: 






"Todo aquele que ouve minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna." (Jo. V,24).





Note-se: tem a vida eterna quem ouve, não quem lê. Porque que adianta ler, se não houver quem explique (Cfr At. VIII, 30-31).E mais: 



"Todo aquele, pois, que ouve essas minhas palavras, e as pratica, será semelhante ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha" (Mt. VII, 24).







CONCLUSÃO













O malfadado livre exame pessoal das escrituras, proposto pelo heresiarca Lutero, contradizendo a própria escritura que diz: “Pois nenhuma interpretação das escrituras é de condição particular.."(II Pedro 1,20). Esse método de Lutero de ler e de entender a Bíblia de forma pessoal, tem mostrado nos dias atuais, sua verdadeira face. Por recusar a unidade de governo e de ensino da Santa Igreja, os protestantes, logo na infância, se dividiram em diversas seitas, que, com o passar do tempo, foram se dividindo sempre mais, estilhaçando-se em milhares de igrejolas.
Como toda heresia que se preze, o protestantismo não poderia deixar, mais cedo ou mais tarde, de cair no ridículo como a lista logo abaixo com os diversos títulos de igrejas protestantes brasileiras, onde seitas dos mais variados e falsos quilates escolhem os nomes mais ridículos possíveis para se auto-proclamarem envidadas de Deus, apresentando-se como salvadoras:

 

 

 

-Assembleia de Deus com doutrinas e Sem Costumes (Rio De Janeiro - RJ)

 

-Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D'água

 

-Bola De Neve Church (toda bola rola para baixo, portanto, essa garante que vai para o Abismo)

 

-Comunidade Arqueiros De Cristo

 

-Comunidade Do Coração Reciclado

 

-Congregação Anti-Blasfêmias

 

-Congregação J.A.T. (Jesus Ama A Todos)

 

-Cruzada de Emoções


-Cruzada Do Poder Pleno E Misterioso

 

-Cruzada Evangélica Do Ministério De Jeová, Deus Do Fogo

 

-Cruzada Evangélica Do Pastor Waldevino Coelho, “A Sumidade”

 

-Igreja "A" De Amor  

 

-Igreja "Eu Sou A Porta"

 

-Igreja Cuspe de Cristo

 

-Igreja A Serpente De Moisés, A Que Engoliu As Outras (Rio De Janeiro - RJ)

 

-Igreja Aceita a Jesus

 

-Igreja Atual dos Últimos Dias (Araras - SP) - Pense ai na dúvida cruel...

 

-Igreja Automotiva Do Fogo Sagrado

 

-Igreja Batista A Paz Do Senhor E Anti-Globo

 

-Igreja Batista Coluna De Fogo (Belo Horizonte - MG)

 

-Igreja SASSARICANTE !? ( Esta é a mais hilária!).

 

-Igreja Batista Ô Glória!

 

-Igreja Batista "Ponte Para O Céu" (o dízimo seria o pedágio?)

 

-Igreja Batista Renovada Lugar Forte

 

-Igreja C.R.B. (Cortina Repleta De Bênçãos)

 

-Igreja Caverna De Adulão

 

-Igreja De Deus Da Profecia No Brasil E América Do Sul

 

-Igreja “Dekanthalabassi” (O que é isso? Qual a tradução?...)

 

 



 

Deixamos ao juízo dos internautas estas "pérolas espalhadas por ai", que seriam cômicas se não fossem trágicas ao povo simples, que se deixa levar por estes oportunistas de plantão. Contra fatos não há argumentos contrários: A fé Católica muito prudentemente prioriza o ouvir, do que o ler com interpretações particulares, heréticas e contraditórias entre eles mesmos.

 







------------------------------------------------------

 

 


APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 




filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 2 Comentário. Deixe o seu!

21 de setembro de 2021 às 21:56

Heresia pura!!!!

22 de setembro de 2021 às 11:03

Verdade caro leitor!

E como toda heresia que se preze, o protestantismo não poderia deixar, mais cedo ou mais tarde, de cair no ridículo como a lista logo abaixo com os diversos títulos de igrejas protestantes brasileiras, onde seitas dos mais variados e falsos quilates escolhem os nomes mais ridículos possíveis para se auto-proclamarem envidadas de Deus, apresentando-se como salvadoras:







-Assembleia de Deus com doutrinas e Sem Costumes (Rio De Janeiro - RJ)



-Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D'água



-Bola De Neve Church (toda bola rola para baixo, portanto, essa garante que vai para o Abismo)



-Comunidade Arqueiros De Cristo



-Comunidade Do Coração Reciclado



-Congregação Anti-Blasfêmias



-Congregação J.A.T. (Jesus Ama A Todos)



-Cruzada de Emoções



-Cruzada Do Poder Pleno E Misterioso



-Cruzada Evangélica Do Ministério De Jeová, Deus Do Fogo



-Cruzada Evangélica Do Pastor Waldevino Coelho, “A Sumidade”



-Igreja "A" De Amor



-Igreja "Eu Sou A Porta"



-Igreja Cuspe de Cristo



-Igreja A Serpente De Moisés, A Que Engoliu As Outras (Rio De Janeiro - RJ)



-Igreja Aceita a Jesus



-Igreja Atual dos Últimos Dias (Araras - SP) - Pense ai na dúvida cruel...



-Igreja Automotiva Do Fogo Sagrado



-Igreja Batista A Paz Do Senhor E Anti-Globo



-Igreja Batista Coluna De Fogo (Belo Horizonte - MG)



-Igreja SASSARICANTE !? ( Esta é a mais hilária!).



-Igreja Batista Ô Glória!



-Igreja Batista "Ponte Para O Céu" (o dízimo seria o pedágio?)



-Igreja Batista Renovada Lugar Forte



-Igreja C.R.B. (Cortina Repleta De Bênçãos)



-Igreja Caverna De Adulão



-Igreja De Deus Da Profecia No Brasil E América Do Sul



-Igreja “Dekanthalabassi” (O que é isso? Qual a tradução?...)







Deixamos ao juízo dos internautas estas "pérolas espalhadas por ai", que seriam cômicas se não fossem trágicas ao povo simples, que se deixa levar por estes oportunistas de plantão. Contra fatos não há argumentos contrários: A fé Católica muito prudentemente prioriza o ouvir, do que o ler com interpretações particulares, heréticas e contraditórias entre eles mesmos.

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger