Prezado
professor,
Muito admiro esse site e com certeza ele me apoia muita em minhas dúvidas em relação a fé.Serei breve na minha questão.Fui questionado pelo padre em minha paróquia, em uma formação que ele nos dá, em o que seria fé?Entendi a mensagem que ele queria mas fiquei com algumas dúvidas não esclarecidas.
Ele me disse que a fé é fruto de um relacinamento da proposta que Deus nos faz com a resposta que damos a Ele.Até ai tudo bem, mas tive dificuldade de entender: se é necessaria uma resposta do ser humano, como isso pode ser um dom? Ele inclusive mencionou que é possível uma pessoa não ter fé, isso me pareceu algo injusto, como Deus iria privar uma pessoa de um dom?
Mas ele me disse que eu estava colocando Deus dentro de meus paradigmas e que Deus está no interior e no exterior dos muros da igreja.Entendi a resposta mas ela não me satisfez.Essa foi uma questão, agora tenho outra que talvez seja mais simples. No advento inteiro o padre está utilizando a cor rosa, não só no terceiro Domingo, ele diz que é uma tendência para diferenciar da Quaresma.Mas acontece que nunca vi essa tendência em lugar algum.É correto essa utilização?
Agradeço
muito a atenção e espero ansiosamente pelas respostas.
Salve
Maria!
RESPOSTA
Muito prezado Clauber, salve Maria!
Vejo bem o porquê você não ficou satisfeitro com as respostas confusas do padre.Uma das principais causas do abandono em que está o povo fiel, hoje, é a quase completa ignorância religiosa dos padres. Os seminários quase nada ensinam, e há padres que parecem não saber nem o catecismo.
A Fé é a "virtude sobrenatural" pela qual aceitamos firmemente as verdades que Deus revelou e que a Igreja nos ensina!
O que lhe disse o Padre é um absurdo! Ele "disse que a fé é fruto de um relacinamento da proposta que Deus nos faz com a resposta que damos a Ele".
Deus não propõe! Deus ordena! Deus sendo infinitamente Verdadeiro, é incapaz de errar e de nos enganar! Tudo o que Ele nos diz é absolutamente certo! Por isso temos a obrigação de crer o que Deus nos diz! Sem a fé é impossível a pessoa se salvar!
A Fé é uma virtude intelectual
É em nosso intelecto que aceitamos as verdades que Deus nos revelou, e as aceitamos intelectualmente com o assentimento da vontade. Sem a fé não podemos amar. Sem Fé não há caridade. Ninguém pode amar o que não conhece. Só amamos o que antes conhecemos! Por isso, só podemos amar com caridade (que é amar a Deus e ao próximo por causa de Deus). Só existe caridade com base na Fé.
A Fé é como os pilares que sustentam o telhado de uma casa. Se não há pilares, o telhado não pode existir. Sem Fé, não há caridade. A Fé deve ser íntegra, isto é, inteira.
A Fé ou é inteira ou não existe! Se duvido de uma só coisa que Deus revelou, estarei duvidando de Deus, e então, não O terei mais como perfeito absoluto!
A Fé, então, é como a virgindade: ou é inteira e íntegra ou não existe! Não há meia Fé!
A Fé pode ser inteira, porém, de graus diferentes! A Fé pode ter maior ou menor grau. Por isso, Jesus disse que alguns tinham pouca Fé, e de outros disse: "Grande é a tua Fé".
Deus não abandona ninguém, pois quer salvar a todos. Portanto, Ele concede a todos os meios para se ter Fé!
No Batismo, todos recebem a virtude da Fé infusa e o dom da Fé. Aos que não são batizados, Deus dá graças que os chama para a Fé! (conforme Romanos 1,19-22; 2,12-16).
Perde-se a Fé quando se coloca em dúvida qualquer verdade que Deus revelou e que a Igreja ensina como dogma ou como verdade de Fé que deve ser crida por todos os fiéis.
Convém rezar sempre pedindo a Deus que nos mantenha fiéis aumentando a nossa Fé que é uma certeza sobrenatual em tudo o que Deus revelou e que a Igreja ensina!
Quando aos paramentos, no advento, eles devem ser de cor roxa, porque o Advento é um tempo de penitência, no qual nos preparamos para receber a Cristo. Nenhum padre pode mudar a cor dos paramentos que a Igreja determina, assim como nenhum padre pode mudar as orações da Missa. O padre não é o proprietário da Missa, fazendo-a como quer o seu capricho. O padre é obrigado a seguir exatamente tudo o que a Igreja manda, em matéria de Liturgia...
In Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli - Montfort
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 17, 14-20
"Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: Senhor, tem piedade de meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo! Jesus respondeu: Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino! Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: Por que nós não conseguimos expulsar o demônio? Jesus respondeu: Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: Vai daqui para lá, e ela irá. E nada vos será impossível".
O Evangelho de hoje nos fala da cura do menino epilético. Ao descer do Monte Tabor, depois de ter se transfigurado, Jesus encontra a humanidade desfigurada, aquele menino epilético, oprimido pelo demônio, que ninguém conseguia libertar. Os seus discípulos tentaram, mas nada conseguiram. Jesus, então, repreende-os por sua falta de fé.
É importante nós entendermos isso, que é um conceito fundamental em todos os Evangelhos sinóticos. Os três Evangelhos sinóticos querem nos ensinar uma caminhada nas virtudes teologais, fé, esperança e caridade.
A fé é uma virtude que pode ser grande ou pequena, podendo aumentar ou até mesmo diminuir!
A maior parte das pessoas pensa que a fé é uma realidade estática: ou você a tem ou você não a tem. Mas não é assim! Existe, de fato, a fé pequena, que consiste em uma doença espiritual, ou seja, nós precisamos fazer com que a nossa fé cresça para não permanecermos atrofiados. A fé é uma realidade que deve crescer!
Jesus,
no fim do Evangelho, afirma: “Se vós
tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai
daqui para lá’ e ela irá” (Mt 17, 20).
O que Jesus está dizendo para nós é que a fé segue uma dinâmica!
Nosso Senhor, no capítulo 13 deste Evangelho de São Mateus, já falou da semente de mostarda, que o Reino dos Céus era como a semente de mostarda pequenina que cresce e se torna uma árvore frondosa, com aquela dinâmica que lhe é própria.
Essa é uma comparação
importante, porque a pequena semente de mostarda deve, nesta dinâmica da fé,
crescer, e crescer, cada vez mais. Porém, é importante nós entendermos que, se
você tem fé, mesmo que seja pequena, ela já deve ir produzindo frutos no dia a
dia.
Sejamos bem concretos: para aumentar a sua fé, a primeira coisa que você deve fazer é pedir mais fé!
Portanto, na sua oração — no grau primeiro de oração, que é a oração vocal —, você deve pedir a Deus que aumente a sua fé cada vez mais. Se fizer isso várias vezes por dia, com insistência, confiança e humildade — pode ser que você não note na hora, mas, ao longo de algumas semanas —, você vai olhar para trás e perceber uma diferença na sua vida.
Isso porque as virtudes
são como os dedos da mão, crescem todas juntas. Então, se a fé cresce, as
outras virtudes também crescem, de modo que sua vida já não é mais a mesma.
Você verá aquelas montanhas de egoísmo serem arrancadas e lançadas ao mar. Você constatará uma diferença dentro de você: sua humanidade desfigurada de antes, agora, começa a se transfigurar, ou melhor, a se configurar cada vez mais a Jesus.As virtudes teologais (fé, esperança e caridade) são dons infusos por Deus no momento do Batismo. Sendo assim, é possível perdê-los? E, como cooperar com Deus que deseja operar em cada ser humano?
O Pe. Leo J. Trese, em sua obra "A Fé Explicada", diz que:
"Essas três virtudes, junto com a graça santificante, são infundidas em nossa alma pelo sacramento do Batismo. Mesmo uma criança, se estiver batizada, possui as três virtudes, ainda que não seja capaz de praticá-las enquanto não chegar ao uso da razão. E, uma vez recebidas, não se perdem facilmente.A virtude da caridade, a capacidade de amar a Deus com amor sobrenatural, só se perde pelo pecado mortal. Mas mesmo que se perca a caridade, a fé e a esperança permanecem. A virtude da esperança só se perde por um pecado direto contra ela, pelo desespero de não confiar mais na bondade e na misericórdia divinas. E, é claro, se perdemos a fé, perdemos também a esperança, pois é evidente que não se pode confiar em Deus se não se crê nEle. E a fé, por sua vez, perde-se por um pecado grave contra ela, quando nos recusamos a crer no que Deus revelou."
O relacionamento com Deus exige uma ação, uma cooperação de cada um!
Não é um amor que só se doa ou que só recebe. É uma via de mão dupla, pois, quanto mais o homem se dá a Deus, mais recebe e quanto mais recebe de Deus, mais quer se configurar a Ele.
As virtudes auxiliam no processo de configuração a Jesus
Cristo, o homem como Deus sonhou, o homem que amou Deus como Ele quer ser
amado, o homem-modelo de todos os homens.
Potencializar as virtudes humanas que são "atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais da inteligência e da vontade que regulam os nossos atos, ordenando nossas paixões e guiando-nos, segundo a razão e a fé" (CIC 1804), ajuda a praticar com mais regularidade e perseverança as virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança). Por fim, habituando-se a estas virtudes mais forte será a ação das virtudes teologais.
Por isso, não tenhamos medo de fazer essa experiência de pedir cada vez mais fé:
Peça humildemente, peça insistentemente, peça todos os dias, várias vezes por dia. Certamente você vai começar a notar a diferença na sua vida. Talvez, na hora em que reza, não vê diferença nenhuma; mas, se você fizer com coração sincero, depois de algum tempo, vai perceber a mudança, porque aquele grão de mostarda tinha uma potência maior do que você imaginava.
Apostolado Berakash no "YouTube": se inscreva, curta, e compartilhe se gostar:
https://www.youtube.com/watch?v=Igh8afWLFy4
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.