São João Crisóstomo escreve: "quando o Senhor concede a
alguém a graça de sofrer, faz-lhe um bem maior do que se lhe desse o poder de
ressuscitar os mortos. Isto porque o homem que faz milagres se torna devedor a
Deus, mas no sofrimento Deus se torna devedor ao homem."
Nada agrada mais a Deus do que sofrer com paciência e paz todas as
cruzes que Ele envia!
A sabedoria dos santos está justamente aí: sofrer constantemente por Jesus, para ficarem logo santos.
Santa Teresa d'Avila afirmava que “Deus não manda nenhum
sofrimento sem pagá-lo imediatamente com algum favor.”
Mas, qual
seria a medida de um sofrimento para ganhar o céu?
“Completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo” é uma frase do apóstolo São Paulo, que aparece na Carta aos Colossenses: 1,24. São João viu todos os santos vestidos de branco, segurando palmas nas mãos. Sabemos que as palmas é o símbolo do martírio, porém nem todos os santos foram martirizados. Por que então todos possuem palmas nas mãos?
São Gregório explica que todos os santos foram mártires ou pela
espada ou pela paciência e ainda acrescenta: “Nós podemos ser mártires sem a
espada, se guardarmos a paciência”.
A palavra
chave maior que a dor, é a mansidão!
Bastante necessária para se viver com dignidade e paciência a vontade de Deus
em nossa caminhada, que nem sempre está livre de sofrimentos.
“Nunca me irritei, sem ter de me arrepender depois”, dizia São
Francisco Sales.
Muitas vezes somos surpreendidos pela raiva nos contratempo e decepções! Somos humanos e não entendemos pra que aquele sofrimento. Bater de frente é em vão! Por isso que a oração constante nos prepara para todos os problemas que possam aparecer durante o dia, a fim de que caso aconteça não caiamos em falta, e assim:
“Acolher sem reservas todas as disposições da Providência a nosso respeito e, consequentemente, abraçar em paz tudo que nos acontece favorável ou desfavoravelmente”, afirma Santo Afonso.
As doenças, as dores, injúrias, perseguições, a morte de parentes,
perda dos bens, tudo que nos contraria e as tribulações da vida é preciso
sofrer com paciência, “pois mais agrada a Deus as mortificações involuntárias
enviadas, ou permitidas por Ele, do que as voluntárias que são de nossas escolhas”.
Sendo assim, é no sofrimento e no abraçar com
mansidão e alegria as coisas que não são do nosso agrado ou contrárias ao nosso
amor próprio que se conhece quem ama de verdade Jesus Cristo.
“Quem não está pronto a sofrer tudo pela pessoa amada e a seguir
sempre sua santa e divina vontade, não merece o nome de verdadeiro amigo”. Tomás de Kempis
(Imitação de Cristo)
Texto adaptado de: "A prática do amor a jesus Cristo" – Santo Afonso de Ligório
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.