A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , » Coisas que você "não deve fazer na Santa Missa" e talvez não saiba!

Coisas que você "não deve fazer na Santa Missa" e talvez não saiba!

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 12 de agosto de 2024 | 18:19



 

 

O terceiro dos 10 mandamentos da lei de Deus, e o primeiro dos 5 madamentos da igreja, para quem professa a fé católica, nos instrui a guardar os dias Santos.  Mas o que isso significa? O domingo para os Cristãos é o dia do Senhor! O domingo é um dia duplamente santo! É o dia em que Jesus Ressuscitanto, venceu o pecado e a morte, nos dando o céu!  Além disso, foi em um domingo que Jesus nos enviou o Espírito Santo, e assim, nasceu a igreja! Esse mandamento nos obriga a participar da Santa Missa todo domingo e dias festivos. Não ir ao santo Sacrifício da Missa nesses dias configura pecado grave, passível de confissão sacramental!  Cumpre o preceito quem participa da Santa Missa, em rito católico, na tarde antecedente ou no dia festivo. Todos nós temos 24h diárias; 168h por semana, e não ter apenas 1h para dedicar a Deus? Deus deve sempre ocupar o primeiro lugar, pois é Ele quem nos sustenta nos dando sabedoria e orientação para cuidar da família, para trabalhar, etc.Assistir a missa pela televisão ou propositalmente, fora da igreja, tendo lugar dentro, não cumpre o preceito! Apenas pessoas impossibilitadas de ir à igreja por questões de saúde, estão dispensadas da missa presencial. E durante a missa, devemos estar ali por inteiro! Ir a missa com o objetivo de dormir ou não prestar a atenção nas partes configura-se pecado gravíssimo, também, passível de confissão sacramental. Porém, a "distração involuntária" é um pecado venial.










Orientações para viver bem a Santa Missa!




A missa é um culto de amor a Deus! Nela vivemos todo o sacrifício de Cristo e recebemos o Seu Corpo e Sangue. Não há melhor maneira de honrar a Deus! Mas devemos assistir a missa inteira. Deve-se chegar com 15 ou 30 minutos de antecedência. Atrasos podem ocorrer por diversas circunstâncias, mas quando ocorrem sempre, é bom rever. A missa tem todo um porque de ser daquele jeito. A organização da leitura, o Evangelho, a Eucaristia e a benção final. Por isso, não se deve perder nenhuma parte. 





A saída deve acontecer após o sacerdote dar a benção final e deixar o altar, nunca antes. Exceto em casos no qual houver um prolongamento da missa e a pessoa precisar sair para não chegar atrasada ao trabalho, por exemplo. Chegar atrasado ou sair antes de terminar a missa configura-se pecado venial.





Vale lembrar aqui também que devemos ir a Santa Missa com vestimenta adequada (tanto para homens e mulheres)!











Não se deve comparecer ao Sacrifício da Missa com roupas curtas e decotadas, chinelo, bermudas, além de blusas, camisas e vestidos sem mangas. Pense que quando vamos a uma reunião ou vamos encontrar alguém importante, nos arrumamos adequadamente para a ocasião. E para a missa é a mesma coisa; estamos indo encontrar Jesus, autoridade máxima da nossa vida, rei dos reis e Senhor dos Senhores!




Quanto ao comportamento, não se deve ficar conversando com pessoas próximas, com os amigos, atender celular, gritar ou causar escândalo dentro do templo santo de Deus! A Igreja é um lugar para a oração. Devemos manter o silêncio a partir do momento em que entramos na igreja. 




Se o sacrário estiver no centro do altar, ao entrar, deve-se fazer uma genuflexão: o joelho direito deve ir até o chão. É um cumprimento que deve ser feito ao Nosso Senhor sempre que passar pelo sacrário. Mas se não, deve-se apenas fazer uma reverência, inclinando o corpo e a cabeça. Vamos buscar viver melhor a Santa Missa! Se puder, frequente a missa diária. Mas se não for possível, não deixe de participar da missa dominical. Pais levem os filhos desde pequenos à Missa! Ensinem o que é a santa Missa e coloquem no coração deles o amor a ela. Recebemos muitas graças de Deus para nossa semana.

 

 


 




 



Coisas que você não deve fazer na Missa e talvez não saiba!




1.NÃO CHEGAR ATRASADO À MISSA!



Lembre-se de que Deus o está esperando para enchê-lo com seu amor, dar seu perdão, falar ao seu ouvido e dizer o que você precisa ouvir. Ele separou um lugar na mesa para você. Não o deixe esperando.




2.NÃO USAR ROUPAS PROVOCANTES



Não use vestuário que possa chamar a atenção ou provocar escândalo (decotes, minissaia, vestidos muito curtos, camisetas, bermudas, e shorts).




3.NÃO ENTRE NA IGREJA SEM SAUDAR O SENHOR E DONO DA CASA!




Ao chegar, faça o Sinal da Cruz completo! Ele está lá, feliz por ver você em sua casa! Agradeça-o, pois foi Ele que o atraiu, lembrou e lhe convidou!








4.FAÇA A "REVERÊNCIA" (INCLINA APENAS A CABEÇA), A "VENHA" (INCLINAÇÃO DO TRONCO ATÉ A ALTURA DO PEITO), "GENUFLEXÃO" (AJOELHAR-SE COM APENAS UM JOELHO, QUANDO SANTÍSSIMO ESTÁ GUARDADO NO SACRÁRIO), E A "ADORAÇÃO" (DOIS JOELHOS NO CHÃO, QUANDO SANTÍSSIMO ESTÁ EXPOSTO), AO PASSAR DIANTE DO ALTAR



Se você passar diante do Altar, que representa Cristo, faça a reverência, que é uma pequena inclinação da cabeça. Se passar diante do Sacrário, onde está Cristo presente na Hóstia Consagrada, faça a genuflexão, que consiste em tocar o chão com o joelho direito.




5.NÃO MASQUE CHICLETE NEM COMA NADA DURANTE A MISSA, E SE POSSÍVEL, FAÇA O JEJUM EUCARÍSTICO: NÃO COMA NADA (APENAS ÁGUA, OU MEDICAÇÃO DE ROTINA) 1 HORA ANTES E DEPOIS DE COMUNGAR DA SANTA EUCARISTIA!



Mascar chiclete na Missa manifesta desrespeito ao lugar sagrado, especialmente na Comunhão. Só é permitido tomar água, em caso de necessidade, por questão de saúde.



6.NÃO CRUZE AS PERNAS, E NEM FIQUE MUITO A VONTADE DE PERNAS PROPOSITALMENTE, MUITO ABERTAS!



O ato de cruzar as pernas, e ou ficar muito a vontade, de pernas muito abertas, até incomodando quem está próximo, é considerado pouco respeitoso. O seu corpo deve expressar sua devoção e respeito a magestade divina!



7.UMA MESMA PESSOA NÃO DEVE FAZER A LEITURA E O SALMO NA MESMA MISSA!




Se você percebe que há um só leitor, ofereça-se ao padre para ler, pois as Leituras e o Salmo devem ser proclamados (não apenas lido com os os olhos voltados para o evangeliário do começo ao fim),  por leitores diferentes.




8.NÃO ACRESCENTE FRASES, OU PALAVRAS, QUANDO FOR FAZER AS LEITURAS E O SALMO, QUE NÃO ESTEJAM NO MISSAL



Não leia as letrinhas vermelhas nem diga: “Primeira Leitura”,apenas leitura da... ou “Salmo Responsorial”, mas, a resposta ao Salmo será...



9.NÃO REZE ANTES DA ASSEMBLEIA, E NEM PARA DESPERTAR ATENÇÕES!



Evite rezar muito alto, destacando-se dos demais. Evite antecipar a Assembleia nas orações comuns. Por exemplo: Não se adiante para dizer “Aleluia, Aleluia” nem reze o Pai Nosso antes da Assembleia.




10.NÃO FAÇA O SINAL DA CRUZ COMPLETO SOBRE SI ANTES DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO!



Você só deve fazer três cruzes pequenas: uma na fronte, outra nos lábios e a última no peito, dizendo: "pelo sinal da santa cruz (na testa), livrai-nos  Deus nosso Senhor (nos lábios), dos nossos inimigos (sobre o peito).




11.NÃO RESPONDA NO PLURAL QUANDO O CREDO É EM FORMA DE PERGUNTAS (TIPO: CREMOS)!



Quem preside a Missa pode perguntar: “Creem em Deus Pai Todo Poderoso?” Neste caso, não responda “Cremos”, pois a fé é pessoal! Responda: “Creio”.




12.NÃO FAÇA A COLETA DURANTE A ORAÇÃO DOS FIÉIS OU NA CONSAGRAÇÃO.




A oferta em dinheiro deve ser recolhida na Apresentação dos Dons, quando todos deverão estar sentados e o padre prepara o Altar, purifica as mãos e agradece a Deus pelo pão e pelo vinho, frutos da terra e do trabalho humano.




13. NÃO SE LEVANTE NA PROCISSÃO DAS OFERTAS E APRESENTAÇÃO DOS DONS.




Não é necessário levantar-se para receber os dons na Procissão das Ofertas. Nesse momento, a hóstia e o vinho ainda não foram consagrados e, portanto, não são o Corpo e Sangue de Cristo. Às vezes, alguém se levanta e, por impulso, outros também ficam de pé. Talvez, ao ver o padre levantar o cálice e a hóstia, as pessoas pensam que já é a Consagração. Mas não é!




14. NÃO SE AJOELHE LOGO APÓS O SANTO!




É preciso esperar que o padre peça que o Espírito Santo transforme o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Cristo! É no momento que o padre traça o sinal da cruz sobre as oferendas que se deve ajoelhar-se. Nem sempre a campainha é tocada no momento correto!




15. ATENÇÃO! NÃO SE SENTA NA CONSAGRAÇÃO!




Durante a Consagração das oferendas sobre o altar, se você não consegue se ajoelhar, fique de pé, mas nunca se sente, a menos que seja por alguma doença. É falta de respeito com Cristo, que se faz presente sobre o Altar.




16.NÃO REZE EM VOZ ALTA DEPOIS DA CONSAGRAÇÃO.




Tem gente que, durante a Consagração, diz em voz alta: “Meu Senhor E Meu Deus”. Mas isso distrai quem está fazendo uma oração pessoal em silêncio.




17.NÃO DIGA JUNTAMENTE COM O PADRE, E EM VOZ ALTA: “POR CRISTO, COM CRISTO, EM CRISTO…”.



Só quem deve dizer isso é o padre que preside a Missa; ninguém mais! É uma oração sacerdotal, e não da assembléia!  Também não se deve estender as mãos na direção do Altar, na Consagração, como se estivesse consagrando junto com o padre! Só quem pode fazer isso são outros padres em concelabrações, nem ao diácono é permitido esse gesto.




18.NÃO SE DIZ ‘AMÉM’ NO FIM DO PAI NOSSO NA MISSA!



A palavra “Amém” é usada para concluir as orações. Depois de todos rezarem o Pai Nosso até o “mas livrai-nos do mal”, ao invés de dizer “Amém”, o padre continua a oração sozinho. A liturgia chama isso de “Embolismo”, ou seja, essa oração que o padre reza sozinho é uma oração que recolhe e desenvolve a oração precedente.




18.NÃO SAIA DO SEU LUGAR PARA DAR A PAZ!



No Abraço da Paz, você só deve cumprimentar quem está do seu lado e não pessoas de outros bancos, porém, por educação, se os da frente se virarem para dar a saudação, sejamos gentis e educados, e retribuamos. Aos mais distantes, basta uma saudação balançando a mão.








19.SE VOCÊ NÃO SE SENTIR PREPARADO PARA COMUNGAR, NÃO COMUNGUE!



Ninguém está totalmente preparado para receber Jesus na Eucaristia, sobretudo quando tiver cometido pecado grave. No entanto, pecado leve não deve impedi-lo de se aproximar da Mesa da Comunhão. Você também deve ter guardado o jejum eucarístico, isto é, não ter comido nem bebido nada (exceto água, e medicação) até uma hora antes de comungar.










20.NÃO COMUNGAR EXCLUSIVAMENTE NA FILA COM PADRE!



Jesus está presente na Hóstia Consagrada, não importa se a hóstia é distribuída pelo padre ou por um(a)  ministro(a) extraordinário (a) da Comunhão, leigo, ou um diácono.




21.APÓS COMUNGAR, NÃO CONVERSE!




Após comungar, volte ao seu lugar e fale no seu ítimo com Jesus, agradecendo por tudo, e se necessário, ofertando a esucaristia, por alguem que pediu, e pelas almas de parentes já falecidos. Se não pode comungar, faça uma comunhão espiritual e converse com Jesus, na intimidade do seu coração, desejando ardentemente essa união eucarística com Cristo.




22. OS CANTOS ACOMPANHEM OS RITOS!



Canta-se o Canto das Ofertas só durante a Apresentação dos Dons (feita pelos acolitos, coroinhas, ou equipe de liturgia). O canto da Comunhão deve terminar quando a última pessoa receber a hóstia, para que haja tempo para um silêncio sagrado, em que cada pessoa entra em diálogo com Deus, na intimidade do seu coração, em lovor, gratidão e adoração (ação de graças).




23.DESLIGUE O CELULAR NA IGREJA, OU DEIXE NO MÓDULO SILENCIOSO, OU APENAS VIBRANDO



Ao entrar na Igreja, desligue o seu celular e, durante a Missa, não fique conversando com a pessoa do lado, tirando fotos, mandando mensagens ou falando ao celular, pois isso distrai você e as outras pessoas. Aproveite o tempo para dedicar sua atenção ao Senhor, que está dedicando a atenção d’Ele a você.




24.NÃO PERCA SUAS CRIANÇAS DE VISTA! A RESPONSABILIDADE PRINCIPAL É SUA QUE AS LEVOU!



É muito salutar os pais levarem as crianças pequenas à Igreja, a fim de iniciá-las na vida cristã e ritos da Santa Missa. Ensine-as a aproveitar a estadia na casa do Pai com respeito, e a se comportar educadamente na Missa. Se a criança chorar ou estiver fazendo muito barulho, saia um pouco com ela fora da Igreja até que ela se acalme, depois retorne.




25. NÃO DEIXE O ESPAÇO SAGRADO DA IGREJA ANTES DA BENÇÃO FINAL!




Não perca a Bênção Final, através da qual o padre o abençoa e o envia ao mundo para dar testemunho em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Saia da Igreja com um propósito novo, que tenha sido inspirado no Senhor, para edificar no mundo o seu Reino de Amor! Detalhe: nem sempre a missa é para você se sentir bem! Muitas vezes, em virtude de uma boa e profunda homilia, você pode sair bastante mexido(a), mas, de forma sadia, com desejo de mudança e conversão de vida.




26. APRENDA A COMUNGAR CORRETAMENTE NA FRENTE DO PADRE OU MINISTRO DA EUCARISTIA!




Você pode comungar recebendo a Hóstia consagrada na mão (fazendo o trono), ou diretamente na boca (a escolha é do fiel), em pé, ou fazendo pequena inclinação de cabeça ou breve genuflexão de joelhos. O importante é o respeito a Jesus e aos irmãos e irmãs na fé, nos quais Jesus quer ser amado tanto quanto na Hóstia consagrada.




27. COMO É A COMUNHÃO SOB DUAS ESPÉCIES?



A comunhão também pode ser sob as duas espécies, dependendo da permissão do padre, se a ocasião for oportuna. Nesse caso, a comunhão pode ser dada pelo padre, diácono, ou ministro, conforme o desejo do fiel: diretamente na boca (o recomendável), ou na mão dos fiéis (por convicção de higiene pessoal), após molhar parte da Hóstia consagrada no Vinho consagrado.




28.ORIENTAÇÕES PARA A MISSA COM O BISPO




– Na Procissão de Entrada, o Bispo caminha em direção ao Altar traçando o Sinal da Cruz sobre os fiéis, abençoando-os. Estes devem fazer o Sinal da Cruz, na fronte, nos lábios e no peito, num gesto de acolhida da bênção divina concedida por meio do ministro de Deus.



– Na Procissão de Entrada, a cruz a ser usada tenha a imagem do Crucificado voltada para frente. Carregue-a um ministro entre dois acólitos, com castiçais de velas acesas. Chegando ao presbitério, seja colocada junto ao Altar, à direita ou à esquerda, ladeada pelos castiçais. Se já existir cruz fixa no presbitério, a cruz e os castiçais usados na Procissão de Entrada sejam guardados na sacristia.



– A Cadeira Presidencial seja colocada atrás do Altar e num nível mais elevado. Não sendo possível assim, seja colocada ao lado do Altar, à direita ou à esquerda, mantendo certa distância, para facilitar a circulação dos ministros em torno do Altar.



– A Mesa da Palavra pode ficar tanto à direita quanto à esquerda do Altar no Presbitério. O ideal é que fique do lado oposto da Capela do Santíssimo. Assim, os Ministros ficam do lado da Capela do Santíssimo e os Leitores e o Salmista ficam do lado da Mesa da Palavra. Essa disposição evita o desfile excessivo e desnecessário de ministros de um lado para o outro no Presbitério.



– Na Aclamação ao Evangelho, o ministro que for proclamar o Evangelho, pede ao Bispo a bênção. No final, ele beija o Livro, em sinal de respeito, ou o leva ao Bispo para que o beije e abençoe o povo.



– Quem preside a Missa faz a Apresentação das Ofertas e um dos que a concelebra (diácono, padre ou ministro leigo) faz a Preparação do Altar, que não inclui a mistura da água no vinho, ato próprio de quem preside. Na Missa concelebrada, só quem preside reza em voz alta a Oração Eucarística; quem a concelebra reze em voz baixa, menos a Consagração e a parte que rezar sozinho.



– Haja o cuidado de ter vários ministros em vários pontos da igreja para a distribuição da sagrada comunhão. Os fiéis sejam orientados a fazer uma única fila para cada ministro, evitando-se o tumulto que geralmente acontece nesse momento tão importante da Missa.



– Seria muito conveniente que, no Final da Missa, o padre não saísse às pressas da igreja, mas ficasse, por algum tempo, à disposição dos fiéis para recebê-los e abençoá-los. Nunca use o momento do Abraço da Paz para sair pela igreja abraçando os fiéis, cumprimentando as autoridades e abençoando as crianças.

 



Padre Paulo Ricardo: "Gestos e posições do povo na Santa Missa"




(foto reprodução)



Quando se sentar, ficar de pé e se ajoelhar na celebração do santo sacrifício da Missa? O que prescreve a liturgia, o que recomenda a tradição e o que sugere a piedade nessa matéria?




São muitos os que nos escrevem, já há algum tempo, perguntando quais são os gestos que deve fazer e as posições que deve assumir o povo durante a celebração da Santa Missa. Por isso, trazemos abaixo um bom guia, publicado pelo site norte-americano Adoremus, traduzido pelo site brasileiro Salvem a Liturgia! e adaptado aqui e ali por nossa equipe. As orientações a seguir contêm, de modo indiscriminado, gestos a) prescritos pelos livros litúrgicos, outros b) recomendados pela tradição e outros ainda c) apenas sugeridos pelo simbolismo que carregam. Não se trata, portanto, de um “manual” a ser seguido estritamente e em todas as suas particularidades, mas, sim, de um auxílio à piedade dos fiéis, para que participem melhor e mais frutuosamente do santo sacrifício da Missa.




As "instruções propriamente obrigatórias" a esse respeito encontram-se disponíveis na Instrução Geral do Missal Romano, nn. 42-44, e no Cerimonial dos Bispos.




Ritos Iniciais




-Fazer o sinal da Cruz com água benta (sinal do Batismo), se houver, ao entrar na igreja.


-Fazer genuflexão em direção ao sacrário contendo o Santíssimo Sacramento e ao altar do sacrifício antes de se dirigir ao banco. (Se não houver sacrário no presbitério ou ele não for visível, inclinar-se profundamente ao altar, a partir da cintura, antes de se dirigir ao banco.)


-Chegando ao banco, ajoelhar-se para oração privada antes de a Missa começar.


-Ficar de pé para a procissão de entrada.


-Inclinar-se quando o crucifixo, sinal visível do sacrifício de Cristo, passar por você na procissão. (Havendo um bispo, inclinar-se quando ele passar, reconhecendo-o assim como pastor do rebanho e representante da autoridade da Igreja e de Cristo.)


-Permanecer de pé para os ritos iniciais. Fazer o sinal da Cruz junto com o sacerdote no começo da Missa.


-Bater no peito ao “mea culpa” (“por minha culpa, minha tão grande culpa”) no Confiteor.


-Fazer inclinação de cabeça e o sinal da Cruz quando o sacerdote disser “Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós…”


-Fazer inclinação de cabeça ao dizer o “Senhor, tende piedade de nós” no Kyrie.


-Se houver o Rito da Aspersão (Asperges), fazer o sinal da Cruz quando o padre aspergir água em sua direção.


-Durante a Missa, fazer inclinação de cabeça a cada menção do nome de Jesus e a cada vez que a Doxologia [“Glória ao Pai...”] for rezada ou cantada. Também quando pedir que o Senhor receba a nossa oração. (“Senhor, escutai a nossa prece” etc., e ao fim das orações presidenciais: “Por Cristo nosso Senhor” etc.)


-Glória: fazer inclinação de cabeça ao nome de Jesus. (“Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito...”, “Só vós o Altíssimo, Jesus Cristo...”)



Na Liturgia da Palavra



-Sentar-se para as leituras da Sagrada Escritura.


-Ficar de pé para o Evangelho ao verso do Alleluia.


-Quando o ministro anunciar o Evangelho, traçar o sinal da Cruz com o polegar na cabeça, nos lábios e no peito. Esse gesto é uma forma de oração para pedir a presença da Palavra de Deus na mente, nos lábios e no coração.


-Sentar-se para a homilia.


-Credo: De pé; fazer inclinação de cabeça ao nome de Jesus; na maioria dos Domingos inclinar-se durante o Incarnatus (“e se encarnou pelo Espírito Santo... e se fez homem”); nas solenidades do Natal e da Anunciação todos se ajoelham a essas palavras.


-Fazer o sinal da Cruz na conclusão do Credo, às palavras: “e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.”



Na Liturgia Eucarística



-Sentar-se durante o ofertório.


-Ficar de pé quando o sacerdote disser “Orai, irmãos e irmãs…” e permanecer de pé para responder “Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício…”


-Se for usado incenso, o povo levanta-se e faz inclinação de cabeça ao turiferário quando ele fizer o mesmo, tanto antes como depois da incensação do povo.


-Permanecer de pé até o final do Sanctus (“Santo, Santo, Santo…”) e manter-se de joelhos durante toda a Oração Eucarística.


-No momento da Consagração de cada espécie, inclinar a cabeça e pronunciar silenciosamente “Meu Senhor e meu Deus!”, reconhecendo a presença de Cristo no altar. Estas são as palavras de São Tomé ao reconhecer verdadeiramente a Cristo quando este lhe apareceu no Cenáculo (cf. Jo 20, 28). Jesus disse: “Acreditaste porque me viste. Felizes os que acreditaram sem ter visto” (Jo 20, 29).


-Ficar de pé ao convite do sacerdote para a Oração do Senhor.


-Com reverência, "unir as mãos" e inclinar a cabeça durante a Oração do Senhor (o pai nosso).


-Manter-se de pé para o sinal da paz, após o convite. (O sinal da paz pode ser um aperto de mãos ou uma inclinação de cabeça à pessoa mais próxima, acompanhada das palavras “A paz esteja contigo”.)


-Na recitação (ou canto) do Agnus Dei (“Cordeiro de Deus…”), bater no peito às palavras “Tende piedade de nós”.


-Ajoelhar-se ao fim do Agnus Dei (“Cordeiro de Deus…”).


-Fazer inclinação de cabeça e bater no peito ao dizer: “Senhor, não sou digno…”).



Na Recepção da Comunhão



-Deixar o banco (sem genuflexão) e caminhar com reverência até o altar, com as mãos unidas em oração, sem cumprimentar, nem conversar com ninguem na ida e principalmente, na volta.


-Fazer um gesto de reverência ao se aproximar do ministro em procissão para receber a Comunhão. Se ela for recebida de joelhos, não se faz nenhum gesto adicional antes de recebê-la.


-Pode-se receber a Hóstia tanto na língua como na mão! Para o primeiro caso, abrir a boca e estender a língua, de modo que o ministro possa depositar a Hóstia de forma apropriada. Para o outro caso, posicionar uma mão sobre a outra (a esquerda sobre a direita, em forma de cruz), de palmas abertas, para receber a Hóstia. Com a mão de baixo (ou seja, a direita), tomar a Hóstia e com reverência depositá-la na sua boca. (Ver as diretrizes da Santa Sé de 1985).


-Se estiver carregando uma criança no colo, é muito mais apropriado receber a Comunhão na língua.


-Ao comungar também do Cálice, fazer o mesmo gesto de reverência ao se aproximar do ministro.


-Fazer o sinal da Cruz após ter recebido a Comunhão.


-Ajoelhar-se (se possível), ou sentar-se, e permancer em oração ao retornar para o banco depois da Comunhão, até o sacerdote se sentar, ou até que ele diga “Oremos”.



Nos Ritos Finais



-Ficar de pé para os ritos finais.


-Inclinar a cabeça, e fazer o sinal da Cruz durante a bênção final, quando o sacerdote invocar a Trindade.


-Permanecer de pé até que todos os ministros tenham saído em procissão. (Se houver procissão recessional, fazer inclinação ao crucifixo quando ele passar.)


-Se houver um hino durante o recessional, permanecer de pé até o final da execução. Se não houver hino, permanecer de pé até que todos os ministros tenham se retirado da parte principal da igreja.


-Depois da conclusão da Missa, pode-se ajoelhar para uma oração privada de ação de graças.


-Fazer uma genuflexão ao Santíssimo Sacramento e ao Altar do Sacrifício ao sair do banco e deixar a (parte principal da) igreja em silêncio.


-Fazer o sinal da Cruz com água benta ao sair da igreja, como recordação batismal de anunciar o Evangelho de Cristo a toda criatura.




Fonte - https://padrepauloricardo.org/blog/gestos-e-posicoes-do-povo-na-santa-missa









 Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5





....................................................................






GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!






.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger