A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , , » Rezar Santo Rosário durante a Missa é errado? "Papa São Pio X responde"

Rezar Santo Rosário durante a Missa é errado? "Papa São Pio X responde"

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 19 de outubro de 2022 | 11:35


 


 



Por Veritatis Splendor - 7 de junho de 2006

 

 

Muitos contemporâneos não têm bem presente o real significado da ativa participação dos fiéis na Santa Missa, tão recomendada pela Igreja. Confundem, por vezes, essa participação como se concelebrassem com o sacerdote, ou como se este fosse apenas um dirigente do culto, o presidente da celebração. Há, nesse sentido, uma deformada idéia de sacerdócio, não diferenciando da maneira exata aquele comum, que todos os batizados possuem, do hierárquico, em decorrência da ordenação. Cumpre salientar que a diferença entre os leigos e os que recebem o sacramento da Ordem não é de grau, mas de essência. O sacerdócio ministerial ou hierárquico dos bispos e dos presbíteros e o sacerdócio comum de todos os fiéis, embora ambos participem, cada qual a seu modo, do único sacerdócio de Cristo, diferem, entretanto, essencialmente, mesmo sendo ordenados um ao outro.[1] Não se trata de uma simples organização administrativa que coloca o sacerdote acima do fiel, porém de uma distinção profunda, espiritual e permanente, uma marca na alma, fruto da graça.Idêntico, pois, é o sacerdote, Jesus Cristo, cuja sagrada pessoa é representada pelo seu ministro. Este, pela consagração sacerdotal recebida, assemelha-se ao sumo Sacerdote e tem o poder de agir em virtude e na pessoa do próprio Cristo; por isso, com sua ação sacerdotal, de certo modo, empresta a Cristo a sua língua, e lhe oferece a sua mão.[2] E semelhante poder não é mera autorização externa, mas uma virtude doada pelo Espírito Santo no sacramento que configura o padre a Jesus, Nosso Senhor. Pela Ordem, mais do que pregadores religiosos ou líderes da comunidade, os ministros ordenados são verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento.[3] A Santa Missa, pois, é um autêntico sacrifício. O sacrifício de Cristo, oferecido ao Pai pelo perdão de nossos pecados. Não um novo, pois o da Cruz foi suficiente, mas o mesmo, tornado presente. Há uma identidade substancial entre a Cruz e a Missa, como entre elas a Última Ceia. Esta foi a antecipação da Cruz como a Missa dela é a atualização.


 

 



 


 

 

É a Missa o mesmo, único e suficiente sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, oferecido de uma vez por todas, ao Pai, na Cruz do Calvário, pelo perdão de nossos pecados, tornado real e novamente presente, ainda que de outro modo, incruento, no altar da igreja pelas mãos do sacerdote validamente ordenado. Mesmo, único e suficiente: a Missa não é um novo sacrifício para saldar nossa dívida para com Deus. Oferecido de uma vez por todas, ao Pai, na Cruz do Calvário: a Missa é o mesmo sacrifício da Cruz, não um outro. Pelo perdão de nossos pecados: como a Cruz foi a causa de nosso perdão, merecendo-nos a graça de Deus, assim também é a Missa. Tornado real e novamente presente: a mesma Cruz é tornada presente diante de nós, pois para Deus não há limite de espaço ou tempo. Ainda que de outro modo, incruento: na Cruz, Cristo derramou Seu Preciosíssimo Sangue; na Santa Missa, a Cruz é tornada novamente presente, mas de outro modo, sem derramamento de Sangue não é, repetimos, uma nova morte de Cristo, mas a mesma e única, porém de modo incruento. No altar da igreja: todo sacrifício precisa de um altar; a Cruz foi o altar onde Cristo ofereceu o sacrifício de Seu Corpo Santíssimo; na Missa não há uma Cruz física onde Cristo deva morrer, mas um altar onde é celebrado o sacrifício e os dons são oferecidos. Pelas mãos do sacerdote: num sacrifício, além do altar, é preciso uma vítima e um sacerdote, i.e., um sacrificador; quando o altar foi a Cruz, Jesus Cristo foi a Vítima, mas também o Sacerdote, pois ninguém O matou, antes Ele mesmo Se entregou à morte por nós.Na Santa Missa, se o altar é o da igreja, e a vítima é Cristo, eis que o sacrifício é o mesmo, também há identidade quanto ao sacerdote, o sacrificador.Validamente ordenado: Jesus mandou que os Apóstolos realizassem o sacrifício feito na Cruz e antecipado na última Ceia, e eles passaram o mandato a seus sucessores e aos colaboradores destes; os sucessores dos Apóstolos são os Bispos, e os colaboradores os padres, unidos a Cristo pelo sacramento da Ordem.

 

 

 

 

Então, não são dois sacrifícios, o da Cruz e o da Missa, mas um só, o da Cruz, tornado presente na Missa?

 

 





 

 

Isso mesmo! É o que afirmamos na resposta à última pergunta. Acompanhemos o que escreveu o Papa João Paulo II na Encíclica Ecclesia de Eucharistia:

 

 

 

 

Este aspecto de caridade universal do sacramento eucarístico está fundado nas próprias palavras do Salvador. Ao instituí-lo, não Se limitou a dizer isto é o meu corpo, isto é o meu sangue, mas acrescenta: entregue por vós (…) derramado por vós(Lc 22, 19-20). Não se limitou a afirmar que o que lhes dava a comer e a beber era o seu corpo e o seu sangue, mas exprimiu também o seu valor sacrifical, tornando sacramentalmente presente o seu sacrifício, que algumas horas depois realizaria na cruz pela salvação de todos. A Missa é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, o memorial sacrifical em que se perpetua o sacrifício da cruz e o banquete sagrado da comunhão do corpo e sangue do Senhor.A Igreja vive continuamente do sacrifício redentor, e tem acesso a ele não só através duma lembrança cheia de fé, mas também com um contato atual, porque este sacrifício volta a estar presente, perpetuando-se, sacramentalmente, em cada comunidade que o oferece pela mão do ministro consagrado. Deste modo, a Eucaristia aplica aos homens de hoje a reconciliação obtida de uma vez para sempre por Cristo para humanidade de todos os tempos. Com efeito, o sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício. Já o afirmava em palavras expressivas S. João Crisóstomo: Nós oferecemos sempre o mesmo Cordeiro, e não um hoje e amanhã outro, mas sempre o mesmo. Por este motivo, o sacrifício é sempre um só. [] Também agora estamos a oferecer a mesma vítima que então foi oferecida e que jamais se exaurirá. A Missa torna presente o sacrifício da cruz; não é mais um, nem o multiplica. O que se repete é a celebração memorial, a exposição memorial (memorialis demonstratio), de modo que o único e definitivo sacrifício redentor de Cristo se atualiza incessantemente no tempo. Portanto, a natureza sacrifical do mistério eucarístico não pode ser entendida como algo isolado, independente da cruz ou com uma referência apenas indireta ao sacrifício do Calvário.[4]

 

 

 


 

 

O augusto sacrifício do altar não é, pois, uma pura e simples comemoração da paixão e morte de Jesus Cristo, mas é um verdadeiro e próprio sacrifício, no qual, imolando-se incruentamente, o sumo Sacerdote faz aquilo que fez uma vez sobre a cruz, oferecendo-se todo ao Pai, vítima agradabilíssima. Uma e idêntica é a vítima: aquele mesmo, que agora oferece pelo ministério dos sacerdotes, se ofereceu então sobre a cruz; é diferente apenas, o modo de fazer a oferta.[5]Quem oferece um sacrifício é sacerdote. Daí que os presbíteros católicos assim sejam designados.Tanto o fiel quanto o sacerdote que a celebra participam da Missa, porém de modos distintos. Enquanto a maneira própria do celebrante participar da Missa é exatamente celebrando, o fiel participa assistindo-a com toda a vontade de unir-se aos sentimentos de Cristo. Se não pode, como o padre, ser o próprio Jesus oferecendo-Se na Cruz, deve, então, assistir o maravilhoso espetáculo do sacrifício de um Deus-homem que morre por nossos pecados com a disposição de alma de quem aspira imitar aqueles santos que estiveram aos pés do Calvário. A Cruz torna-se presente na Missa, e porquanto naquela estavam presentes a Santíssima Virgem e o discípulo amado, São João, o Apóstolo e Evangelista, quando estamos assistindo o Santo Sacrifício devemos ter as mesmas atitudes de ambos.

 



 


 



A celebração em Versus Deum, que é a forma tradicional de celebrar, e a forma como o Papa emérito Bento XVI recomendou no seu livro “Introdução ao Espírito da Liturgia”, o costume é colocar o crucifixo no centro, acima do altar, em cima do Sacrário ou na parede, fazendo com que seja ponto de referência. Se a celebração for “Versus Populum”, o Papa, no mesmo livro dá a seguinte orientação a respeito da cruz: “Ela deveria se encontrar-se no meio do altar, sendo o ponto de vista comum para o sacerdote e para a comunidade orante.” E completa, expondo o problema de se colocar a cruz na parte lateral do altar ou ao lado dele, ao invés de colocar no centro, nas Missas em Versus Populum: “Considero as inovações mais absurdas das últimas décadas aquelas que põe de lado a cruz, a fim de libertar a vista dos fiéis para o sacerdote. Será que a cruz incomoda a Eucaristia? Será que o sacerdote é mais importante que o Senhor? Este erro deveria ser corrigido o mais depressa possível, não sendo preciso para isso nenhumas reconstruções. O Senhor é o ponto de referência!”

 

 


 

 

São Leonardo de Porto Maurício, ardoroso apóstolo da Santa Missa, nos dá seu ensino, ainda bastante atual:

 

 

 

 

“Eis o meio mais adequado para assistir com fruto a Santa Missa: consiste em irdes à igreja como se fôsseis ao Calvário, e de vos comportardes diante do altar como o faríeis diante do Trono de Deus, em companhia dos santos anjos. Vede, por conseguinte, que modéstia, que respeito, que recolhimento são necessários para receber o fruto e as graças que Deus costuma conceder àqueles que honram, com sua piedosa atitude, mistérios tão santos.[6]

 

 

 

 

Feitas essas considerações, atentemos para a recomendação do Magistério da Igreja:

 

 

 

 

 

“É desejo ardente da Santa mãe Igreja que todos os fiéis cheguem àquela plena, consciente e ativa participação na celebração litúrgica que a própria natureza da liturgia exige e à qual o povo cristão, raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido(1Pd 2,9; cf. 2,4-5), tem direito e obrigação, por força do batismo.” [7]

 




Mas também, ressalva:

 

 

 

 

Por isso, estas celebrações pertencem a todo o corpo da Igreja, manifestam-no e implicam-no; mas atingem a cada um dos membros de modo diferente, conforme a diversidade de ordens, dos ofícios e da atual participação.[8]

 

 

 

 

 

SOBRE A "PARTICIPAÇÃO ATIVA" DOS FIEIS:

 

 

 

 

 

Isso quer dizer que a tão propalada participação ativa não implica em uma igualdade entre os participantes. Quem oferece o Santo Sacrifício da Missa é o sacerdote. E mais: o sacerdote celebrante, não os que assistem e sejam, eventualmente, sacerdotes. Todos os demais não celebram, mas assistem ou ouvem a Missa. Os conceitos de participar da Missa e de ouvir Missa não se excluem: todos devem participar, sacerdotes e leigos, mas o modo dos últimos participarem é ouvindo, assistindo. Evidentemente, esse ouvir Missa não impede o exercício de legítimos ministérios leigos na celebração, como o de cantor, comentarista, leitor, acólito. Ainda assim, estão ouvindo Missa, não celebrando. Ouvir e assistir, pois, são a maneira de os leigos participarem da Missa. A participação ativa, tão pedida pela Igreja, implica em unir, de fato, nossos sentimentos e nossa inteligência ao que está ocorrendo sobre o altar. Ora, isso não se faz somente com as respostas e com os cantos. Quantos, aliás, dos que respondem todas as partes próprias aos leigos destinadas e sabe de cor todos os cantos realmente sabem o que estão fazendo, sabem que a Missa é sacrifício? Quem assim age, cantando tudo, respondendo tudo, mas achando que a Missa é apenas uma reunião de oração oficial da Igreja, sem dar-se conta do caráter sacrificial da mesma, está, de fato participando da Missa como pede a Igreja? Em vista disso, concluímos que não são os cantos e as respostas que fazem uma plena e ativa participação dos leigos na celebração. Ela é muito mais de união ao mistério celebrado. Vamos à Missa com os respeitosos sentimentos e comportamento de como quem vai ao Calvário, e ao final com a alegria de Maria Madalena que contemplou e experimentou de sua ressurreição e vai anuncia-lo! Claro, o interior deve refletir-se no exterior. E tal se dá quando respondemos ao sacerdote, quando cantamos, fazemos os gestos específicos. Contudo, não é essa a única maneira de participar, de assistir a Missa.Muito devotamente assiste a Missa, participa da Missa, quem, unido intimamente à Cruz tornada presente, permanece num eloqüente silêncio, meditando cada ato do sacerdote sobre o altar. Esse silêncio é um modo legítimo de significar, exteriormente, o que se passa no interior.

 

 

 

 

E aqui chegamos ao objeto específico destes comentários. É correto rezar o rosário durante a Missa? Ele não desvia a atenção do que é essencial na celebração?

 

 

 

 


 


Claro que não! Rezar o rosário é unir-se a Nossa Senhora na contemplação dos principais mistérios da sua vida e de seu Filho! Ninguém melhor do que a Santíssima Virgem para nos ensinar como estar diante da Cruz! Se ela ofereceu suas dores e uniu-se ao sacrifício de Cristo no Calvário, sabendo portar-se como ninguém, e se a Missa é a Cruz tornada presente, unir-se ao sacrifício celebrado com a sua ajuda é uma excelente medida! Assim, para melhor participarmos da Missa convém, sim, pedir o auxílio de Maria, convém, sim, meditar os eventos da Cruz que se torna presente na Missa com a sua companhia. “Stabat Mater Dolorosa iuxta Crux lacrimosa!” Obviamente, essa ajuda e presença de Nossa Senhora para nos acompanhar quando vamos ao Calvário do sacrifício da Missa, não ocorre apenas com a recitação do rosário. Podemos suplicar os benefícios da Virgem, para que ela nos ajude a melhor viver a Missa e contemplar os mistérios, de variados modos. Não estamos aqui dizendo que a recitação do rosário é a melhor forma de participação na Missa, nem que a companhia da Santíssima Virgem para nos ajudar a assistir o sacrifício da Missa só se possa alcançar com essa oração. Nosso intuito é bem outro: mostrar que a reza do rosário não contraria a plena e ativa participação na Missa. É uma dentre tantas maneiras de participarmos do Santo Sacrifício! Se for apenas uma recitação mecânica, estará errada, como também errada será a mera resposta ao padre. Sem embargo, rezar o rosário unindo nossas preces à Virgem, crendo que no altar é celebrado o maior mistério pelo qual somos salvos, a verdadeira renovação do sacrifício da Cruz, pode ser um notável ato de piedade.

 

 

 

 

Não poucos fiéis, com efeito, são incapazes de usar o Missal Romano ainda quando escrito em língua vulgar; nem todos são capazes de compreender corretamente, como convém, os ritos e as cerimônias litúrgicas.

 

 

 


 



A inteligência, o caráter e a índole dos homens são tão vários e dissemelhantes que nem todos podem igualmente impressionar-se e serem guiados pelas orações, pelos cantos ou pelas ações sagradas feitas em comum. Além disso, as necessidades e as disposições das almas não são iguais em todos, nem ficam sempre as mesmas em cada um. Quem, pois, poderá dizer, levado por tal preconceito, que tantos cristãos não podem participar do sacrifício eucarístico e aproveitar-lhe os benefícios? Certamente que o podem fazer de outra maneira, e para alguns mais fácil: por exemplo, meditando piamente os mistérios de Jesus Cristo ou fazendo exercícios de piedade e outras orações que, embora na forma difiram dos sagrados ritos, a eles todavia correspondem pela sua natureza.[9] Eu, por exemplo, assisto a Missa acompanhando pelo missal, respondendo às orações etc. É um modo muito proveitoso, pois assim conhecemos a rica tradição litúrgica da Igreja, com suas preces belíssimas para cada dia do ano eclesiástico. Contudo, se esse acompanhar das orações não for reflexo de uma profunda fé no caráter sacrificial da Missa, pouco acréscimo espiritual terei. Aqueles que, em vez de lerem no missal as cerimônias prescritas, recitam o rosário, mas o fazem como união, em Maria, ao Cristo que se oferece na Cruz (ou fazem outras orações, como a via sacra, uma meditação etc), estão participando de modo muito mais eficaz da celebração e, portanto, colhem dela muito mais graças, do que os que respondem a tudo, cantam tudo, mas mecanicamente, indiferente, e disperso a tudo que transcorre no altar.

 

 

 

 

O que importa, urge esclarecermos isso, não é tanto entender o conteúdo teológico de cada palavra dita pelo sacerdote ou mesmo respondida pelos leigos do contrário, a Missa em latim não teria sido incentivada e exercida por longos anos pela Igreja!

 

 

 

 

Importa sim, compreendermos o que é que se passa no momento. Muitos sequer assimilam o significado das orações e frases do rito; sabendo, entretanto, o que se passa durante esse mesmo rito: a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, pode-se colher os benefícios de tão grandioso sacrifício oferecido ao Pai em nosso resgate. E a oração do rosário pode muito bem expressar esse entendimento, essa compreensão talvez não erudita, mas plenamente aderida ao que acontece no altar.Se o rosário for expressão de nossa fé no sacrifício e adesão a ele, está excelente! Talvez tenhamos algo a aprender com nossas avós, piedosamente passando por entre as contas do santo terço, unidas, pelo amor a Nossa Senhora, à Cruz de Jesus Cristo celebrada e tornada presente no altar.

 




O próprio Sagrado Magistério na autoridade dos papas explicita:

 

 

 

 

Impede ouvir a Missa com fruto a recitação do Rosário ou de outras orações durante o Santo Sacrifício? - A recitação destas orações não impede ouvir com fruto a Missa, desde que haja um esforço possível de seguir as cerimônias do Santo Sacrifício.[10]

 

 

 


 




REFERÊNCIAS:

 

 

 

 

 

 [1] Catecismo da Igreja Católica, 1547



[2] Sua Santidade, o Papa Pio XII. Encíclica Mediator Dei, de 20 de novembro de 1947, nº 62

 

 

[3] Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Lumen Gentium, de 21 de novembro de 1964, 28

 

 

[4] Sua Santidade, o Papa João Paulo II. Encíclica Ecclesia de Eucharistia, de 17 de abril de 2004, nº 12

 

 

[5] Sua Santidade, o Papa Pio XII. Encíclica Mediator Dei, de 20 de novembro de 1947

 

 

[6] São Leonardo de Porto Maurício. Tesouro Oculto

 

 

[7] Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, de 14 de dezembro de 1963, nº 14

 

 

[8] Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, de 14 de dezembro de 1963, nº 26

 

 

[9] Sua Santidade, o Papa Pio XII. Encíclica Mediator Dei, de 20 de novembro de 1947, nº 98

 

 

[10] Sua Santidade, o Papa São Pio X. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã, nº 667

 

 

Fonte: https://www.veritatis.com.br/o-rosario-durante-a-missa/

 

 

 

 

Você não pode ir à missa por um JUSTO MOTIVO?  Envie seu anjo da guarda com esta oração!

 



 


 



Se você não tem como sair de casa(por um justo motivo) pode ter certeza, ele irá para lá imediatamente e lhe apresentará nas intenções iniciais, no ofertório e na oração dos fiéis. O anjo da guarda participa da Santa Missa com grande alegria, pois “Cristo é o centro do mundo dos anjos” (CIC 331). Na história da igreja, são muitos os testemunhos dos santos que enviaram seus anjos da guarda para executar várias tarefas (entre estes, Santo Isidoro, padroeiro dos agricultores) – eles estão aqui para nos ajudar e nos guiar para a vida eterna! A respeito destas criaturas celestiais, o Catecismo da Igreja Católica afirma que: “desde o seu começo até à morte, a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida. Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus” (CIC 336).

 

 




 

Aqui está uma oração para enviar seu anjo da guarda para a Santa Missa, se você estiver impedido(a) por um justo motivo:

 

 

 

 

“Ó Santo Anjo da guarda que estais sempre a meu lado, peço que vá hoje à Santa Missa por mim, que estou impossibilitado(a). Ajoelhe-se em meu lugar na Santa Missa, onde desejo estar. No Ofertório, em meu lugar, tome tudo o que sou e possuo, e coloque-me como um sacrifício vivo sobre o trono do altar. Nos sinos da Santa Consagração do corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, adore-o com o amor dos fieis Serafins a meu Jesus escondido na Hóstia Santa, descido do Céu pelas palavras da consagração. Ore por aqueles que eu amo profundamente, bem como por aqueles(as) que me causam dor, para que o Sangue de Jesus possa limpar todos os corações. Suplique alívio e refrigério às almas sofredoras que padecem de dores no corpo e na alma. E quando o padre der a comunhão, traga meu Senhor Jesus a mim como melhor lhe aprouver. Que eu na minha indignidade, como aquela gruta que o acolheu em seu nascimento, o sirva como seu templo em reparação por aqueles o ultrajam, não creem, não o amam e não o esperam.  Suplique junto com todos os santos anjos e eleitos, para que este Sacrifício Divino possa apagar os pecados da humanidade. Por fim, me traga a bênção sacerdotal de Jesus dada por seu ministro para a minha casa e minha vida, bem como a promessa de realização das graças de tão grande e ímpar celebração. Peço tudo isso em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." 


Amém!

 

 

Santos Anjos da guarda, rogai por nós!

 

 

 

 

Fonte:pt.churchpop.com





------------------------------------------------------

 

 




APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

 

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger