Salmo Responsorial – 103(104): “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face
renovai!”
Congregados
na mesma fé e numa só família, reunimo-nos para receber
os dons do Espírito criador e unificador. Esta solenidade renove em nós a força
do Espírito divino, que nos envia para anunciar as maravilhas de Deus como
apóstolos da paz, do perdão e da alegria.
Anúncio
do Evangelho: João 20, 19-23
— Glória a vós, Senhor!
Aleluia, aleluia, aleluia!
“A paz esteja convosco! Como o
Pai me enviou, também eu vos envio! E depois de ter dito isso, soprou sobre
eles e disse: Recebei o Espírito Santo!”
19Ao
anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando
fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se
encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja
convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os
discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz
esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E depois de ter
dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A
quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os
perdoardes, eles lhes serão retidos”.
— Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor!
COMENTÁRIO DO
EVANGELHO
É bom
lembrar que na celebração do Pentecostes, cumpre-se a
promessa de Jesus aos discípulos: “O Advogado, que eu mandarei para vocês de
junto do Pai, é o Espírito da Verdade que procede do Pai. Quando ele
vier dará testemunho de mim e vocês também darão testemunho de mim” (15,
26-27a). Reconhecer esta presença de Deus, que se fez um conosco, nos
impulsiona a testemunhar e testemunhando anunciar que Ele esteve morto, mas
agora vive. Que foi por nós, pregado numa Cruz, mas que para nossa salvação,
ressuscita glorioso. Vem de Deus para nos trazer Deus.
Volta para Deus para nos levar consigo até Deus. Assim culmina o mistério
pascal. “Se eu não for para junto do Pai, não poderei enviar-lhes o Dom
do Pai”. Se eu não voltar para o meu Pai, não poderei levá-los para junto do
meu Pai. É necessária esta passagem. Fez-se necessária
a sua morte. Foi uma realidade este evento, é necessária total acolhida da
nossa parte para recebermos o Dom do Pai. O Espírito Santo nos é oferecido para
que vivamos no hoje da nossa história a alegria plena, pela certeza de que já
fomos salvos pelo Cristo de Deus. Para nós cristãos, Pentecostes é a
plenitude da Páscoa e o dia do nascimento da Igreja com a missão de dar
continuidade à obra do Ressuscitado no curso dos séculos, em meio à diversidade
dos povos, animada pelo dom do Espírito enviado sobre as comunidades dos
discípulos pelo Pai e pelo Filho glorificado.O Espírito
que Jesus comunica cria no discípulo uma nova condição humana e produz unidade.
Quando o orgulho do homem lhe leva a desafiar a Deus construindo a torre de
Babel, Deus confunde as suas línguas e não podem se entender. Em Pentencostés
acontece o contrário: por graça do Espírito Santo, os Apóstolos são entendidos
por pessoas das mais diversas procedências e línguas. O Espírito Santo é
o Mestre interior que guia ao discípulo até a verdade, que lhe move a obrar o
bem, que o consola na dor, que o transforma interiormente, dando-lhe uma força,
uma capacidade nova. O primeiro dia de Pentecostes da
era cristã, os apóstolos estavam reunidos em companhia de Maria e, estavam em
oração. O recolhimento, a atitude orante é imprescindível para receber o
Espírito. «De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento
impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma
espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles»
(At 2,2-3).Todos ficaram cheios do Espírito Santo e,
puseram-se a predicar valentemente. Aqueles homens atemorizados tinham sido
transformados em valentes predicadores que não temiam o cárcere, nem a tortura,
nem o martírio. Não é estranho; a força do Espírito estava neles. O
Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é a alma da minha alma,
a vida da minha vida, o ser de meu ser; é o meu santificador, o hóspede do meu
interior mais profundo. Para chegar à maturação na vida
de fé é preciso que a relação com Ele seja cada vez mais consciente, mais
pessoal. Nesta celebração de Pentecostes abramos as portas de nosso
interior e acolhamos o dom do Espírito que nos capacita para missão!
“Louvado
Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
MOTIVAÇÕES PARA A
LITURGIA DIÁRIA E DOMINICAL:
A Liturgia Diária é uma ótima ocasião para que se opere a “conversão diária!” -
A leitura da Liturgia Diária forjou e moldou muitos Santos:
1)-Santo Agostinho foi um deles. “Tolle et lege” (Toma e lê) foi a frase que o conduziu a ler um trecho
do Evangelho que mudou sua vida.
2)-O grande Santo Antão, que deu origem à
vida monástica, foi tocado pela graça ao ler a parábola do moço rico no
Evangelho.
3)- São Francesco (Francisco) cujo nome é adotado depois de
uma viagem à França, onde o menino teria ficado
cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai teria
começado a chamá-lo de "francesco", que significa "francês"
em italiano. Também, como Santo Antão,a passagem do
jovem rico é tão significativa que inspirou também São Francisco de Assis a
elaborar sua Regra de Vida baseada no desapego aos bens e o amor aos pobres:
“Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro
no céu. Depois, vem e segue-me”. (Mt 19, 21).
4)-Também para Santo Inácio de Loyola a ocasião escolhida por Deus para sua mudança de vida foi a leitura de
consagrados livros Cristãos. Gravemente ferido na batalha de
Pamplona (20 de Maio de 1521), passou meses inválido, no castelo de seu pai. Durante o longo período de recuperação, Inácio procura ler
livros para passar o tempo, e começa a ler a "Vita Christi", de
Rodolfo da Saxônia, e a Legenda Áurea, sobre a vida dos santos, de Jacopo de
Varazze, monge cisterciense que comparava o serviço de Deus com uma ordem
cavalheiresca.A partir destas leituras, tornou-se empolgado com a ideia de uma
vida dedicada a Deus, emulando os feitos heroicos de Francisco de Assis e
outros líderes religiosos. Decidiu devotar a sua vida à conversão dos
infiéis na Terra Santa.
Os Santos recomendam
com empenho a Liturgia Diária:
1)-São Bernardo: “A leitura
espiritual nos prepara para a oração e a prática das virtudes. Leitura e Oração são as armas com as quais se vence o demônio
e se conquista o céu”.
2)-São Cipriano (bispo de Cartago -África): “Permanece na oração e na leitura: desse modo conversarás com Deus e
Deus estará contigo”.
3)-Santo Afonso de Ligório: “Quantos Santos
abandonaram o mundo e se deram a Deus por meio da leitura espiritual!”
4)-São Gregório Magno, Papa: “Eu te rogo: empenha-te em meditar cada dia as palavras do teu Criador. Assim aprenderás a conhecer o coração de Deus através
das palavras de Deus”.
A Liturgia Diária
ajuda-nos a compreender e amar a Liturgia Católica:
O Catecismo da Igreja Católica ensina que “a
liturgia é participação na oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo.
Nela, toda a oração cristã encontra a sua fonte e o seu termo. Pela
liturgia, o homem interior lança raízes e alicerça-se no «grande amor com que o
Pai nos amou» (Ef 2, 4).
A Liturgia Diária
prepara nossa alma para recebermos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus
Cristo!
Na Liturgia Diária, as orações e as leituras da Palavra de Deus são
ocasião para alimentar a nossa fé. Em cada leitura Deus fala a seu povo e o alimenta.Por esse modo a Santa Igreja prepara o coração dos fiéis para
poder receber o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Sagrada
Comunhão.Na Liturgia da Palavra o fiel ouve com atenção as leituras da Bíblia
que são uma carta escrita por Deus para cada um de nós.Na Liturgia
Eucarística somos preparados para receber o Pão dos Anjos, que transformará
nossa vida, e como Elias nos dar força para continuar a caminhada alimentados
por este pão (I Reis 19,4-10).
Como viver de forma
prática a Liturgia Diária?
Este é um método de “leitura orante da Palavra
de Deus”, da Liturgia Diária, praticado e ensinado pelos Padres da Igreja desde
os seus primeiros séculos. Foi batizada com esse nome por Orígenes no Séc. III,
e generalizou-se nos séculos IV e V como maneira predominante de ler a bíblia. Esta
pode ser feita diariamente, por exemplo, meditando o Evangelho proposto pela liturgia
diária da Santa Missa.
Após suplicar a luz
do Espírito Santo, o método se desenvolve em 4 passos:
1)-Leitura: o que a Palavra diz
em si?
2)-Meditação: o que a Palavra diz
para mim; o que ela me ensina, me revela, como ela me forma, como a vejo em
minha vida?
3)-Oração: Qual minha resposta a palavra de
Deus?
4)-Contemplação: O que a
palavra de Deus fez em mim? O que devo mudar concretamente em minha vida? Que
postura devo tomar? O que me proponho a viver doravante durante a minha vida?
- O fruto dessa nova dinâmica de vida ao ritmo da Palavra é uma
transformação real e concreta que nos elevará em fé, esperança e caridade, além
disso, nos proporcionará uma vida junto de Deus mais constante e digna de Seu
amor! Por último, que possamos perseverar neste caminho. Auxiliados pela
graça de Deus já provaremos aqui nesta terra das riquezas do céu, e possamos
cantar esperançosos com São Tomás de Aquino:
“...Ó Jesus, que nesta vida pela fé eu vejo
Realiza, eu te suplico, este meu desejo:
Ver-te, enfim, face a face, meu divino amigo!
Lá no céu, eternamente, ser feliz contigo!”
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