Polémica (português europeu) ou polêmica (português brasileiro) “é a prática de provocar disputas e causar controvérsias em diversos campos discursivos, como na religião, na filosofia, na política, na arte, na literatura etc”.
É importante salientar que polêmica não é sinônimo de brigas ou discórdia hostil. Muitas obras literárias nasceram num contexto de polêmica, defendendo (neste caso, trata-se de uma apologia) ou refutando uma determinada tese. É mesmo frequente citar-se a polêmica como algo necessário para o avanço do conhecimento nestes campos. Alguns autores clássicos, como Cícero ou Santo Agostinho, deixaram obras notáveis que se inscreveram em polêmicas políticas e religiosas. Mas a polêmica pela polêmica é vazia e inútil, não é isto que busco ao Polemizar (problematizar) certos temas ainda difíceis para alguns. Muitos acusam a polêmica de não ter utilidade alguma, pois ela não apresenta nada de concreto e útil em suas teses. Em partes, é verdade. A polêmica não atua de maneira prática e concreta, modificando visivelmente o mundo. Bom, eu como um polemista por vocação, diria que a polêmica é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual. Assim, partindo do ponto de vista pragmático da sociedade utilitarista que afirma que algo somente tem o direito de existir se for imediatamente útil e, em todos os casos, lucrativo, então a polêmica não tem utilidade.
A autêntica polêmica é autônoma e crítica,
emancipada das amarras de qualquer norma que determine o que deve ou não ser
discutido, enfim, está livre do politicamente correto. Esse foi o motivo da
condenação de Sócrates pelos atenienses, que viram no pensador um perigo para a
estabilidade dominante.
A autêntica polêmica é aquela capaz de criar subterfúgios e caminhos para que o pensamento continue avançando, que a humanidade continue questionando-se e tentando entender o mundo e o seu próprio pensamento de maneira crítica e racional. É a polêmica que oferece ferramentas para os vários ramos do saber, ao mesmo tempo em que questiona a validade das teorias sociológicas já estabelecidas, porém, sempre no campo das ciências inexatas, portanto, passível de discussão sim! É a polêmica que oferece subsídios teóricos para a política, ao mesmo tempo em que questiona as ações políticas. Nesse ponto, a polêmica ainda terá muita utilidade e importância no mundo. Enfim, a polêmica que tem a capacidade de derrotar a ignorância por intermédio não das respostas fáceis e prontas, mas em fazer aquelas perguntas difíceis, mas necessárias.
------------------------------------------------------
Apostolado Berakash – Se você gosta de nossas
publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar
dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua Igreja, grupo de
oração, paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato
conosco pelo e-mail:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.