A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » Mais que respostas prontas, precisamos fazer as perguntas necessárias e incômodas, então surge a "polêmica"

Mais que respostas prontas, precisamos fazer as perguntas necessárias e incômodas, então surge a "polêmica"

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 15 de julho de 2021 | 14:18



 

Polémica (português europeu) ou polêmica (português brasileiro) “é a prática de provocar disputas e causar controvérsias em diversos campos discursivos, como na religião, na filosofia, na política, na arte, na literatura etc”.

 




É importante salientar que polêmica não é sinônimo de brigas ou discórdia hostil. Muitas obras literárias nasceram num contexto de polêmica, defendendo (neste caso, trata-se de uma apologia) ou refutando uma determinada tese. É mesmo frequente citar-se a polêmica como algo necessário para o avanço do conhecimento nestes campos.  Alguns autores clássicos, como Cícero ou Santo Agostinho, deixaram obras notáveis que se inscreveram em polêmicas políticas e religiosas. Mas a polêmica pela polêmica é vazia e inútil, não é isto que busco ao Polemizar (problematizar) certos temas ainda difíceis para alguns. Muitos acusam a polêmica de não ter utilidade alguma, pois ela não apresenta nada de concreto e útil em suas teses. Em partes, é verdade. A polêmica não atua de maneira prática e concreta, modificando visivelmente o mundo. Bom, eu como um polemista por vocação, diria que a polêmica é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual. Assim, partindo do ponto de vista pragmático da sociedade utilitarista que afirma que algo somente tem o direito de existir se for imediatamente útil e, em todos os casos, lucrativo, então a polêmica não tem utilidade.



 

 






A autêntica polêmica é autônoma e crítica, emancipada das amarras de qualquer norma que determine o que deve ou não ser discutido, enfim, está livre do politicamente correto. Esse foi o motivo da condenação de Sócrates pelos atenienses, que viram no pensador um perigo para a estabilidade dominante.

 

 








A autêntica polêmica é aquela capaz de criar subterfúgios e caminhos para que o pensamento continue avançando, que a humanidade continue questionando-se e tentando entender o mundo e o seu próprio pensamento de maneira crítica e racional. É a polêmica que oferece ferramentas para os vários ramos do saber, ao mesmo tempo em que questiona a validade das teorias sociológicas já estabelecidas, porém, sempre no campo das ciências inexatas, portanto, passível de discussão sim! É a polêmica que oferece subsídios teóricos para a política, ao mesmo tempo em que questiona as ações políticas. Nesse ponto, a polêmica ainda terá muita  utilidade e importância no mundo. Enfim, a polêmica que tem a capacidade de derrotar a ignorância por intermédio não das respostas fáceis e prontas, mas em fazer aquelas perguntas difíceis, mas necessárias.

 

 




------------------------------------------------------

 


 

Apostolado Berakash – Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua Igreja, grupo de oração, paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:

 


filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

VISUALIZAÇÃO DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger