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Comportamento Cristão: Nas coisas essenciais, a unidade, nas coisas não essenciais, a liberdade, em todas as coisas, a caridade

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 16 de setembro de 2018 | 22:04








Inicialmente acredito que temos que defender uma Teologia Bíblica que é a revelação dos grandes ensinamentos centrais das Escrituras, observados segundo a estrutura natural da Bíblia, isto é, do Gênesis ao Apocalipse. Neste diapasão, temos a Teologia Paulina, exposta pelo apóstolo Paulo que com brilhantismo fala sobre os pontos basilares da salvação do homem. Vemos hoje muitas discussões inúteis, e que tem criado divisões no meio Cristão. No grego DICHOSTASIA: dissensões, discórdia, desavenças, facções, espírito partidário, ficar a parte.O que eu como Teologo entendo, é que devemos saber e entender todos os sistemas soteriológicos expostos pelos teólogos ao longo da história da igreja, mas sem esquecer que o tema salvação é por demais complexo.O que me causa preocupação é ver jovens mudando sua posição apenas por causa da modinha do momento (não querendo generalizar). Estão sendo atraídos em parte porque parece ter um ar de intelectualismo e por culpa de falsos pastores semeadores da discórdia, que falam mal do Catolicismo e outras denominações sérias, eivados de preconceitos, mas são incapazes de elaborar um raciocino lógico e esclarecedor a esses mesmos jovens sobre o que é a crença em que nos apoiamos, razão pela qual a crescente migração de muitos em relação a aparente novidade, mas que na verdade é uma discussão tão antiga como a própria igreja.Igualmente, são sabidos bem os pontos de discórdia entre Agostinho e João Cassiano, mas oportuno dizer, que havia discórdia, porém havia respeito mutuo, e ambos até tinham algo em comum que era refutar os ensinos de Pelágio.Na verdade o que deveríamos fazer é ler todas as obras de Agostinho, e até de Pelágio (algo que poucos se propõem a fazer, afinal a maioria se socorre apenas do Google).De qualquer forma o sistema soteriologico Católico esta carreado de lógica, e de certa forma no seu bojo tem argumentos robustos inegáveis. Desta forma, poderia me sentir na liberdade de atacar outros sistemas, todavia, o que enxergo é que devo respeitar a Fé alheia, pois transcende a qualquer razão, e me ater a defesa, dando as razões da nossa fé aos que nos pedem (I Pedro3,15), pois em muitas questões soteriológicas, a lógica divina,foge completamente a nossa lógica humana, na qual não podemos enquadrar Deus em nossos esquemas e preferências.Diante dessa critica, quero dizer que não me preocupo se Jesus era Católico, Protestante, Ortodoxo, ou pentecostal, pois creio que com toda certeza se estivesse entre nós hoje, Ele mandaria que seus discípulos saíssem para pregar o evangelho e não ficassem perdendo tempo em vãs discussões intermináveis, e que nunca se chega a um consenso universal sobre todos os artigos de fé. Portanto, prossigamos em fazer a Obra de Cristo em humildade e amor, sem nos julgarmos melhores do que ninguém, principalmente em assuntos que não são essenciais, importa que sejamos respeitosos em toda nossa maneira de ser, no agir e no falar, tendo os mesmos sentimentos de Cristo (Filipenses 2,5).





1)- No essencial à Salvação, a  unidade!





Apesar das inúmeras divergências doutrinárias entre os cristãos, ainda acredito que há pontos doutrinários claros nas Escrituras Sagradas sobre os quais qualquer Cristão, independentemente de sua confissão específica, (Católica, Ortodoxa, ou protestante), não poderia discordar, tais como: 




-A Trindade (conf. Mateus 28,19;II Cor 13,14;I Ped.1,2;João 14,26).




-A encarnação ( conf. João 1,1-14).




-A divindade de Jesus (Filip 2,6-11)




-Sua vida, morte, ressurreição e glorificação  para nossa salvação! (Rom 4,25).




-Seu Senhorio supremo e inigualável (Filip.2,6-11).




-A salvação mediante a fé acompanhada das obras da fé (Mateus 25,35-45; Efésios 2,8-10), e não das obras da lei (Filip 3,4-9). 







Acredito que na estrutura trinitária do Credo dos Apóstolos, uma formulação da igreja primitiva preservada pela tradição cristã, provavelmente desenvolvida nas confissões batismais dos séculos III e IV no combate ao gnosticismo, promulgada no primeiro Concílio de Nicéia, está o que podemos resumir, sem a pretensão de esgotar o assunto  entre outras confissões Cristãs, os principais pontos que reivindicam o quesito da UNIDADE nas confissões cristãs. Ele pode ser traduzido como: 





-Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra! 



-Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo!


-Nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado! 



-Ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos!



-Creio no Espírito Santo e na Santa Igreja Universal! (conf. I Tim 3,15).


-Na comunhão dos santos! (conf. I Cor 12).


-Na remissão dos pecados! 


-Na ressurreição do carne! (conf. I Cor 15,16).


-Na vida eterna. Amém!




Podemos dizer que, para que uma pessoa se declare cristã, antes de qualquer coisa, precisa concordar com essa confissão universal (católica), cuidadosamente baseada nas Escrituras Sagradas para que pudesse livrar os cristãos primitivos e modernos de possíveis erros doutrinários a respeito de pontos INEGOCIÁVEIS da fé cristã.





2)- No "não essencial", Liberdade!





Como cristão Católico, teólogo, e leigo que sou, não posso deixar de dizer que creio em certas formulações particulares de autoridades tradicionais da Igreja, a respeito da doutrina cristã, que considero mais coerentes com as Sagradas Escrituras. Acredito até mesmo que a posição adotada por cada crente neste nível (NÃO ESSENCIAL) da doutrina cristã, tem tudo a ver com a saúde de sua espiritualidade e de seu caráter. É o caso de minha opção pessoal pelo Catolicismo como melhor expressão do Cristianismo histórico, por exemplo. Tenho inúmeros irmãos em Cristo que discordariam plenamente de minhas afirmações neste ponto, porém suas posições não podem anular o fato de que cremos no mesmo Deus, na mesma Escritura Sagrada, no mesmo batismo Trinitário ordenado por Cristo (Mateus 28,19), e assim, estamos unidos no mesmo Espírito. É por isso que podemos considerar essas questões como NÃO ESSENCIAIS e, neste contexto, acredito que a melhor postura cristã seria a da LIBERDADE, tendo como pano de fundo autoridades da Igreja. 




Nós Cristãos, divergimos em variados pontos de vista!










-Uns são criacionistas fundamentalistas, e acreditam que a terra tem 6 mil anos de idade, e foi criada em 7 dias de 24 horas.



-Outros não têm dificuldade de acreditar em mais de 6 bilhões de anos. 



-Uns crêem na forma Trinitária de batizar, outros batizam de inúmeras formas e idades.



-Quanto à visão escatológica: há amilenistas, milenistas, pré-tribulacionistas, midi-tribulacionistas, pós-tribulacionistas, etc.



-Outros defendem a virgindade de Maria antes, durante e após o parto (conf. Ezeq. 44,2), afirmando também, pelas escrituras, que Maria não teve outros filhos, já outros discordam também, usando as escrituras.



-Uns acreditam pelas provas escriturísticas, que a alma espiritual fica consciente (conf. Apoc.6,9-11) após a morte, outros não, dizem que estão tirando uma soneca.



-Outros acreditam na intercessão dos santos vivos e mortos, outros não, só na dos vivos, já outros se relacionam diretamente com Deus.











-Outros acreditam na existência do purgatório para purificação dos que já estão salvos (conf. I Cor. 3,15), outros discordam. 



-Uns usam imagens e ícones nas Igreja e em suas casas, para lembrar as virtudes e exemplo dos santos no seguimento a Cristo (conf. I Cor 11,1) já outros, consideram que é idolatria, etc. 



-Alguns acham necessária a Igreja, outros defendem: Cristo sim, igreja não!





Isto é essencial a salvação? O que nos une é o Amor (a Caridade) de Deus que está em Cristo Jesus, NOSSO Senhor, do qual NADA no mundo poderá nos separar (Romanos 8,31-39). E é este amor (caridade) que fecha com chave de ouro essa declaração espetacular do século XVII:





3)- “Em tudo, o Amor!”





“O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5,5). É neste sentido que afirmamos que o amor é um dom (carisma) de Deus, colocado no coração do ser humano, capacitando-o então para amar. O amor jamais acaba (I Coríntios 13,8) e é por isso que encabeça toda a Lei (Romanos 13,8-9). O amor é o princípio da Unidade e da verdadeira e autêntica Liberdade. O amor permeia nossas declarações essenciais de fé, onde todos precisamos necessariamente abraçar e deixar-se permear  por eles nas nossas discordâncias, fazendo com que o bom perfume de Cristo seja exalado por onde quer que passe alguém que se diga Cristão!









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Anônimo
9 de junho de 2022 às 14:01

Oremos pela unidade daqueles(as) que se dizem Cristãos para que todos sejamos Um!

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CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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