Inicialmente
acredito que temos que defender uma Teologia Bíblica que é a revelação dos
grandes ensinamentos centrais das Escrituras, observados segundo a estrutura
natural da Bíblia, isto é, do Gênesis ao Apocalipse. Neste diapasão, temos a
Teologia Paulina, exposta pelo apóstolo Paulo que com brilhantismo fala sobre
os pontos basilares da salvação do homem. Vemos
hoje muitas discussões inúteis, e que tem criado divisões no meio Cristão. No
grego DICHOSTASIA: dissensões, discórdia, desavenças, facções, espírito
partidário, ficar a parte.O que eu
como Teologo entendo, é que devemos saber e entender todos os sistemas
soteriológicos expostos pelos teólogos ao longo da história da igreja, mas sem
esquecer que o tema salvação é por demais complexo.O que me
causa preocupação é ver jovens mudando sua posição apenas por causa da modinha
do momento (não querendo generalizar). Estão sendo atraídos em parte porque
parece ter um ar de intelectualismo e por culpa de falsos pastores semeadores
da discórdia, que falam mal do Catolicismo e outras denominações sérias, eivados
de preconceitos, mas são incapazes de elaborar um raciocino lógico e
esclarecedor a esses mesmos jovens sobre o que é a crença em que nos apoiamos,
razão pela qual a crescente migração de muitos em relação a aparente novidade,
mas que na verdade é uma discussão tão antiga como a própria igreja.Igualmente, são sabidos bem os pontos de
discórdia entre Agostinho e João Cassiano, mas oportuno dizer, que havia
discórdia, porém havia respeito mutuo, e ambos até tinham algo em comum que era
refutar os ensinos de Pelágio.Na
verdade o que deveríamos fazer é ler todas as obras de Agostinho, e até de
Pelágio (algo que poucos se propõem a fazer, afinal a maioria se socorre apenas do
Google).De
qualquer forma o sistema soteriologico Católico esta carreado de lógica, e de
certa forma no seu bojo tem argumentos robustos inegáveis. Desta forma, poderia
me sentir na liberdade de atacar outros sistemas, todavia, o
que enxergo é que devo respeitar a Fé alheia, pois transcende a qualquer razão,
e me ater a defesa, dando as razões da nossa fé aos que nos pedem (I Pedro3,15), pois em
muitas questões soteriológicas, a lógica divina,foge completamente a nossa lógica humana, na qual não podemos enquadrar Deus em nossos esquemas e preferências.Diante
dessa critica, quero dizer que não me preocupo se Jesus era Católico,
Protestante, Ortodoxo, ou pentecostal, pois creio que com toda certeza se
estivesse entre nós hoje, Ele mandaria que seus discípulos saíssem para pregar
o evangelho e não ficassem perdendo tempo em vãs discussões intermináveis, e
que nunca se chega a um consenso universal sobre todos os artigos de fé. Portanto,
prossigamos em fazer a Obra de Cristo em humildade e amor, sem nos julgarmos
melhores do que ninguém, principalmente em assuntos que não são essenciais, importa
que sejamos respeitosos em toda nossa maneira de ser, no agir e no falar, tendo os mesmos sentimentos de Cristo (Filipenses 2,5).
1)- No essencial à Salvação, a unidade!
Apesar das inúmeras divergências doutrinárias entre
os cristãos, ainda acredito que há pontos doutrinários claros nas Escrituras
Sagradas sobre os quais qualquer Cristão, independentemente de sua confissão
específica, (Católica, Ortodoxa, ou protestante), não poderia discordar, tais como:
-A Trindade (conf. Mateus 28,19;II Cor 13,14;I Ped.1,2;João 14,26).
-A encarnação ( conf. João 1,1-14).
-A divindade de Jesus (Filip 2,6-11)
-Sua vida, morte, ressurreição e glorificação para nossa salvação! (Rom 4,25).
-Seu Senhorio supremo e inigualável (Filip.2,6-11).
-A salvação mediante a fé acompanhada das obras da fé (Mateus 25,35-45; Efésios 2,8-10), e não das obras da lei (Filip 3,4-9).
Acredito que na estrutura trinitária do Credo dos Apóstolos, uma formulação da
igreja primitiva preservada pela tradição cristã, provavelmente desenvolvida
nas confissões batismais dos séculos III e IV no combate ao gnosticismo,
promulgada no primeiro Concílio de Nicéia, está o que podemos resumir, sem a pretensão
de esgotar o assunto entre outras
confissões Cristãs, os principais pontos que reivindicam o quesito da UNIDADE
nas confissões cristãs. Ele pode ser traduzido como:
-Creio
em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra!
-Creio em Jesus Cristo,
seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo!
-Nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado,
morto e sepultado!
-Ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está
sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os
vivos e os mortos!
-Creio no Espírito Santo e na Santa Igreja Universal! (conf. I Tim 3,15).
-Na
comunhão dos santos! (conf. I Cor 12).
-Na remissão dos pecados!
-Na ressurreição do carne! (conf. I Cor 15,16).
-Na vida
eterna. Amém!
Podemos dizer que, para que uma pessoa se declare
cristã, antes de qualquer coisa, precisa concordar com essa confissão universal
(católica), cuidadosamente baseada nas Escrituras Sagradas para que pudesse
livrar os cristãos primitivos e modernos de possíveis erros doutrinários a
respeito de pontos INEGOCIÁVEIS da fé cristã.
2)- No "não essencial",
Liberdade!
Como cristão Católico, teólogo, e leigo que sou, não
posso deixar de dizer que creio em certas formulações particulares de
autoridades tradicionais da Igreja, a respeito da doutrina cristã, que considero
mais coerentes com as Sagradas Escrituras. Acredito até mesmo que a posição
adotada por cada crente neste nível (NÃO ESSENCIAL) da doutrina cristã, tem
tudo a ver com a saúde de sua espiritualidade e de seu caráter. É o caso de minha
opção pessoal pelo Catolicismo como melhor expressão do Cristianismo histórico,
por exemplo. Tenho inúmeros irmãos em Cristo que discordariam plenamente de
minhas afirmações neste ponto, porém suas posições não podem anular o fato de
que cremos no mesmo Deus, na mesma Escritura Sagrada, no mesmo batismo Trinitário ordenado por Cristo (Mateus 28,19), e assim, estamos unidos no mesmo Espírito. É por isso que podemos
considerar essas questões como NÃO ESSENCIAIS e, neste contexto, acredito que a
melhor postura cristã seria a da LIBERDADE, tendo como pano de fundo
autoridades da Igreja.
Nós Cristãos, divergimos em variados pontos de vista!
-Uns são criacionistas fundamentalistas, e acreditam que a terra tem 6 mil anos
de idade, e foi criada em 7 dias de 24 horas.
-Outros não têm dificuldade de acreditar em mais de 6 bilhões de anos.
-Uns crêem na forma Trinitária de batizar, outros batizam de inúmeras formas e
idades.
-Quanto à visão escatológica: há amilenistas, milenistas,
pré-tribulacionistas, midi-tribulacionistas, pós-tribulacionistas, etc.
-Outros defendem a virgindade de Maria antes, durante e após o parto (conf. Ezeq. 44,2), afirmando também, pelas escrituras, que Maria não teve outros filhos, já outros discordam também, usando as escrituras.
-Uns acreditam pelas provas escriturísticas, que a alma espiritual fica consciente (conf. Apoc.6,9-11) após a morte, outros não, dizem que estão tirando uma soneca.
-Outros acreditam na intercessão dos santos vivos e mortos, outros não, só na dos vivos, já outros se relacionam diretamente com Deus.
-Outros acreditam na existência do purgatório para purificação dos que já estão salvos (conf. I Cor. 3,15), outros discordam.
-Uns usam imagens e ícones nas Igreja e em suas casas, para lembrar as virtudes e exemplo dos santos no seguimento a Cristo (conf. I Cor 11,1) já outros, consideram que é idolatria, etc.
-Alguns acham necessária a Igreja, outros defendem: Cristo sim, igreja não!
Isto é
essencial a salvação? O que nos une é o Amor (a Caridade) de Deus que está em
Cristo Jesus, NOSSO Senhor, do qual NADA no mundo poderá nos separar (Romanos
8,31-39). E é este amor (caridade) que fecha com chave de ouro essa declaração
espetacular do século XVII:
3)- “Em tudo, o Amor!”
“O amor de Deus foi derramado em nossos
corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5,5). É neste
sentido que afirmamos que o amor é um dom (carisma) de Deus, colocado no
coração do ser humano, capacitando-o então para amar. O amor jamais acaba (I
Coríntios 13,8) e é por isso que encabeça toda a Lei (Romanos 13,8-9). O amor é
o princípio da Unidade e da verdadeira e autêntica Liberdade. O amor permeia
nossas declarações essenciais de fé, onde todos precisamos necessariamente
abraçar e deixar-se permear por eles nas
nossas discordâncias, fazendo com que o bom perfume de Cristo seja exalado por
onde quer que passe alguém que se diga Cristão!
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