Por que não sou liberal ?
Olavo
de Carvalho - Jornal do Brasil, 08 de março de 2007
Há muitos motivos
para você ser contra o socialismo, mas entre eles há dois que são conflitantes
entre si: você tem de escolher. Ou você gosta da liberdade de mercado porque
ela promove o Estado de direito, ou gosta do Estado de direito porque ele
promove a liberdade de mercado. No primeiro caso, você é um “conservador”; no
segundo, é um “liberal”.Durante algum tempo, você não sente a diferença. Quando a
direita é ainda incipiente, nebulosa e sem forma, liberais e conservadores
permanecem numa gostosa promiscuidade, fundidos na ojeriza comum ao estatismo
esquerdista. Tão logo a luta contra o esquerdismo exige uma definição doutrinal
mais precisa, a diferença aparece: ou você fundamenta o Estado de direito numa
concepção tradicional da dignidade humana, ou você o reinventa segundo o modelo
do mercado, onde o direito às preferências arbitrárias só é limitado por um
contrato de compra e venda livremente negociado entre as partes. Nos dois casos
você quer a liberdade, mas no primeiro o fundamento dela é “material”, isto é,
definido por valores e princípios explícitos, no segundo é “formal”, isto é,
definido por uma equação contratual cujo conteúdo está aberto à escolha dos
interessados:
1)- Se você é um conservador, você acha que um cidadão não tem o direito de contratar outro para matá-lo (muito menos para matar um terceiro), porque a vida é um dom sagrado que não pode ser negociado.
2)- Mas,
para o liberal, nada existe de mais sagrado que o direito de comprar e vender –
a própria vida inclusive: se você acha que sua vida está um saco e quer
contratar um profissional para dar cabo dela, nem o Estado nem a Igreja têm o
direito de dar nisso o menor palpite. Já se quem está enchendo o saco é o seu
bebê anencéfalo, a sua avó senil ou o seu tio esquizofrênico, eles não têm
capacidade contratante, mas você tem: caso tenha também o dinheiro para pagar
uma injeção letal e o enfermeiro para aplicá-la, nada poderá impedir que os
três chatos sejam retirados do mercado mediante os serviços desse profissional.
Curiosamente, não conheço um só liberal que atine com a identidade essencial de
contratar um enfermeiro para dar uma injeção nos desgraçados, um pistoleiro
para lhes estourar os miolos ou uma motoniveladora para reduzi-los ao estado
bidimensional. Quando dizem que consideram a primeira alternativa mais
“humana”, não percebem que estão apelando a um argumento conservador e
limitando abominavelmente a liberdade de mercado.
CONCLUSÃO
O conservadorismo é a arte de expandir e fortalecer a
aplicação dos princípios morais e humanitários tradicionais por meio dos
recursos formidáveis criados pela economia de mercado. O liberalismo é a firme
decisão de submeter tudo aos critérios do mercado, inclusive os valores morais
e humanitários. O conservadorismo é a civilização judaico-cristã elevada à potência
da grande economia capitalista consolidada em Estado de direito. O
liberalismo é um momento do processo revolucionário que, por meio do
capitalismo, acaba dissolvendo no mercado a herança da civilização
judaico-cristã e o Estado de direito.
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