A escritora Gertrud von le Fort mostrou em seu livro A ÚLTIMA AO
CADAFALSO (Ed. Quadrante, SP), o quão perversa e sanguinária foi a Revolução
Francesa (1789) que nada teve de “Igualdade, liberdade e fraternidade”, como se
propaga, mas foi a encarnação diabólica do mal na França, especialmente contra
a Igreja Católica.
O texto abaixo mostra o assassinato covarde e revoltante de 16 irmãs carmelitas de Compiègne, na guilhotina, acusadas maldosamente de serem “subversivas” e inimigas da Revolução.
Como, se eram enclausuradas? Foi
o ódio de Satanás contra aquelas que ofereciam a Deus a sua vida para aplacar a
cólera de Deus na França.
Leia este relato e
depois o livro todo, para conhecer a verdade escondida pelos “iluministas”:
“São cerca de oito horas da tarde. É verão e o céu ainda está claro. A multidão comprime-se em volta da guilhotina, erguida no centro da antiga Place du Thrône, atual Barriére de Vincennes. Junto dos degraus que conduzem ao cadafalso, o carrasco, Charles-Henri Sanson, espera respeitosamente de pé, flanqueado por dois ajudantes. O calor é opressivo, e em toda a praça reina um odor mefítico de sangue. Vindos da cidade, despontam os carroções. Hoje são dois, e vêm bastante cheios: ao todo, serão quarenta vítimas. Recebem-nas as exclamações e ameaças habituais, mas o barulho logo se abafa em murmúrios de espanto. Acontece que, entre os condenados, se veem diversas mulheres de capa branca: são as dezesseis carmelitas do convento de Compiègne, Ao contrário dos seus companheiros de infortúnio, não deixam pender a cabeça nem choram ou gritam; trazem o rosto erguido, e a linha firme do corpo é sublinhada pelas mãos amarradas às costas. E cantam: aos ouvidos de todos, ressoam as notas quase esquecidas da Salve Rainha em latim e do Te Deum. Até para o mais empedernido dos basbaques presentes, é um espetáculo inaudito.Quando os carroções param ao pé do cadafalso, o burburinho faz-se silêncio absoluto. Até essas mulheres histéricas, as chamadas “fúrias da guilhotina”, que sempre estão na primeira fila dos espectadores, emudecem.As primeiras a descer são as carmelitas. Uma delas, a priora, Madre Teresa de Santo Agostinho, aproxima-se do carrasco e pede-lhe que lhes conceda uns minutos para poderem renovar os seus votos e que a deixe ser a última a sofrer a execução, para que possa animar cada uma das suas filhas até o fim. Sanson, o carrasco, alma delicada, concorda de bom grado.
Todas juntas, cantam o Veni
Creator Spiritus. A seguir, renovam os seus votos religiosos. Enquanto rezam,
uma voz de mulher sussurra na multidão: “Essas boas almas, vejam se não parecem
anjos! Pela minha fé, se essas mulheres não forem diretas ao paraíso, é porque
o paraíso não existe!…”
A priora recua até a base da escada. Tem nas mãos uma estatueta de cerâmica da Virgem Maria com o Menino Jesus ao colo. A primeira a ser chamada, a mais jovem de todas, é a noviça Constança. Ajoelha-se diante da Madre e pede-lhe a bênção. Segundo uma testemunha, ter-se-ia também acusado nesse momento de não haver terminado o ofício do dia.Com um sorriso, a Madre diz-lhe:
“Vai, minha filha, confiança! Acabarás de rezá-Io no Céu...”
E dá-lhe a beijar a imagem. Constança sobe rapidamente os degraus,
entoando o salmo Laudate Dominum omnes gentes, “Louvai o Senhor, todos os
povos”. “Ia alegre, como se se dirigisse para uma festa”. O carrasco e seus
ajudantes, com gesto profissional, dispõem-na debaixo da guilhotina. Ouve-se o
golpe surdo do contrapeso, o ruído seco da lâmina que cai, o baque da cabeça
recolhida num saco de couro. Sem solução de continuidade, o corpo é lançado ao
carroção funerário.
Uma por uma, as freiras ajoelham-se diante da priora e pedem-lhe a bênção e permissão para morrer. Cantam o hino iniciado por Constança.
Quando chega a vez da Irmã de
Jesus Crucificado, que tem 78 anos, os jovens ajudantes do carrasco têm de
descer para ajudá-la a vencer os degraus. Ela diz-lhes afavelmente: “Meus
amigos, eu vos perdoo de todo o coração, tal como desejo que Deus me perdoe”.
Só falta a Madre. Com gesto simples e firme, beija a estatuinha e confia-a a primeira pessoa que tem ao lado*. Tem 41 anos, um rosto expressivo, nem muito bonito nem feio; o porte é, mais do que altivo, descontraído. Os olhos castanhos, sofridos, mas irradiando bondade, procuram os do Pe. Lamarche, que as confessara no dia anterior na prisão e que se encontra entre a multidão. Como quem tem pressa em concluir uma tarefa urgente, sobe por sua vez os degraus. Agora tudo terminou. Pode-se cortar o silêncio como se fosse um queijo. Muitos dos assistentes choram baixinho.
Anos mais tarde, encontrar-se-ão
– registrados em cartas pessoais, diários íntimos e memoriais – os ecos da
emoção que experimentaram e dos efeitos que ela lhes causou: muitos sentiram a
necessidade de mudar de vida, de retomar a prática dos sacramentos, um ou outro
de ingressar num convento… Um deles, um menino que presenciara a cena das
janelas de um prédio situado em frente da guilhotina, guardou dela uma
impressão tão profunda que, anos mais tarde, quando fazia o serviço militar, carregava
sempre consigo as obras de Santa Teresa de Ávila e acabou por fazer-se
sacerdote. “O amor vence sempre”, costumava dizer a Madre priora; “o amor vence
tudo”.
(*) Essa imagem foi devolvida mais tarde à Ordem e encontra-se hoje no Carmelo de Compiègne, novamente fundado em 1867.
Os corpos foram levados às pressas para o antigo convento dos agostinianos do Faubourg de Picpus. Lá foram lançados na fossa comum e cobertos de cal viva. Hoje há ali um gramado cercado de ciprestes, com uma simples cruz de ferro. É um lugar de silêncio e oração.
Na capelinha anexa a esse cemitério, há uma lápide que traz o nome das dezesseis mártires beatificadas em 27 de maio de 1906 por São Pio X.
Bem
Aventuradas Carmelitas de Compiègne, Rogai por nós !!!
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