A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Um dia na vida da Igreja Primitiva e o valor da Tradição oral

Um dia na vida da Igreja Primitiva e o valor da Tradição oral

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 25 de junho de 2015 | 23:43







Um conto sobre coisas esquecidas do início do Cristianismo:


Um pastor protestante irá viajar no tempo até a era apostólica.O cientista responsável pela experiência já testou tudo. Primeiro, ele enviou na máquina o seu cachorro, Cãovino, que voltou são e salvo. Agora, enviará o jovem explorador para o tempo da igreja primitiva. E quando  o pastor estiver de volta pro futuro, será lindo ver os seus registros de como os primeiros cristãos viviam, antes de a Igreja Católica começar a deturpar a doutrina de Jesus.Este pastor verá com os próprios olhos como era verdadeiramente a Igreja no seu começo e como foi transmitida a fé e os ensinos de Cristo e dos apóstolos!!





Tudo pronto? E lá vai ele… Três dois um…Partiu !!!



E o pastor chega em Corinto, no século II. Esperto e comunicativo, faz logo amizade com os irmãozinhos. Papo vai, papo vem, um sujeito chamado Apolo diz:

– No dia do Juízo, cada um será recompensado conforme as suas obras.

O pastor sente um arrepio de heresia que foi até a medula, e rebate:

– Pirou, irmão?! Seremos salvos somente pela fé. Num tem essa de recompensa pelas obras. Onde é que tá escrito isso na Bíblia?

– Bíblia? O que é isso? Pergunta Apolo.

– COMO ASSIM? Você é cristão e num sabe o que é uma Bíblia? – exaspera-se o pastor. A Bíblia é a reunião dos livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento meu amado!!!

Perplexo, o pastor acaba de descobrir que naquela igreja somente o bispo possuía todos os textos do Antigo Testamento, e nem mesmo ele tinha os quatro Evangelhos completos. E alguns diáconos tinham uma cópia da Didaquê, o primeiro Catecismo da Igreja.



– É por isso que você tá falando besteira, Apolo! Você num lê a Bíblia. Isso num tá escrito na Bíblia!

– Eu só sei que o bispo ensinou isso pra nós, e isso basta – reponde Apolo. Ele até falou que leu isso numa carta de São Paulo aos Romanos.

O pastor coloca a mão no peito e solta um triste lamento:

– Sem Bíblia um cristão não pode viver Apolo!!!

Os Cristãos de Coríntios, enfim, entenderam que a tal Bíblia de que aquele pastor tanto fala é a “biblioteca” onde o bispo reunia os textos sagrados. Então, levam-no à casa do homem. Chegando lá, Dom Dionísio lhe dá um abraço caloroso, o que não o livrará de receber um pito:

– Com todo o respeito, seu bispo, essa comunidade está sendo negligenciada! Cada cristão deveria ter uma Bíblia! – protesta o pastor.

O bispo conclui que aquele pastor está surtando, por isso releva suas palavras.

– Meu jovem, acho tens razão! Você me ajuda a fazer isto?

Com docilidade e paciência, São Dionísio leva o rapaz a outro aposento. E mostra ali uma estante com dezenas de pergaminhos. Rolos e mais rolos agrupados… Aquilo tudo num tem como levar debaixo do sovaco pra fazer pregação no trem, e nem no culto.O pastor já sabia que a palavra “Bíblia” quer dizer “biblioteca”, mas nunca tinha visualizado a coisa dessa forma literalmente, ou seja,como ela era realmente.

– Eis aí a nossa amada Bíblia! – diz o bispo.

O pastor pego de surpresa com este fato, está impressionado e sem saber o que fazer e sem entender como a fé foi transmitida ? Descobriu que o novo testamento com os quatro evangelhos e todas as cartas ainda não estavam tudo junto, e que algumas cartas ainda nem haviam sido escritas.Ficou perplexo, porque achava que a bíblia tinha caído do Céu prontinha com Zíper e tudo...


– Agora, eu te peço – prosseguiu o bispo – que me ajude a produzir cópias dessa biblioteca para todos os irmãos de nossa comunidade. Primeiro, você deve providenciar uma enorme quantidade de pergaminho(Feito de Coro de bodes e cabras).



Nesse ponto, o pastor se dá conta de que mesmo se matasse toda a população de cabras, carneiros e bodes da região, não arrumaria couro suficiente pra curtir e produzir todo o pergaminho de que precisava. E nem em 500 anos daria pra fazer Bíblia pra tanta gente, tendo que copiar tudo a mão!!!???

Não dava pra topar aquele desafio,disfarça, diz que está atrasado para um compromisso e sai retornando de fininho pra máquina do tempo de onde veio.



Partindo agora pra visitar outras comunidades cristãs primitivas (os Gálatas, os Romanos, os Filipenses, os Tessalonicenses e outras), ele verifica que a situação delas era similar à de Corinto, e não se alterou em quase nada por mais de mil anos. A leitura frequente da Bíblia pelos cristãos em geral só começou a se difundir com o aumento da alfabetização e com a invenção da prensa móvel por Gutemberg por volta do ano 1400.Depois dessa maratona, aquele pastor se dá por satisfeito: “Já deu. Fui!”.




De volta para o futuro, ele produz um relatório detalhado de sua experiência, conforme a sua congregação havia lhe pedido. Na conclusão do documento, pontua:


1)- Pouquíssimos cristãos primitivos liam os textos da Bíblia;o conhecimento da Palavra de Deus e de Sua vontade não se dava pela leitura da Bíblia, mas sim pelo acolhimento do ensinamento transmitido oralmente pelos bispos (que eles chamavam de Sagrada Tradição);


2)- A Sola Scriptura (a Bíblia como autoridade máxima, acima da Tradição) e o “livre exame” eram tecnicamente impossíveis de serem aplicados nos primeiros séculos da cristandade, já que quase ninguém tinha Bíblia em casa (no máximo, um ou outro tinha alguns trechos daquilo que hoje chamamos de “Bíblia”). Os bispos era que asseguravam a verdadeira doutrina.


3)- A falta de leitura da Bíblia não impediu que uma multidão de cristãos se santificassem, chegando mesmo a derramar seu sangue pela fé.



Terminando de ler o relatório, o pastor maior daquela congregação fica alguns minutos em silêncio, entra dentro de si e diz:


“Meu Deus, agora entendi o que é esta tal SAGRADA TRADIÇÃO tão falada pelos Católicos !!!...”


Adaptado de O CATEQUISTA
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger