A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Por que o Índice de suicídios é maior em países ateus e super desenvolvidos?

Por que o Índice de suicídios é maior em países ateus e super desenvolvidos?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 26 de janeiro de 2013 | 20:09




A QUESTÃO DO SUICÍDIO EM PAÍSES ATEUS


Eu pretendia escrever um complemento para meu artigo intitulado “Os Países Ateus São Mais Justos”, falando sobre algumas aporias que nele ficaram subentendidas.Não comuniquei antes por não saber quanto tempo eu gastaria levantando referenciais e construindo o texto. No entanto algo fez com que eu antecipasse algumas respostas: o comentário de um leitor chamado EDERAUGUSTO. Ele faz a seguinte pergunta: “Em alguns países majoritariamente ateus os índices de suicídio são altíssimos, mesmo com criminalidade baixa e excelente expectativa de vida. Qual a razão?” Com o fim de dar uma resposta rápida, resolvi escrever este esboço.






Eu já tinha em vista esse problema, por isso já sabia mais ou menos onde procurar as respostas. No entanto notei que não há uma única resposta para todos os casos.
Existem inúmeros motivos que podem levar alguém a suicidar-se, mas como estamos falando em suicídio social, devemos buscar algo em comum entre os suicídios particulares.Quando eu fazia Psicologia ouvi de uma professora uma hipótese que para mim soava bizarra para explicar o alto grau de suicídio nos países nórdicos. Dizia ela que nestes países a falta de visibilidade do sol causava depressão, por inibir a produção de serotonina, os neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.
Para mim, na época um incipiente admirador do Existencialismo filosófico que flertava com a Psicologia Humanista isso era quase absurdo. Claro que a luz do sol é importante para a produção de certas substâncias do corpo humano, mas dizer que a ausência momentânea dele poderia levar alguém ao suicídio para mim era um atentado contra a liberdade de escolha dos indivíduos.Pensar que o todo-poderoso ser humano era controlado por minúsculas substâncias químicas para mim era quase um insulto. Mesmo que eu tivesse me tornado bem mais materialista depois – mas não a ponto de aceitar isso – podemos pensar em outras hipóteses bem menos deterministas.De fato, a ausência da luz solar inibe a produção de serotonina – quem nunca se sentiu meio deprê em um dia nublado? – mas não ao ponto de levar alguém ao suicídio.Outro fator importante é que nos países nórdicos os invernos são muito rigorosos, obrigando as pessoas a permanecer em suas causas, diminuindo assim a coesão social. Talvez isso faça com que as pessoas sintam-se extremamente solitárias, o que aumenta ainda mais a depressão quase crônica dos escandinavos. Resultado: suicídio!







No entanto, não se pode responsabilizar o clima pelos suicídios no Japão (A Terra do Sol) que também são altos!





Porém, o suicídio no Japão possui um caráter peculiar e até cultural. Os samurais se suicidavam no sangrento ritual do Hara-Kiri. Soldados conhecidos como Kamikazes se atiravam de avião contra os inimigos.Parece que, para eles, o suicídio não é algo tão abominável como é para os ocidentais. Para eles, tirar a própria vida pode significar honra, valor ou vingança..Emily Durkheim, o fundador da Sociologia científica, mostra no seu célebre trabalho “O Suicídio” que esse tipo de morte não ocorre somente onde a integração social é fraca, mas também onde ela é muito forte, como no caso dos homens-bomba muçulmanos.Neste caso, o sujeito prefere morrer a causar prejuízos para os outros. E precisamente esse, juntando-se ao tratamento “normal” que dão a essa prática, tem sido o motivo da morte de muitos japoneses de meia-idade.






A socióloga japonesa Kayoko Ueno afirma:







“O fato que o número de suicidas está aumentando entre homens de meia idade com problemas financeiros ressalta a responsabilidade masculina de manter a sua  família, e algumas vezes os seus empregados. Esta é uma realidade ainda mais pungente em dias de dificuldades econômicas. Alguns suicídios são como uma tentativa, por parte dos suicidas, de conseguir dinheiro do seguro de vida para sua família. Um fenômeno que tem sido observado é que um dos padrões mais comuns em suicídios é que eles ocorrem quando o período de carência do seguro termina.”






Também relaciona o suicídio com a posição que os indivíduos ocupam na sociedade:






“O fenômeno atual do suicídio no Japão é muito social no sentido mais definido ainda do que nas hipóteses de Durkheim. Primeiro, sociologicamente falando, os vocabulários, motivos e métodos de suicídio são delineados principalmente pela sociedade.  Como o “vocabulário de motivos” do sociólogo americano C. Wright Mills estipula, as razões para uma ação são empregadas no processo de justificativa desta ação frente a outras pessoas e ao próprio indivíduo que a comete. E o vocabulário dos motivos vem da sociedade. O Japão está desenvolvendo um vocabulário de motivos associado ao suicídio, permitindo que as pessoas acreditem que não têm nenhuma outra escolha senão a morte. O suicídio é claramente um ato aceito como o último recurso para resolver problemas ou se livrar deles de uma vez por todas. Mas o Japão, por outro lado, falhou por não desenvolver os motivos para a vida que os membros da sociedade podem utilizar para justificar suas existências. Tais motivos para a vida são absolutamente necessários particularmente nesta era de globalização quando o valor econômico é superestimado e todos podem ser classificados como vencedores ou como perdedores.”






FONTE:www.espacoacademico.com.br








Não obstante todos esses estudos, creio que o colega EDERAUGUSTO queira saber mesmo sobre a relação entre suicídio e religiosidade.
Até que ponto o ateísmo das pessoas destes países contribui para que elas tirem suas próprias vidas?Antes de entrar nessa questão, acho importante comentar que no Brasil a taxa de suicídio não é lá tão baixa assim. A religiosidade do povo brasileiro não impede que a taxa de suicídio venha aumentando, principalmente entre jovens.A taxa de suicídio da Holanda, por exemplo, é mais baixa que a de Porto Rico, Uruguai, Cazaquistão (que é mais alta até que a do Japão, Dinamarca, Finlândia e Suécia!), Trinidad e Tobago e Estados Unidos, que são países bem mais religiosos.Isso não prova que os países menos ateus têm menos suicídio, no entanto prova que o ateísmo não é a causa disso, mas que há uma correlação. Outro fator que impede que o suicídio em países como o Brasil aumente ainda mais é a não divulgação desse tipo de caso.Baseados mesmo em Durkheim, a imprensa brasileira prefere não os divulgar pelo fato de o suicídio ser socialmente contagioso (e infelizmente, é verdade)! Por fim, creio que o suicídio não seja um efeito do niilismo e da “morte de Deus”. Talvez ele seja provocado mais pelo capitalismo e pela concorrência de mercado que pela fé ou pela ausência dela.Os Estados Unidos têm números altíssimos de suicídio, mesmo se orgulhando de ser, como disse Sam Harris, uma “Nação Cristã”. Mas em alguma coisa a ausência de fé na religião contribui para que algumas pessoas ceifem sua existência.






Durkheim aponta também que a relação que os indivíduos têm com a idéia da morte contribui para o suicídio:






Embora ela sozinha não seja capaz de levar alguém a tirar a própria vida, em determinadas ocasiões os indivíduos podem recorrer a ele se não achar que estão cometendo algum crime contra a sociedade ou contra Deus.Se forem religiosas, resistirão até o fim, pois o suicido é “pecado” em quase todas as religiões.Eu poderia acrescentar outro fator muito importante, mas que será pouco comentado aqui por falta de espaço, de referências e por ser tema do próximo artigo, onde vou analisar a relação entre causa e efeito do ateísmo no sucesso dos países seculares: a capacidade de discernimento dos indivíduos pode levá-los ao suicídio.  













Creio que a predisposição de pessoas mais inteligentes ao suicídio é bem maior que a de pessoas incultas. Estas teriam maior capacidade de ver, como diria Albert Camus em “O Mito de Sísifo”, o absurdo da existência e o falta de sentido para a vida.






*Nota: 
Agradecimentos a EDERAUGUSTO, que fez esse questionamento, me obrigando a pesquisar mais e buscar sólidas respostas.Sua outra pergunta, "o que dizer do uso da teoria da evolução por mentes perversas como a de Hitler e seus partidários que justificavam a matança de 'raças inferiores' como obra de um processo de sobrevivência do mais apto?" Será tratada em outro artigo sobre os perigos da pseudociêcia.






Enviado por Igor Roosevelt 




FONTE: Recanto das Letras





Por que o índice de suicídios é maior nos países DE MAIORIA ATEIA ? Falta de Sentido para a Vida?





País - População - % DE ATEUS:



1 Suécia - 8,986,000 - 85%
2 Vietnam - 82,690,000 - 81%
3 Dinamarca- 5,413,000 - 80%
4 Noruega - 4,575,000 - 72%
5 Japão - 127,333,000 - 65%
6 República Tcheca  - 10,246,100 -  61%
7 Finlândia -  5,215,000 -  60%
8 França -  60,424,000 - 54%
9 Coréia do Sul - 48,598,000 - 52%
10 Estônia -  1,342,000  - 49%
11 Alemanha - 82,425,000  - 49%
12 Rússia  - 143,782,000 - 48%
13 Hungria  - 10,032,000 - 46%
14 Holanda - 16,318,000 - 44%
15 Grã-Bretanha  - 60,271,000 -  44%
16 Bélgica  - 10,348,000 - 43%
17 Bulgária  - 7,518,000 - 40%
18 Eslovênia  - 2,011,000 - 38%









FONTE: girouniversal.wordpress.com/2011








----------------------------------------------------------





 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 





filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 5 Comentário. Deixe o seu!

1 de fevereiro de 2013 às 09:17

A maior importância dos sofistas foi que, seus questionamentos obrigavam filósofos da estatura de Sócrates e Platão a desenvolverem argumentos contra as ideias dos primeiros. Muito bom o seu artigo, que também se motivou pelo questionamento de outro. Embora eu mesmo me considere um deísta, aprecio bastante a inteligência dos que não pensam como eu. Abraços.

Anônimo
2 de fevereiro de 2013 às 10:36

Carlos Ferreira,

“Pregando a Verdade e confirmando os irmãos na verdadeira fé, com a graça de Deus construo Catedrais nas almas para que nelas possam habitar o Espírito Santo de Deus” ( Pierry de Craon).

"Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes" (Isaac Newton)

Anderson - SP

Anônimo
9 de fevereiro de 2013 às 19:19

Leia este artigo.
http://umavisaodomundo.com/2011/03/favor-eutanasia-viver-direito-obrigacao/

Anônimo
10 de fevereiro de 2013 às 00:05

A Eutanásia acontece por uma falta de sentido para o SOFRIMENTO PURGADOR E SALVÍFICO:

1)-Só quem pensa de modo muito superficial pode se escandalizar com os desastres naturais e as mortes que eles causam.

2)-Essas mesmas pessoas não pensam que, todos os dias, há milhares de mães que matam os seus próprios filhos, em seu ventre, praticando o aborto.Milhões de abortos são perpetados diariamente no mundo. Isso é muito pior que qualquer catástrofe natural. No último carnaval, só em São Paulo, houve mais de 150 assassinatos.Por ano, no Brasil, são assassinadas mais pessoas do que morreram na guerra do Vietnã.Os abortos e homicídios são criminosos.

3)-Só considera que a morte é o maior dos males, quem é materialista e acredita que só existe esta vida física, que seria o bem supremo.Pobres tolos que não conhecem o bem e questionam o mal relativo.Pobres desesperados que julgam ser a vida física o bem supremo e que vêem esse bem se escapar entre os dedos todos os dias. Pobres desesperados que se agarram a uma vida que lhes foge com uma peneumonia, com um desastre, um assalto, ou com a AIDS.

4)-Os desastres naturais não são causados diretamente por Deus. Se eu tropeço e caio, quebrando uma perna, Deus não é o causador disso. Ele fez a lei da gravidade, que me permite andar. Mas, se não tomo cuidado, tropeço, e essa mesma lei que me ajuda a viver, pode me causar uma fratura.


6)-E a morte não é o pior mal que pode nos acontecer . O pior mal é o pecado, que nos leva ao inferno.O maior mal é não ter Deus na alma. O maior mal é não amar a Deus, que é a Verdade, o Bem, e a Beleza absolutas.

7)-Nós todos estamos condenados a morrer, quer seja de infecção numa unha encravada, quer por um desastre. Eu vou morrer em breve. Você também vai morrer, enfim todos nós iremos morrer um dia, não importa quando, nem de que forma, mas o importante é morrer bem.


8)-E só morre bem quem viveu bem, cumprindo a lei de Deus. Quem não sabe por que vive, não compreende por que se morre. Quem não tem motivos para viver, não sabe por que morrer. E como bem disse um poeta, já que vamos morrer, é melhor morrer com glória.É melhor viver com honra, para saber morrer com glória como morreu a Dra. Zilda Arns e os valorosos soldados das forças de Paz.



9)-Os homens de nossa época não sabem por que vivem, e por isso não sabem porque morrem. Cristo, o Filho de Deus, sem ter culpa alguma, sofreu paixão terrível, e morte na cruz, para pagar os meus pecados. (E os seus, também).E os pecados dos coitados mortos pelos desastres naturais ou provocados.Cristo padeceu por nós, sem ter culpa.


10)-Nós devemos padecer por Cristo, porque temos culpa.Por isso, quando sofremos com paciência os males que Deus permite que caiam sobre nós, como Jó e como Cristo, devemos aceitá-los. Por isso Jesus disse que seu discípulos seriam perseguidos e caluniados, e sofreriam males e perseguições. A grande lei da vida é a do sofrimento. Daí Jesus nos dizer:"Quem quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga"Ele não disse para tomar um TAXI com ar condicionado e seguilo, mas a sua cruz, e segui-lo.A cruz que é segundo São Paulo, "escândalo para os judeus, e loucura para os pagãos".

11)-O Catolicismo é a religião da Cruz, a mãe igreja não se envergonha da Cruz e oferecê-la a seus filhos como fez Cristo.No Calvário, lembra São Luis de Montfort, havia três cruzes: a de Jesus inocente, a do ladrão arrependido, e a do ladrão blasfemador desesperado.E foi assim para nos ensinar que todos na vida sofrem. Sofrem os inocentes, como Cristo.Sofrem os pecadores arrependidos, como o ladrão arrependido que ganhou o céu com isso. Sofrem os pecadores pertinazes, como o ladrão blasfemador e desesperado.

12)-E não sabe você que o sinal do cristão é o sinal da cruz? E este sinal nós o fazemos largamente da cabeça ao coração, do ombro esquerdo ao direito, para significar qua aceitamos todas as cruzes e sofrimentos que Deus, Nosso Senhor, nos enviar ou permitir, nesta vida, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amem!!!.


15 de janeiro de 2017 às 21:11

Eu concordo que o baixo teor de serotonina,realmente ,pode levar ao suícídio.Mas eh preciso ver outros fatores ambientais.A epigenética eh a ciencia mais adequada pra esse assunto.Acho que psicologia não tem ferramentas adequadas pra um assunto tão complexo de comportamento!

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger