A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.

Como fazer um bom #discernimento vocacional?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 1 de novembro de 2012 | 01:16






Discernir - Definição e Pistas



O discernimento vocacional consiste em ajudar o vocacionado a fazer a escolha certa. Entre todas as opções que eu tenho para seguir, escolho aquela que acho mais me identifico.






Alguns passos:





A promessa de Deus assegura que na Igreja não hão de faltar ministros e testemunhas de seu Reino, capazes de responder aos clamores e necessidades de nossos dias. Trata-se de encontrar, na abertura da graça batismal, a vocação própria de cada um e, em especial, saber discernir os "sinais de Deus" que, em todos os tempos, continua chamando discípulos para os ministérios ordenados, a vida consagrada e vocações leigas. Este trabalho supõe, na comunidade eclesial, fé viva e docilidade ao Espírito Santo.






A cada um corresponde buscar o lugar concreto onde o Senhor o chama a dar a vida em favor dos irmãos.






O discernimento requer dos jovens, dos que os acompanham e de toda a comunidade uma atitude de oração permanente, silêncio interior, para suscitar a voz de Deus, contemplação da vida e mensagem de Jesus Cristo e disponibilidade para responder a seu chamado, a fim de segui-lo mais de perto e assumir sua missão.




Para que o processo de discernimento chegue a uma decisão madura e justa, é necessário identificar os sinais do chamado de Deus e de uma autêntica vocação:





a)- As qualidades humanas, a saúde física e psíquica, o domínio de si, a capacidade de relacionar-se com os outros para viver e trabalhar em comunidade.


b)- A fé viva em Jesus Cristo, a devoção à Virgem Maria, o gosto pela oração e pela Palavra de Deus, a participação nos Sacramentos, o serviço à comunidade, a doação de si mesmo aos mais necessitados, o espírito de sacrifício, que permita superar as insistentes atrações do prazer sem regras morais e do consumismo que sofrem os jovens, exacerbadas, nos ambientes urbanos e na cultura pós-moderna.


c)- A disponibilidade para formar-se, deixar-se guiar-se especialmente pela direção espiritual e preparar-se para o serviço eclesial.


d)- Haver demonstrado, na experiência, de alguma ação apostólica, uma atitude de serviço aos outros, demonstrado percepção de suas necessidades, compaixão e vontade de manifestar a eles a misericórdia de Deus.


e)- A reta intenção e clareza de motivação na escolha vocacional de total consagração ao Ministério Ordenado, à Vida Consagrada e ou, ao especial discernimento do carisma congregacional.


f)- O acompanhante e, se possível, a equipe de acompanhantes, em atitude de respeito ao Deus que chama, procurarão observar os sinais da vocação, orientar o jovem para que ele mesmo os descubra e se disponha a responder com generosidade à sua vocação e atender às necessidades concretas das comunidades nas quais vai servir.


g)- Especial atenção merece o discernimento das vocações de pessoas adultas. Sejam ajudadas a avaliar suas condições humanas e fazer a leitura da própria história, integrando-a à luz do chamado de Deus.


h)- Atente-se que os sinais de vocação permaneçam sempre como expressão externa do chamado interno de Deus; as motivações internas fundamentam o valor ou a ambigüidade da opção; o testemunho e comportamento do vocacionado complementam a autenticidade da vocação.






Discernimento Vocacional: O discernimento vocacional se apresenta na Bíblia mais como "um exercício" do que uma teoria.

















Textos Fundamentais:





1. Lc 9,57-62 => As desculpas dos chamados


2. Lc 18,18-27 => Mestre, que devo fazer?...


3. At 1,15-26 =>distinguir qual é a vontade de Deus


4. Gl 6,1-10 =>critérios para ser ministro.






ETAPAS DO DISCERNIMENTO VOCACIONAL:






1 PROMOVER E SUSCITAR







- Toda comunidade é co-responsável


- Criar um clima vocacional


- Sentimento de pertença à comunidade


- Criar ambiente para se ouvir o chamado.






Nas crianças => INFLUÊNCIAs:




-dos pais


-dos catequistas


-da escola







Nos jovens => grupos




- comunidade


- amigos


-grupos-tribos






2 ACOLHER E ACOMPANHAR





- é importante o papel do orientador, do agente vocacional


- saber ouvir


- dar espaço para o jovem sentir-se útil


- inserção na comunidade


- apoio da comunidade.






3 FORMAR






- é etapa que terá continuidade a vida toda


- aprofundar o entendimento das opções  definitivas em nossa vida


- esta etapa tem duas vertentes: a pessoal, é o candidato que é protagonista, deve tomar uma opção livre com o apoio da comunidade e da equipe de formação ; e a vertente oficial, porque é a Igreja e o Instituto ou Congregação que deve aceitar ou não.É nesta hora que a comunidade tem um papel fundamental, porque é a hora decisiva.







CONCEPÇÃO SOBRE VOCAÇÃO:






Por B. Giordini : Respuesta del hombre a la llamada de Dios)






1 CONCEPÇÃO ESPIRITUALISTA:






A vocação consiste num chamado direto e especial que Deus dirige a cada um .É uma graça especial e que necessita de uma resposta.






2 CONCEPÇÃO PSICOLOGISTA:






O acento desta concepção está na auto-realização, sem terem contra nem a realidade, nem o outro. A vocação se concentra no próprio sujeito, suas qualidades, aspirações, interesses e atitudes (incoerência).






3 CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICO-EXISTENCIAL-CRISTÃ







Põe em relevo as relações entre Deus e o homem (transcendência ). A iniciativa porém é de Deus que se manifesta nas situações concretas, históricas que movem a pessoa (mediações). A vocação é dom e resposta (vocação-missão)






SÍNTESE SOBRE O DISCERMIMENTO:





1 - O discernimento caracteriza a vida cristã: o cristão deve estar sempre atento aos sinais e à vontade de Deus.


2 - O discernimento vem da liberdade da pessoa. Não há um caminho pré-fixado, mas um convite para colaborar no plano de Deus.


3 - O discernimento afeta a conduta e a caminhada do cristão.


4 - O sujeito é o cristão, mas inserido dentro de uma comunidade.



5 - Critérios de discernimento:



- não amoldar-se aos critérios do mundo


- transformar-se pela renovação da mente


- deixar-se levar sempre pelos princípios do bem , do amor fraterno. O amor fraterno se configura como faculdade de discernimento.


- Acertar na opção se reconhece na conduta prática e pelos frutos do espírito.







ILUMINAÇÃO:





Discernimento é perceber por onde devo andar para fazer a vontade de Deus. Em Rm 12,1ss há dois caminhos:




- o da purificação -(negativo) não vos conformeis com o mundo;

- o da transformação - (positivo) transformar a mente.






O CAMINHO DA PURIFICAÇÃO





Não vos deixeis esquematizar por este mundo.






O esquema é uma realidade superficial por este mundo.Este mundo: sociedade construída pelo homem.Este mundo tem um esquema e o esquema é proposto. Paulo pede que nosso estilo não seja o estilo do mundo. Quais são hoje os modelos para a sociedade brasileira? Esquema do mundo  ? de nossa cidade ?Dizer não aos esquemas que vão entrando na nossa vida. ( Por que vocês não podem comer de todas as frutas? Por que não pode comer o que é bonito e bom ao paladar? Gn 3).O coração torna-se enebrecido. Nossos canais ficam obstruidos .O esquema do mundo está em torno de Deus . O mundo afirma a presença de Deus, mas Deus não serve para nada . Presta homenagem a Deus, mas não permite que Deus entre em sua existência. Uma pessoa neste esquema presta culto, reverencia Deus mas não dá um espaço para Deus, não o deixa entrar em sua vida particular.O esquema do mundo relativiza valores. Quando há relativos absolutizados em minha vida, tudo fica fora de foco, não me situo mais na história, tudo é errado (Adoraram a criatura, em vez do Criador - 1,18ss). Não há mais sintonia, mas loucura. O Deus que cultuo não tem nada a ver com a minha vida. O capítulo 2 da Carta dos Romanos acentua que o povo reconhece a Deus mas se liberta do esquema de Deus porque o centro é Deus e ele está em Deus. São as virgens imprudentes, tinham certeza absoluta de que não haveria festa sem elas, e, no entanto houve. Tem certeza de que podem fazer o que quiser porque tem Deus na mão. Faço o que quero porque pertenço ao povo de Deus, sou escolhido, sou padre, sou religioso - religiosa.






Paulo propõe o seguinte caminho da perfeição:






a) oração: reconhecimento da fé;



b) jejum: fortificar o homem interior - auto - domínio;



c) Caridade: reconhecimento do irmão.







O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO





"Transformai-vos renovando vossa mente"






Mente(Ciente)=> capacidade de se situar. Se não nos transformarmos não podemos nos situar. A transformação da nossa mente é obra da gratuidade de Deus.Ao tomar uma decisão abrir espaço para o Espírito Santo.


- que vosso amor cresça cada vez mais em conhecimento e em sensibilidade a fim de poderes discernir o que mais nos convém.

- que vocês sejam puros e irrepreensíveis na plena maturidade da justiça de Cristo.

- para a glória e o louvor do Pai.






A sensibilidade é um dos maiores critérios para o discernimento:






- mudança de um coração de pedra em carne ( Ez 36)


- solidariedade ( não é fácil perceber que existe outro)


- quem são nossos amigos?


- Quais são os carentes que são nossos amigos?



- Sensibilidade é perceber o que falta para o outro.





Pressupostos  PARA O bom DISCERNIMENTO VOCACIONAL













1. Projeto de Vida Sacerdotal, Religiosa e ou Consagrada:



- é um projeto centrado em valores absolutos e não em satisfação imediatas.




- se realiza mediante a renúncia em favor das pessoas.






Esta renúncia se faz em favor de:





* Deus , primazia de tudo. Ultrapassa os limites da filantropia.É o sentido único da vida.


* Deus encarnado - manifestado sobretudo na dimensão das três pobrezas: material, espiritual e moral.


* Cristo que se atualiza constantemente na Igreja, lugar de encontro  homem-Deus.


- quando não há estas bases humanas e cristãs este projeto vocacional não poderá ser assumido.






2. Crescimento psicológico e espiritual





Estão intimamente ligados!





- um projeto de vida comprometido com Deus e com irmãos germina mais facilmente se o sujeito encontra o equilíbrio interior libertando-se das ansiedades, complexos, fantasias, dependências, inseguranças e conformismos.






- um projeto de vida germina mais facilmente se a pessoa:




* não está presa na busca da satisfação imediatas;


* sabe tolerar as frustrações sem deixar-se levar pela impulsividade


* aceita os conflitos sem cair em depressões prolongadas;


* se alegra com êxitos sem desequilibrar-se emocionalmente.


- um projeto de vida germina mais facialmente nas pessoas que precisam obscessividade de afeto e carinho.


- um projeto de vida que exige uma relação desinteressada com Tu transcendente será difícil numa pessoa com dificuldades de relação pessoal, excessivamente introvertida e a desqualificar os demais.







3. Como discernir o crescimento de uma vocação ?




Normalmente tomamos os comportamentos como manifestações autênticas de valores: Reza-se e obedece... É bom... logo tem vocação.” Porém, nem sempre este esquema é certo, porque, nem sempre os comportamentos estão motivados por valores autênticos. Podemos aprender a fazer... (desempenhar um papel) e sem ser e ter  internalização de valores. O verdadeiro discernimento vocacional não verifica tanto a presença dos valores presentes. Não se fixa tanto no que, mas no porque: Porque obedece? Porque reza?







4. Sinais da internalização de valores - Levar em conta três indicadores:





1 - uma atitude é expressão de valores transcendentes quando foi escolhida pelo grau de transparência, para testemunhar os valores no que se crê e não quando foi escolhido em virtude de sua capacidade de procurar satisfação.



2 - uma atitude, não é expressão de valores quando o indivíduo se apega indiscriminadamente a ela e tudo é condicionado por ela.



3 - quando uma atitude é vivida não como um meio, mas como um fim em si mesmo, corre o risco de ser desempenhado com legalismo e resignação. Em tudo há renúncias a certas satisfações e este preço se paga com alegria.






5. purificar e filtrar as Motivações predominantes




Em base de todo comportamento há uma gama de motivações nobres e outras menos nobres. A pessoa é como um " Iceberg ", do qual só vemos a parte que emerge, porém, esta sustentada por uma massa gigante submersa. Vemos a ação, mas não o coração. Que busca o coração? Não podemos ver o coração, porém, é o que faz com que viva ou morra. Conhecemos o coração através das atitudes. A atitude é muito mais que opinião. A opinião está na mente, a atitude está no coração.A atitude contém elementos afetivos e volitivos que a faz mais resistente à mudanças.







6. Funções das atitudes







1 - Função utilitária e defensiva do eu : Busca recompensas ou evita castigos




2 - Função expressiva dos valores e função cognoscitiva :Assume-se determinadas funções ou atitudes com a finalidade de realizar valores livres e objetivos ( maturidade).








7. uso dos "carismas extraordinários" – principalmente: ciência e Discernimento dos Espíritos








Atos 16,16-18: "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela! E na mesma hora saiu."






É a ajuda extraordinária que uma pessoa dá a outra para que possa conhecer a vontade de Deus nela e respondê-la.








Duas formas:







- detectar e individualizar os verdadeiros sinais de Deus no indivíduo (ver história de vida).





- considerar a capacidade que a pessoa tem de reconhecer a presença de Deus a acolher sua ação (com as graças e desafios, sem fugas e fantasias).






CONCLUSÃO:

















Discernir não significa simplesmente dar conselhos, mas ajudar a ajudar-se! Eu posso ajudar a viver segundo a decisão que alguém venha a tomar, sem que tenhas que depender de teu estado de ânimo momentâneo, e de minha influência pessoal. Te ajudo a dizer o que se deve fazer de como situar-se diante de Deus e diante de si mesmo: na sua verdade.“Uma alma que não busca relacionar-se com a verdade,não adianta rezar...” (Santa Tereza D’Avila).Se não se favorece a capacidade de resposta, tudo cai num espiritualismo estéril, egoísta, fantasioso e de pias intenções, que não consegue dar um peso de definitivo.

















*Província São Francisco de Assis do Brasil - Ordem dos Frades Menores Conventuais 







FONTE: www.tendafranciscana.org.br/sub_voc_04.htm












----------------------------------------------------------








Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco pelo e-mail:






filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 3 Comentário. Deixe o seu!

9 de abril de 2016 às 13:02

Vocês do blog fazem Direção Espiritual online?

9 de abril de 2016 às 22:40

Prezada Geralda

Não fazemos, mas a COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM, da qual partcipo como membro consagrado na Aliança faz.

Vocacional à Distância
“Se sentires o chamado de Deus não recuseis” JPII

Aqueles que residem em lugares onde não há casa de Missão do Shalom e querem conhecer melhor a nossa Vocação e trilhar um caminho de discernimento vocacional, basta entrar em contato com a Assessoria Vocacional, expressando o desejo de fazer parte do vocacional.

O vocacionado à distância é acompanhado mensalmente por um missionário da Comunidade de Vida ou de Aliança, conforme discernimento da Assessoria Vocacional e o caminho vocacional para ingresso na Comunidade se dá com as seguintes etapas:

Pedido de ingresso no vocacional
Acompanhamento e formações mensais
Experiencia de no mínimo 30 dias em uma de nossas casas comunitárias
Participação nos retiros de aprofundamento vocacional (meses de agosto ou setembro) e do retiro vocacional final (realizado nos meses de dezembro ou janeiro)
Após o retiro vocacional final e com o devido consentimento de seu acompanhador pessoal, o vocacionado poderá pedir ingresso na Comunidade Católica Shalom, que fará o discernimento final do seu pedido.

Se você sente esse chamado de Deus, entre em contato conosco.

Envie e-mail para vocacionaladistancia@comshalom.org

9 de abril de 2016 às 22:48

Agradeço por mim responderem.

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger