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Como fazer um DISCERNIMENTO VOCACIONAL ?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 1 de novembro de 2012 | 01:16




Discernir - Definição e Pistas

O discernimento vocacional consiste em ajudar o vocacionado a fazer a escolha certa. "Entre todas as opções que eu tenho para seguir, escolho aquela que acho mais conveniente".

Alguns passos:

A promessa de Deus assegura que na Igreja não hão de faltar ministros e testemunhas de seu Reino, capazes de responder aos clamores e necessidades de nossos dias. Trata-se de encontrar, na abertura da graça batismal, a vocação própria de cada um e, em especial, saber discernir os "sinais de Deus" que, em todos os tempos, continua chamando discípulos para os ministérios ordenados, a vida consagrada e vocações leigas. Este trabalho supõe, na comunidade eclesial, fé viva e docilidade ao Espírito Santo.

A cada um corresponde buscar o lugar concreto onde o Senhor o chama a dar a vida em favor dos irmãos.

O discernimento requer dos jovens, dos que os acompanham e de toda a comunidade uma atitude de oração permanente, silêncio interior, para suscitar a voz de Deus, contemplação da vida e mensagem de Jesus Cristo e disponibilidade para responder a seu chamado, a fim de segui-lo mais de perto e assumir sua missão.

Para que o processo de discernimento chegue a uma decisão madura e justa, é necessário identificar os sinais do chamado de Deus e de uma autêntica vocação:


a)- As qualidades humanas, a saúde física e psíquica, o domínio de si, a capacidade de relacionar-se com os outros para viver e trabalhar em comunidade.
b)- A fé viva em Jesus Cristo, a devoção à Virgem Maria, o gosto pela oração e pela Palavra de Deus, a participação nos Sacramentos, o serviço à comunidade, a doação de si mesmo aos mais necessitados, o espírito de sacrifício, que permita superar as insistentes atrações do prazer sem regras morais e do consumismo que sofrem os jovens, exacerbadas, nos ambientes urbanos e na cultura pós-moderna.
c)- A disponibilidade para formar-se, deixar-se guiar-se especialmente pela direção espiritual e preparar-se para o serviço eclesial.

d)- Haver demonstrado, na experiência, de alguma ação apostólica, uma atitude de serviço aos outros, demonstrado percepção de suas necessidades, compaixão e vontade de manifestar a eles a misericórdia de Deus.

e)- A reta intenção e clareza de motivação na escolha vocacional de total consagração ao Ministério Ordenado, à Vida Consagrada e ou, ao especial discernimento do carisma congregacional.

f)- O acompanhante e, se possível, a equipe de acompanhantes, em atitude de respeito ao Deus que chama, procurarão observar os sinais da vocação, orientar o jovem para que ele mesmo os descubra e se disponha a responder com generosidade à sua vocação e atender às necessidades concretas das comunidades nas quais vai servir.

g)- Especial atenção merece o discernimento das vocações de pessoas adultas. Sejam ajudadas a avaliar suas condições humanas e fazer a leitura da própria história, integrando-a à luz do chamado de Deus.

h)- Atente-se que os sinais de vocação permaneçam sempre como expressão externa do chamado interno de Deus; as motivações internas fundamentam o valor ou a ambigüidade da opção; o testemunho e comportamento do vocacionado complementam a autenticidade da vocação.

Discernimento Vocacional




PRESSUPOSTO BÍBLICO:

O discernimento vocacional se apresenta na Bíblia mais como um exercício do que uma teoria.
Textos Fundamentais:
1. Lc 9,57-62 => As desculpas dos chamados
2. Lc 18,18-27 => Mestre, que devo fazer...
3. At 1,15-26 =>distinguir qual é a vontade de Deus
4. Gl 6,1-10 =>critérios para ser ministro.

ETAPAS DO DISCERNIMENTO VOCACIONAL:

1 PROMOVER E SUSCITAR

- Toda comunidade é co-responsável
- Criar um clima vocacional
- Sentimento de pertença à comunidade
- Criar ambiente para se ouvir o chamado.
Nas crianças => INFLUÊNCIA:
-dos pais
- dos catequistas
- da escola
Nos jovens => -grupos
- comunidade

2 ACOLHER E ACOMPANHAR

- é importante o papel do orientador, do agente vocacional
- saber ouvir
- dar espaço para o jovem sentir-se útil
- inserção na comunidade
- apoio da comunidade.

3 FORMAR

- é etapa que terá continuidade a vida toda
- opção definitiva
- esta etapa tem duas vertentes: a pessoal, é o candidato que é protagonista, deve tomar uma opção livre com o apoio da comunidade e da equipe de formação ; e a vertente oficial, porque é a Igreja e o Instituto ou Congregação que deve aceitar ou não.
É nesta hora que a comunidade tem um papel fundamental, porque é a hora decisiva.

CONCEPÇÃO SOBRE VOCAÇÃO:

( B. Giordini : Respuesta del hombre a la llamada de Dios)

1 CONCEPÇÃO ESPIRITUALISTA:

A vocação consiste num chamado direto e especial que Deus dirige a cada um .É uma graça especial e que necessita de uma resposta.

2 CONCEPÇÃO PSICOLOGISTA:

O acento desta concepção está na auto-realização, sem terem contra nem a realidade, nem o outro. A vocação se concentra no próprio sujeito, suas qualidades, aspirações, interesses e atitudes (incoerência ).

3 CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICO-EXISTENCIAL-CRISTÃ

Põe em relevo as relações entre Deus e o homem (transcendência ). A iniciativa porém é de Deus que se manifesta nas situações concretas, históricas que movem a pessoa (mediações). A vocação é dom e resposta (vocação-missão)

SÍNTESE SOBRE O DISCERMIMENTO:

1 - O discernimento caracteriza a vida cristã: o cristão deve estar sempre atento aos sinais e à vontade de Deus.
2 - O discernimento vem da liberdade da pessoa. Não há um caminho pré-fixado, mas um convite para colaborar no plano de Deus.
3 - O discernimento afeta a conduta e a caminhada do cristão.
4 - O sujeito é o cristão, mas inserido dentro de uma comunidade.

5 - Critérios de discernimento:

- não amoldar-se aos critérios do mundo
- transformar-se pela renovação da mente
- deixar-se levar sempre pelos princípios do bem , do amor fraterno. O amor fraterno se configura como faculdade de discernimento.
6 - Acertar na opção se reconhece na conduta prática e pelos frutos do espírito.

ILUMINAÇÃO:
Discernimento é perceber por onde devo andar para fazer a vontade de Deus.
Em Rm 12,1ss há dois caminhos:
- o da purificação -(negativo) não vos conformeis com o mundo;
- o da transformação - (positivo) transformar a mente.

O CAMINHO DA PURIFICAÇÃO

Não vos deixeis esquematizar por este mundo.
O esquema é uma realidade superficial por este mundo.
Este mundo: sociedade construída pelo homem.
Este mundo tem um esquema e o esquema é proposto. Paulo pede que nosso estilo não seja o estilo do mundo. Quais são hoje os modelos para a sociedade brasileira? Esquema do mundo  ? de nossa cidade ?

Dizer não aos esquemas que vão entrando na nossa vida. ( Por que vocês não podem comer de todas as frutas? Por que não pode comer o que é bonito e bom ao paladar? Gn 3).
O coração torna-se enebrecido. Nossos canais ficam obstruidos .


O esquema do mundo está em torno de Deus . O mundo afirma a presença de Deus, mas Deus não serve para nada . Presta homenagem a Deus, mas não permite que Deus entre em sua existência. Uma pessoa neste esquema presta culto, reverencia Deus mas não dá um espaço para Deus, não o deixa entrar em sua vida particular.

O esquema do mundo relativiza valores. Quando há relativos absolutizados em minha vida, tudo fica fora de foco, não me situo mais na história, tudo é errado (Adoraram a criatura, em vez do Criador - 1,18ss). Não há mais sintonia, mas loucura. O Deus que cultuo não tem nada a ver com a minha vida. O capítulo 2 da Carta dos Romanos acentua que o povo reconhece a Deus mas se liberta do esquema de Deus porque o centro é Deus e ele está em Deus. São as virgens imprudentes, tinham certeza absoluta de que

não haveria festa sem elas, e, no entanto houve. Tem certeza de que podem fazer o que quiser porque tem Deus na mão. Faço o que quero porque pertenço ao povo de Deus, sou escolhido, sou padre, sou religioso - religiosa...

Paulo propõe o seguinte caminho da perfeição:

a) oração: reconhecimento da fé;
b) jejum: fortificar o homem interior - auto - domínio;
c) Caridade: reconhecimento do irmão.

O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO

"Transformai-vos renovando vossa mente"

Mente(Ciente)=> capacidade de se situar. Se não nos transformarmos não podemos nos situar.

A transformação da nossa mente é obra da gratuidade de Deus.
Ao tomar uma decisão abrir espaço para o Espírito Santo.
- que vosso amor cresça cada vez mais em conhecimento e em sensibilidade a fim de poderes discernir o que mais nos convém.
- que vocês sejam puros e irrepreensíveis na plena maturidade da justiça de Cristo.
- para a glória e o louvor do Pai.

A sensibilidade é um dos maiores critérios para o discernimento:

- mudança de um coração de pedra em carne ( Ez 36)
- solidariedade ( não é fácil perceber que existe outro)
- quem são nossos amigos?
- Quais são os carentes que são nossos amigos?
- Sensibilidade é perceber o que falta para o outro.

PRESSUPOSTO PARA O DISCERNIMENTO VOCACIONAL:



1. Projeto de Vida Sacerdotal, Religiosa e ou Consagrada:

- é um projeto centrado em valores absolutos e não em satisfação imediatas.
- se realiza mediante a renúncia em favor das pessoas.

Esta renúncia se faz em favor de:

* Deus , primazia de tudo. Ultrapassa os limites da filantropia.É o sentido único da vida.
* Deus encarnado - manifestado sobretudo nos pobres.
* Cristo que se atualiza constantemente na Igreja, lugar de encontro  homem-Deus.
- quando não há estas bases humanas e cristãs este projeto vocacional não poderá ser assumido.

2. Crescimento psicológico e espiritual

Estão intimamente ligados.
- um projeto de vida comprometido com Deus e com irmãos germina mais
facilmente se o sujeito encontra o equilíbrio interior libertando-se das
ansiedades, complexos, fantasias, dependências, inseguranças e conformismos.
- um projeto de vida germina mais facilmente se a pessoa:
* não está presa na busca da satisfação imediatas;
* sabe tolerar as frustrações sem deixar-se levar pela impulsividade;
* aceita os conflitos sem cair em depressões prolongadas;
* se alegra com êxitos sem desequilibrar-se emocionalmente.
- um projeto de vida germina mais facialmente nas pessoas que precisam
obscessividade de afeto e carinho.

- um projeto de vida que exige uma relação desinteressada com Tu transcendente será difícil numa pessoa com dificuldades de relação pessoal, excessivamente introvertida e a desqualificar os demais.

3. Como discernir o crescimento de uma vocação ?

Normalmente tomamos os comportamentos como manifestações autênticas de valores: “Reza-se e obedece... É bom... logo tem vocação.”

Porém, nem sempre este esquema é certo, porque, nem sempre os comportamentos estão motivados por valores autênticos.

Podemos aprender a fazer... ( desempenhar um papel ) e  sem ser e ter  internalização de valores.

O verdadeiro discernimento vocacional não verifica tanto a presença dos valores presentes. Não se fixa tanto no que, mas no porque: Porque obedece? Porque reza?

4. Sinais da internalização de valores

Levar em conta três indicadores:
1 - uma atitude é expressão de valores transcendentes quando foi escolhida pelo grau de transparência, para testemunhar os valores no que se crê e não quando foi escolhido em virtude de sua capacidade de procurar satisfação.

2 - uma atitude, não é expressão de valores quando o indivíduo se apega indiscriminadamente a ela e tudo é condicionado por ela.

3 - quando uma atitude é vivida não como um meio, mas como um fim em si mesmo, corre o risco de ser desempenhado com legalismo e resignação. Em tudo há renúncias a certas satisfações e este preço se paga com alegria.

5. Motivações predominantes

Em base de todo comportamento há uma gama de motivações nobres e outras menos nobres.

A pessoa é como um " Iceberg ", do qual só vemos a parte que emerge, porém, esta sustentada por uma massa gigante submersa. Vemos a ação, mas não o coração. Que busca o coração?

Não podemos ver o coração, porém, é o que faz com que viva ou morra. Conhecemos o coração através das atitudes. A atitude é muito mais que opinião. A opinião está na mente, a atitude está no coração.

A atitude contém elementos afetivos e volitivos que a faz mais resistente à mudanças.

6. Funções das atitudes

1 - Função utilitária e defensiva do eu : Busca recompensas ou evita castigos

2 - Função expressiva dos valores e função cognoscitiva :Assume-se determinadas funções ou atitudes com a finalidade de realizar valores livres e objetivos ( maturidade).


7. Discernimento dos Espíritos

É a ajuda que uma pessoa dá a outra para que possa conhecer a vontade de Deus nela e respondê-la.

Duas formas:


- individualizar os sinais de Deus no indivíduo
- considerar a capacidade que a pessoa tem de reconhecer a presença de Deus a acolher sua ação.

CONCLUSÃO:

Discernir não significa simplesmente dar conselhos, mas ajudar a ajudar-se.

Eu posso ajudar a viver segundo a decisão que alguém venha a tomar, sem que tenhas que depender de teu estado de ânimo momentâneo, e de minha influência pessoal. Te ajudo a dizer o que se deve fazer de como situar-se diante de Deus e diante de si mesmo: na sua verdade.


“Uma alma que não busca relacionar-se com a verdade,não adianta rezar...” (Santa Tereza D’Avila).


Se não se favorece a capacidade de resposta, tudo cai num espiritualismo estéril, egoísta, fantasioso e de pias intenções, que não consegue dar um peso de definitivo.


FONTE:www.tendafranciscana.org.br/sub_voc_04.htm



Província São Francisco de Assis do Brasil - Ordem dos Frades Menores Conventuais 
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+ Comentário. Deixe o seu! + 3 Comentário. Deixe o seu!

9 de abril de 2016 13:02

Vocês do blog fazem Direção Espiritual online?

9 de abril de 2016 22:40

Prezada Geralda

Não fazemos, mas a COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM, da qual partcipo como membro consagrado na Aliança faz.

Vocacional à Distância
“Se sentires o chamado de Deus não recuseis” JPII

Aqueles que residem em lugares onde não há casa de Missão do Shalom e querem conhecer melhor a nossa Vocação e trilhar um caminho de discernimento vocacional, basta entrar em contato com a Assessoria Vocacional, expressando o desejo de fazer parte do vocacional.

O vocacionado à distância é acompanhado mensalmente por um missionário da Comunidade de Vida ou de Aliança, conforme discernimento da Assessoria Vocacional e o caminho vocacional para ingresso na Comunidade se dá com as seguintes etapas:

Pedido de ingresso no vocacional
Acompanhamento e formações mensais
Experiencia de no mínimo 30 dias em uma de nossas casas comunitárias
Participação nos retiros de aprofundamento vocacional (meses de agosto ou setembro) e do retiro vocacional final (realizado nos meses de dezembro ou janeiro)
Após o retiro vocacional final e com o devido consentimento de seu acompanhador pessoal, o vocacionado poderá pedir ingresso na Comunidade Católica Shalom, que fará o discernimento final do seu pedido.

Se você sente esse chamado de Deus, entre em contato conosco.

Envie e-mail para vocacionaladistancia@comshalom.org

9 de abril de 2016 22:48

Agradeço por mim responderem.

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Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

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