A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , » Conheça o MÉTODO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR NATURAL : Método de Ovulação Billings (M.O.B)

Conheça o MÉTODO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR NATURAL : Método de Ovulação Billings (M.O.B)

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 6 de março de 2012 | 14:38



Método de ovulação Billings
( Wikpedia)

É um método de planejamento natural da família, em que a mulher identifica os seus padrões de fertilidade e infertilidade, com base nas observações diárias que ela faz ao longo do dia.

Durante o período fértil, a mulher experimenta uma sensação vulvar de molhada que progride até a sensação escorregadia e não necessariamente ela observará visualmente o muco cervical.

Nos períodos inférteis, a mulher poderá sentir-se: completamente seca (nada sente em sua vulva, nada vê em sua roupa intima); seca, porém pode ver algum tipo de fluxo igual dia após dia; molhada, porém, esta sensação não apresenta alterações (fluxo constante).


Este pode ser usado para conseguir engravidar, adiar a gravidez e monitorar a saúde reprodutiva.

Apresenta eficácia maior que 99% para os casais que desejam espaçar a gravidez (de acordo a pesquisas realizadas em 1995 na India e 1997 na China). e para os casais que desejam conseguir engravidar o método apresenta uma eficácia superior a 78% (Austrália 2009).


Além disso, o uso do método promove a cumplicidade entre o casal,o diálogo, o carinho e o respeito mútuo, pois, é um método que feito a dois.


1)- Vantagens do Método de Ovulação Billings

  • é fácil de usar;
  • simples de aprender;
  • não necessita de drogas ou dispositivos;
  • não apresenta efeitos colaterais;
  • pode ser usado em qualquer etapa da vida fértil da mulher (amamentação, stress, pré-menopausa...);
  • é moralmente aceito em todas as culturas;
  • pode ser usado por mulheres cegas e analfabetas;
  • o casal divide a responsabilidade no planejamento familiar.
  •  
O Método de ovulação Billings deve ser feito com o acompanhamento de uma instrutora habilitada pela CENPLAFAM WOOMB Brasil, para garantir sua eficácia (Ver link ao final da matéria).



No Brasil o Centro responsável pela divulgação, formação de Instrutores e orientação dos casais quanto ao uso do Método de Ovulação Billings é a CENPLAFAM ( Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família) cuja sede está localizada em São Paulo.

2)- Histórico - É um método natural

Até a década de 1950, no século passado, o método rítmico – conhecido popularmente como tabelinha -, era o único método natural conhecido para o planejamento familiar.

Pensando sobre isso o Dr. John J. Billings, médico neurologista e membro da Universidade de Melbourne (Austrália), resolveu dedicar-se ao estudo da literatura médica com o objetivo de encontrar informações que indicassem a possibilidade da mulher identificar com a maior precisão possível os dias férteis de seu ciclo ovulatório.

Encontrou vários informes sobre um muco filamentoso e lubrificante, produzido pelas células da cérvix (colo uterino) perto do tempo da ovulação.



Mesmo que vários médicos observassem a presença desse muco durante muitos anos não há informações a respeito dos ginecologistas terem questionado às mulheres sobre seu próprio conhecimento a respeito.


Os estudos do Dr. Billings se aprofundaram e envolveram ainda o Dr. James Brown, médico endocrinologista e a Dra. Evelyn Billings. Ele se convenceu, com a colaboração de um pequeno grupo de mulheres a quem questionou a respeito, que diferentes tipos de muco são observados durante o ciclo menstrual.

Com a colaboração de centenas de mulheres, pode ser estabelecido um padrão típico de muco. Tanto a sensação que esse tipo de muco provoca como sua aparência são meios para que a mulher possa reconhecer sua fertilidade.


Nos anos 70 concluiu-se um longo estudo clínico sobre o muco e foi criado o Método para a utilização do padrão de fertilidade como forma de espaçar a gravidez.



3)- Método

Observação constante do corpo

Um casal que opta pelo planejamento familiar natural (PFN) sabe que a base do método é a observação diária daquilo que acontece no corpo feminino.


Essas observações deverão ser anotadas todas as noites.

O padrão básico de infertilidade (PBI) ocorre após a menstruação em ciclos de duração média e longa, se caracteriza pela sensação vulvar de:

1)- completamente seca (nada sente em sua vulva, nada vê em sua roupa intima);

2)- seca, porém pode ver algum tipo de fluxo igual dia após dia;

3)- molhada, porém, esta sensação não apresenta alterações (fluxo constante)..
O primeiro sinal de mudança na sensação indica atividade ovariana e portanto a mulher identifica o inicio de seu período fértil, que deverá evoluir até a sensação escorregadia seguida de uma mudança brusca para novamente seca ou pegajosa, quando ela reconhecerá o Ápice de sua fertilidade, que é um indicador de que a ovulação ocorreu no dia Ápice ou irá ocorrer até 48h após sua observação.
O Ápice sempre é identificado em retrospectiva e a menstruação ocorrerá entre 11 a 16 dias após sua identificação.
É muito importante que a mulher náo toque o seu genital a procura de muco, ou procure pegar o muco em sua roupa ou papel higiênico, pois, o visual é importante mas a SENSAÇÃO que o muco dá é MUITO MAIS IMPORTANTE.

4)- Aplicando o método

 

O Método de Ovulação Billings tem: 3 Regras dos Primeiros Dias + a Regra do Ápice

Para adiar a gravidez:

  • Regra 1 - no período menstrual o casal deverá evitar as relações sexuais nos dias de fluxo forte. Isso assegura que os sinais da ovulação não serão obscurecidos pelo sangramento, caso apresnte um ciclo curto ou ovulação após um ciclo com sangramento intermediário.
  • Regra 2 - após identificar o PBI, o casal poderá manter relações sexuais em noites alternadas, para que a mulher possa se observar com tranquilidade e náo se confundir, com as secreções resultantes da relação.
  • Regra 3 - abster-se da relação sexual a qualquer mudança do PBI (fluxo ou sangramento, caso não seja reconhecido o Ápice ao retornar ao PBI esperar 3 dias e reiniciar com a Regra 2, até identificar nova mudança.
  • Regra do Ápice – a partir do quarto dia após o Ápice, as relações sexuais estão liberadas, a qualquer hora, até a véspera da próxima menstruação.
  •  

Para engravidar:

  • Regra 1 - no período menstrual o casal deverá evitar as relações sexuais nos dias de fluxo forte. Isso assegura que os sinais da ovulação não serão obscurecidos pelo sangramento, caso apresnte um ciclo curto ou ovulação após um ciclo com sangramento intermediário.
  • Regra 2 - após identificar o PBI, o casal poderá manter relações sexuais em noites alternadas, para que a mulher possa se observar com tranquilidade e náo se confundir, com as secreções resultantes da relação.
  • Regra 3 - abster-se de relações sexuais esperando o reconhecimento da sensação escorregadia, e utilizar os dias estes dias para o ato conjugal até dois dias após o Ápice.

O MOB não é um método contraceptivo: é um estilo de vida, que transforma a casal e a família, dando condições ao casal para que responde de forma livre, generosa e responsável planeje sua família.




Ciclo menstrual
Eventos e fases
Menstruação · Fase folicular · Ovulação · Fase luteínica
Estágios da vida
Menarca · Menopausa
Rastreio
Sinais
Temperatura corporal basal · Muco cervical · Mittelschmerz
Sistemas
Monitorização da fertilidade · Método rítmico · Método de ovulação Billings · Modelo Creighton
Supressão
Pílula contraceptiva oral combinada · Método de amenorreia lactacional
Transtornos

Fonte Principal:  http://www.woomb.org/bom/whatis_pt.html
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger