A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » O ADVENTO E A VIRTUDE DA PERSEVERANÇA

O ADVENTO E A VIRTUDE DA PERSEVERANÇA

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 9 de dezembro de 2011 | 00:47






A VIGILÂNCIA E A PERSEVERANÇA NO MAGISTÉRIO DA IGREJA:



" No céu quero chegar por último, pelo ao menos assim ninguém vai querer tomar o meu lugar...(Santa Teresinha).




1)- PERSEVERAR NA PERSEGUIÇÃO - Perseguição da Igreja






§675 Antes do advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalar a fé de muitos crentes. A perseguição que acompanha a peregrinação dela na terra" desvendará o "mistério de iniquidade" sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente a seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A impostura religiosa suprema é a do Anticristo, isto é, a de um pseudo-messianismo em que o homem glorifica a si mesmo em lugar de Deus e de seu Messias que veio na carne.







§769 "A Igreja... só terá sua consumação na glória celeste quando do retomo glorioso de Cristo. Até aquele dia, "a Igreja avança em sua peregrinação por meio das perseguições do mundo e das consolações de Deus". Aqui na terra, sabe que está em exílio, longe do Senhor e aspira ao advento pleno do Reino, "a hora em que ela será, 'na glória, reunida a seu Rei". A consumação da Igreja e, por meio dela, a do mundo, na glória, não acontecerá sem grandes provações. Só então "todos os justos, desde Adão, em seguida Abel, o justo, até o último eleito, serão congregados junto do Pai na Igreja universal"§1816 O discípulo de Cristo não deve apenas guardar a fé e nela viver, mas também professá-la, testemunhá-la com firmeza e difundi-la: "Todos devem estar prontos a confessar Cristo perante os homens e segui-lo no caminho da Cruz, entre perseguições que nunca faltam à Igreja. O serviço e o testemunho da fé são requisitos da salvação: "Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens também o renegarei diante de meu Pai que está nos céus" (Mt 10,32-33).






2)- Perseguição de Cristo





§530 A fuga para o Egito e o massacre dos inocentes manifestam a oposição das trevas à luz: "Ele veio para o que era seu e os seus não o receberam" (Jo 1,11). Toda a vida de Cristo estará sob o signo da perseguição. Os seus compartilham com Ele esta perseguição. 



3)- A Graça da Perseverança final e retribuição







§2016 Os filhos da Santa Igreja, nossa Mãe, esperam justamente a graça da perseverança final e a recompensa de Deus, seu Pai pelas boas obras realizadas com sua graça, em comunhão com Jesus. Observando a mesma regra de vida, os fiéis cristãos partilham "a feliz esperança" daqueles que a misericórdia divina reúne na "Cidade santa, uma Jerusalém nova que desce do céu de junto de Deus, preparada como uma esposa" (Ap 21,2).




4)- Perseverança na fé




§162 A fé é um dom gratuito que Deus concede ao homem. Podemos perder este Dom inestimável; São Paulo alerta Timóteo sobre isso: 'Combate... o bom combate, com fé e boa consciência; pois alguns, rejeitando a boa consciência, vieram a naufragar na fé" (1Tm 1,18-19). Para viver, crescer e perseverar até o fim na fé, devemos alimentá-la com a Palavra de Deus; devemos implorar ao Senhor que a aumente; ela deve "agir pela caridade" (Gl 5,6), ser carregada pela esperança e estar enraizada na fé da Igreja.




5)- Perseverança na oração ( Meio por excelência do exercício da Perseverança):




§2728 Enfim, nosso combate deve enfrentar aquilo que sentimos como nossos fracassos na oração: desânimo diante de nossa aridez, tristeza por não ter dado tudo ao Senhor, por ter ''muitos bens", decepção por não ser atendidos segundo nossa vontade própria, insulto ao nosso orgulho (o qual não aceita nossa indignidade de pecadores), alergia à gratuidade da oração etc. A conclusão é sempre a mesma: para que rezar? Para superar esses obstáculos é preciso lutar para ter a humildade, a confiança, a perseverança.




6)- Perseverar no amor: 




§2742 "Orai sem cessar" (1 Ts 5,17), "sempre e por tudo dando graças a Deus Pai, em nome de nosso Senhor, Jesus Cristo" (Ef 5,20), "com orações e súplicas de toda sorte, orai em todo tempo, no Espírito e, para isso, vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Ef 6,18). 




CONSIDERAÇÕES  TEOLÓGICAS SOBRE A PERSEVERANÇA  CRISTÃ:




O substantivo grego traduzido “perseverança” significa: “Capacidade de aguentar ou manter-se firme em face a  dificuldades”;PERMANECER NA VERDADE.





A Perseverança é a virtude  que mantém o homem em pé enfrentando o vento e que pode transformar  a provação mais severa em glória porque, além da dor, vê o alvo.Portanto, perseverar não significa simplesmente passar por dificuldades inevitáveis. No sentido bíblico, perseverança envolve firmeza, manter a atitude mental correta e não perder a esperança ao enfrentar provações, permanecendo na verdade (quem é a verdade ?).





Veja a seguinte ilustração: 




Dois homens estão igualmente presos, mas por motivos bem diferentes:




a)- Um deles, um criminoso comum, cumpre sua justa pena com muita má vontade e murmuração, sempre procurando ocasiões de fugir, e preocupado sempre em preservar sua vida.




b)- O outro, um Cristão verdadeiro que foi preso inocentemente, porém,continua firme e mantém uma atitude positiva, porque encara sua situação como uma oportunidade de demonstrar sua fé e conquistar almas para Cristo.




O criminoso dificilmente poderia ser considerado um exemplo de perseverança, mas o cristão leal sim.




Tiago 1,2-4: Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança produz a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.


 


A perseverança é indispensável para nossa salvação. (Mateus 24,13) Mas não nascemos com essa  virtude  importante. É necessário exercitá-la.




1)- Como cultivar a Perseverança ?




“A Tribulação produz perseverança”, diz Romanos 5,3.




Se realmente queremos desenvolver perseverança, não podemos temer os testes de fé e tentar nos esquivar deles. Precisamos enfrentá-los. Cultivamos perseverança quando enfrentamos e superamos provas grandes e pequenas dia após dia. Cada dificuldade que enfrentamos com êxito nos fortalece para enfrentar a próxima. É claro que não desenvolvemos perseverança sem ajuda.



Somos dependentes da graça e do auxílio  que Deus fornece.Para continuarmos firmes, Deus Pai nos deu a melhor ajuda possível: O exemplo de seu Filho. Meditemos atentos todos os dias no exemplo perfeito de perseverança que Jesus deixou, como Ele enfrentou as situações mais difíceis?






2)- A PERSEVERANÇA ENVOLVE MAIS QUE PASSAR POR DIFICULDADES INEVITÁVEIS

 

Os cristãos talvez tenham de enfrentar estas dificuldades e obstáculos por parte até de outros Cristãos ou não, tais como: Vitupério, difamação, intensa hostilidade, ódio dos membros da família imediata, indiferenças, maus-tratos, encarceramento e até a morte. (Mt 5,10-12; 10,16-22; 24,9 -10.39; Mc 13,9-13).



Isto exige extrema perseverança, para evitar nadar, nadar e morrer na praia,conforme Jesus Cristo o expressou: 


“Quem tiver perseverado até o fim é o que será salvo.” (Mt 24,13).


 


3)- UM PEQUENO EXEMPLO DENTRE VÁRIOS DE COMO CULTIVAR A PERSEVERANÇA:



Certamente os verdadeiros cristãos terão ao longo de sua carreira a serviço de Deus diversos tipos de provações, mas elas não têm poder de  desviá-los da corrida pela vida eterna, pois está escrito:

 

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8,35-39


4)- ORAÇÃO PELA PERSEVERANÇA E VIGILÂNCIA:









“Senhor nosso Deus e nosso Pai, ainda que o desânimo me assalte pelos poucos frutos que colho ou pela ingratidão que sofra, ainda que a fraqueza me abata, ainda que me faltem os auxílios humanos ou os meios materiais, a enfermidade me atinja, ou a meus familiares, ainda que caiam por terra todas as nossas obras e tenha que tudo recomeçar. Mesmo Senhor que não venham os aplausos e sim a incompreensão, inveja e perseguição, que eu não me canse  Senhor de trabalhar pelo teu reino. Mas firme e decidido, entusiasmado e sempre alegre, com os olhos fixos na Vossa Causa , para por ela lutar, e com os olhos da alma, fixos no Sagrado Coração de Jesus , ocupe eu meu Senhor o posto que Deus vosso pai confiou a mim.Nunca recuar, nunca cruzar os braços, nunca murmurar e jamais Senhor permita-nos paralisar e desistir em estéreis e infrutíferas lamentações.Pois como dizia tua amada filha é nossa irmã Madre Tereza de Calcutá: Não somos chamados ao sucesso, mas a sermos fieis, pois não compete a mim colher os frutos, mas apenas lançar e cultivar as sementes.Enquanto Senhor, ainda tiver uma gota de sangue a derramar, uma pequena fribra de entusiasmo a manifestar-se em mim, um pouco de energia para gastar, uma palavra a dizer, um ardor ainda que pequeno no meu frágil e indeciso coração, um pouco de força nas mãos ou nos pés, para doar-me por ti meu Senhor e meu Deus, que eu possa dizer sempre como Maria:

Eis-me aqui Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade e não a minha !!!




“LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”
Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger