A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » A NATUREZA DIVINA DA IGREJA - Você sabe o Por que ?

A NATUREZA DIVINA DA IGREJA - Você sabe o Por que ?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 2 de dezembro de 2011 | 01:21






I – A NATUREZA DIVINA DA IGREJA NAS ESCRITURAS:



A Igreja nasce da inspiração divina: A Igreja [em grego ekkaléin, daí ekklésia e daí Igreja] é a convocação eterna, universal de todos os homens. Dá-se em assembléias [Dt, 9, 10], em comunidade [koinonia]. Tem a sua origem no desígnio da Santíssima Trindade: pelo amor de Deus Pai que no tempo, a partir de Abraão [ pai de multidão de povos: Gn 17,4ss] reúne o seu povo; pela misericórdia de Deus Filho que nos redime em sua paixão e ressurreição e pela Santidade de Deus Espírito Santo, que nos elege e santifica em Pentecostes (Atos dos Apóstolos).




Segundo estes desígnios fomos escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo [Ef 1,4], para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor. A Igreja nasce da inspiração divina no coração dos homens com convocação em Cristo [Cristianismo] e com vocação católica [Catolicismo], que concretiza a promessa de salvação para todos que proclamem que Jesus Cristo é o Senhor [Fl 2, 11].



II – A NATUREZA DIVINA DA IGREJA NA PATRÍSTICA:



1)- São Clemente de Alexandria, Paedagogus, 1, 6: Assim como a vontade de Deus é um ato e se chama mundo, assim também sua intenção é a salvação dos homens e se chama Igreja .



2)- São Leão Magno, Sermones, 4,1: Todos os que renasceram em Cristo obtiveram, pelo sinal da cruz, a dignidade real e, pela unção do Espírito Santo, receberam a consagração sacerdotal. Por isso, não obstante o serviço especial do nosso ministério, todos os cristãos foram revestidos de um carisma espiritual que os torna membros desta família de reis e deste povo de sacerdotes. Não será, na verdade, função régia o fato de uma alma, submetida a Deus, governar o seu corpo? E não será função sacerdotal consagrar ao Senhor uma consciência pura e oferecer no altar do coração a hóstia imaculada de nossa piedade?



3)- Santo Agostinho, In Iohannis evangelium tractatus, 21,8: Alegremo-nos, portanto, e demos graças por nos termos tornado não somente cristãos, mas o próprio Cristo. Compreendeis, irmãos, a graça que Deus nos concedeu ao dar-nos Cristo como Cabeça? Admirai e rejubilai, nós nos tornamos Cristo. Com efeito, uma vez que Ele é a cabeça e nós somos membros, o homem inteiro é constituído por Ele e por nós. A plenitude de cristo é, portanto, a Cabeça e os membros. O que significa isto: a Cabeça e os membros? Cristo e a Igreja .





4)- Santo Agostinho, In Iohannis evangelium tractatus, 21,8: Eis o Cristo total,Cabeça e Corpo, um só formada muitos... Seja a cabeça a falar, seja os membros, é sempre Cristo quem fala. Fala desempenhando o papel da Cabeça, fala desempenhando o papel de corpo. Conforme o que está escrito: Serão dois em uma só carne. Eis um grande mistério: refiro-me a Cristo e a Igreja [Ef 5, 31-32]. E o Senhor mesmo diz no Evangelho: Já não são dois, mas uma só carne [Mt 19,6]. Como vistes, há de fato duas pessoas diferentes e, todavia, elas constituem uma só coisa no amplexo conjugal. Na qualidade de Cabeça ele se diz Esposo , na qualidade de Corpo se diz Esposa .



5)- Santa Joana D Arc, Actes du procès de condamnation: Quanto a Jesus Cristo e à Igreja, parece-me que são uma só coisa e que não se deve fazer objeções a isso .





III – A NATUREZA DIVINA DA IGREJA NO MAGISTÉRIO:


1)- Lumen Gentium, n°. 2: desde a origem do mundo a Igreja foi prefigurada. Foiadmiravelmente preparada na história do povo de Israel e na antiga aliança.Foi fundada nos últimos tempos. Foi manifestada pela efusão do Espírito Santo. E no fim dos tempos será gloriosamente consumada .







2)- Catecismo da Igreja Católica, n°. 759: O Pai eterno, por libérrimo e arcano desígnio de sua sabedoria e bondade, criou todo o universo; decidiu elevar os homens à comunhão da vida divina , à qual chama todos os homens em seu Filho...Esta família de Deus se constitui e se realiza gradualmente ao longo das etapas da história humana, segundo as disposições do Pai .



3)- Ela é mistério: ao mesmo tempo visível e invisível, material e espiritual, divina e humana e eterna e temporal. Ela está na história, mas a transcende, sendo os olhos da fé o que enxerga em sua realidade visível a sua realidade espiritual, portadora da vida divina [CIC, n°. 770-771]. É mistério da união dos homens com Deus, pois é na Igreja que Cristo realiza e revela seu próprio mistério como a meta do desígnio de Deus de uma convocação e sacramento universal da salvação [CIC, n°. 774-776]. Em Cristo tudo se recapitula [Ef 1,10]. Neste sentido, a Igreja é povo de Deus [Lumen Gentium, n°. 9], sacerdotal, profético e régio [CIC, n°. 783-786]:



4)- É corpo de Cristo [CIC, n°. 787-791], porque é comunhão com Jesus, com o qual formamos um só corpo: Permanecei em mim, como eu em vós [Jo 15, 4-5]. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele [Jo 6,56]. Unidade que não se dispersa com a diversidade [Lumen Gentium, n°. 7], porque deste corpo, Cristo é a cabeça [Cl 1, 18]:






5)- É DIVINA NA DIMENSÃO DO ATRIBUTO DIVINO DE IGREJA SANTA : [CIC, n°. 823-829], pois Cristo, Filho de Deus, que com o Pai e o Espírito Santo é proclamado o único santo , amou a Igreja como sua Esposa, por ela se entregando com o fim de santificá-la, tornando-se santificante a todos que por suas obras sejam tocados. A fonte da Igreja é o amor de Deus, por isso a caridade é a alma da santidade à qual todos são chamados: Santa Teresinha do Menino Jesus, Manuscrits, B, 3v: Compreendi que a Igreja tinha um corpo, composto de diferentes membros, não lhe faltava o membro mais nobre e mais necessário (o coração). Compreendi que a Igreja tinha um Coração, e que este Coração ardia de amor. Compreendi que só o amor fazia os membros da Igreja agirem, que, se o Amor viesse a se apagar, os Apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar o seu sangue...Compreendi que o amor encerrava todas as vocações, que o amor era tudo, que ele abraçava todos os tempos e todos os lugares...em uma palavra, que ele é eterno .



6)- É DIVINAMENTE SANTA NA Solene Profissão de Fé, n°. 19: A Igreja é santa, mesmo tendo pecadores em seu seio, pois não possui outra vida senão a da graça: é vivendo de sua vida que seus membros se santificam; é subtraindo-se à vida dela que caem nos pecados e nas desordens que impedem a irradiação da santidade dela. É por isso que ela sofre e faz penitência por essas faltas, das quais tem o poder de curar seus filhos, pelo sangue de Cristo e pelo dom do Espírito Santo .


FONTE BIBLIOGRÁFICA:



AQUINATE, n°3, (2006), 373-380
Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger