Um dos temas que suscita mais dúvida, entre os Cristãos
atualmente, está na questão da Observância do Domingo, ensinada pela Igreja
católica, e listada no atual decálogo (10 Mandamentos) usado pelo Magistério
Eclesiástico. Pois quando os mesmos lêem as Sagradas Escrituras,
geralmente notam que no Livro do Êxodo quando Deus entrega à Moises, o Decálogo
nele manda-se guardar o sábado. Deve-se também notar no aparecimento desta
dúvida, uma realidade vista em nossos dias, a proliferação de seitas que
contrariam os ensinos da Santa Igreja de Cristo Jesus, e perturbam a
Interpretação da Igreja Cristã desde sua Antiguidade, de fato o assunto é
versado de críticas por seitas ligadas às observâncias da lei Mosaica, como a
chamada “Igreja Adventista do Sétimo Dia”. Aqui estaremos realizando um estudo sobre a
Observância do Domingo como dia de guarnição para os Cristãos, desde os
primórdios do Cristianismo, usando a Tradição Apostólica e a Importância do
Primeiro dia da Semana no contexto Bíblico, além de usar de outras fontes
historiográficas e de testemunhos Valiosíssimos para atestar a legitimidade da
Igreja Católica na Observância do Domingo.
“Moisés subiu em direção a Deus, e o Senhor o chamou do alto da
montanha nestes termos: “Eis o que dirás à família de Jacó, eis o que
anunciarás aos filhos de Israel: vistes o que fiz aos egípcios, e como vos
tenho trazido sobre asas de águia para junto de mim. Agora, pois, se
obedecerdes à minha voz, e guardardes minha aliança, sereis o meu povo
particular entre todos os povos. Toda a terra é
minha, mas vós me sereis um reino de sacerdotes e uma nação consagrada.” (Ex 19, 3-6).
No Antigo Testamento os 10 Mandamentos tiveram e ainda hoje tem
para os Cristãos uma magnânima excelência, Deus em Outra queria organizar e
disciplinar seu povo através de suas ordens descritas em seus mandamentos
fazendo-os amar. E o preceito divino do “Sabbat”
(sábado), que era e ainda é praticado pelos judeus, começa as 6 horas da manhã
e termina as 6 da noite, um dia para o judaísmo tem 12 horas como cronograma
sua tradição e interpretação, mantém e tinha valor primordial era símbolo de
reserva a Deus, descanso, folga para os homens e protesto contra a escravidão
do trabalho e o culto ao dinheiro e etc. (cf.
Ne 13, 15-22).
O próprio Jesus Cristo, confessa que "não veio abolir a lei mais sim leva-las ao aperfeiçoamento", tal posição já destaca certa modificação ou mudança nesta caminha de aperfeiçoamento como é lógico:
“Pois
em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um
traço da lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e
ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele
que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus. Digo-vos,
pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não
entrareis no Reino dos céus. Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás,
mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. Mas eu vos digo: todo
aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que
disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe
disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. Se estás, portanto, para fazer
a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa
contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te
com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. Entra em acordo sem demora com
o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te
entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão.
Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo. Ouvistes
que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo
aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em
seu coração. Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o
longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o
teu corpo todo seja lançado na geena. E se tua mão direita é para ti causa de
queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só
dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena. Foi também
dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém,
vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não
ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher
rejeitada comete um adultério. Ouvistes ainda o que foi dito aos antigos: Não
jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém,
vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem
pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a
cidade do grande Rei. Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um
cabelo tornar-se branco ou negro. Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não.
Tudo o que passa além disto vem do Maligno. Tendes ouvido o que foi dito: Olho
por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém
te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém te citar em
justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem
obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. Dá a quem te pede e não
te desvies daquele que te quer pedir emprestado. Tendes
ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo Eu,
porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos
que vos [maltratam e] perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do
céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz
chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam,
que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais
apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não
fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste
é perfeito.” Mt 5, 18-48.
“Atravessava Jesus os campos
de trigo num dia de sábado. Seus discípulos, tendo fome, começaram a arrancar
as espigas para comê-las. Vendo isto, os fariseus disseram-lhe: Eis que teus
discípulos fazem o que é proibido no dia de sábado. Jesus respondeu-lhes: Não
lestes o que fez Davi num dia em que teve fome, ele e seus companheiros, como
entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição? Ora, nem a ele nem
àqueles que o acompanhavam era permitido comer esses pães reservados só aos
sacerdotes. Não lestes na lei que, nos dias de sábado, os sacerdotes
transgridem no templo o descanso do sábado e não se tornam culpados? Ora, Eu
vos declaro que aqui está quem é maior que o templo. Se compreendêsseis o sentido
destas palavras: Quero a misericórdia e não o sacrifício... não condenaríeis os
inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor também do sábado.” Mt 12 1-8.
“Estava
Jesus ensinando na sinagoga em um sábado. Havia ali uma mulher que, havia
dezoito anos, era possessa de um espírito que a detinha doente: andava curvada
e não podia absolutamente erguer-se. Ao vê-la,
Jesus a chamou e disse-lhe: Estás livre da tua doença. Impôs-lhe as mãos e no
mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus. Mas o chefe da sinagoga,
indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse ao povo: São seis os dias em
que se deve trabalhar; vinde, pois, nestes dias para vos curar, mas não em dia
de sábado. Hipócritas! Disse-lhes o Senhor. Não desamarra cada um de vós no
sábado o seu boi ou o seu jumento da manjedoura, para os levar a beber? Esta
filha de Abraão, que Satanás paralisava há dezoito anos, não devia ser livre
desta prisão, em dia de sábado? Ao proferir estas
palavras, todos os seus adversários se encheram de confusão, ao passo que todo
o povo, à vista de todos os milagres que ele realizava, se entusiasmava.” Lc
13, 10-17.
“Por
esse motivo, os judeus perseguiam Jesus, porque fazia esses milagres no dia de
sábado. Mas ele lhes disse: Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo
também. Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida,
porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era
seu Pai e se fazia igual a Deus. Jesus tomou a palavra e
disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazer
coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o que o Pai faz, o faz
também semelhantemente o Filho.” Jo 5, 16-19.
“Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus
discípulos, andando, começaram a colher espigas. Os fariseus observaram-lhe:
"Vede! Por que fazem eles no sábado o
que não é permitido?" Jesus respondeu-lhes: "Nunca lestes o que fez
Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros?
Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os
pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu
aos seus companheiros." E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o
homem, e não o homem para o sábado; e, para
dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado." Mc 2, 23-28.
“O dia do Senhor, que,
por isso mesmo se chama domingo, dado que o Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus
Cristo, nele ressuscitou dos mortos, não o desrespeiteis, mas cultuai-o com
reverência. Trabalho servil é cuidar do campo, do prado, da vinha, ao menos
enquanto se trata de trabalho pesado, não o façais em dia de domingo,
excetuando apenas o que respeita aos afazeres da cozinha para satisfazer as
necessidades do corpo e a necessidade de uma longa viagem. No dia do Senhor é permitido ir a sítios próximos, mas não para
ocasiões de pecado, antes de boas ações, como seja, ir a locais santos, visitar
um irmão ou amigo, assistir um doente ou levar um bom conselho a um atribulado
ou ajuda para boa causa. É assim, pois, que
convém que o homem cristão venere o dia do Senhor. Na verdade seria por demais
iníquo e vergonhoso que aqueles que são pagãos e ignoram a fé de Cristo, porque
prestam culto aos ídolos dos demônios, cultuem o dia de Júpiter ou de qualquer
outro demônio, e se abstenham de trabalhos quando é sabido que nunca os
demônios criaram qualquer dia ou ele lhes pertence e nós, que adoramos o
verdadeiro Deus e cremos que o Filho de Deus ressuscitou dos mortos, quanto ao
dia da sua ressurreição, ou seja, o domingo, não o respeitássemos minimamente!
Não façais, pois, injúria à ressurreição do Senhor, mas honrai-a e cultuai-a
com reverência, pela esperança que temos relativamente a ela. Na verdade, assim como Ele, Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de
Deus, que é a nossa cabeça, ao terceiro dia ressuscitou dos mortos na sua
carne, assim também nós, que somos seus membros, esperamos vir a ressuscitar na
nossa carne, no fim do mundo, a fim de cada qual receber ou o descanso eterno
ou a pena eterna; consoante procedeu com o seu corpo neste século, assim
receba.” (Da Correção dos Rústicos [De Correctione Rusticorum] , nº 18, S.
Martinho de Braga +579.)
"No Dia do Senhor - isto é, o primeiro dia da semana -
durante o Natal e também na Epifania, Páscoa e Pentecostes, considerando que as
vestes [brancas dos cristãos] simbolizarão a luz da limpeza celestial,
testemunhando a nova luz do sagrado batismo, também no tempo de sofrimento dos
apóstolos - exemplos para todos os cristãos - os prazeres oferecidos pelos
teatros e jogos deverão estar indisponíveis ao público, em todas as cidades, e
toda meditação dos cristãos e crentes deverão se ocupar com a adoração de Deus.
E se alguém se afastar da adoração em virtude da
louca impiedade dos judeus ou por erro do insano e tolo paganismo, este deverá
ficar sabendo que existe uma hora para rezar e outra para se divertir. E para
que ninguém possa pensar que está obrigado a adorar nossa pessoa - como se
tivesse grande necessidade de [cumprir] seu ofício imperial - ou tente dar
sustentação aos jogos como desobediência da proibição religiosa [pagã], estará
este ofendendo a nossa serenidade, demonstrando menos devoção para conosco;
ninguém duvide que nossa clemência é reverenciada pela humanidade, no mais alto
grau, quando a adoração de todo o mundo é prestada ao Deus todo-poderoso e
todo-bondade". Teodósio Augusto
e César Valentiniano. (Imperador Teodósio, no chamado Código de Teodósio, XV,
5, 1).
“Por tradição apostólica, que nasceu do próprio dia da
Ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal todos os oito dias,
no dia que bem se denomina dia do Senhor ou domingo. Neste dia devem os fiéis reunir-se para participarem na Eucaristia e
ouvirem a palavra de Deus, e assim recordarem a Paixão, Ressurreição e glória
do Senhor Jesus e darem graças a Deus que os »regenerou para uma esperança viva
pela Ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos» (1 Pedr. 1,3). O domingo
é, pois, o principal dia de festa a propor e inculcar no espírito dos fiéis;
seja também o dia da alegria e do repouso.” (Constituição Conciliar Sacrosantium Conclilium, Vaticano II:
nº. 106)
“O Domingo, «Dia do Senhor», é o
dia principal da celebração da Eucaristia, porque é o dia da ressurreição. É o dia por excelência da assembleia litúrgica, o dia da família
cristã, o dia da alegria e do descanso do trabalho.” (CIC, nº 1193).
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Lamentável as fontes extraídas da Bíblia. enquanto que do Catecismo e de outros "santos" dá-se um crédito admirável. Leiam a Bíblia. Procurem referências por "sábado" e verão toda a verdade ser esclarecida. Um texto fora do contexto é um pretexto!!! Leiam declarações de autoridades católicas sobre a verdade do sábado. Se quiserem fontes, podem me pedir. bagualito@gmail.com
Caro Airton,
A verdade doi mas cura, talvez você por viver fechado em sua seita e somente ouvindo as heresias de seus falsos pastores, não queira enchergar o óbvio e a verdade.
Estamos na Nova Aliança, e somente Deus é capaz de Ele mesmo revogar e atualizar seus decretos como fez com o sacrifício de Bodes(Sua seita ainda faz estes sacrifícios?...) e celebrarmos o dia que o Sr fez para nós, alegre-mos e nele exultemos(Salmo 118,24).
Estude mais a bíblia ao invés de ficar dando ouvidos a interpretações pessoais das escrituras, o que é proibido sabia ? (Leia II Ped. 1,20) mostre isto ao seu pastor.
E lhe corrigindo,tirar texto do contexto pra servir de pretexto é proprio do Protestantismo e não do Catolicismo.
Já viu a enorme diferença dos seus cultos emotivos para a seriedade da Santa Missa ? Nos seus cultos, vcs escolhem "TREXOS" aleatórios para pregar, na missa o sacerdote ler TODO O TEXTO para fazer a homilia.
Shalom !!!
Recado curto sobre os sábados
O sábado será sempre o Dia do Senhor, primeiramente porque foi instituído na Criação, foi abençoado e santificado por Deus (quando ele abençoa é para sempre), Em Ezequiel 20:20 foi instituído como um Sinal entre ele e a humanidade (quanto a isso Está escrito que Deus não faz distinção de pessoas ou de raças (Atos 3:24 e 25) ; Está Escrito em I Carta de Pedro 1:24 que DEUS NÃO MUDA e que sua Palavra permanece eternamente. Como ele escreveu, pessoalmente, a Lei do Sétimo Dia nas Rochas Sagradas é para sempre; Jesus promulgou que O SÁBADO FOI CRIADO PARA O HOMEM (Marcos 2:28); Jesus bradou que podem passar os Céus e a Terra antes que das leis se consiga retirar um só caractere, e a leis do sábado tem 433 caracteres (Mateus 5:15 a 37) Sobretudo, Jesus santificou os sábados, sua Igreja, seus apóstolos e a Igreja de Paulo santificaram todos os sábados e jamais um só domingo (Lucas 4:16; Lucas 23:55; Atos 16:13; Atos 13:31 a 44) Outro dia, ouvi o pastor Malafaia afirmar que os evangélicos não guaram o sábado porque nove dos mandamentos estão repetidos no Evangelho, mas o do sábado não; Pura Utopia e desconhecimento bíblico, pois o sábado está repetido por 10 vezes: Marcos 2:28; Lucas 4:16; Lucas 23:55; Atos 16:13; Atos 13:41; Atos 18:4; Atos 1:12; Atos 24:20; Hebreus 4:4; Mateus 5:17 e seguintes. Continue lendo
Estudando-se o Novo Testamento com critério e atenção, concluímos que a palavra de Deus não atribui nenhum significado litúrgico ao dia da ressurreição, simplesmente porque esse acontecimento tem de ser visto apenas como uma realidade existencial experimentada pelo poder do Cristo vitorioso também sobre sua própria morte. De modo algum a ressurreição de Jesus pode ser vista como uma prática cristã associada ao culto aos domingos. Cristo, que havia ressuscitado a outros, não poderia ser vencido pela morte, o que anula totalmente a pretendida importância do tal domingo. Mas a Monumental Vitória de Jesus Cristo deu-se com a sua sofrida Morte na cruz! e não há uma só linha no Evangelho que aponte qualquer indício da troca maluca do sábado pelo domingo. Coisa do papado romano para que se cumprisse a profecia no Apocalipse 13:7: Satanás venceu os santos.
Então, apesar dos pastores famosos e não famosos, O SÁBADO É PARA SEMPRE, PERPETUAMENTE.
Waldecy Antonio Simões
walasi@uol.com.br
Prezado Judeu Alexandre,
O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM ? OU O HOMEM PARA O SÁBADO – ( Marcos 2,27)
1)-É completamente falso que foram os cristãos de Roma que, para agradar aos romanos pagãos, teriam adotado o dia do sol -- o domingo -- como dia dedicado ao culto.
2)-Cristo ressuscitou no Domingo, os Apóstolos e discípulos reuniam-se no Domingo, e, portanto, o Domingo obedece o preceito divino e aperfeiçoa sua obediência ao separar a Antiga Aliança (preparatória) da Nova Aliança selada por Cristo, e por consagrar a Deus não o último, mas o primeiro dia da semana.
3)-Se o você ler bem o texto dos Atos dos Apóstolos, verá que lá está escrito que os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana:
"No primeiro dia da semana, tendo-nos nós reunidos para a fração do pão”(Atos 20, 7).
E São Paulo, escreveu: "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte e junte o que lhe parecer..." (I Cor.16, 2).
E no Apocalipse, diz São João:"Um dia de domingo, fui arrebatado" (Apocal. I, 10).
4)-São João morreu nos anos 90. Santo Inácio de Antioquia, no ano 107, diz aos cristãos de seu tempo que "de nenhuma maneira os cristãos devem sabatizar". São Justino, no ano 152, diz que os cristãos festejavam o primeiro dia da semana e não o sábado. (Apologia). E Tertuliano, lá pelo ano 200, diz que os cristãos festejavam o dia da Ressurreição de Cristo, que foi no domingo.
5)-A Didaché, que é um dos documentos mais antigos da era cristã diz:
"No dia do Senhor (no domingo) reuni-vos todos juntos para a fração do pão E dai graças (oferecendo a Eucaristia) depois de confessar os vossos pecados para que vosso sacrifício seja puro" (Didaché, XIV).
6)-E o historiador romano Plínio, em carta ao imperador Trajano, no ano 96, escreveu: "Os cristãos tem um dia fixo para reunir-se e louvar o seu Deus".
Já no Antigo Testamento mesmo, em que se considera como dia do descanso às vezes o PRIMEIRO, às vezes o OITAVO DIA !!!???!!!
Veja Levítico 23, 36 sobre a festa da Expiação: Deus reserva o oitavo, e não o sétimo dia ao descanso:
"E durante sete dias oferecereis holocaustos ao Senhor; o dia OITAVO será também soleníssimo e santíssimo, e oferecereis um holocausto ao Senhor, PORQUE É DIA DE AJUNTAMENTO E ASSEMBLÉIA...”
7)Aliás, todo o trecho que vai do versículo 23 até o final do capítulo (XXIII), mostra que o dia santificado é ora o primeiro, ora o oitavo, mostrando que o espírito da lei (descanso e santificação) não se prende ao nome do dia (sábado).
O FILHO DO HOMEM É Sr. DO SÁBADO – E O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM E NÃO O HOMEM PARA O SÁBADO – ( Marcos 2,27)
COM RELAÇÃO AOS PROTESTANTES : I João 2,19: Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos.
Jesus com a autoridade do Deus encarnado, toma para Si, e critica a falsa interpretação,bem como, a autêntica práxis da mesma lei: “Atravessava Jesus os campos de trigo num dia de sábado. Seus discípulos, tendo fome, começaram a arrancar as espigas para comê-las. Vendo isto, os fariseus disseram-lhe: Eis que teus discípulos fazem o que é proibido no dia de sábado. Jesus respondeu-lhes: Não lestes o que fez Davi num dia em que teve fome, ele e seus companheiros, como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição? Ora, nem a ele nem àqueles que o acompanhavam era permitido comer esses pães reservados só aos sacerdotes. Não lestes na lei que, nos dias de sábado, os sacerdotes transgridem no templo o descanso do sábado e não se tornam culpados? Ora, Eu vos declaro que aqui está quem é maior que o templo. Se compreendêsseis o sentido destas palavras: Quero a misericórdia e não o sacrifício... não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor também do sábado.” Mt 12 1-8.
Apenas uma voz que clama no deserto!
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