A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Tecnologia do Blogger.
ÚLTIMAS POSTAGENS

Análise realista e imparcial de Marco Antônio Villa: "A década petista é a década da falácia"

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 | 11:33








Autor de um livro sobre os dez anos do PT no poder, o historiador diz que os êxitos do partido são menores que a propaganda faz crer e que o Brasil é um país de miseráveisO historiador Marco Antonio Villa, na sua casa, em São Paulo. “Classe média não mora em favela” (Foto: Filipe Redondo/ÉPOCA) - O historiador Marco Antonio Villa, de 58 anos, é uma exceção na academia. Ao contrário da maioria de seus pares nas ciências humanas, Villa é um crítico duro das práticas do PT e dos governos petistas.Em seu novo livro, Década perdida – 10 anos de PT no poder (Editora Record), ele resgata os principais acontecimentos do período e traça um retrato impiedoso dos governos Lula e Dilma. Nesta entrevista a ÉPOCA, Villa critica a gestão econômica do PT e analisa as prisões dos mensaleiros. Ele também critica o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por ter sido contra a abertura de um processo de impeachment contra Lula, em 2005. “Essa é uma dívida histórica que ele tem com o povo brasileiro”, afirma.





ÉPOCA – Em seu livro, o senhor chama os primeiros dez anos do PT no poder, entre 2003 e 2012, de “década perdida”. Por quê?




Marco Antonio Villa –
Nesses dez anos, o Brasil perdeu uma oportunidade histórica de dar um grande salto. Não só em termos de crescimento econômico, que foi muito baixo nos governos petistas, como também para enfrentar os graves problemas sociais do país. Pela primeira vez na história, tivemos a chance de combinar uma alta taxa de crescimento com um regime de liberdades democráticas plenas. Até a explosão da crise financeira, no final de 2008, as condições externas eram muito favoráveis. A China crescia dois dígitos por ano. Puxava o preço das commodities e gerava uma renda extra ao país, um dos maiores exportadores mundiais de alimentos e minérios. Em vez de aproveitar o momento, a partir da âncora criada nos anos 1990, com a queda da inflação e a estabilidade fiscal e monetária, o governo abriu o baú da história. Desenterrou velhas leituras econômicas, um keynesianismo cheirando a naftalina, e ideias de presença do Estado na economia cheias de teias de aranha, dos tempos do governo Geisel, nos anos 1980, que tiveram um alto custo para o país. Provavelmente, os primeiros três anos do governo Dilma estarão entre os piores da história econômica brasileira, e a perspectiva de melhora no curto prazo é baixa.





ÉPOCA – Nos dez anos do PT no poder, a renda da população subiu, o emprego aumentou, a classe média se tornou maioria, e a economia teve grandes picos de crescimento no governo Lula. Faz sentido falar em década perdida?





Villa –
Os êxitos do PT são bem menores do que se propala por aí. Eles são repetidos de forma tão sistemática e tão eficaz, sem nenhuma resistência da oposição, que acabam por adquirir um manto de verdade. Em 2010, o Brasil cresceu 7,5%, mas a partir de uma base muito baixa. Em 2009, houve uma recessão. Nos outros anos, o crescimento foi relativamente tímido. Em média, o Brasil cresceu menos que a América Latina e os países emergentes nesse período. Os argumentos do governo, de que a classe média se tornou maioria no país, são totalmente falaciosos. Classe média não mora em favela nem ganha dois ou três salários mínimos, ou até menos que isso por mês. Aconteceu é que o PT – como se fosse o Ministério da Verdade do livro 1984, de George Orwell – começou a criar novas categorias econômicas para dar êxito a um governo que é um fracasso. Inventou uma nova classe C, que seria uma outra classe média, diferente da classe média tradicional, e construiu a ideia de que o Brasil é um país de classe média. Não é. É um país de miseráveis.




ÉPOCA – O Bolsa Família não é uma saída para reduzir a miséria no país? Esse crédito não deveria ser dado ao governo petista? 





Villa –
Ninguém discorda de que precisa haver programas assistenciais, mas não só para a população não morrer de fome. É preciso criar meios para enfrentar a miséria e a pobreza. Não meios que as petrifiquem, como os programas do PT. O governo gasta 0,5% do PIB com o Bolsa Família, mas não consegue transformar a vida das pessoas. Enquanto isso, metade do país não tem saneamento básico, a situação da infraestrutura é lamentável, e o analfabetismo funcional e real não para de subir."O PT estabeleceu uma sólida aliança entre a base da pirâmide e o grande capital"




ÉPOCA – No livro, o senhor dedica um bom espaço aos casos de corrupção, em especial ao mensalão, e diz que PT não combateu a corrupção como deveria. Só aconteceu coisa ruim nesses dez anos?





Villa –
Como historiador, não tenho culpa de que o volume de casos de corrupção tenha sido o maior da história republicana do Brasil. Nunca antes na história deste país houve tanta corrupção quanto na década petista. Gostaria de que não fosse assim, mas a sucessão de problemas nos ministérios, de desvios de recursos, nos dois governos Lula e no governo Dilma, é um recorde. A década petista é a década do discurso, a década da falácia. Não há realização material. Que grande obra pública foi construída nesses dez anos? Que usina hidrelétrica foi construí­da nesses dez anos? Nenhuma. A transposição do São Francisco, um fracasso. Estradas, fracasso. Ferrovias, fracasso. Portos, fracasso. Aeroportos, fracasso. Há apenas a tentativa de construir alguns estádios de futebol, mas não resolveremos problemas sociais com coliseus do século XXI. O PT é bom no palanque, mas um péssimo gestor da economia.





ÉPOCA – Como o senhor explica, então, os altos índices de popularidade de Dilma nas pesquisas?




Villa –
Essas pesquisas não servem para nada. Não permitem a compreensão da realidade, até pela forma como as perguntas são feitas pelos institutos de pesquisa e respondidas pelos entrevistados. As pesquisas dão apenas uma noção de como as pessoas veem o debate político. Mesmo tendo uma parcela considerável dos eleitores, o PT nunca venceu uma eleição presidencial no primeiro turno. Em 2002, quando era oposição, ganhou no segundo turno. Em 2006 e 2010, quando era governo, idem. Em 2010, até uma semana antes do pleito, diziam que Dilma teria 54% dos votos no primeiro turno. Teve 46%. Sempre há uma superavaliação da popularidade do governo. Se os índices de popularidade fossem tão altos, o PT teria ganhado as eleições no primeiro turno, especialmente em 2006 e em 2010. Em 2010, apesar da derrota, a oposição recebeu 44% dos votos no segundo turno.




ÉPOCA – Em sua opinião, o que levou o PT a ganhar três eleições seguidas?




Villa –
Com o Bolsa Família e o “Bolsa Empresário”, bancado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o PT estabeleceu uma sólida aliança entre a base da pirâmide e o grande capital. Levando em conta que o Bolsa Família tem 13,5 milhões de famílias cadastradas, e cada família tem, no mínimo, três eleitores – o pai, a mãe e um filho com mais de 16 anos –, só aí são 50 milhões de pessoas, o equivalente a quase um terço do eleitorado. Ao mesmo tempo, o governo se aliou a grandes proprietários de terra, construtoras e aos setores mineral e industrial. O BNDES virou um instrumento de enorme eficácia para fortalecer essa aliança entre o PT e o grande capital. Essas alianças, no topo e na base da pirâmide, alcançaram tal solidez que, hoje, é muito difícil rompê-las. A oposição não consegue entender que essa estrutura precisa ser rompida, mas só pode ser rompida fazendo política. A oposição não sabe fazer política. Quer chegar ao poder sem fazer política. Não por acaso, foi derrotada nas eleições de 2002, 2006, 2010. Ao que tudo indica será derrotada em 2014 de novo.




ÉPOCA – A que o senhor atribui essa fragilidade da oposição?



Villa –
De um lado, o PSDB, o principal partido de oposição, não é um partido de fato. Está na oposição, mas não é oposição. É curioso. No populismo, o símbolo maior da oposição era a UDN. Nos tempos mais recentes, o PT. Qualquer oposição age diuturnamente criticando o governo e buscando uma aproximação com a sociedade, pensando sempre na próxima eleição, como fazia o PT no governo Fernando Henrique. O PSDB, não. A impressão é que o PSDB se sente constrangido de ser oposição. Parece que executa essa tarefa com desagrado. A oposição tem de ser agressiva. Quando o governo apresentar seus projetos, a oposição tem de se levantar, falar que tudo aquilo está errado, como a gente vê na Inglaterra, na França, em Portugal, na Espanha, na Alemanha, nos Estados Unidos.




ÉPOCA – No livro, o senhor diz que o ex-presidente Fernando Henrique cometeu um erro grave, ao ser contra o impeachment de Lula em 2005, para investigar sua participação no mensalão. Por quê?





Villa –
Para mim, Lula é o réu oculto do mensalão. Ele tinha ciência de tudo aquilo, chegou a ter até dois encontros com Marcos Valério. Pode não ter participado da organização do esquema, mas era o principal favorecido. Na estrutura do PT, o chefe da quadrilha, José Dirceu, não faria aquilo sem a concordância de Lula. Agora, o que fez Fernando Henrique?Saiu dizendo que um processo de impeachment de Lula criaria uma crise institucional, afetaria a economia, o crescimento do país. Essa é uma dívida histórica que ele tem com o povo brasileiro. No momento em que o PT estava nas cordas, em vez de levá-lo a nocaute, como o PT faria se estivesse do outro lado, o que o PSDB fez, por meio de seu principal líder, foi deixar Lula sangrando nas cordas, acreditando que o nocautearia facilmente nas eleições de 2006.A oposição teve medo, e esse medo é que deu combustível para que o PT virasse o jogo, estabelecesse uma aliança sólida com o PMDB e partidos satélites e criasse o novo Lula, no último ano do primeiro governo. Esse novo Lula é produto de uma leitura de conjuntura equivocada e danosa para o futuro do país. E essa leitura foi feita por Fernando Henrique e pelo PSDB. 



Fonte: ÉPOCA



------------------------------------------------------

 

 




APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente, e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 







filhodedeusshalom@gmail.com

Conheça o lado obscuro do "comunista Nelson Mandela" que a velha mídia tenta esconder!







Pouca gente sabe, mas a libertação de Mandela em 1990 foi um acordo com Rockefeller. Eleito Presidente da África do Sul, Mandela assinou uma declaração dando toda a concessão de exploração de diamantes para a família Rockefeller, mantendo os negros como escravos nas minas de diamantes (essa realidade é mostrada no filme Diamante de Sangue, que desagradou Mandela). Em 2006 o jornal The New Republic fez uma reportagem sobre a participação de Mandela nas minas de diamante.A existência de duas tribos: zulu e xhosa, dividiram os povos, pois os negros sul-africanos, antes do apartheid entre negros e brancos, SEMPRE PRATICARAM apartheid entre eles mesmos, usando essa divisão de tribos que viviam como inimigas, onde o motorista de ônibus de uma tribo, não parava para passageiros de outra tribo, sob pena.Em 1961 Mandela filou-se ao partido comunista, fundou um movimento terrorista que comandou até a sua prisão. Mandela, também conhecido como Madiba, ficou 27 anos preso não porque tentou lutar contra a opressão branca, mas por ter assassinado 3 policiais negros zulus, já que ele era da tribo xhosa. Casou-se três ou quatro vezes e era adorador de dar surras nas suas companheiras, fato este desconhecido do grande público, algo que a grande mídia esquerdista não se interessa em divulgar. Após ser posto em liberdade, em 1991 foi à Cuba festejar com Fidel Castro. Em sua posse no cargo de presidente da África do Sul, em 1994, Fidel foi seu convidado de honra. A eleição que colocou Mandela no poder foi fraudulenta. Enquanto a mídia internacional preparava a opinião pública ocidental para uma possível intervenção militar da ONU, Homens do CNA pulavam nos locais de votação e crianças receberam documentos falsos para votar em Mandela. A chamada Comissão Eleitoral Independente era liderada pelo esquerdista Johann Kriegler, simpatizante do CNA.E assim, agraciado com o Nobel da Paz, assumiu a presidência da África do Sul em maio de 1994. Estima-se que a guerra civil promovida pelo CNA de Mandela tenha tido o sanguinolento saldo de 300 mil mortos desde então (Fonte: https://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/nelson-mandela-1918-8211-2013-a-morte-de-um-dos-maiores-estadistas-da-historia/).A imagem de Nelson Mandela como um humilde, abnegado lutador pela liberdade virou alegre, homem bondoso velho , está bem estabelecida no Ocidente.Se houver qualquer líder internacional em quem podemos universalmente elogiar é certamente ele . Mas passar a auréola que colocamos sobre ele sem a sua permissão, e Nelson Mandela tinha mais do que falhas, e três delas merecem atenção:


Papa Francisco: "suprimindo a dimensão transcendente, uma cultura se empobrece"

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 | 09:52




Discurso do Papa Francisco por ocasião da Visita Ad Limina Apostolorum dos bispos dos Países Baixos



Apresentamos o discurso pronunciado pelo Papa Francisco aos bispos dos Países Baixos, por ocasião da Visita “Ad Limina Apostolorum” realizada nesta no Palácio Apostólico Vaticano.







Queridos irmãos no Episcopado,



Nestes dias nos quais vocês realizam a vossa visita ad limina Apostolorum, saúdo cada um de vocês com afeto no Senhor e vos asseguro a minha oração para que esta peregrinação seja roca de graça e fecunda para a Igreja nos Países Baixos. Obrigado. Obrigado, querido Cardeal Willem Jacobus Eijk, pelas palavras que me dirigiu em nome de todos!






Permitam-me, antes de tudo, exprimir o meu reconhecimento pelo serviço de Cristo e do Evangelho que vocês realizam para o povo que vos foi confiado, em circunstâncias muitas vezes árduas. Não é fácil conservar a esperança nas dificuldades que vocês devem enfrentar! O exercício colegial do vosso ministério episcopal, em comunhão com o Bispo de Roma, é uma necessidade para fazer crescer esta esperança, em um diálogo verdadeiro e uma colaboração efetiva.




Fará bem a vocês olhar com confiança aos sinais de vitalidade que se manifestam nas comunidades cristãs das vossas dioceses. São sinais da presença ativa do Senhor em meio aos homens e mulheres do vosso país que esperam autênticos testemunhos da esperança que nos faz viver, aquela que vem de Cristo.A Igreja, com paciência materna, prossegue os seus esforços para responder às inquietações de tantos homens e mulheres que experimentam a angústia e o desencorajamento diante do futuro. Com os vossos sacerdotes, os vossos colaboradores diretos, vocês querem se fazer próximos às pessoas que sofrem do vazio espiritual e que estão em busca de sentido para suas vidas, mesmo se nem sempre o saibam exprimir. Como acompanhá-los fraternalmente nesta busca, se não se colocando em escuta para partilhar com eles a esperança, a alegria, a capacidade de seguir adiante que Jesus Cristo nos dá?


Por isso, a Igreja procura propor a fé de maneira autêntica, compreensível e pastoral !


O Ano da Fé foi uma feliz oportunidade para manifestar como o conteúdo da fé pode alcançar cada homem. A antropologia cristã e a doutrina social da Igreja fazem parte do patrimônio de experiência e de humanidade sobre o qual se funda a civilização européia e essas podem ajudar a reafirmar concretamente o primado do homem sobre técnicas e sobre estruturas. E este primado do homem pressupõe a abertura à transcendência.


Ao contrário, suprimindo a dimensão transcendente, uma cultura se empobrece, enquanto essa deveria mostrar a possibilidade de conectar em constante harmonia fé e razão, verdade e liberdade.



Assim, a Igreja não propõe somente as verdades morais imutáveis e atitudes contracorrente no que diz respeito ao mundo, mas propõe as como a chave do bem humano e do desenvolvimento social. Os cristãos têm uma missão própria para concentrar-se neste desafio. A educação das consciências torna-se então prioritária, especialmente mediante a formação do juízo crítico, embora tendo uma abordagem positiva sobre realidades sociais; se evitará, assim, a superficialidade dos juízos e a resignação à indiferença. Depois, isso requer que os católicos, sacerdotes, pessoas consagradas, leigos adquiram uma formação sólida e de qualidade. Encorajo-vos vivamente a unir os vossos esforços para responder a esta necessidade e permitir um melhor anúncio do Evangelho.




Neste contexto, o testemunho e o compromisso dos leigos na Igreja e na sociedade têm um papel importante e devem ser fortemente apoiadas. Todos nós batizados somos convidados a ser discípulos-missionários, lá onde estamos!


Em vossa sociedade, fortemente marcada pela secularização, encorajo-vos também a estar presente no debate público, em todas as áreas em que está em causa o  homem, para tornar visível a misericórdia de Deus, e sua ternura por todas as criaturas.



No mundo de hoje, a Igreja tem o dever de repetir incansavelmente as palavras de Jesus: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11, 28).


Mas nos perguntemos: quem nos encontra,  que encontra  um cristão,  percebe algo da bondade de Deus, a alegria de ter encontrado Cristo? Como afirmei frequentemente, a partir da experiência autêntica do ministério episcopal , a Igreja não se expande por proselitismo, mas por atração. Ela  é enviado por todo o mundo para acordar, despertar, manter a esperança! Daí a importância de incentivar aos seus fiéis a acolherem as ocasiões de diálogo, tornando-se presentes nos lugares onde se decide o futuro, levando assim uma contribuição aos debates sobre as grandes questões sociais relativas, por exemplo, a família, o matrimônio, o fim da vida. Hoje, mais do que nunca,  se sente a necessidade de avançar no caminho do ecumenismo, convidando a um verdadeiro diálogo que procure  os elementos da verdade e da bondade,  e ofereça respostas inspiradas no Evangelho. O Espírito Santo nos impulsiona a sair de  nós mesmos e ir em direção  aos outros! Em um país rico, sob diversos aspectos, a pobreza afeta um número cada vez maior de pessoas. Valorizem a generosidade dos fiéis para trazer luz e compaixão de Cristo nos  lugares em que se espera, em particular, para as pessoas mais marginalizadas! Além disso, a escola católica, proporcionando aos jovens uma sólida educação, continuará a favorecer a formação humana e espiritual, num espírito de diálogo e de fraternidade com aqueles que não compartilham  sua fé. Portanto, é importante que os jovens cristãos recebam uma  catequese de qualidade, que sustente a fé que possuem, e o leve a encontrar Cristo. Formação sólida e espírito de abertura !



Eis como a Boa Notícia continua a difundir-se!


Vós sabeis bem que o futuro e a vitalidade da Igreja nos Países Baixos depende também das vocações sacerdotais e religiosas! É urgente suscitar uma pastoral vocacional vigoroso e atraente, e também a busca comum de como  acompanhar o amadurecimento humanoe espiritual dos seminaristas. Que eles vivam uma relação pessoal com o Senhor, isso será a base de  toda a vida sacerdotal deles! Sentimos também a urgência de rezar pelo Dono da messe!


A redescoberta da oração sob diversas formas e,  particularmente, a adoração eucarística, é uma motivo  de esperança que faz a Igreja a crescer!


Como é importante e imprescindível estar perto de vossos presbíteros, disponíveis a cada um de vossos sacerdotes, para apoiá-los e orientá-los,  se eles precisarem! Como pais, encontrem  tempo para recebê-los e ouvi-los, sempre que eles pedirem. E não se esqueçam também de ir ao encontro daqueles que não se aproximam, pois alguns deles, infelizmente, não cumprem bem os seus compromissos. De um modo muito particular, desejo exprimir  a minha compaixão e garantir-vos a minha oração por cada vítima de abusos sexuais e às suas famílias.









Peço-vos para continuar a apoiá-los no doloroso caminho de cura, realizado com coragem. Estejam atentos para responder ao desejo de Cristo, o Bom Pastor, tenham um coração para defender e fazer crescer  toda a unidade em todos e entre todos!



Para concluir, gostaria dar graças, convosco, pelos sinais de vitalidade com que o Senhor abençoou a Igreja que está nos Países Baixos, neste contexto, que nem sempre é fácil. Ele vos encoraje e vos confirme na delicada missão de guiar as vossas comunidades no caminho da fé e da unidade, da verdade e da caridade. Eu confio a vós,   os  sacerdotes, as pessoas consagradas e fiéis leigos das vossas Dioceses à proteção da Virgem Maria, Mãe da Igreja, de coração dou a minha Bênção Apostólica, penhor de paz e alegria espiritual e fraternalmente , peço que não se esqueçam de rezar para mim!





Tradução: CN notícias












CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5





GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!




.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com



Pode haver Salvação fora da fé Cristã? A doutrina da "Ignorância Invencível" e o alcance universal da Graça

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 1 de dezembro de 2013 | 22:29




por *Francisco José Barros de Araújo 









A expressão Ignorância Invencível costuma provocar estranhamento e até reações defensivas entre muitos fiéis, sobretudo quando, de forma meramente analógica, é chamada de “oitavo sacramento”. Evidentemente, a Igreja não reconhece um oitavo sacramento, nem dilui a centralidade da fé explícita, do Batismo e da pertença visível ao Corpo de Cristo. Trata-se, antes, de uma tentativa pedagógica de exprimir uma verdade profunda da teologia da salvação: Deus não está limitado aos sacramentos, embora tenha querido ordinariamente salvar por meio deles. 




A ignorância invencível não é um “atalho espiritual”, mas uma categoria moral e teológica que protege, ao mesmo tempo, a justiça e a misericórdia divinas.  Existem na Igreja dois princípios fundamentais para a correta compreensão da ignorância invencível.  



1) O primeiro princípio é que Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (cf. 1Tm 2,4). Esse “conhecer”, no sentido bíblico e paulino, não se reduz a um dado intelectual ou informativo, mas significa aderir, acolher e conformar a própria vida ao Senhor. A salvação, portanto, não é fruto de uma prova teórica de catecismo, mas de uma resposta sincera da consciência à graça que Deus oferece a cada ser humano segundo as circunstâncias concretas de sua vida.  



2) O segundo princípio é histórico, missionário e realista: o Evangelho ainda não chegou plenamente a todos os povos, nem conquistou todos os corações. Seja porque não chegou materialmente a determinados lugares e culturas, seja porque, mesmo chegando, pode ter sido apresentado de forma distorcida, escandalosa ou inadequada, dificultando sua acolhida. Nesses casos, a recusa formal do cristianismo não implica necessariamente culpa subjetiva. 

Quais foram as últimas palavras e instruções de Jesus aos Apóstolos após a Ressurreição ?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 27 de novembro de 2013 | 22:33



É uma pergunta simples, mas se formos fazer um estudo comparando os três evangelhos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas, vamos encontrar algumas diferenças nas últimas palavras que disse Jesus. 

#Evangelii Gaudium: Francisco e o programa evangelizador de seu pontificado





Os 300 pontos da exortação apostólica recopilam os trabalhos do sí­nodo sobre a nova evangelização para a transmissão da fé, celebrado de 7 a 28 de outubro de 2012



Por Rocio Lancho García



“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”.

#Sedevacantismo: desafios à unidade da igreja e o dever de comunhão com o Santo Papa

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 25 de novembro de 2013 | 15:09






O que é o "SEDEVACANTISMO?" No Brasil existem padres e bispos sedevacantistas ?

por*Francisco José Barros de Araújo 




O sedevacantismo constitui uma das consequências mais enigmáticas e dolorosas da profunda crise eclesiológica que se manifestou após o Concílio Ecumênico Vaticano II. Surgido no seio da própria Igreja, esse movimento expressa uma reação radical à crise de fé, à confusão doutrinária e à desorientação litúrgica que se seguiram ao pós-concílio, chegando, entretanto, a negar a legitimidade dos Papas desde São João XXIII ou São Paulo VI, conforme a vertente.  Neste estudo — que apresentarei em forma de catecismo, isto é, de perguntas e respostas, para favorecer a clareza e o aprofundamento — pretendo reunir e sistematizar as informações que fui colhendo ao longo dos anos acerca desse fenômeno complexo. O objetivo não é apenas descrever o sedevacantismo, mas discerni-lo à luz da autêntica Tradição Católica, de modo fiel aos três pilares que sustentam toda a fé: a Revelação divina contida na Sagrada Escritura e na Tradição Apostólica; o Magistério infalível da Igreja, guardado e transmitido pelos legítimos sucessores de Pedro; e o testemunho luminoso dos Santos, que são, por assim dizer, o Evangelho vivido.  Mais do que uma crítica meramente intelectual, trata-se aqui de um exame teológico e espiritual, que busca compreender como certas feridas na vida eclesial puderam dar origem a posições tão extremadas, e de que modo o católico fiel pode permanecer firmemente enraizado na Igreja, mesmo diante da confusão. Porque, como ensina o próprio Senhor, “as portas do inferno não prevalecerão” (Mt 16,18) — promessa que sustenta, consola e corrige todos os que amam a Santa Igreja, Esposa imaculada de Cristo, mesmo quando ferida pelos pecados de seus filhos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog formativo e apologético inspirado em 1Pd 3,15. Aqui você não vai encontrar matérias sentimentalóides para suprir carências afetivas, mas sim formações seguras, baseadas no tripé da Igreja, que deem firmeza à sua caminhada cristã rumo à libertação integral e à sua salvação. Somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6), e que sua Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que nos afastam de Deus. Rejeitamos um “deus” meramente sentimental e anunciamos o Deus verdadeiro revelado em Jesus Cristo: Misericordioso e Justo o qual ama o pecador, mas odeia o pecado que destrói seus filhos. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome daí glória” (Sl 115,1).

📲Fortaleça sua fé e consciência — siga e receba as atualizações!

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger