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A formação integral e permanente do Catequista

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 28 de julho de 2025 | 14:10





Formação catequética INTEGRAL e permanente, refere-se ao processo de preparação de catequistas para educar na fé, abrangendo aspectos teológicos, pedagógicos e pastorais. O objetivo é formar catequistas completos, capazes de conduzir os catecúmenos a um conhecimento mais profundo de Jesus Cristo e da doutrina da Igreja. Envolve não apenas o conhecimento da doutrina católica, mas também, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e pastorais. Busca formar a pessoa do catequista em todas as suas dimensões: intelectual, espiritual, emocional e social.  A formação integral e permanente do Catequista, é de suma importância na atualização contínua para os catequistas, tanto em termos teológicos quanto pedagógicos.



(foto reprodução)



Por Neuza Silveira de Souza –  Coordenadora da comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética 



Nunca se insistiu tanto na formação da pessoa do catequista como nos tempos atuais, caracterizados não somente por”tempos de mudanças”, mas também por mudança de tempo. Várias são as iniciativas realizadas pela Igreja ante às realidades apresentadas como desafios e sinais das mudanças históricas e culturais, que exigem formas novas, métodos próprios e expressões diferenciadas do mesmo conteúdo evangélico.



As exigências da formação do catequista decorrem do sentido da catequese e da função que ela tem no processo de evangelização. A Catequese é um processo permanente de educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, dentro de um itinerário pedagógico e mistagógico que, numa ação dialógica, vai educando na fé e conduzindo o catequizando para dentro do Mistério Pascal que tem seu centro vital em Jesus Cristo.




O Concílio Vaticano II já falava de formação Permanente sobre os catequistas, pedindo-lhes que fizessem cursos procurando renovar-se para os tempos em mudanças! 



O Diretório Geral para a Catequese fala de ‘prioridade absoluta’. Ele nos chama a atenção para a organização adequada sobre a formação dos catequistas no que concerne tanto à formação de base quanto à formação permanente. Assim diz o Diretório: 



“A pastoral catequética diocesana deve dar absoluta prioridade à formação dos catequistas leigos. Deve estar atenta, também, à formação catequética dos presbíteros, tanto nos planos de estudo da formação seminarística quanto no período da formação permanente. Pede-se ao bispo que cuide dessa formação.(cf. DGC, 234).




A formação do catequista tem por finalidade torná-lo apto a transmitir o Evangelho, ou seja, apto à comunicar a mensagem cristã! 




Assim, eis o objetivo da formação permanente




-Levar o catequista a saber construir um itinerário eficaz no qual, através das diversas etapas, anuncie Jesus Cristo; 


-Faça conhecer a sua vida, enquadrando-a na totalidade da história da salvação; 


-Explique o mistério do Filho de Deus, feito homem por nós; 


-Ajude o catecúmeno e ou catequizando a identificar-se com Jesus, mediante os sacramentos da iniciação.



Ao falar “explique o mistério do Filho de Deus”, vamos ressaltar aqui que a etimologia do verbo “explicar”, do grego, significa guiar, orientar, encaminhar, conduzir. Assim como Jesus, no caminho de Emaús (Lc 24,27), explica as escrituras aos discípulos, Filipe conduz o etíope ao caminho das Escrituras, explicando-lhe a catequese sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo (cf. At 8,25-40).




Desde os primórdios do cristianismo, o Espírito tem despertado no coração e na mente dos evangelizadores e catequistas o desejo de que a Palavra de Jesus ecoe fortemente na vida e na história da humanidade convocada pelo próprio Senhor a uma experiência profunda d’Ele próprio, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6).



O anúncio é o despertar da fé, o ensino é o viver da fé. O anúncio é ser inebriado pelo amor de Deus; o ensino é viver o amor de Deus. 




O anúncio nos leva a Deus!O ensino nos faz ir aos irmãos.

 

 

Assim, a primeira formação do anúncio é a chamada “formação querigmática” que nos leva a conhecer Jesus Cristo, morto, ressuscitado e glorificado. A partir desse anúncio somos chamados a fazer uma experiência de mudança de vida, graças à fé, seguindo a tradição oral dos primeiros cristãos. É experimentar e viver Jesus vivo como Salvador, Senhor, Messias que dá o Espírito Santo.



Hoje, com a grande evolução e o progresso da concepção sobre a catequese, o valor da experiência de Deus  acentua-se ainda mais,  do que na tradicional catequese ligada aos conteúdos da fé, ou à doutrina. Esta está em função daquela, ou seja, os conteúdos da fé são importantes, mas a catequese deve estar mais voltada para a Palavra proclamada, anunciada e ensinada, que leva o catecúmeno e/ou o catequizando a experimentar Deus. Trata-se de uma catequese mais existencial, vivencial e mistagógica, de inspiração catecumenal.




A "formação catequética continuada", que se renova em seus métodos, exige renovação no perfil do catequista como pedagogo e mistagogo, a exemplo de Jesus! 



No itinerário a caminho da maturação da fé, o catequista tem dupla missão: transmitir o ensinamento e conduzir o catequizando no mistério da fé. Nesse sentido, o despertar para o discipulado se processa numa interação permanente, em que os evangelizadores, catequistas e catequizandos são “crescentes e aprendentes ” a vida inteira.



Fonte: Catequese Hoje

 







SOBRE O CONTEÚDO DA FORMAÇÃO PERMANENTE E INTEGRAL DO CATEQUISTA



A formação permanente de catequistas, conforme o Diretório Geral da Catequese, abrange aspectos como a identidade do catequista, a relação com a comunidade e a aprofundamento nos conteúdos da fé, como a Sagrada Escritura, a doutrina da Igreja, a liturgia e a moral cristã. 



Além disso, a formação deve abordar aspectos metodológicos e práticos, capacitando o catequista a exercer seu ministério com eficácia e autenticidade. A formação continuada do catequista é um processo essencial para que ele possa exercer sua missão com mais segurança e conhecimento. O Diretório Geral para a Catequese destaca a importância de uma formação que englobe as dimensões do "ser, saber e saber fazer" do catequista.



Identidade do Catequista



Refletir sobre o papel do catequista como discípulo missionário, seu chamado e responsabilidades na comunidade.



Sagrada Escritura



Estudo aprofundado da Bíblia, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, para compreender a revelação de Deus e a história da salvação.




Doutrina da Igreja



Estudo dos principais documentos da Igreja, como o Catecismo da Igreja Católica, para conhecer a fé cristã e seus ensinamentos.




Liturgia



Compreensão do sentido da liturgia e dos sacramentos, como momentos de encontro com Deus na comunidade.



Moral Cristã



Reflexão sobre a moral cristã, baseada nos ensinamentos de Jesus e nos Mandamentos, para orientar a vida dos fiéis.

 


Metodologia Catequética



Estudo das diversas "abordagens pedagógicas" para a catequese, visando a eficácia na transmissão da fé.




Comunicação e Relação



Desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionamento, importantes para a interação com os catequizandos e a comunidade.

 


Aprofundamento Teológico



Estudo de temas teológicos relevantes para a catequese, como a Trindade, a Cristologia, Eucaristia, e a Igreja.



Experiência de Fé



Reflexão sobre a própria experiência de fé e a importância de partilhá-la com os outros.



Diálogo Inter-religioso (não se confunda com ecumenismo)



Capacitação para o "diálogo" com pessoas de outras religiões, promovendo o respeito e a compreensão, evitando o sincretismo e falso irenismo.



Recursos e materiais:




-Documentos da Igreja (interpretação da bíblia na igreja)


-Diretório Geral para a Catequese, 


- Catecismo da Igreja Católica


-Documentos do Concílio Vaticano II




Experiências de outros catequistas/comunidades



Compartilhamento de experiências e práticas bem-sucedidas em diferentes comunidades.






CONCLUSÃO



A formação permanente e integral do catequista é um processo contínuo que visa aprofundar a fé e aprimorar a missão de evangelização. O catequista é chamado a ser um testemunha viva de Cristo, capaz de anunciar o Evangelho com alegria e convicção, e só podemos anunciar com convicção se estamos plenamente convencidos e sem dúvidas.




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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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