Formação catequética INTEGRAL e permanente, refere-se ao processo de preparação de catequistas para educar na fé, abrangendo aspectos teológicos, pedagógicos e pastorais. O objetivo é formar catequistas completos, capazes de conduzir os catecúmenos a um conhecimento mais profundo de Jesus Cristo e da doutrina da Igreja. Envolve não apenas o conhecimento da doutrina católica, mas também, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e pastorais. Busca formar a pessoa do catequista em todas as suas dimensões: intelectual, espiritual, emocional e social. A formação integral e permanente do Catequista, é de suma importância na atualização contínua para os catequistas, tanto em termos teológicos quanto pedagógicos.
Por Neuza Silveira de Souza – Coordenadora da comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética
Nunca se insistiu tanto na formação da pessoa do catequista como nos tempos atuais, caracterizados não somente por”tempos de mudanças”, mas também por mudança de tempo. Várias são as iniciativas realizadas pela Igreja ante às realidades apresentadas como desafios e sinais das mudanças históricas e culturais, que exigem formas novas, métodos próprios e expressões diferenciadas do mesmo conteúdo evangélico.
As exigências da formação do catequista decorrem do sentido da catequese e da função que ela tem no processo de evangelização. A Catequese é um processo permanente de educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, dentro de um itinerário pedagógico e mistagógico que, numa ação dialógica, vai educando na fé e conduzindo o catequizando para dentro do Mistério Pascal que tem seu centro vital em Jesus Cristo.
O Concílio Vaticano II já falava de formação Permanente sobre os catequistas, pedindo-lhes que fizessem cursos procurando renovar-se para os tempos em mudanças!
O Diretório Geral para a Catequese fala de ‘prioridade absoluta’. Ele nos chama a atenção para a organização adequada sobre a formação dos catequistas no que concerne tanto à formação de base quanto à formação permanente. Assim diz o Diretório:
“A pastoral catequética diocesana deve dar absoluta prioridade à formação dos catequistas leigos. Deve estar atenta, também, à formação catequética dos presbíteros, tanto nos planos de estudo da formação seminarística quanto no período da formação permanente. Pede-se ao bispo que cuide dessa formação.(cf. DGC, 234).
A formação do catequista tem por finalidade torná-lo apto a transmitir o Evangelho, ou seja, apto à comunicar a mensagem cristã!
Assim, eis o objetivo da formação permanente
-Levar o catequista a saber construir um itinerário eficaz no qual, através das diversas etapas, anuncie Jesus Cristo;
-Faça conhecer a sua vida, enquadrando-a na totalidade da história da salvação;
-Explique o mistério do Filho de Deus, feito homem por nós;
-Ajude o catecúmeno e ou catequizando a identificar-se com Jesus, mediante os sacramentos da iniciação.
Ao falar “explique o mistério do Filho de
Deus”, vamos ressaltar aqui que a etimologia do verbo “explicar”, do grego,
significa guiar, orientar, encaminhar, conduzir. Assim como Jesus, no caminho
de Emaús (Lc 24,27), explica as escrituras aos discípulos, Filipe conduz o
etíope ao caminho das Escrituras, explicando-lhe a catequese sobre a morte e
ressurreição de Jesus Cristo (cf. At 8,25-40).
Desde os primórdios do cristianismo, o Espírito tem despertado no coração e na mente dos evangelizadores e catequistas o desejo de que a Palavra de Jesus ecoe fortemente na vida e na história da humanidade convocada pelo próprio Senhor a uma experiência profunda d’Ele próprio, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6).
O anúncio é o despertar da fé, o ensino é o viver da fé. O anúncio é ser inebriado pelo amor de Deus; o ensino é viver o amor de Deus.
O anúncio nos leva a Deus!O ensino nos faz ir aos irmãos.
Assim, a primeira formação do anúncio é a chamada “formação querigmática” que nos leva a conhecer Jesus Cristo, morto, ressuscitado e glorificado. A partir desse anúncio somos chamados a fazer uma experiência de mudança de vida, graças à fé, seguindo a tradição oral dos primeiros cristãos. É experimentar e viver Jesus vivo como Salvador, Senhor, Messias que dá o Espírito Santo.
Hoje, com a grande evolução e o progresso da concepção sobre a catequese, o valor da experiência de Deus acentua-se ainda mais, do que na tradicional catequese ligada aos conteúdos da fé, ou à doutrina. Esta está em função daquela, ou seja, os conteúdos da fé são importantes, mas a catequese deve estar mais voltada para a Palavra proclamada, anunciada e ensinada, que leva o catecúmeno e/ou o catequizando a experimentar Deus. Trata-se de uma catequese mais existencial, vivencial e mistagógica, de inspiração catecumenal.
A "formação catequética continuada", que se renova em seus métodos, exige renovação no perfil do catequista como pedagogo e mistagogo, a exemplo de Jesus!
No itinerário a caminho da maturação da fé, o
catequista tem dupla missão: transmitir o ensinamento e conduzir o catequizando
no mistério da fé. Nesse sentido, o despertar para o discipulado se processa
numa interação permanente, em que os evangelizadores, catequistas e
catequizandos são “crescentes e aprendentes ” a vida inteira.
Fonte:
Catequese Hoje
SOBRE O CONTEÚDO DA FORMAÇÃO PERMANENTE E INTEGRAL DO CATEQUISTA
A formação permanente de catequistas, conforme o Diretório Geral
da Catequese, abrange aspectos como a identidade do catequista, a relação com a
comunidade e a aprofundamento nos conteúdos da fé, como a Sagrada Escritura, a
doutrina da Igreja, a liturgia e a moral cristã.
Além disso, a formação deve abordar aspectos metodológicos e práticos, capacitando o catequista a exercer seu ministério com eficácia e autenticidade. A formação continuada do catequista é um processo essencial para que ele possa exercer sua missão com mais segurança e conhecimento. O Diretório Geral para a Catequese destaca a importância de uma formação que englobe as dimensões do "ser, saber e saber fazer" do catequista.
Identidade do Catequista
Refletir sobre o papel do catequista como
discípulo missionário, seu chamado e responsabilidades na comunidade.
Sagrada Escritura
Estudo aprofundado da Bíblia, tanto do Antigo quanto do Novo
Testamento, para compreender a revelação de Deus e a história da salvação.
Doutrina
da Igreja
Estudo dos principais documentos da Igreja, como o Catecismo da
Igreja Católica, para conhecer a fé cristã e seus ensinamentos.
Liturgia
Compreensão
do sentido da liturgia e dos sacramentos, como momentos de encontro com Deus na
comunidade.
Moral Cristã
Reflexão sobre a moral cristã, baseada nos ensinamentos de Jesus e
nos Mandamentos, para orientar a vida dos fiéis.
Metodologia
Catequética
Estudo das diversas "abordagens pedagógicas" para a catequese,
visando a eficácia na transmissão da fé.
Comunicação
e Relação
Desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionamento,
importantes para a interação com os catequizandos e a comunidade.
Aprofundamento Teológico
Estudo de temas teológicos relevantes para a catequese, como a
Trindade, a Cristologia, Eucaristia, e a Igreja.
Experiência
de Fé
Reflexão sobre a própria experiência de fé e a
importância de partilhá-la com os outros.
Diálogo
Inter-religioso (não se confunda com ecumenismo)
Capacitação
para o "diálogo" com pessoas de outras religiões, promovendo o respeito e a
compreensão, evitando o sincretismo e falso irenismo.
Recursos
e materiais:
-Documentos
da Igreja (interpretação da bíblia na igreja)
-Diretório Geral para a Catequese,
- Catecismo da Igreja Católica
-Documentos do Concílio Vaticano II
Experiências de outros catequistas/comunidades
Compartilhamento de experiências e práticas
bem-sucedidas em diferentes comunidades.
CONCLUSÃO
A formação
permanente e integral do catequista é um processo contínuo que visa aprofundar a fé e
aprimorar a missão de evangelização. O catequista é chamado a ser um testemunha
viva de Cristo, capaz de anunciar o Evangelho com alegria e convicção, e só podemos anunciar com convicção se estamos plenamente convencidos e sem dúvidas.
------------------------------------------------------
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.