Barradas
por Lula, escolas cívico-militares são raro caso de sucesso na educação
nacional
Por Leonardo Desideri
Pais de alunos, professores e diretores de escolas cívico-militares pelo Brasil lamentaram a notícia, divulgada de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), criado pelo Ministério da Educação (MEC) durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O sentimento de decepção foi unânime entre os consultados pela reportagem da Gazeta do Povo em colégios dos estados de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. A parceria cívico-militar é avaliada, por quem vê de perto, como um caso incontestável de sucesso – algo raro no campo das políticas públicas de educação no Brasil.
Diretores civis de colégios que integram o Pecim afirmam que a parceria com militares trouxe benefícios significativos sob os pontos de vista de desempenho acadêmico, disciplinar, psicológico e de envolvimento das famílias e das comunidades no ambiente escolar!
Um gestor que preferiu não se identificar
garante que a parceria com os militares ajudou até mesmo a afastar o tráfico de
drogas de sua escola.
Com
a mudança, segundo os diretores, a procura por matrículas nas instituições
aumentou consideravelmente.
Roseli Nery de Andrade Bento, diretora da Escola Municipal José de Souza Damy, em Corumbá (MS), conta que os profissionais que trabalham no colégio e os pais de alunos ficaram "chocados e muito tristes com a decisão do governo federal". A instituição integra o Pecim desde 2020.
Com a presença dos militares, segundo ela, o desempenho dos alunos melhorou notavelmente, e os problemas disciplinares mais graves praticamente desapareceram. "Não tem mais violência, não tem mais brigas aqui na escola, não temos evasão escolar. Mesmo na pandemia, nós tivemos um índice mínimo de evasão de alunos, e não teve reprovação. Os militares ajudaram muito", afirma Roseli.Além disso, segundo ela, "houve uma adesão muito grande da comunidade". "Todos os pais apoiaram! A escola cívico-militar trouxe para a nossa comunidade a importância de trabalhar os valores, o espírito de liderança, de organização", diz.
Educadores condenam decisão de Lula de barrar escolas cívico-militares. Escolas antes violentas se tornaram atraentes para alunos e professores!
Diretor-geral
do Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Faria Ansay, em Curitiba, Sandro
Francisco Mira Junior conta que, por muito tempo, a instituição foi considerada
uma das piores da capital paranaense, e que isso mudou após a parceria com os
militares, que começou em 2019.
"Neste
pouco tempo, a gente notou mudanças significativas, tanto na questão da
aprendizagem quanto na questão da postura dos alunos. É um colégio que não
atingia a meta do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] nem no ensino
fundamental, nem no médio, e a gente conseguiu isso em 2021. Também sofríamos
muito com a questão de violência, tanto a violência física quanto a questão da
depredação da escola, e hoje em dia esses índices de violência praticamente
zeraram. Só temos notícias boas a respeito do programa e lamentamos muito essa
decisão do governo federal", comenta.
A mudança, de acordo com ele, se reflete no número de pais interessados em matricular seus filhos!
"Nós tínhamos um colégio que funcionava em três
turnos e ele tinha cerca de 640, 650 matrículas. Hoje, nós temos um colégio que
funciona em dois turnos, temos cerca de 1.450 alunos matriculados, e mais de
500 alunos em fila de espera", relata.
O representante comercial Wallace Silva, que é pai de aluno e atua no colegiado de pais da Escola Cívico-Militar Estadual Padre José Maria de Man, em Contagem (MG), relata que o envolvimento da comunidade aumentou consideravelmente com a presença dos militares. O colégio, segundo ele, chegava a ocupar as páginas dos jornais locais pelo excesso de violência. Havia casos, por exemplo, de estudantes que soltavam bombas dentro da escola. A parceria com os militares acabou com casos do tipo. Com a mudança, a instituição passou de 412 alunos a 897, e a procura por matrículas quase triplicou. O interesse de professores em integrar o corpo docente do colégio também aumentou, já que a formação humana em valores e a melhora no aspecto disciplinar facilitaram o processo pedagógico. Além disso, como parte do Pecim, estudantes do ensino médio têm sido formados para o mercado de trabalho: cerca de 300 alunos do Padre José Maria de Man já participaram de programas para jovens aprendizes em empresas da região.
A ideia
da "militarização" da escola é completamente errada e preconceituosa, dizem diretores!
Os
relatos dos professores são confirmados pelos números apresentados pelo MEC no
fim de 2022: segundo o órgão, as escolas atendidas pelo Pecim tiveram uma
redução de 82% nos casos de violência física, uma diminuição de 75% nas
denúncias de violência verbal, e uma redução de 82% nos casos de depredação do
patrimônio da escola. Além disso, a evasão e o abandono escolar diminuíram em
quase 80%.
Os gestores consultados pela Gazeta do Povo rechaçam de pronto a ideia de que a melhora no aspecto disciplinar se deva a um excesso de rigidez ou a um processo de "militarização" das escolas. Eles garantem que o caráter civil do colégio permanece evidente, ainda que alguns militares façam parte do dia a dia das escolas.
"Os militares ouvem os alunos. Eles não trazem uma rigidez na atitude deles. São pessoas sérias, mas não é aquela questão de ficar vigiando se o aluno chiou ou não chiou. Não é isso o que funciona. Eles trabalham valores como o respeito, a responsabilidade, a organização, mas não para o aluno obedecer cegamente. De forma alguma. Aqui os alunos têm liberdade e são levados ao questionamento, são despertados para isso", afirma Roseli Nery.
Segundo Meira Junior, "a relação que nós temos dos alunos com os monitores militares é uma relação de amizade"!
"Você vê os monitores
aconselhando os alunos, buscando o melhor para os alunos, e a recíproca também
acontece. No final do ano passado, um monitor [militar] teve que sair do
colégio, não teve o contrato renovado, e os alunos prepararam uma homenagem que
levou todo mundo às lágrimas. Essa relação de amizade que foi construída é que
faz com que o programa tenha o sucesso", garante ele.
Um dos segredos do êxito do programa, segundo o diretor, é a participação dos monitores militares na coordenação de atividades extracurriculares gratuitas!
O colégio
conta hoje, por exemplo, com clube de xadrez, banda musical e aulas de
jiu-jitsu e taekwondo. "Hoje nós temos seis atividades que são voluntárias
dentro do colégio, sendo que três delas são conduzidas por militares. Eles vêm
aos sábados de forma voluntária para trabalhar com os alunos", relata.
Fonte - https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/barradas-por-lula-escolas-civico-militares-sao-raro-caso-de-sucesso/
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.