A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Gálatas 4, 6: "Deus enviou ao vosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Papaizinho"

Gálatas 4, 6: "Deus enviou ao vosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Papaizinho"

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 18 de abril de 2024 | 22:21

 




A palavra aba vem do aramaico e quer dizer "meu papaizinho", expressando intimidade. Aba ou Ábba (אבא) é um vocábulo que significa pai em várias das línguas semíticas. Pode também ser transcrito como "Ab" ou "Aba". É utilizado corriqueiramente na língua aramaica para referir-se carinhosamente ao genitor, mas adquiriu um significado sagrado para algumas religiões.Entre os cristãos, por exemplo, é utilizado para designar o Deus Pai, aparecendo quatro vezes no Novo Testamento (Marcos 14,36; Mateus 26,39; Romanos 8,15; Gálatas 4,6), com a respectiva tradução grega. (wikipedia)




 

 


 



Todo o viver (ser) de Jesus com relação a Deus e seu viver (ser) a serviço dos homens culmina na revelação do nome "Abbá" - Pai querido! Papaizinho! O Pai de Jesus se tornou, pela adoção divina, nosso Pai.

 

 



"Este nome suscita em nós, ao mesmo tempo o amor, a afeição na oração, e também, a esperança de alcançar o que vamos pedir - Com efeito, o que poderia recusar ao pedido de seus filhos, quando já antes lhes permitiu ser seus filhos?" (Santo Agostinho). 





Feitos Filhos adotivos do Pai, somos "revestidos de Cristo" e misericordiosamente introduzidos pelo Espírito, na Família Trinitária. 








Esta sublime realidade espiritual dá um profundo e definitivo sentido à nossa existência. Podemos agora, sem reservas, abandonar-nos à bondade e à paternal Providência divina, colocando-nos inteiramente à disposição do Reino (Lc 12, 22-30). A experiência de Jesus, que marca a vida de sua alma é o amor- ternura de sua mãe e seu pai terrenos, Maria e José.





O menino Jesus exprime essa experiência com dois termos familiares as crianças judaicas: IMMA = Mamãe, Mãe querida, mãezinha e ABBA = Papai, Paizinho, Pai querido. Não existiu e não existe filho tão amável e tão amado como Jesus. Mais ainda: não existe filho que corresponda tão pura e fortemente ao amor recebido como Jesus: e Ele o expressa com esses dois termos tão ternos e carinhosos: IMMA e ABBA.

 

 

A isso se junta uma experiência com Deus absolutamente gratuita de Jesus que ultrapassa todas as experiências místicas de todos os homens: a experiência de que sua IMMA (Maria) e seu ABBA (José) são imagens, reflexos do amor materno-paterno do Pai Celeste. 




"Jesus crescia em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens" (Lc 2,52).




Ele sabe com todas as forças humanas de sua alma que Ele vem do Pai e lhe cabe um amor especial de Filho. E Ele pode, num sentido único, chamar o Altíssimo de ABBÁ, e convidar seus díscipulos a com Ele chamar Deus de Pai (Jo 20, 17). Dizendo "Pai nosso" fazemos a experiência feita por Jesus e transmitida a nós pelos apóstolos, de que Deus é Aquele que está aí como um Pai que cuida de seus filhos, que tem um coração sensível aos nossos problemas, que seu olhar pousa sobre nossos sofrimentos e seu ouvido é atento aos nossos clamores. O homem não é um número, nem uma partícula perdida nos espaços infinitos que nos aterram; é uma PESSOA, alvo do amor carinhoso de Deus, cujo nome Ele conhece e guarda no coração. Aos cuidados deste Deus-Pai o ser humano pode confiar-se, entregar sua vida e sua morte, porque tudo concorrerá para o seu bem. 





A invocação"Abba" relacionada a Deus causou perplexidade entre os judeus do tempo de Jesus. Mateus acrescenta, na sua redação do Pai nosso a frase: "que estás nos céus" (Mt 6,9), provavelmente para diminuir o impacto sobre a sensibilidade religiosa dos seus conterrâneos. 




"Céu", de fato, constitui um símbolo - usado, aliás, em muitas tradições culturais - que expressa transcendência, infinitude, aquilo que o homem não pode atingir com suas próprias forças. Desta forma torna-se uma qualificação de respeito, soberania, majestade, reconhecimento de uma suprema alteridade.O Pai querido é simultaneamente o Deus imenso, eterno, onipotente, o Criador "do céu e da terra". A familiaridade com o Pai não deve minimizar o respeito a Ele devido! Amor e reverência, aliás, não se excluem; são inseparáveis como cara e coroa de uma moeda. Ao ver a expressão "Abba", ó Pai, estamos frente a uma particularidade única de Jesus. Trata-se de um diminutivo afetuoso, usado normalmente pelas crianças no âmbito familiar, como dissemos acima. Portanto "Abba" é um termo explicitamente infantil de GRANDE intimidade, correspondendo assim ao nosso "papai", "painho". Não passava nunca pela cabeça de um judeu sério chamar YHWH dessa maneira! Seria uma blasfêmia ou, no mínimo, uma tremenda falta de respeito.




A invocação Abba relacionada a Deus é tão tipicamente Cristã que a palavra aramaica original ficou conservada no texto grego dos evangelhos. De fato, nos lábios de Jesus recebe um toque todo especial e personalíssimo, expressando, em encantadora simplicidade, uma ternura comovente e um abandono confiante.

 





 


Com isso, o Senhor manifesta algo completamente novo: Um relacionamento natural com Deus, na intimidade familiar e na proximidade afetiva de um verdadeiro filho. A missão específica de Jesus é revelar aos homens a pessoa de seu Pai. De fato, o "Deus verdadeiro" (Jo 17,3) que Ele nos faz conhecer é seu abba, Pai queridíssimo. 





Na véspera de sua morte o Senhor Jesus declara: "Manifestei Teu nome aos homens". (Jo 17, 6). Revelando a si mesmo como Filho, Jesus revela, no mesmo gesto, o Pai: Há quanto tempo convivo convosco e tu não me conheces, Filipe? Quem me vê, vê o Pai". (Jo 14, 9). No rosto de Jesus contemplamos a essência do Pai, um Deus de imenso amor, que na Misericórdia revela toda sua grandeza salvífica.




Efetivamente, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo é o Deus de extrema bondade para com todos, mas muito especificamente para os rejeitados, os pecadores, os doentes, os pequeninos, os marginais, os discriminados de toda espécie. É nesta predileção paterna que começa a manifestar-se a realidade do reino de Deus, que nada mais é do que o Reino do PAI (Lc 12,30-32).




ORAÇÃO AO NOSSO ABA

 

 


"Meu Deus, como sois bom! Vós, que nos permitis chamar-vos de 'nosso Pai'! Quem sou eu, para que meu Criador, meu Rei, meu Mestre soberano me permita chamá-lo 'meu Pai? E não apenas me o permite,mas o ordena! Meu Deus, como sois bom! Quanto eu devo me lembrar, todos os momentos de minha vida, desta ordem tão doce! Que reconhecimento, que alegria, que amor, mas sobretudo, que confiança ela me deve inspirar! Já que sois meu Pai, ó meu Deus, quanto eu devo sempre esperar em Vós! Mas também, já que sois tão bom para mim, quanto eu devo ser bom para os outros também! Já que vós quereis ser meu Pai e Pai de todos os homens, como eu devo ter para com todo homem - seja quem for, por pior que seja - os sentimentos de um terno irmão! Daí, respeito, reconhecimento, confiança e esperança inalterável, amor filial para com Deus e fraternal para com os homens.Nosso Pai, PAI NOSSO, ensinai-me a ter este nome sem cessar em meus lábios, com Jesus, Nele e por Ele, pois poder dizê-lo é minha maior felicidade".

 

 

(Bem-aventurado Charles de Foucauld)

 

 



Bibliografia:




-Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1


-Dicionário Universal Ilustrado, Ed. João Romano Torres & Cª.1911.


-Este artigo incorpora texto da Enciclopédia Judaica (Jewish Encyclopedia) (em inglês) de 1901–1906 (artigo "Abba"), uma publicação agora de domínio público.









Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5






....................................................................






GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!






.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger