A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , , , , » Como diz a poesia: "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais" - Concorda?

Como diz a poesia: "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais" - Concorda?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 | 15:57

 




Como Nossos Pais

 

(Elis Regina)

 

 

 

“Não quero lhe falar, meu grande amor

De coisas que aprendi nos discos

Quero lhe contar como eu vivi

E tudo o que aconteceu comigo

 

Viver é melhor que sonhar

E eu sei que o amor é uma coisa boa

Mas também sei que qualquer canto

É menor do que a vida de qualquer pessoa

 

Por isso cuidado, meu bem

Há perigo na esquina

Eles venceram, e o sinal está fechado pra nós

Que somos jovens

 

Para abraçar seu irmão

E beijar sua menina na rua

É que se fez o seu braço

O seu lábio e a sua voz

 

Você me pergunta pela minha paixão

Digo que estou encantada como uma nova invenção

Eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão

Pois vejo vir vindo no vento cheiro de nova estação

Eu sinto tudo na ferida viva do meu coração

 

Já faz tempo, eu vi você na rua

Cabelo ao vento, gente jovem reunida

Na parede da memória

Essa lembrança é o quadro que dói mais

 

Minha dor é perceber

Que apesar de termos feito tudo o que fizemos

Ainda somos os mesmos e vivemos

Como os nossos pais

 

Nossos ídolos ainda são os mesmos

E as aparências não enganam, não

Você diz que depois deles

Não apareceu mais ninguém

 

Você pode até dizer que eu tô por fora

Ou então que eu tô inventando

Mas é você que ama o passado e que não vê

É você que ama o passado e que não vê

Que o novo sempre vem

 

Hoje eu sei que quem me deu a ideia

De uma nova consciência e juventude

Está em casa guardado por Deus

Contando o vil metal...”




********



Alguém já disse: “Quem dera vivêssemos como os nossos pais! Essa é só mais uma poesia enganosa, um veneno encoberto por uma linda melodia! A verdade é que o mundo está cada vez mais desgraçado porque não vivemos como os nossos pais! Que também, não viveram como nossos avós! O objetivo de algumas canções foi sempre incutir na nossa cabeça de forma sutil a destruição da família.Qual a dor que poderia causar viver como os nossos pais? Em suas tradições? Em seus ensinamentos? É só olhar a letra toda!”

 

 

 

*******




Infelizmente (ou felizmente?), poesias não vem com notas de rodapé para explicar sua real intenção. O único poema no mundo que teve nota explicativa (aliás, um livro), foi o poema “A noite escura da alma” é um poema do frade carmelita João da Cruz, um dos maiores poetas quinhentistas espanhois. 







Depois, para explicar o poema, de apenas oito estrofes, o autor escreveu todo um livro, que na verdade, só vai até a segunda estrofe, pois foi deixado inconcluso. De acordo com o autor, o poema é narrado pela alma, que, em plena noite escura, sai de casa (desapega de seus valores mundanos?) e vai ao encontro de seu amado (Deus).Apesar de ostensivamente sobre uma jornada cristã, o poema pode se aplicar a todo e qualquer caminho espiritual. Então, as demais estrofes deste poema de São João da Cruz fica exposto a interpretação ampla e aberta ao ponto de vista pessoal de cada um que o lê. Muitos também, veem este trecho desta poesia "Como Nossos Pais" de formas bastante variadas. Alguns a vem pelas questões dos valores, e então já disparam com todas suas razões, discordando, pois os valores mudaram e já não vivemos como nossos pais, o que em parte é verdade. Bom, eu particularmente, me dou ao direito de pensar e interpretar diferente, isto não quer dizer que seja o único e o verdadeiro, mas é apenas meu ponto de vista. Eu entendo e interpreto a partir de minha experiência pessoal como pai: Hoje olhando pra este trecho vejo o quanto fui injusto com minhas críticas aos meus pais, “pois APESAR de ter tido melhores condições que eles, me vejo como uma cópia muito mal feita dos mesmos”, e cometendo os mesmos erros, e ainda mais, acrescentando outros piores...por isso, de certa forma, o autor tem realmente razão ao afirmar que “ainda somos os mesmos, pois continuamos cometendo ainda os mesmos erros de nossos pais...”




------------------------------------------------------

 

 

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar: 




filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger