A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Cuidado com a crítica genérica para não jogar fora o bebê junto com a água do banho

Cuidado com a crítica genérica para não jogar fora o bebê junto com a água do banho

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 6 de outubro de 2019 | 14:12







“Examinai tudo e retendes apenas o que é bom...” ( I Tessa 5,21)



Talvez você já tenha ouvido falar nessa expressão. Ela tem origem na Idade Média quando os banhos eram tomados em uma única tina. Cabia ao chefe da família tomar o primeiro banho com a água limpa e depois, sucessivamente e no mesmo local, os demais participantes, por faixa etária, iam se sucedendo em sua “higiene” pessoal. Os bebês eram os últimos da fila. Você deve imaginar como estava à água da tina nesse momento que, de tão suja era possível, “perder” um bebê dentro dela.Vem dai a expressão em inglês. “don`t throw the baby out with the bath water” que foi adotada pelo senso comum com o significado que você não deve rejeitar tudo por completo, devido a algo apenas parcial.Está aí uma daquelas lições que vem de tão longe, mas não poderia ser mais atual. Sabedoria pura.



O diálogo de surdos é uma figura que caracteriza muito bem o atual contexto social que vivemos. O maniqueísmo semelhante a síndrome de Asperger, que assola nossa sociedade, potencializado pelas redes sociais, faz com que, para muitos, só exista o preto e o branco. O cinza, nem pensar.O que vale é a sua opinião e não existe abertura para, sequer, dar a oportunidade para um ponto de vista alternativo.As posições ideológicas recrudescem essa situação inserindo um elemento radical em todas as proposições.


É evidente que temos que você deve defender tudo que é verdadeiro, e exortar sobre aquilo que é falso e nocivo. É evidente que não pode aceitar sem criticismo qualquer opinião emitida por qualquer interlocutor. Porém, também é evidente, que a sociedade se constrói no adverso, e no respeito ao contraditório. É da mistura de opiniões, raças, credos e de toda diversidade existente em uma comunidade que emergem as melhores discussões, onde se revela a verdade.


Portanto, fique atento, se prepare e adquira muito conhecimento vendo sempre os três lados da moeda. Observe todos os pontos de vista e fique apenas com aquilo que é bom. Se em poucas palavras encontramos uma dificuldade da percepção individual, podemos concluir o que acontece de forma coletiva. Pessoas afastam-se de pessoas e buscam em outras formas o vazio relacional que as invadem. Viver e conviver é a maior tarefa que a vida nos impõe. O ideal é buscarmos aprimorar nossa percepção de realidade, olhar para os lados e tornar nosso ambiente coletivo melhor, através de boas trocas e melhores escolhas. Ainda temos jeito, é só não jogarmos nosso bebê junto com a água do banho.



Apostolado Berakash


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger