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Ivanaldo Santos Na França a nova esquerda enfrenta a fúria da velha esquerda

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 28 de dezembro de 2018 | 23:08







*Por Ivanaldo Santos



Durante a campanha presidencial na França a imagem de Emmanuel Macron foi vendida, por setores da mídia, da intelectualidade e da classe artística, como sendo um novato na política, um humanista que, em tese, estaria preocupado em preservar os valores ocidentais e cristãos da Europa. Apesar dessa bela imagem, na prática Emmanuel Macron representa uma espécie de “transição” na França, na Europa e até mesmo no mundo. Trata-se da transição entre a velha esquerda (representada pelo socialismo marxista, pela centralização radical do Estado na vida social, pela perseguição, mesmo que simbólica, aos cristãos e outros fatores) e a nova esquerda (representada pelo socialismo marcusiano, pela aceitação do livre mercado, pelo princípio que a revolução socialista será cultural e não mais centrada no Estado, pela radicalização, por outros meios, do secularismo e outros fatores).




A Europa e outras partes do mundo estão passando pela transição da velha esquerda para a nova esquerda (quando será que essa transição chegará ao Brasil?). Dentro dessa transição o Macron foi vendido como uma espécie de peixe podre embrulhado em belo papel de presente, ou seja, apesar da embalagem bonita o mau cheiro (as ideias, os valores, etc) se espalha no ar.Na França, Macron tenta seguir o modelo da propaganda eleitoral, ou seja, faz acenos aos cristão, faz alguns discursos mais nacionalistas, de proteção da família, etc. Na prática, seu governo é uma experiência administrativa ligada a nova esquerda. Por isso, que, apesar de todo o belo discurso europeu-cristão, ele faz uma política agressiva pró-islã, está preocupado com altas cotas de imigrantes, deu uma nova vida ao moribundo sistema de secularização francês, aproximou-se de governos autoritários ao redor do mundo.Pela descrição parece que o Macron está seguindo a agenda de setores mais radicais da esquerda contemporânea que veem no islamismo a grande oportunidade de finalmente derrotar o capitalismo e destruir o cristianismo. Se isso é verdade, então por que o governo de Macron é vítima de ondas de protestos violentos da França? Por que o chamado movimento dos coletes amarelos estão, em algumas cidades da França, promovendo arruaças, destruição pública e até mesmo mortes de civis? 










Os chamados coletes amarelos, de um lado, é um movimento confuso com a participação, das mais variadas formas, de vários grupos sociais (agricultores, cidadãos de pequenas cidades, pequenos comerciantes, etc) que estão insatisfeitos com o governo francês. Do outro lato, os coletes amarelos são formados por milícias, por grupos quase militares ligados as estruturas políticas tradicionais da velha esquerda (partidos socialistas, sindicatos, ONGs, etc).












A velha esquerda não está gostando nada, mas nada mesmo, das reforças econômicas da nova esquerda, representada por Macron. Reformas que incluem, entre outras coisas, uma presença menor do Estado na vida social, mais liberdade ao mercado e incentivo a livre iniciativa individual.  Apesar das iniciativas anticristãs do governo Macron agradar aos setores mais radicais da velha esquerda, as medidas centrais desse governo (menos Estado, mais incentivo ao indivíduo, a revolução passa a ser centrada na cultura e não mais no Estado) desagradam ao núcleo central da velha esquerda. A consequência desse processo é que a velha esquerda partiu para as ruas utilizado as velhas táticas desenvolvidas pela revolução francesa (queimar prédios, ataques a civis e militares, assassinatos de civis, etc). A velha esquerda deseja fazer o que sempre fez na França e que, de alguma forma, tentou fazer no resto do mundo, ou seja, levar o terror e o pânico ao cidadão comum, destruir bairros e até mesmo cidades inteiras. Com isso, o governo será levado a aceitar um acordo com a velha esquerda. Um acordo que mantenha os privilégios sociais que esse grupo ideológico mantém desde a revolução francesa. Na França vemos, com tristeza, mais um capítulo da luta da esquerda socialista para conquistar o poder absoluto, para impor aos indivíduos a sua ideologia violenta. No entanto, esse capítulo tem um fator peculiar: trata-se da velha esquerda que luta contra a tentativa de renovação, de mudança dentro da própria esquerda. É a velha esquerda que luta contra a nova esquerda. Parece que a nova esquerda está enfrentado um teste de sobrevivência na França. Se a nova esquerda fracassar na França o projeto de renovação da esquerda, em nível global, correrá sério risco de fracassar.    No entanto, para o cidadão comum, para o cristianismo e a velha Europa, pouco importante se será velha ou nova esquerda. A nova esquerda não passa de remendo novo em roupa velha, ou seja, ambas as esquerdas tem os mesmos objetivos muda apenas as formas de alcança-los.         





*Ivanaldo Santos é Filósofo, escritor, professor universitário e colunista colaborador do Blog Beraká.






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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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