É muito comum encontrar pessoas que tiveram a graça
de nascer em uma família católica, mas que ainda não fizeram uma opção
consciente pela sua fé, achando que tanto faz pertencer à Igreja Católica ou a
qualquer outra comunidade cristã, mesmo que seja protestante.
Afinal, por que somos católicos,
e não protestantes seguidores de Lutero?
Em primeiro lugar, é importante entender como e por
que os protestantes se separaram da Igreja Católica. O século XVI foi um período muito
difícil, principalmente por conta do fenômeno do “renascimento”, que foi o
retorno do paganismo à cultura da Europa. Com a tomada de Constantinopla pelos
turcos otomanos, muitas pessoas que viviam no Oriente vieram para o Ocidente,
levando manuscritos não só da filosofia clássica, como também da mitologia
grega. Imersos nas histórias e valores da Antiguidade pagã, os homens
dessa época , também os da Igreja , experimentaram um arrefecimento na fé. O
clero encontrava dificuldades para viver o celibato e era constantemente
envolvidos por jogos de poder, com preocupações políticas e mundanas, mais do
que com a própria salvação e do rebanho lhes confiados. Os reformadores protestantes, como Martinho
Lutero, João Calvino e Ulrich Zwinglio,
vendo a triste situação em que se encontravam os homens da Igreja, quiseram
empreender uma mudança, mas, no fim, acabaram mutilando a Igreja. Eles tentaram
fazer uma reforma prescindindo da fé apostólica de sempre da Igreja, e acabaram
criando um dualismo, pelo qual aceitavam apenas uma certa Igreja invisível, mas
rejeitavam qualquer instituição visível, que não passaria de criação humana.É por isso que os protestantes não ficam
escandalizados quando um pastor briga com outro e decide fundar outra igreja.
Para eles, Jesus veio a este mundo, deixou a sua mensagem, que está na Bíblia,
e todos estão entregues à sua própria interpretação das Escrituras. Segundo a doutrina do livre exame de Lutero:
Se não há nenhuma autoridade humana que interprete fielmente a Bíblia, então,
todos se tornam autoridades legítimas para interpretá-la; cada crente é o seu
próprio Magistério. Assim, a cada intérprete auto-autorizado da Bíblia, abre-se
uma nova igreja, sem nenhum escrúpulo se a interpretação está ou não, conforme
a doutrina dos apóstolos. Para entrar em contato com a Igreja invisível, que é
a única que existe, segundo os protestantes, ou eles recorrem aos carismas,
como fazem os pentecostais, ou à interpretação livre das Escrituras. Portanto,
segundo o protestantismo as “igrejas visíveis” existem tão somente para que as
pessoas congreguem e se ajudem mutuamente, mas nada disso é fundado por Deus,
senão pelos homens.
No fim, toda essa doutrina
protestante chega a um beco sem saída!
Pois, se tudo o que é visível não passa de invenção
dos homens, o que dizer das Escrituras que, tendo como autor último o Espírito
Santo, têm, no entanto, autores intermediários verdadeiramente humanos, de
carne e osso? O que dizer das Escrituras, principalmente o Novo Testamento, que
foram estabelecidas como verdadeiras justamente pela autoridade da Igreja
Católica, como diz Santo Agostinho: “Ego vero Evangelio non crederem, nisi
me catholicae Ecclesiae commoveret auctoritas (“Quanto
a mim, não acreditaria no Evangelho se não me movesse a isso a autoridade da
Igreja Católica” )? Ora, cortar da árvore do Credo a fé na Igreja é
serrar o próprio galho em que se está sentado.Para resolver o seu dilema, os protestantes
acabaram se dividindo em duas correntes principais. A primeira, mais
tradicional, crê que basta recorrer ao texto literal para se chegar à
verdadeira interpretação da Bíblia. A experiência histórica comprova que esse
método “realista” não funciona: milhares de protestantes ao redor do mundo interpretam
de forma diferente as Escrituras. Para aceitar como verdadeiro o livre exame,
ter-se-ia que admitir ou que Deus fala várias coisas divergentes entre si, o
que não é possível, ou que todos, mesmo com opiniões contrárias, falam a
verdade, o que é igualmente impossível, pois uma verdade não pode ser e não ser
ao mesmo tempo, ou seja, se uma está certa, a outra está errada,pois não posso
de dizer que claro e escuro é ao mesmo tempo a mesma coisa, ou que preto e
branco é uma coisa só.Por isso, o livre exame é muito difícil de se sustentar.Alguns teólogos, principalmente a partir do século
XIX, vendo a fragilidade dessa doutrina, procederam à investigação histórica e
científica das Escrituras, procurando identificar as interpolações, gêneros
literários e acréscimos presentes na Bíblia. Ao fazê-lo, porém, esqueceram-se
do todo coerente que são as Escrituras e fragmentaram-na em um “mosaico de
pequenas teologias”. Olhando de longe para uma redutiva figura de
“Jesus histórico”, perderam de vista a fé no Verbo que irrompeu na história dos
homens. Enquanto eles olham para um Jesus distante e pensam que, quanto mais o
tempo passa, menos precisos são seus apontamentos, nós, católicos, ao
contrário, à medida que o tempo passa, temos cada vez mais certeza de nossa fé.
Porque, ainda que os tempos, os lugares e os estilos mudem, uma só é a Palavra
que sai da boca dos santos e doutores da Igreja: Jesus. De fato, nós cremos que
a Palavra de Deus não é um livro, mas uma pessoa que “se fez carne e veio morar
entre nós”. Cremos também que essa realidade da Encarnação continua na Igreja,
que é o Corpo Místico de Cristo e o que garante a interpretação autêntica das
Sagradas Escrituras.Olhando para o organismo vivo da Igreja, para os
seus Concílios e Papas, para a vida dos santos e todos os seus ensinamentos, é
impossível não dirigir uma imensa ação de graças a Deus, por nos dar a graça de
ser como crianças no ombro de gigantes. Que alegria é ser católico e saber que
não é preciso inventar um novo caminho, mas já existe um, deixado por Cristo e
muito bem “pavimentado, iluminado e policiado” pelos santos e doutores da
Igreja de Deus.De fato, a verdadeira história da Igreja é feita
por esses homens e mulheres que devotaram toda a sua vida à vontade de Deus.
Muitos querem estudar a história eclesiástica, mas o fazem a partir das
personagens corruptas e pecadoras, que foram justamente as primeiras a trair a
Igreja. Ora, qualquer pessoa que se proponha a contar a história da própria
família, fá-lo-á narrando os episódios de quem entregou o seu sangue por ela ou
contando as histórias dos que a abandonaram? Quem se propõe a conhecer a
arquitetura, começa estudando os prédios que caíram ou os que deram certo? Do
mesmo modo, não se estuda a história da Igreja senão pela via dos santos e
mártires, que entregaram a sua vida por ela.A religião protestante, no entanto,
não acredita na santidade. Eles se recusam a crer que um ser humano possa se
santificar em vida ou mesmo ser invocado após a sua morte, ignorando que nada,
absolutamente, pode nos separar do amor de Cristo.Uma só é a Igreja de Cristo, e é aquela fundada por
Cristo e entregue a Pedro (Mateus 16,18) e não a Lutero 1.500 anos depois.Não
existem várias, apenas uma. Enquanto os próprios protestantes assumem que as
congregações a que pertencem são meras fundações humanas, nós, católicos,
cremos firmemente que a Igreja Católica é de instituição divina e que nenhuma
das fragilidades e dos pecados dos homens pode macular a sua santidade real,
concreta e visível nos Sacramentos, na doutrina e na vida de seus santos. E
cremos que esse organismo vivo existe e continuará a existir até o fim dos
tempos, porque “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.Não creio portanto,
que alguém que se auto defina como ex católico que algum dia tenha sido verdadeiramente
católico e conhecedor da sã doutrina da Salvação Católica Apostólica Romana,
coluna e sustentáculo da verdade (I Tim 3,15),depõem desta forma, falsos
testemunhos dizendo que encontraram a salvação em alguma “igreja evangélica”.Os verdadeiros católicos já encontraram Jesus e a Salvação na Igreja que
Ele mesmo nos deu (conf. Mateus 16,18), e não podem abandonar a Comunhão com
Deus, seu Criador e Salvador, a não ser que nunca tenham comungado, de fato,
com a fé apostólica de Senhor Jesus Cristo revelada aos apóstolos e seus
legítimos sucessores.
Enumeramos abaixo apenas algumas
incoerências sobre a afirmação protestante em dizerem que “pregam unicamente a Cristo e não Igrejas,
religião, ou doutrinas”!
1)-O princípio
protestante e não bíblico ensinado por Lutero de “só a Bíblia” (Sola Scriptura):
Nada
mais falso do que esse princípio. Os cristãos do primeiro século não dispunham
de Bíblia. E nem os cristãos dos séculos seguintes. Na verdade, os cristãos só puderam
contar com a Bíblia para consulta, como hoje, muitos anos depois da invenção da
imprensa, que só aconteceu no ano de 1455. E detalhe: Ela não
caiu do Céu já prontinha com Zíper e tudo, como pensam os protestantes,
levaram-se séculos de debates, com inclusão e exclusões de livros, até ela chegar ao
atual formato, quando nem ao menos existia protestantismo. A formação do cânone
bíblico se deu gradualmente. Foi formado num período aproximado de 1 500 anos.
As descobertas do mar Morto e Massada mostram que entre os antigos judeus ainda
não havia um cânon bíblico fixo ou instituído, que só veio depois do século I a
criar corpo, e mesmo assim com muitas divergências. Estudiosos como Leonard
Rost, dizem que o Cânone Hebraico de 39 livros, só foi realmente fixado no
Concílio de Jâmnia em 100 d.C., embora nesse mesmo concílio livros como o de Ester,
Daniel, Cântico dos Cânticos, ficaram de fora do cânon, que só veio a ser
fixado mesmo no século IV.Leonard Rost afirma que tais decisões demoraram muito
para serem aceitas e até hoje não tiveram aceitação em muitas comunidades
judaicas; como o caso dos judeus do Egito, quem tem um cânon semelhante ao
católico e ortodoxo.O
Concílio Judaico de Jâmnia rejeitou todos os livros e demais escritos e
considerando-os como apócrifos, ou seja, não tendo evidências de inspiração por
Deus e fonte de fé, tanto quanto da verdadeira autoria. Houve muitos debates
acerca da aprovação de certos livros, como Ester e Cântico dos Cânticos,
conforme registro da Mishná. A tese de que o trabalho desse Concílio foi
apenas ratificar aquilo que já era aceito pela grande maioria dos judeus
através dos séculos, carece de fundamento científico e é rejeitada pela
majoritariamente pelos especialistas.Até
os primeiros quatro séculos, na igreja antiga, não havia um parecer oficial
sobre o cânon do Antigo Testamento. As opiniões eram muito diversas. Pais da
Igreja como Melito, Cipriano e Rufino de Aquileia postulavam pelo Cânon
Hebraico (com 39 livros, excluindo os deuterocanônicos). Já Ireneu, São Justino
e Santo Agostinho defendiam o Cânon Alexandrino (com 46 livros, incluindo os
Deuterocanônicos). Jerônimo começou negando a canonicidade dos
Deuterocanônicos, embora os tenha incluindo em sua Vulgata. Escritos seus
posteriores mostram que esta sua posição inicial foi revista, é o que se
verifica em sua Carta a Rufino e outra a Paulino, Bispo de Nola.No final do século IV, Concílios
Ecumênicos reafirmaram o cânon alexandrino. É o caso dos concílios de Roma (382
d.C., dando origem ao cânon damasceno), Hipona I (cânon 36, 393 d.C.), Cartago
III (cânon 47, 397 d.C), Cartago IV (cânon 24, 417 d.C.) e Trullo (cânon 2, 692
d.C.). Um documento conhecido como Decreto Gelasiano (496 d.C.) também opta
pelo cânon alexandrino.As igrejas orientais também fizeram sua opção pelo cânon
alexandrino, adotando a Septuaginta como a versão oficial do Antigo Testamento.Desta
forma, depois do século IV, o cânon alexandrino havia obtido aceitação ampla em
toda a Igreja: no Ocidente com as versões da Vetus Latina e a Vulgata e no
Oriente com a Septuaginta.No início do século XV, um grupo dissidente da Igreja
Copta (de crença monofisista), conhecidos como "jacobitas",
questionou o cânon alexandrino entre outras coisas. Em 1441, o Concílio
Ecumênico de Florença, através da bula Cantate Domino (4 de fevereiro de 1442)
reafirmou o caráter canônico do cânon alexandrino.Com
a Reforma Protestante em 1540, Lutero voltou a questionar o caráter canônico
dos Deuterocanônicos do Antigo e trechos e livros Novo Testamento como a carta
aos Hebreus, Tiago - II Pedro - II João - III João - Judas - Apocalipse de
João, negando inclusive seu caráter eclesiástico, pois para ele estes livros
eram contrários à fé. Em 1545, foi convocado o Concílio de Trento,
que novamente reafirmou o caráter canônico do cânon alexandrino através do
Cânone de Trento.No
início, não houve consenso entre os protestantes sobre o cânon do Antigo e Novo
Testamento. O rei Jaime I da Inglaterra, responsável pela famosa tradução KJV
(King James Version), defendia que os Deuterocanônicos deveriam continuar
constando nas bíblias protestantes. Logo depois a Igreja Ortodoxa Russa
resolveu deixar como facultativa a aceitação ou não do cânon alexandrino. Segundo o historiador da igreja
primitiva, o bispo Eusébio de Cesareia (século IV), os apóstolos e os
evangelistas nunca tiveram em mente deixar qualquer coisa por escrito (note que
a grande maioria dos apóstolos nada escreveu), quando o fizeram foram forçados
por situações especiais, como a impossibilidade de se encontrar com alguma
comunidade, por exemplo.
FATO: SEM A IGREJA CATÓLICA NÃO EXISTIRIA O NOVO TESTAMENTO!
Como
no Antigo Testamento, a tradição cristã afirma que homens inspirados por Deus
escreveram aos poucos os livros que compõem o cânone do Novo Testamento. No ano
100 d.C., todos os 27 livros canônicos do Novo Testamento estavam escritos,
porém não havia ainda uma lista autorizada dos livros que o compunham. Assim
como o cânon do Antigo Testamento, o cânon do Novo Testamento levou muitos
séculos para ser fixado. Em nenhum escrito do Novo Testamento consta uma lista
autorizada dos livros que devem ser considerados sagrados. Somente em II Pedro
3,15-16, o Apóstolo Pedro afirma que os escritos do apóstolo Paulo de Tarso são
escrituras sagradas, mas não os relaciona e nem informa quais seriam os outros
livros sagrados.A
referência mais antiga que se tem sobre o cânon do Novo Testamento se encontra em
um manuscrito descoberto pelo sacerdote italiano Ludovico Antonio Muratori no
século XVIII, datado do século II. Por causa do nome de seu descobridor, este
documento ficou conhecido como Cânon de Muratori. Neste escrito estão
relacionados os quatro evangelhos, as cartas paulinas , a Epístola de Judas e I
e II João e o Apocalipse. Não são relacionadas as epístolas aos Hebreus, de
Tiago e nem I e II Pedro.Muitas
controvérsias existiram para se reconhecer o caráter canônico de livros como
Hebreus, Tiago, Judas, Apolocalipse, II e III João e II Pedro. Por esta razão
alguns estudiosos os chamam de Deuterocanônicos do Novo Testamento. Da mesma
forma, outros livros já estiveram no cânon Novo Testamento, porém depois foram
rejeitados. É o caso da Primeira Carta de Clemente aos Coríntios (século I) e o
Pastor de Hermas (século II). São os chamados antilegomena. A
lista completa dos livros do Novo Testamento conforme existe hoje aparece pela
primeira vez na Epístola 39 de Santo Atanásio de Alexandria para a Páscoa de
367 d.C.Esta mesma lista foi confirmada por documentos posteriores como o
Decreto Gelasiano, e os cânones dos concílios de Hipona, Cartago III e IV.A
definição oficial dos livros do Novo Testamento, realizado pela Igreja
Católica, no século IV quando São Jerônimo realizou a compilação completa da
bíblia, acabou com os questionamentos sobre a canonicidade dos livros
deuterocanônicos do Novo Testamento, questão esta que só reapareceria com o
surgimento da Reforma Protestante, onde através do Concílio de Trento, no
primeiro período (1545-48), a Igreja se viu obrigada a reafirmar através de decretos
baseados nos concílios anteriores, o cânon sagrado do Novo Testamento, também
com os 27 livros que temos hoje. Durante
a Reforma Protestante, Martinho Lutero demonstrou dúvida quanto à autoria e
canonicidade de alguns livros do Novo Testamento: Hebreus, Tiago, Judas e o
Apocalipse. No entanto sem mais evidências da não autenticidade da mensagem, ao
traduzir o Novo Testamento para o alemão em 1522, Lutero traduziu esses livros
perfazendo ao todo 27 livros que temos hoje. Então, será que o Senhor Jesus
esperaria quase um milênio e meio para revelar sua verdadeira doutrina
para o mundo? Se assim fosse, Ele teria mentido, pois disse antes de partir
para o martírio que estaria com a sua Igreja até o fim do mundo (conf. Mateus
28, 19-20).Para que a Bíblia
fosse a única fonte de revelação, como afirmam os protestantes, seria no mínimo
necessário que ela mesmo se proclamasse assim em algum lugar, o que não é o
caso, pelo contrário. A Bíblia
diz que a Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade (1 Tim 3, 15), e não as
Escrituras. A Bíblia diz que as Escrituras são ÚTEIS para
instruir, mas nunca diz, em versículo algum, que somente as Escrituras instruem, ou que só o que as
Escrituras dizem é que vale como base para a fé. Isso é uma
invenção humana sem nenhum fundamento. E a Bíblia também diz que devemos
guardar a Tradição (conf. 2 Tessalonicenses 2, 15 e 2 Tessalonicenses 3, 6,
entre outros), porém, contrariando a Bíblia, os
“evangélicos” rejeitam a Tradição.
2)-O princípio
protestante não bíblico de “Só a fé salva”
A mesma Bíblia ensina
que a fé sem obras é morta, na Epístola de Tiago (2, 14-26). A mesma Bíblia
ensina que o cristão deve perseverar até o fim para ser salvo (Mt 24, 13). E
ainda acrescenta que seremos julgados, todos,
por nossas ações boas ou más. Existem várias passagens que dão
conta de um julgamento futuro e, sendo assim, é falso que alguém aqui na terra
já esteja salvo só porque “aceitou Jesus”. Não basta ir à frente de uma
assembleia e levantar o dedo dizendo
“Aceito Jesus como meu Senhor e Salvador” para ganhar o Céu.
Não, não. É preciso muito mais do que isso. Conversão não é da boca para fora:
é preciso que cada um tome a sua cruz e siga o Senhor, que, aliás, nunca prometeu prosperidade para
quem o seguisse. Portanto, é totalmente mentirosa a afirmação de que
basta ter fé para ser salvo. Ora, se bastasse a fé para ser salvo os demônios estariam
salvos, pois eles também creem! (Tiago 2, 19).
3)-Embora Lutero seja o fundador de todas as
igrejas evangélicas que existem hoje, "por que os protestantes não são todos
luteranos?"
Ora se os
protestantes reconhecem que Lutero é um
homem falível, como é possível a um “evangélico” ter tanta certeza de que os
princípios que ele inventou sejam dignos de confiança absoluta, e até mais do que o que ensina a única
Igreja que tem mais de 2.000 anos e instituída diretamente por Jesus Cristo?(Mateus
16,18).O próprio Lutero contestou o Papa de sua época, e
decretou que não se deve confiar num sacerdote. Mas ele mesmo era um
ex-sacerdote católico. Então,
se ele mesmo se descarta como pessoa confiável, quem é tolo o suficiente para
dar crédito ao que ele disse ou escreveu?
4)-Uma denominação evangélica não é igual a outra
em matéria de fé! Isso é fato pois:
Umas batizam
crianças, outras não;
Umas admitem o
divórcio, outras o repudiam;
Umas aceitam mulheres
como “pastoras”, outras não;
Umas praticam a
“santa ceia”, outras não;
Umas ensinam que
devemos guardar o sábado, outras não;
Algumas ensinam a
teologia da prosperidade, outras a repudiam;
Por aí vai… Tem “bispo evangélico” por aí
defendendo até o aborto, só porque a Igreja Católica é (claro) contra! É
comum ouvirmos frases como estas: “Nesta ‘igreja’ está o verdadeiro caminho”,
ou “Deus levantou este ministério” ou ainda “a tua vitória está aqui”. Mais
comum ainda é os “pastores” dizerem que as igrejas deles são “ungidas”… Ora,
se todas essas igrejas ditas “evangélicas” são tão diferentes entre si, e a Verdade é uma só, como é
possível um “evangélico” ter certeza que está na caminho certo, ou que o seu
“pastor” está pregando a “Verdade”, se existem tantos outros “pastores” (que
também dizem seguir a Bíblia e afirmam que são “ungidos”) que discordam dele e de seu ensino?
5)-Cada membro da Igreja Protestante pode
interpretar a Bíblia do jeito que quiser, segundo a tese protestante de Lutero da livre interpretação!
Mas todos nós sabemos
que os protestantes não concordam com outro protestante coisas. Muitas vezes divergem
entre si mais do que convergem. Se cada qual interpreta a Bíblia do seu jeito,
e nem poderia ser diferente, então, como é possível um “evangélico” ter a
certeza de que está certo na sua interpretação? E por quê meu Deus, por quê apenas a
interpretação da Igreja Católica é que está totalmente errada, em tudo? Essa
é a mais cruel de todas as incoerências das “igrejas” ditas “evangélicas”:
praticamente todas elas se reservam o direito de criticar umas às outras, mas todas são unânimes em criticar a
Igreja Católica! O mais incrível é não percebem que, agindo
assim, estão cumprindo as profecias bíblicas do próprio Senhor Jesus Cristo perseguindo desta forma os verdadeiros Católicos: “Sereis odiados de todos por causa do
meu Nome” (Lucas 21, 17); “Bem
aventurados sereis quando, mentindo, disserem toda espécie de mal contra vós,
por amor ao meu Nome” (Mateus 5, 11-12).
Nos acusam de
idolatria, mas os pastores e seus membros se ajoelham e se prostram diante de
réplicas da Arca da Antiga Aliança, porém, eles não chamam esses pastores de
“idólatras”. Só os católicos são chamados assim. Eles idolatram até
lencinhos embebidos no suor de alguns pastores mas não acham que isso é
idolatria. Em algumas denominações, acontece a distribuição de lembrancinhas,
sabonetinhos para espantar “olho gordo”, vidrinhos de óleo “ungido”, “rosas
consagradas”, etc, etc… Mas nada disso, para eles, é idolatria. Somente os
católicos é que são idólatras. Todos pensam assim, porque todos sofreram a
mesma lavagem cerebral, que é muito difícil de reverter. A interpretação pessoal da Bíblia por cada “crente” e “pastor” afronta
claramente a Bíblia. De acordo com a santa Palavra de Deus, interpretação
alguma é de caráter individual. Examinar a Bíblia não é o mesmo que interpretá-la! Posso examinar uma pessoa e lhe
informar que encontrei uma mancha na sua pele. Mas o diagnóstico deve ser feito
pelo médico, e não por mim, que sou leigo.
6)-Placa de
“Igreja não importa” e “igreja não salva”!
Todo “crente” diz em
alto e bom som: “Igreja não salva ninguém”. Ora, se igreja não salva ninguém e cada um pode interpretar
a Bíblia pessoalmente, para quê frequentar alguma denominação? Quando
ocorre algum escândalo envolvendo algum “pastor”, o crente também diz: “Olha
para Jesus e não para o pregador”. Mas se o pregador ensina tolices e
princípios contrários ao verdadeiro cristianismo, por que eu deveria ouvir o
que ele diz? Não é possível “olhar para Jesus” assim. Pelo contrário, isso só
vai colocar em risco a minha alma! Se cada crente pode interpretar pessoalmente
a Bíblia, se “igreja” não salva ninguém e o pastor não é confiável (ele é só um
homem falível), então por que os “evangélicos” continuam dando tanto crédito
aos pregadores?
7)-Evangelização ou PROSELITISMO?
E se cada um de fato
pode interpretar a Bíblia a partir da sua leitura pessoal, que conta com a assistência
do Espírito Santo, por que ao invés de pregar não se imprimem Bíblias e se
distribui à população? Ora, se basta ter fé para ser salvo e se cada um pode
ser o próprio intérprete da Bíblia, para que servem as denominações, os cultos,
os “pastores”, as pregações, livros, CDs e DVDs? Ao invés dos milhões em
dízimos e ofertas, que sustentam toda uma estrutura que é desnecessária (afinal
todos os que crerem já estão salvos…), por que não reunir esses recursos e
construir gráficas e mais gráficas para a impressão de Bíblias e distribuí-las
para todos aqueles que não conhecem Jesus? Eu digo porquê: porque os “pastores” se encarregam de passar a sua
interpretação pessoal da Bíblia aos ingênuos que os seguem. E essa
interpretação é deturpada e não tem nada a ver com a Mensagem original nos
Evangelhos. Os “evangélicos” pensam que
entendem a Bíblia, mas na verdade tudo o que eles conhecem é a interpretação
pessoal deste ou daquele “pastor”.
8)-Se cada protestante pode interpretar a Bíblia e
se todas as interpretações estão corretas, mesmo que sejam todas diferentes
entre si, por quê
só a interpretação católica está errada?
Ora isto é uma contradição, pois se a Bíblia só pode ser interpretada se
a pessoa está sob o rótulo de “evangélico”, nesse caso, o que salva não é a fé,
é o rótulo. E se for assim, ao contrário do que eles afirmam, a placa da igreja
ou o rótulo de “evangélico” é que salva. Pela visão
protestante, milhares e milhares de denominações estão corretas nas suas
interpretações bíblicas, mesmo que sejam diferentes entre si. Todas elas estão
certas e apenas uma está errada, que seria a Igreja Católica. Justamente a
primeira igreja que existiu é que não conta com a assistência do Espírito
Santo. Nesse caso, Jesus mentiu quando disse que os portais do inferno não
prevaleceriam contra a Igreja (Mat 16, 18) pois o inferno teria triunfado
contra a Igreja Católica, e também quando disse que estaria com a sua Igreja
até o fim do mundo: Ele só se faz presente para quem carrega o rótulo de protestante
e segue a interpretação da bíblia conforme Lutero. A oração do Pai Nosso
é bíblica. Foi ensinada pelo Senhor Jesus. O “evangélico” a repudia. Por quê?
Para não parecer católico! O “crente” protestante jura defender a Bíblia, mas é
o primeiro a não obedecê-la. Ele decidiu que não irá recitar o Pai Nosso e fim
de papo. E pior. Quem o faz está errado, ainda que esteja obedecendo à Bíblia.
O crente se acha melhor do que Jesus. Jesus fez a oração do Pai Nosso e
orientou os apóstolos a rezarem desta forma, mas o “evangélico” acha errado.Com relação a Maria, Isabel,
que ficou cheia do Espírito Santo com a visita de dele e chamou-a de “mãe do meu Senhor”. O crente
protestante a chama de “mulher como outra qualquer”.Isabel, recebeu o Espírito
Santo com a chegada de Maria, grávida de Jesus Cristo, Deus Todo-Poderoso.
O
“evangélico” fica cheio de ira quando se menciona o nome de Maria, muito estranho
isto. João Batista estremece no ventre de Isabel ao ouvir a voz de Maria. O
crente se enfurece quando ouve o nome Maria. A Bíblia diz que Maria será chamada
de bem aventurada por toda as gerações. O crente a chama de mulher pecadora
como qualquer outra.O protestante rasga os Textos Sagrados. E jura defender a
Bíblia. Seguem o que querem e desprezam o que não lhes interessa.O crente
acredita no que deseja. E rejeita tudo que é católico. Sempre dois pesos e duas
medidas.O pastor falou que teve uma visão e todo mundo engole. Nessa hora o
“biblicamente” ou “a Palavra de Deus” não tem qualquer importância.
9)-Pergunta-se:
Jesus fundou o quê? Uma Igreja? Uma religião? Uma doutrina? Ou Jesus não inaugurou nada?
Se Jesus não fundou nada, o que significam as
palavras: “Sobre ti edificarei a minha igreja” ?(Mateus 16,18).Se Jesus fundou
a Igreja Católica sobre Pedro, por que você protestante não adere a ela?
10)-A salvação uma vez “obtida” pode ou não ser
perdida? Uma vez salvo, salvo para sempre?
Se você acha que salvação não pode ser perdida,
pergunta-se: Se todos estão salvos e salvação não pode ser perdida, e é fato que uns chamam
aos outros de hereges, inclusive gerando inúmeras e contínuas divisões, podemos
dizer que heresia não condena ninguém ao inferno ?Se heresia não leva ninguém
ao inferno, podemos dizer que não faz diferença o Cristo que se prega ou o
Cristo que se pretende seguir? Se heresia não condena ninguém e a salvação está
restrita aos grupos protestantes, ainda que escandalosamente divergentes entre
si, podemos dizer que o importante para a salvação é tão e somente levantar o
dedo em qualquer denominação protestante e “aceitar” Jesus ?Se todos estão salvos a partir do “aceitar” Jesus, por que precisam de
pastores, templos, cultos, pregações, dvd’s, música Gospel e dízimos ? O que
pode ser mais importante do que a salvação ?Se a salvação não pode ser perdida, estando todos os grupos protestantes
salvos, independentemente do cristianismo que abraçaram, que diferença faz
pagar ou não dízimos ? Escutar ou não música Gospel?Alguém fica mais ou menos
salvo se praticar ou não todas estas coisas ?
11)-O grupo que se auto denomina “Sem
Igreja” se diz salvo também porque aceitaram Jesus! E você o que acha? Eles estão salvos ou
condenados?
Se os “sem igreja” estão salvos, tal como aqueles
que frequentam denominações, podemos dizer que igrejas protestantes não servem
para nada já que não são essenciais para a salvação ?O mesmo grupo dos “Sem
Igreja” justifica sua decisão em função de que constatou diversas heresias nas
milhares de denominações protestantes. Pergunta-se: Os “Sem Igreja” tomaram a
decisão correta em abandonar as igrejas por suas práticas heréticas ? E os que permaneceram nas igrejas que praticam heresias ? Estão salvos ou
condenados ?Qual dos grupos está salvo ? Os “Sem Igreja” ou os “Com milhares de
Igrejas”? Qual dos grupos está interpretando a Bíblia corretamente ?Se nem todos estão interpretando corretamente a
Bíblia, seria correto para um protestante afirmar que nem todos são assistidos
pelo Espírito Santo quando fazem a leitura da Bíblia ?Como o protestante distingue quem está ou não sendo assistido pelo Espírito
Santo ?Qual é o critério bíblico para que se faça tal distinção ?Quantos
Espíritos Santos existem ? Pode um mesmo Espírito Santo dar a cada denominação
ou cada crente teologias e direções diferentes ?
12)-Por que fundam tantas igrejas se eles
mesmo dizem que igreja não salva ninguém ?
Se todos dizem que Lutero foi necessário para
consertar os “erros” do catolicismo, por que todos estes grupos não permaneceram
com Lutero ?
Lutero foi levantado por DEUS ou pelo Diabo ?
Se foi por DEUS, por que não permaneceram com Lutero ?
Se foi pelo Diabo, por que lhe dão ouvidos e o têm por mestre e ídolo ?
Se alguns dizem que mesmo antes de Lutero já
existiam grupos que se opunham a “opressão” da Igreja Católica e segundo a tese
protestante tais grupos representam a Igreja primitiva, pergunta-se: Como é possível a Igreja primitiva, que não tinha Bíblia, gritar em alto e
bom som o dogma de Lutero “Só a Bíblia”? Como é possível aos que se dizem
representantes atuais da igreja primitiva utilizarem a Bíblia como única fonte
de revelação se o Novo Testamento não existia no tempo da Igreja primitiva? Como é
possível como vimos acima, que foi a Igreja Católica que confirmou os atuais
livros do Novo Testamento, e os que se dizem representantes da igreja primitiva
aceitarem a Bíblia de Lutero que foi produzida a partir da Bíblia produzida
pela Igreja Católica que seria a Grande Babilônia ?Se todos os grupos, crentes e denominações
são inspiradas pelo Espírito Santo na leitura da Bíblia, pergunta-se: Por que tantas divisões e doutrinas
diferentes ?Por que precisam de pastores se cada um pode interpretar a
Bíblia pessoalmente com a “assistência” do Espírito Santo ?Portanto, pela tese
protestante, é prudente que não se dê ouvidos ao pregador ou palestrante, mas
que cada qual faça a sua leitura particular da bíblia.
13)-Pergunta-se ainda: Como o protestante sabe que a Bíblia é a
única fonte de revelação se a própria Bíblia nada fala a respeito ?
Onde está na Bíblia a definição de que a Bíblia protestante é a Bíblia que se
deve seguir ?Onde está na Bíblia a definição de João Ferreira de Almeida como
tradutor insuspeito e infalível? De onde o protestante parte para ter certeza de
que sua Bíblia está correta em número de livros, aqueles que são inspirados são
realmente os corretos? Quem definiu estes livros? Como pretende o protestante convencer a um católico esclarecido e estudioso de sua doutrina, se ele mesmo começa sua pregação dizendo que não há um homem
infalível em matéria de fé e doutrina, e, portanto, ele acaba negando a si
próprio ?E se conforme os protestantes não há homens infalíveis em matéria de
fé e doutrina, por que os protestantes confiam nos conceitos e doutrina de
Lutero, que é a base do Protestantismo?
Considerando que a Bíblia diz em I Tim 3,15 que a
Igreja é coluna e sustentáculo da verdade, portanto, sem a coluna e
sustentáculo a verdade não se firma, pergunta-se: De que Igreja a Bíblia
está falando ?Por que ao mesmo tempo que a Igreja é coluna e sustentáculo
da verdade o protestante a considera como desnecessária para a salvação ? Se a
igreja em questão é a tal da igreja “invisível” criada pelos protestantes,
pergunta-se onde está o texto bíblico que define a Igreja invisível ?Se a igreja invisível é a reunião de todos aqueles que creem em Jesus Cristo,
pergunta-se por que apenas os católicos estão fora desta igreja invisível se a
Bíblia nem mesmo define aqueles que dela fazem parte ?
Marque com um (x) aquele que prega o Cristo
verdadeiro:
( )O pregador do aborto?
( )O pregador
que anuncia a teologia da prosperidade?
( )O
pregador que prega o “ministério” do patrocínio, a determinação bíblica e o
débito automático?
( )O
pregador do trízimo, ofertas, carnês e campanhas?
( )O
pregador do divórcio?
( )O
pregador do casamento entre pessoas do mesmo sexo?
( )O
pregador que diz que Cristo virá ainda mais duas vezes à terra?
( )O
pregador que diz que o batismo não é necessário?
( )O
pregador que diz não existe Trindade e que Cristo não é Deus?
( )O
pregador que diz que a alma não ressuscita e não fica consciente após a morte
mas, tirando uma soneca?
Qual deles é seu “irmão” em Cristo ?Se você fosse
obrigado a escolher, você ficaria com alguma destas igrejas ou com a Igreja
Católica de Santo Agostinho e São Tomás Aquino com seus 2.000 anos, concílios e
mais de duzentos e tantos papas ?Se você fosse alguém que procurasse viver retamente a Palavra de DEUS e frequentasse
uma denominação protestante séria e tivesse que chamar alguém de irmão em
Cristo, qual dos candidatos abaixo mereceria este título ?
1)- Um católico praticante que leva uma vida santa ?
2)- Um membro de uma igreja que pratica a teologia
da prosperidade e só pensa em uma vida fácil, abençoada e sem tribulações?
3)- Um membro de uma igreja que casa pessoas do
mesmo sexo?
14)-Sobre Lutero, veja o
que ele disse e responda ao final:
“Eu estou, da manhã à
noite, desocupado e bêbado. Você me pergunta por que eu bebo tanto, por que eu
falo tão galhardamente e por que eu como tão frequentemente? É para pregar uma
peça ao diabo que se pôs a me atormentar. É bebendo, comendo, rindo, nessa
situação, e cada vez mais, e até mesmo cometendo algum pecado, à guisa de
desafio e desprezo por Satanás, procurando tirar os pensamentos sugeridos pelo
diabo com o auxílio de outros pensamentos, como, por exemplo, pensando numa
linda moça, na avareza ou na embriaguês, caso contrário ficarei muito raivoso.”
(Lutero - Marie Carré, Jai choisi lunité
– D.P.F., 1973, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi , Daniel Raffard
de Brienne 1983).”
“Cristo cometeu
adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João.
Não se murmurava em torno dele: “Que fez, então, com ela?”, depois com
Madalena, depois com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente.
Assim Cristo, tão piedoso, também teve de fornicar antes de morrer.” (Tischreden, nº 1472, ed. Weimer, 11,
107)”.
“Quem não crê como eu é
destinado ao inferno. Minha doutrina e a doutrina de Deus são a mesma. Meu
juízo é o juízo de Deus” (Weimar, X, 2
Abt, 107)
Conhecendo agora alguns dos mais famosos
apontamentos de Lutero, seria possível afirmar que Lutero era um homem comum
sujeito a erros e pecados ? Se é possível a Lutero cometer erros, como ele mesmo afirmou que ninguém é infalível, e cometeu alguns bem graves, seria lícito supor
que ele também pudesse cometer equívocos em sua avaliação sobre a Igreja
Católica e seus dogmas? Não seria mais prudente a qualquer
protestante antes de criticar e caluniar a Igreja Católica conhecer não só as
obras de Lutero, fundador do protestantismo, mas também procurar conhecer um
pouco mais de catolicismo em fontes neutras?
15)- Sobre a leitura da
Bíblia, pergunta-se:
Se todos os crentes estão salvos e
salvação não pode ser perdida, independentemente do Cristo que se segue e da
interpretação bíblica que cada um faz, perguntamos que diferença faz ou não ler
a Bíblia? Se tanto faz ser ou não herege, bastando ter
aceitado a Jesus em tempo protestante para alcançar salvação, que diferença faz
conhecer ou não a Bíblia ? Que diferença faz segui-la ou não ?
16)-Sobre a Eucaristia que somente os
católicos praticam, o que significam as palavras de Jesus: "Minha carne é
verdadeiramente comida. Meu sangue é verdadeiramente bebida?"
-Você ficaria com o ‘verdadeiramente’ de Jesus
Cristo ou com o ‘relativamente’ dos pastores protestantes ?
-Onde está na Bíblia que o verdadeiramente de Jesus Cristo significa que
verdadeiramente não é verdadeiro ?
-Você ficaria neste caso com Jesus Cristo, ou com
pregador protestante ?
17)-Você já leu na bíblia a
profecia que diz que Maria seria proclamada Bem Aventurada por todas as
gerações?
Você acha que "Bem Aventurada" significa que ela pode ser desprezada e taxada de
impura, uma qualquer, entre outros apelidos ? É nisto que você acredita ?Em Genesis a Bíblia diz
que DEUS poria inimizade entre os descentes da mulher e os descendentes da
serpente. Pergunta-se que mulher é esta
que foi descrita em Genesis ?Você protestante é descendente desta Mulher do Gênesis, ou não ?Se você não é descendente de Mulher e não aceita Maria, você é descendente de
quem, se a Bíblia é clara? Todos nós somos descendentes de alguém. E a Bíblia só
nos trás duas opções: Ou somos descendentes da mulher ou somos descendentes da
serpente.
18)-A Bíblia diz que não
haverá perdão para o pecado contra o Espírito Santo. A Bíblia fala precisamente
em blasfêmia. Pergunta-se: o que é a
blasfêmia contra o Espírito Santo ?
Em que situações seria possível blasfemar contra o
Espírito Santo? Você pode explicar isso pela Bíblia ? Você sabe o que é e quais são os pecados contra o Espírito Santo ? Você leu em algum
livro? Tá na bíblia estes pecados, ou foi algum pastor que te disse?...Então você está me dizendo que para conhecer os pecados contra o Espírito Santo
você teve que sair da Bíblia ?
19)-Jesus deu poder aos apóstolos para
perdoar e reter pecados de outros. O texto é claro! O que significa então para você reter pecados ?
Você aceitaria que um apóstolo só pode reter pecado
de alguém se este vier a lhe confessar ?É possível algum apóstolo perdoar ou
reter pecado de outro sem conhecê-lo ? E por que você não se confessa a um
ministro ordenado legitimamente por Deus ?
20)-Lutero e muitos protestantes contradizendo-se
e descredenciando tudo aquilo que eles próprios defendem, chegam ao extremo
absurdo quando afirmam que será salvo quem melhor interpretar a Bíblia!
Depois de tão eloquente sacrifício na cruz é como
se Jesus viesse a nos dizer: “Vire-se ! Trate de ler a Bíblia que será produzida
algum dia por Lutero 1.500 anos depois de mim. Leia, interprete e faça suas
escolhas! Escolha denominações, doutrinas e pastores. E quem não puder ler ou
entender que se dane!” - Perguntamos: Quem salva afinal? É
Jesus ou a nossa Inteligência ? Somos salvos por méritos próprios a partir da
nossa “melhor” interpretação? Para que serviu o
sacrifício de Jesus na Cruz se no final cada qual deve interpretar e julgar
todas as coisas por si só ?
21)-Dizem os protestantes
que não foi Cristo sobre Pedro, mas Constantino que fundou a Igreja Católica.
Negam que a Igreja Católica tenha sido fundada pelo Senhor Jesus Cristo. Dizem
ainda os protestantes que Lutero foi um homem levantado por DEUS para corrigir
os erros do Catolicismo.
(foto reprodução)
Ora, se a Igreja Católica é obra de homens, como é possível ao protestante
abraçar a reforma protestante de Lutero 1500 anos depois como divina? e qual
destas contraditórias igrejas como vimos acima é que é a verdadeira? E se
Lutero surgiu no mundo 1.500 anos após o início da era cristã, você realmente
acredita que Jesus Cristo esperou tanto tempo para instituir sua igreja na
terra ? É nisto que você acredita ?
(foto reprodução)
22)-Você acredita que o mundo ficou sem
cristianismo e sem igreja por 1.500 anos ? E de onde partiu a Bíblia de Lutero
se não havia cristianismo por 1.500 anos?
E se a Igreja Católica tivesse aderido as teses de Lutero? ou seja, renunciado
ao papado, tirado os livros da bíblia que Lutero não gostava, e interpretando
também a bíblia livremente, por certo não haveria bíblia protestante. Como
seria possível a você ter em mãos o Novo Testamento que não fosse este atual que
você tem em mãos e definido pela Igreja Católica? Como afirmar então que a
Igreja Católica está errada?
23)-Imagine agora que se não
tivesse ocorrido reforma protestante alguma, e a Igreja católica tivesse acatado todas as heresias de
Lutero. Pergunta-se: de que igreja você
faria parte hoje em dia ?
Você iria me dizer que pertence a uma igreja
anterior a Lutero ? Qual ? Que provas históricas você pode apresentar? Embora a Bíblia proíba divisão, o protestante acredita que Lutero tinha o
direito de fazer o que fez. Lutero contestou o catolicismo. Calvino contestou
Lutero. Outros contestaram Calvino. Outros contestam Macedo, outros contestam
Soares e outros contestam Batistas, Adventistas, Anglicanos, pentecostais ou
neopentecostais. Pergunta-se: Considerando que uns podem contestar os outros, nós católicos
estamos autorizados a não aderir às teses protestantes? É lícito a nós, ou,
apenas os protestantes podem se auto contestarem e chamarem uns aos outros de
hereges?
24)-Se algum protestantes nos convencer de entrar
para o protestantismo, qual das mais 50.000 denominações protestantes deveremos
abraçar ?
-As que batizam, ou as que não batizam ?
-As que acatam o divórcio, ou àquelas que o repudiam ?
-A Que se ajoelha e cultua a arca da aliança ?
-A qual delas devemos aderir de maneira que não sejamos chamados de hereges
pelas outras denominações protestantes?
25)-Para finalizar, vamos
falar das boas obras da fé (e não da lei Mosaica)?
O protestante diz praticamente que as obras não servem para nada. Lutero disse
que o texto de Tiago é palha morta! Pergunta-se:Protestante, você concorda com Lutero quando ele diz que é “palha
morta” o texto de Tiago que ensina que a Fé sem obras é morta ?
O que Jesus quis dizer quando afirma: “A verdadeira
religião é visitar órfãos e viúvas” ?
O que significa o que Jesus disse: “Tive fome e me destes de comer, tive sede e
me destes de beber?..."
Você realmente acredita que a assistência aos mais necessitados é coisa apenas
para os governos, e que os Cristãos não devem se meter com isto?
A que conclusão você
chegou?
Os protestantes realmente pregam unicamente a Cristo?, ou as doutrinas heréticas,
duvidosas, inconstantes e divididas de Lutero ?
"As Igrejas Protestantes têm apenas: canções, louvores,
adorações, orações, e a presença espiritual de Jesus de onde duas ou mais
pessoas se reúnem em seu nome. As Igrejas Católicas têm: canções, louvores, adorações,
orações, a presença espiritual de Jesus, assegurada por Ele quando disse: onde duas ou mais pessoas se reúnem
em seu nome... o memorial de sua paixão no Santo Sacrifício da Missa, os SETE
SACRAMENTOS instituídos pelo próprio Cristo, e a sua presença REAL na
Eucaristia" (Dr. Scott Hahn – Ex pastor protestante, convertido à Igreja
Católica).
Pra que um católico precisaria de protestantismo?
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. Sempre nos preocupamos com as questões de direito autoral e de dar o crédito a quem lhe é devido. Se por acaso alguém se sentir ferido(a) em seus direitos autorais quanto a textos completos, ou parciais, publicados ou traduzidos aqui (já que não consegui identificar e contatar alguns autores(as), embora tenha tentado), por favor, não hesite em nos escrever para que possamos fazer o devido registro de seus créditos, sejam de textos, fontes, ou imagens. Para alguns, erros de ortografia e de digitação valem mais que o conteúdo, e já invalida “todes” o texto? A falta de um “a”, de alguma vírgula, ou alguns trocadilhos, já são suficientes para não se ater a essência do conteúdo? Esclareço que levo mais tempo para escrever, ou repostar um conteúdo do que corrigi-lo, em virtude do tempo e falta de assessoria para isto. A maioria aqui de nossos(as) leitores(as) preferem focar no conteúdo e não na superficialidade da forma (não quero com isto menosprezar as regras gramaticais, mas aqui, não é o essencial). Agradeço as correções pontuais, não aquelas genéricas, tipo: “seu texto está cheio de erros de português” - Nas próximas pontuem esses erros (se puderem e souberem) para que eu faça as devidas correções. Semanalmente faço postagens sobre os mais diversos assuntos: política, religião, família, filosofia, sociologia, moral Cristã, etc. Há quem goste e quem não gosta de minhas postagens! Faz parte do processo, pois nem todos pensamos igual. Isso também aconteceu com Jesus e com os apóstolos e com a maioria daqueles(as) que assim se expõem. Jesus não disse que só devemos pregar o que agrada aos outros, mas o que precisamos para nossa salvação! Paulo disse o mesmo ao jovem bispo Timóteo (2Tm 4,1-4). Padre, seminarista, leigo católico e catequista não devem ter medo de serem contestados! Seja fiel ao Magistério Integral da igreja! Quem disse que seria fácil anunciar Jesus e seus valores? A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.