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Tianyue Wu - docente chinês: "Não é suficiente a filosofia para converter a China"

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 22 de agosto de 2013 | 09:29






Por Antonio Gaspari




"A filosofia em si não pode converter os não-crentes. É necessário ter a paciência de propor o cristianismo às pessoas com uma tradição forte e antiga”.




Estas palavras são de Tianyue Wu, professor do Departamento de Filosofia no Institute of Foreign Philosophy da Peking University.Wu, católico, narrou a sua história e a situação dos católicos na China durante o encontro que se realizou no Meeting de Rimini. O professor de filosofia explicou que os cristãos na China são trinta milhões, e destes, seis milhões são católicos! Apesar do fato de que "professar a fé publicamente é difícil, se não impossível".











Ainda que, acrescentou,"pelo fato de que neste momento não haja nenhuma ética predominante na China seja muito mais atraente a mensagem cristã". Segundo o professor Wu, "a incongruência entre o crescimento econômico e a espiritualidade levou a uma ‘Emergência-homem’ também na China” e “precisamente em virtude dos desafios enfrentados pelos cristãos chineses, a difícil condição oferece também grandes oportunidades”. O professor de filosofia falou também que toda a sua família é católica, a começar pelo avô que estudou em uma missão católica e estava pensando em se tornar sacerdote. Depois virou médico. Toda a família frequentava a missa e os sacramentos. Com a morte do avô, alguns familiares entraram no seminário, enquanto Tianyue, começou a ler os textos do pregador John Bunyan e de Santo Agostinho. Matriculou-se na Faculdade de Filosofia em Pequim, onde hoje é professor.Anos difíceis da Universidade onde era problemático até mesmo usar uma cruz no pescoço. Junto com sua esposa, o professor organizou um grupo de leitura sobre Santo Thomas. "Ao longo de minhas conversas com os rapazes – disse – percebi que já tinha sido plantada uma semente nos seus corações, que lhes teria ajudado a captar os desafios desse momento histórico". O professor chinês narrou a história religiosa da China, que contava com várias religiões primitivas já no segundo milênio antes de Cristo. O catolicismo veio à China em 1582, com o padre jesuíta Matteo Ricci, que era apreciado pelo imperador e pela classe dominante, a tal ponto que é o único ocidental cujo túmulo está localizado na "Cidade Proibida". O Servo de Deus Matteo Ricci, matemático, geógrafo, astrônomo, traduziu para o chinês importantes obras da ciência e manteve ótimas relações com os maiores representantes do confucionismo. O trabalho de Ricci foi continuado pelo jesuíta Martino Martini, que obteve do Papa Alexandre VII a possibilidade de aceitar, embora com reservas, que os chineses convertidos ao cristianismo pudessem continuar os seus rituais para os mortos e para Confúcio sem serem excomungados. Foi então o Imperador Kangxi, que governou a China de 1654-1722, que emitiu um decreto de livre pregação do cristianismo:Os padres jesuítas estavam convencidos de que para favorecer a propagação do cristianismo na China era necessário inculturá-lo buscando uma união entre os ritos e a cultura local, enquanto que os padres franciscanos e dominicanos eram de pareceres diametralmente opostos. Chegou até 1713 quando, com a bulla “Ex Illa die”, Papa Clemente XI rejeitou toda mediação com os ritos chineses. Em 1742 com a bulla “Ex quo singulari”, Bento XIV proibiu toda discussão sobre os ritos chineses. A supressão da Companhia de Jesus em 1773, favoreceu os componentes chineses anti-católicos, de tal forma que os imperadores Yongzheng e Qianlong limitaram a liberdade de pregação do cristianismo. Em 1939 o servo de Deus o Papa Pio XII tirou as proibições e permitiu que os católicos chineses participassem dos ritos tradicionais.Mas um pouco mais tarde, em 1949, com o advento do comunismo começaram as perseguições. Em 1957, depois da rejeição da autoridade do Papa nasceu a Igreja Patriótica chinesa. Hoje é o governo chinês que nomeia os Bispos!









Neste contexto, são significativas as palavras que o professor Tobias Hoffmann, professor de Filosofia Medieval na Catholic University of America, pronunciou na abertura do encontro: "A fim de entender melhor a cultura e o pensamento ocidental, devemos entender como os filósofos e os homens de cultura do Oriente vivem e testemunham o Cristianismo em seu contexto sociológico ".










[Traduzido do original italiano por Thácio Siqueira]






Fonte: Zenit






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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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