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Se Deus é amor Ele criou o inferno?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | 11:15

 


 


Ora, é lógico e evidente que Deus criou o inferno! Deus é amor sim, mas também, é justiça! O inferno é parte da justiça divina. O inferno não é auto criado, tem princípio, portanto, foi criado em algum momento, mas não terá fim. Satanás não iria criar o inferno para satisfazer a Deus, pois ele é rebelde e odeia infinitamente a Deus. O inferno é um lugar/estado de sofrimento originalmente preparado por Deus para o diabo e seus anjos (Mateus 18,9; 25,41). As palavras Hades (grego) e Seol (hebraico) às vezes são associadas ao inferno. Existem outras palavras associadas ao inferno na Bíblia, como Gehenna e lago de fogo. É claro que existe um estado real para onde os espíritos dos não-salvos vão permanecer por toda a eternidade (Apocalipse 9,1; 20,15; Mateus 23,33). Tudo o que já existiu, existe ou existirá é criado por Deus, inclusive o inferno (Colossenses 1:16). João 1:3 diz: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” Somente Deus tem o poder de lançar alguém no inferno (Lucas 12,5). Jesus possui as chaves da morte e do inferno (Apocalipse 1,18). Jesus disse que o inferno foi “preparado” para Satanás e os demônios (Mateus 25, 41). O inferno é um justo castigo justo para o ímpio que não quer relacionar-se e é rebelde contra Deus. O inferno, ou lago de fogo, também será o destino daqueles(as) que rejeitam a Cristo (2 Pedro 2,4-9). A boa notícia é que as pessoas podem evitar o inferno! Deus, em Sua infinita misericórdia e amor, criou um caminho de salvação para todo aquele que confia no Filho de Deus, Jesus Cristo (João 3,16-36; 5,24).


 



Deus fez tudo o que existe, e a cada coisa que Deus fazia, está escrito no Gênesis, que Deus dizia que cada coisa feita era boa! E que o conjunto do universo é muito bom! (Gen. I, 31). 



Portanto, o mal não existe enquanto ser, enquanto coisa. Não há coisas más. Mal é a falta do que deveria existir, ou a falta de ordem. Por exemplo, se a uma pessoa lhe falta um olho, isso é um mal a falta do olho. Se uma pessoa tem uma orelha na testa, isso é mal porque é uma falta de ordem. O que existe é o mal moral, isto é o mal enquanto ação. Há verbos maus. Não há substantivos maus. Roubar, assassinar, mentir, caluniar, etc são males morais, são ações más. Roubar, por exemplo, é um mal porque desordena os bens. O ladrão rouba dinheiro, porque o dinheiro é um bem. Mas, a justiça é um bem maior do que o dinheiro. Ao roubar (verbo que indica ação) o ladrão coloca o bem do dinheiro acima do bem da justiça. Ele desordena os bens, pois a justiça deveria ser posta acima do dinheiro. Então, só há ações más e não coisas más. 




Você poderia me perguntar sobre o demônio, se o demônio não seria absolutamente mau?




Respondo-lhe, que, moralmente, o demônio é absolutamente mau, mas não como ser. O ser do diabo foi feito por Deus que deu a Lúcifer uma inteligência potentíssima e uma vontade imensa, mas que Lúcifer usou para fazer ações más, para desordenar os bens. Portanto, o diabo enquanto ser criado por Deus - só enquanto criatura feita por Deus, é uma criatura boa, com uma inteligência e uma vontade muito poderosas, que ele usa moralmente mal. Por isso o diabo é moralmente mau. Mas o diabo não pode ser tido como Mal absoluto, pois ele existe, e existir é um bem. 



Da mesma forma, você poderia me perguntar se o inferno não seria o mal absoluto?




O inferno foi feito por Deus, e, por isso te que ser bom enquanto coisa. Qual o bem que haveria no inferno? O bem que há no inferno é o da Justiça infinita de Deus. O inferno não poderia participar da misericórdia diviva, porque aqueles que para lá vão, recusam arrepender-se e rejeitam a misericórdia de Deus de forma definitiva e absoluta.



Portanto, de novo, tido o que Deus criou é bom enquanto coisa, ontologicamente. Esperando ter elucidado a sua dúvida, me despeço atenciosamente in Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli

 



Fonte:https://www.montfort.org.br/bra/cartas/doutrina/20040820234215/#:~:text=O%20inferno%20foi%20feito%20por,%C3%A9%20bom%20enquanto%20coisa%2C%20ontologicamente.





O INFERNO EXISTE?




O inferno existe sim! Cremos em sua existência, em primeiro lugar, porque o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo disse que ele existe. Ao falar sobre o juízo final, Jesus disse que os bons seriam separados dos maus e que estes, depois de julgados, Deus lhes dirá: "Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno que foi preparado para o demônio e para os seus anjos..." (Mat.25, 41).  E em São Marcos se lê: "Melhor te é entrar na vida eterna manco, do que tendo duas mãos ir para a geena, para o fogo inextiguível, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga" (Mc. 9, 43-44).  




Em várias ocasiões nas escrituras, Nosso Senhor Jesus Cristo, falou do castigo eterno, no inferno!





 

Além disso, a razão nos mostra que a culpa cresce com a dignidade da pessoa ofendida. Se dou um tapa num bebê, tenho culpa. Se bato o mesmo tapa numa mulher adulta, eu a ofendo mais porque ela entende. Se esta mulher é minha mãe, a culpa cresce. Sendo assim, a ofensa feita a Deus é infinita, e merece punição infinita. Como o homem é finito, ele não pode sofrer castigo em grau infinito. Então o castigo tem que ser infinito na sua duração.  Além disso o homem, depois que morre, já não pode mais mudar de vontade. Se morreu em pecado, já não pode voltar atrás. É como um aluno que entregou sua prova: já não pode mais mudar o que nela escreveu. Por isso, finda a prova do homem na terra, ele já não pode mudar de decisão: se morreu odiando a Deus, odiará a Deus eternamente, e será eternamente punido nesse estado de rebeldia contra Deus e sua vontade.

 


Então, devemos crer naquilo que nos revelou e ensinou Jesus Cristo, e não no que nos é mais agradável e conveniente! 




O fato de conhecer a verdade não nos dá automaticamente a salvação, porque muitos conhecem a verdade e não a amam. Rejeitam-na. Por exemplo, esse seu amigo, ele deve conhecer a frase de Cristo a respeito dos maus no juizo final que citei pouco acima, mas ele não quer aceitá-la. Por isso nem todos os que conhecem a verdade se salvam. Os fariseus conheceram a verdade e mataram a Cristo por ódio.  Cristo quer a misericórdia sim, isto é, que durante nossa vida estejamos dispostos a perdoar-nos uns aos outros. E se alguem não quiser perdoar seus inimigos também não será perdoado, e será lançado no fogo eterno do inferno. E se está dito que se salvarão apenas 144.000, no tempo do Anti-cristo, isso significa muitos, mas não TODOS. Logo, haverá muitos outros que irão para o inferno, só Deus sabe quantos.



 


 


Jesus nos revela e alerta em Lc 13, 22-30 - do grande esforço que devemos empreender para “entrar pela porta estreita”, ou seja, para viver na prática o Evangelho e, deste modo, chegar ao Reino dos céus. Trata-se, como se vê, de um dos pontos atualmente mais esquecidos da pregação de Nosso Senhor. De fato, são muitas as pessoas, mesmo entre os fiéis, que presumem, seja por ingenuidade, seja por proposital malícia, que Deus, sendo amor e misericórdia, não nos há de punir nem condenar, de maneira que, façamos o que façamos, no fim das contas todos seremos salvos. Mas se Deus é amor, como nos diz a Revelação cristã, nem por isso ele deixa de ser justo, como nos atesta a mesma Revelação. 



De acordo com a Bíblia, Deus é justo porque sempre age de acordo com o que é certo e retribui a cada um aquilo que merece. A justiça de Deus é um atributo que está relacionado com a sua santidade. 



A Bíblia apresenta vários versículos que falam sobre a justiça de Deus, como:



 

-"Justiça e juízo são a base do teu trono" (Sl 89,14) 

 

-"Eu, o Senhor, falo a verdade e proclamo o que é direito" (Is 45,19) 

 

-"O SENHOR é a nossa rocha; Ele é perfeito e justo em tudo o que faz" (Dt 32,4) 

 

-"Porque o SENHOR é justo e ama a justiça; o seu rosto está voltado para os retos" (Sl 11,7) 

 


E não só isso: o próprio Deus quis, para o nosso bem e salvação, dar-nos a conhecer que o primeiro passo para correspondermos convenientemente ao seu amor consiste em temê-lo. 



“O temor do Senhor”, diz o Livros dos Provérbios, “é o princípio da sabedoria” (Prov. 9, 10). E o que é esse temor senão o medo de perdermos para sempre, afastados Dele no abismo infernal, aquele que tanto nos ama? 









Não é de estranhar, pois, que o demônio empregue toda sua diabólica astúcia com o fim de fazer esquecer às almas a existência da condenação eterna e, assim, a necessidade do temor de Deus. 





CONCLUSÃO:




O Senhor é amor, sim, mas também justo; ele nos fez livres, e por isso não há de forçar-nos a amá-lo se nos negarmos a tanto. O inferno existe, pois, não por um “defeito” do amor divino, mas como consequência da nossa liberdade. Deus, porém, não nega nunca o seu auxílio àqueles que de boa vontade lho pedem e se esforçam, naquilo que lhes cabe, por cooperar com a graça e entrar pela porta estreita e exigente da caridade. 








Que o Senhor nos conceda hoje, por intercessão de Maria SS., a graça de perseverarmos como fiéis tementes e humildes, trilharmos com ânimo empenhado o caminho da caridade cristã, o único que nos pode conduzir às alegrias do Paraíso!





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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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