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CNBB Analisa o Socialismo Cristão: É Possível Conciliar Fé e Ideologia Socialista?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 3 de julho de 2024 | 10:02

(foto reprodução You Tube)


CNBB responde: “pode existir socialismo cristão?”



“PODE EXISTIR SOCIALISMO CRISTÃO?”

 


 

por IMPRENSA CNBB - ARTIGO

 

 

 

Recebo uma revista católica, que leio religiosamente. Destina-se aos Jovens. É escrita por uma equipe de pessoas de bom nível intelectual e didático. Mas lá no fundo, a linha de pensamento me deixa preocupado. Entre outras coisas, mensalmente sai um artigo que louva certas revoluções, de viés claramente esquerdizantes. É um estímulo aos jovens, para canalizar suas energias, de modo bem suave, para o socialismo. A mesma impressão me causa o Stedile, com seus sequazes nem sempre de origem rural. Novas terras para cultivar, é o que menos interessa. O que se busca é uma nova ordem social, evidentemente socialista. (Ou seria anarquista?) Em todas as latitudes, em qualquer ramo, sempre que se apresenta um corifeu do socialismo, ele se auto-reveste das características simpáticas de moderno, avançado, restaurador da justiça, criador da abundância para todos, enfim, da prosperidade agora ao alcance da mão.



 

 






Felizmente, já temos no mundo uma vasta experiência socialista, de duzentos anos, que se instalou em vários países, e deixou rastos de sangue e de atraso. Assim conhecemos sua face! 








Vejamos as características de tal linha econômico-política



Ela é invencivelmente de alma atéia. E como não consegue convencer a população, via raciocínio, então lança mão do cerceamento da liberdade.  Esvazia tudo o que é de ordem particular, para destinar todos os bens para a administração da sociedade. Como, no seu entender, a livre iniciativa só visa o lucro pessoal e o egoísmo, então o Estado é que deve planejar a produção e a distribuição dos bens. Cabe-lhe ditar regras para a imprensa, selecionar a linha ideológica da escola, e impor a revolução violenta, para implantar o regime dos miseráveis. 









Para o triunfo do socialismo, a via democrática se mostrou um caminho inviável. Só a coação, para eles, é que resolve. É claro que existem vários tipos de socialismo, mas suas semelhanças são enormes. Com essa descrição também não posso aprovar o capitalismo grosseiro. Mas este admite reformulações, deixa espaço para os partidos de tônica social, e aceita (às vezes constrangido), em aperfeiçoar-se pela Doutrina Social da Igreja. Gente, vamos encurtar caminhos: a via socialista, definitivamente, não é solução. Quem é socialista propõe uma via, comprovadamente retrógrada.



Fonte - https://www.cnbb.org.br/pode-existir-socialismo-cristao/





PRINCIPIOS MEIOS E FINS DO COMUNISMO  são Incompatíveis com a fé católica

 

por *Francisco José Barros de Araújo 


A relação entre a fé católica e a adesão a ideologias políticas sempre gerou intensos debates ao longo da história. Entre essas ideologias, o comunismo ocupa um lugar particular, pois suas bases filosóficas, de caráter materialista e ateísta, entram em choque direto com os fundamentos da doutrina cristã. A Igreja Católica, em diversos documentos magisteriais — como a encíclica Divini Redemptoris de Pio XI (1937) e instruções posteriores da Congregação para a Doutrina da Fé — reafirmou a incompatibilidade essencial entre o comunismo e a fé cristã. Surge, então, uma questão prática e ao mesmo tempo inquietante: votar ou apoiar partidos comunistas pode implicar em excomunhão automática para um fiel católico? A resposta a essa pergunta exige não apenas a análise do direito canônico e da moral católica, mas também uma reflexão mais ampla sobre a consciência, a responsabilidade pessoal e a gravidade de colaborar com sistemas que se opõem frontalmente à lei de Deus.A Igreja Católica, ao longo de sua história, tem se posicionado de forma clara contra o comunismo, não apenas por divergências políticas ou econômicas, mas por sua incompatibilidade radical com a fé cristã em princípios, meios e fins. O Compêndio da Doutrina Social da Igreja afirma que qualquer sistema que negue a dignidade transcendente da pessoa humana, relativize a liberdade e destrua a família — núcleo natural da sociedade — está em contradição direta com o Evangelho e a ordem moral. O comunismo fundamenta-se no materialismo histórico e dialético, negando a dimensão espiritual do homem e reduzindo toda a realidade a fatores econômicos e sociais. Tal visão é incompatível com a antropologia cristã, que reconhece no ser humano a imagem e semelhança de Deus e sua vocação à vida eterna. Historicamente, a prática comunista recorreu à revolução violenta e à supressão da liberdade religiosa, métodos que violam a lei natural e os princípios da justiça. A Doutrina Social da Igreja ensina que a verdadeira transformação da sociedade deve ocorrer pela promoção da justiça, da caridade e do bem comum, nunca pela violência ou opressão. Além disso, o fim último do comunismo é a construção de uma sociedade sem classes, mas à custa da supressão da liberdade individual, da propriedade privada legítima e da transcendência religiosa. Trata-se de uma tentativa de substituir a salvação espiritual por uma utopia terrena, negando a esperança escatológica cristã e instaurando uma forma de idolatria. À luz da Doutrina Social da Igreja, fica evidente que o comunismo é intrinsecamente incompatível com a fé católica, pois corrompe a verdade sobre o homem, a sociedade e Deus. O cristão é chamado a buscar a justiça social pelos caminhos da caridade, da solidariedade e do respeito à lei moral, e não por meios revolucionários ou ateus. Assim, reafirma-se que a ideologia comunista é completamente incompatível com a fé católica nos princípios, nos meios e nos fins, negando aquilo que constitui a dignidade e a vocação do ser humano.





A ideologia comunista é estruturada sobre princípios, meios e fins que a tornam radicalmente incompatível com a fé católica!

 

 

 

-Seus princípios fundamentam-se no materialismo histórico e dialético, negando a dimensão espiritual do ser humano e reduzindo toda a realidade à luta de classes e à propriedade coletiva dos meios de produção. Isso contrasta diretamente com a mensagem de Jesus Cristo, que proclama a dignidade de cada pessoa como imagem e semelhança de Deus, e com o Magistério da Igreja, que defende a liberdade religiosa, a dignidade da pessoa e o direito à propriedade privada como elementos essenciais à vida em sociedade (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, nn. 178-180).

 

 

-Os meios promovidos pelo comunismo incluem a revolução, a violência e a supressão da liberdade individual, especialmente a liberdade religiosa, para impor o sistema. A Igreja, pelo contrário, ensina que a transformação social deve ocorrer por caminhos justos, pacíficos e éticos, respeitando a lei natural, promovendo a caridade e a solidariedade, e nunca violando a ordem moral ou os direitos fundamentais da pessoa (Pio XI, Divini Redemptoris, 1937).





-Os fins do comunismo consistem em criar uma sociedade igualitária e sem classes, mas à custa da destruição da liberdade, da família e da transcendência. Em oposição, a mensagem de Jesus revela que o verdadeiro fim do homem é a comunhão com Deus e a vida eterna, não uma utopia material. O Magistério enfatiza que a justiça social autêntica só pode ser alcançada quando se respeita a ordem moral, a dignidade humana e a vocação transcendente de cada pessoa.

 

 

 

Portanto, ao analisar princípios, meios e fins, fica evidente que a ideologia comunista é intrinsecamente incompatível com a fé católica. O cristão é chamado a promover a justiça, a paz e a solidariedade, mas sempre pelos caminhos da moral, da caridade e da verdade divina. Negar essa ordem ou apoiar sistemas que a contradizem significa afastar-se do chamado de Cristo e do Magistério da Igreja.

 

*Francisco José Barros de Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº  003/17 - Perfil curricular no sistema Lattes do CNPq Nº 1912382878452130.

 





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