Ideologia
de Gênero: estudo do American College of Pediatricians
*(Gazeta do Povo)
Em agosto de 2016, o
American College of Pediatricians (ACPeds) publicou um estudo, assinado pela
presidente da associação, a doutora Michelle Cretella, analisando a literatura
médica sobre disforia de gênero e as bases científicas dos atuais protocolos
para o tratamento dessa condição, principalmente em relação a crianças e
adolescentes.
A partir de uma extensa análise dos dados, o relatório conclui pela falta de evidências científicas sólidas para recomendar tratamentos invasivos, como os bloqueios hormonais em crianças e adolescentes, cujos efeitos ainda são em grande parte desconhecidos ou, em muitos casos, prejudiciais. Fundado em 2002 por dissidentes da American Academy of Pediatrics (AAP) descontentes com os rumos ideológicos da tradicional associação, o College aponta e detalha a existência de uma verdadeira ideologia de gênero por trás das mudanças na compreensão médica sobre o fenômeno da disforia de gênero e aponta para os perigos de mudanças bruscas sem pesquisas sólidas que as recomendem.
A Gazeta do Povo publicou com exclusividade, pela primeira
vez em português, a íntegra do documento:
Resumo
A disforia de gênero
(DG) na infância é uma condição psicológica em que as crianças sentem uma
incongruência nítida entre o gênero que sentem ter e o gênero associado a seu
sexo biológico. Na imensa maioria dos casos em que isso ocorre na criança
pré-adolescente, a DG se resolve até o final da adolescência. Existe hoje uma
discussão intensa, embora suprimida, entre médicos, terapeutas e acadêmicos em
torno do que está rapidamente se tornando o novo tratamento padronizado da DG
em crianças. Esse novo paradigma se baseia na premissa de que a DG é algo inato; ele
envolve a supressão da puberdade com agonistas do hormônio liberador de
gonadotrofina (GnRH), seguida pelo uso de hormônios do sexo oposto – uma
combinação que resulta na esterilidade de menores. Uma revisão da
literatura atual sugere que esse protocolo se baseia em uma ideologia de gênero
não científica, que ele carece de uma base de evidências e que viola o
princípio ético duradouro de “em primeiro lugar, nunca causar dano ou mal”.
Neste relatório você vai encontrar:
•A disforia de gênero
em crianças: esta discussão transcende a ciência.
•A disforia de gênero
como fruto de uma identidade interna sexuada inata.
•Fatores pós-natais
predominam no desenvolvimento e persistência da DG.
•A disforia de gênero
como um transtorno mental objetivo.
•O protocolo que afirma
a transgeneridade: qual é a base de evidências.
•Clínicas de gênero se
multiplicam nos Estados Unidos, a despeito da falta de evidências médicas.
•O risco dos agonistas
do GnRH.
•Agonistas do GnRH,
hormônios do sexo oposto e infertilidade.
•Riscos adicionais
ligados aos hormônios do sexo oposto.
•O adolescente
pós-púbere com disforia de gênero.
•Impacto da
redesignação sexual em adultos, relacionado ao risco em crianças.
•Recomendações para
pesquisa.
•Conclusão
•Referências
A disforia de gênero em crianças: esta discussão transcende
a ciência
“Gênero” é um termo que alude às características psicológicas e culturais associadas ao sexo biológico.[1] É um conceito psicológico e um termo sociológico, não biológico. A identidade de gênero diz respeito à consciência que um indivíduo tem de ser homem ou mulher e às vezes é descrito como o “gênero vivido” do indivíduo. A disforia de gênero (DG) na infância é um termo que descreve uma condição psicológica na qual a criança sente uma incongruência nítida entre o gênero que ela sente ter e o gênero associado a seu sexo biológico. Essas crianças frequentemente manifestam a crença de que são do sexo oposto.[2] O índice de prevalência de DG entre crianças é estimado em menos de 1%.[3] Os índices de meninos e meninas encaminhados a clínicas especializadas variam segundo a idade. Nas crianças pré-adolescentes, a razão entre meninos e meninas varia entre 2:1 e 4,5:1. Entre adolescentes, a razão entre pessoas de ambos os sexos é quase igual; entre adultos, a razão entre homens e mulheres varia entre 1:1 e 6,1:1.[3]. A discussão sobre o tratamento a dar a crianças com DG é sobretudo de natureza ética: ela diz respeito tanto à visão de mundo do médico quanto à ciência. A medicina não ocorre em um vácuo moral; toda ação ou inação terapêutica é fruto de um julgamento moral de alguma espécie que nasce da visão de mundo filosófica do médico. A medicina tampouco ocorre em um vácuo político, e estar do lado errado da política sexual pode encerrar consequências graves para indivíduos que defendem a posição politicamente incorreta. A título de exemplo, o Dr. Kenneth Zucker, reconhecido há muito tempo como a maior autoridade em questões de gênero em crianças, também é e sempre foi defensor dos direitos dos gays e transgêneros. Contudo, para a grande consternação dos ativistas adultos em favor dos transgêneros, Zucker acredita que as crianças pré-adolescentes com disforia de gênero são mais beneficiadas quando as ajudamos a alinhar sua identidade de gênero com seu sexo anatômico. Essa posição acabou lhe custando o cargo de diretor, que ele ocupava havia 30 anos, da Clínica Infantil, Juvenil e Familiar de Identidade de Gênero (GIC) do Centro de Adição e Saúde Mental, em Toronto.[4],[5]
Muitos críticos da supressão da puberdade defendem uma visão
de mundo teleológica moderna
Para eles, é autoevidente que existe uma intenção proposital na natureza humana e que a cooperação com essa intenção leva ao desabrochamento humano. Outros, contudo, se identificam como pós-modernistas que rejeitam a teleologia. O que une os dois grupos é uma interpretação tradicional da máxima de “em primeiro lugar, nunca causar dano ou mal”. Por exemplo, existe uma comunidade online crescente de médicos, profissionais de saúde mental e acadêmicos que defendem os gays e possuem uma página na internet intitulada “First, do no harm: youth gender professionals”. Eles escrevem: Estamos preocupados com a tendência atual a rapidamente diagnosticar e afirmar crianças e adolescentes como transgêneros, frequentemente direcionando-os para a transição médica. […] Consideramos que cirurgias e/ou tratamentos hormonais desnecessários, cuja segurança de longo prazo ainda não foi comprovada, representam riscos importantes para crianças e adolescentes. Políticas públicas que incentivam – direta ou indiretamente – esse tratamento médico para crianças ou adolescentes que podem não ser capazes de avaliar seus riscos e benefícios são altamente suspeitos, em nossa opinião.[6] Contrastando com isso, os proponentes do paradigma intervencionista médico também são pós-modernistas, mas têm uma visão subjetiva do “em primeiro lugar, nunca causar dano ou mal”. A Dra. Johanna Olson Kennedy, hebiatra do Hospital Infantil Los Angeles e líder das transições de gênero pediátricas, já afirmou que “[em primeiro lugar, nunca causar dano ou mal] é realmente subjetivo. Historicamente, estamos vindo de uma perspectiva altamente paternalista […] em que os médicos realmente recebem o privilégio de decidir o que fará ou não fará o mal. E, no mundo do gênero, isso é realmente problemático.”[7] Não apenas ela afirma que “em primeiro lugar, nunca causar dano ou mal” é subjetivo, como mais adiante ela também afirma que deve ser deixado a cargo da criança decidir o que constitui dano ou mal, com base em seus próprios pensamentos e sentimentos subjetivos.[7] Dada a imaturidade cognitiva e de experiência da criança e do adolescente, o American College of Pediatricians (o College) considera essa posição altamente problemática e antiética.
A disforia de gênero como fruto de uma identidade interna
sexuada inata
O professor de assistência social Dr. William Brennan escreveu que “o poder que a linguagem possui de colorir nossa visão da realidade é profundo”.[8] É por essa razão que a engenharia linguística sempre precede a engenharia social, mesmo na medicina. Muitos têm a visão equivocada de que o gênero, no passado, significava sexo biológico. Embora os termos frequentemente sejam usados de modo intercambiável, eles nunca foram verdadeiros sinônimos. [9],[10]. As feministas do final dos anos 1960 e da década de 1970 usavam o termo “gênero” para se referir a um “sexo social” da pessoa, que poderia diferir de seu “sexo biológico”, para superar a discriminação injusta das mulheres, que tinha raízes em estereótipos sexuais. Essas feministas são as grandes responsáveis por terem generalizado o uso da palavra “gênero” em lugar de “sexo”. Mais recentemente, em um esforço para eliminar a heteronormatividade, os teóricos queer ampliaram o gênero de modo a abranger mais de 50 categorias, fundindo o conceito de um sexo social com as atrações sexuais.[9] Mas nenhum dos usos reflete o sentido original do termo. Antes da década de 1950, o gênero se aplicava apenas à gramática, não às pessoas.[9],[10] As línguas de origem latina classificam os substantivos e seus qualificadores como masculinos ou femininos, e por essa razão essas palavras ainda são descritas como tendo um gênero. Isso mudou nas décadas de 1950 e 1960, quando os sexólogos perceberam que sua agenda de redesignação sexual não poderia ser defendida suficientemente usando os termos “sexo” e “transexual”. Do ponto de vista puramente científico, os seres humanos possuem um sexo biologicamente determinado e diferenças sexuais inatas. Nenhum sexólogo pode mudar os genes de uma pessoa através de hormônios e cirurgia. A troca de sexo é objetivamente impossível.
A
solução encontrada pelos sexólogos foi apropriar-se da palavra “gênero” e
atribuir a ela um novo sentido que se aplicava às pessoas.
John Money, PhD, foi um dos mais destacados desses sexólogos que redefiniram o gênero para que significasse “a atuação sexual indicativa de uma identidade interna sexuada’.[10] Essencialmente, esses sexólogos inventaram a fundamentação ideológica necessária para justificar seu tratamento do transexualismo com cirurgias de redesignação sexual e chamaram a isso de gênero. É essa ideologia fabricada pelo homem de uma “identidade interna sexuada” que hoje domina a medicina, a psiquiatria e o mundo acadêmico. Esta história linguística deixa claro que o gênero não é e nunca foi uma realidade biológica ou científica. Em vez disso, o gênero é um conceito social e politicamente construído. Em seu estudo “Overview of Gender Development and Gender Nonconformity in Children and Adolescents” (Panorama geral do desenvolvimento de gênero e da inconformidade de gênero em crianças e adolescentes), Forcier e Olson-Kennedy rejeitam o modelo binário da sexualidade humana, descrevendo-a como uma “ideologia”, e apresentam uma “visão alternativa” da “identidade de gênero inata”, que se apresenta ao longo de um ”contínuo de gênero”. Eles recomendam que os pediatras digam aos pais que o “gênero verdadeiro” da criança é aquele que a criança sente que é, porque “o cérebro e o corpo da criança podem não estar em sintonia”.[11] A alegação feita por Forcier e Olson-Kennedy de uma discordância inata entre o cérebro e o corpo de uma criança vem de imagens de difusão por ressonância magnética que demonstram que o aumento da testosterona em meninos na puberdade aumenta o volume de substância branca, além de estudos dos cérebros de adultos que se identificam como transgêneros. Um estudo de Rametti e colegas constatou que a microestrutura de substância branca dos cérebros de adultos transexuais de mulher a homem (MaH) que ainda não haviam iniciado tratamento com testosterona era mais semelhante à de homens que à de mulheres.[12] Outros estudos com imagens de difusão por ressonância magnética concluíram que a microestrutura de substância branca nos transexuais MaH e homem a mulher (HaM) está a meio caminho entre os de mulheres e homens genéticos.[13] Mas esses estudos têm significado clínico questionável, devido ao número pequeno de sujeitos e à existência de neuroplasticidade. Este é um fenômeno fartamente constatado em que comportamentos de longo prazo modificam a microestrutura cerebral. Não há evidências de que as pessoas nasçam com microestruturas cerebrais que são imutáveis para sempre, mas há evidências importantes de que a experiência modifica a microestrutura cerebral.[14] Portanto, se e quando forem identificadas diferenças válidas nos cérebros de transgêneros, é provável que elas serão um fruto do comportamento transgênero, não sua causa. O que é mais importante, contudo, é o fato de que os cérebros de todos os bebês do sexo masculino são masculinizados antes do nascimento por sua própria testosterona endógena, que é liberada por seus testículos a partir de aproximadamente oito semanas de gestação. As bebês meninas não possuem testículos, é claro, logo não têm seus cérebros masculinizados por testosterona endógena. [15],[16],[17] Por essa razão, tirando a hipótese de uma das raras desordens de desenvolvimento sexual (DDSs), os meninos não nascem com cérebro feminizado e as meninas não nascem com cérebro masculinizado. Os geneticistas comportamentais sabem há décadas que, enquanto genes e hormônios influenciam o comportamento, eles não predeterminam que uma pessoa tenha que pensar, sentir-se ou se comportar de determinada maneira. A ciência da epigenética constatou que os genes não são análogos a “modelos” rígidos de comportamento. Na realidade, os humanos “desenvolvem características através do processo dinâmico de interação entre genes e ambiente (…) [os genes por si sós] não determinam quem somos.”[18] Com relação à etiologia do transgenerismo, estudos de gêmeos feitos com transexuais adultos provam definitivamente que a influência genética e hormonal pré-natal é mínima.
Estudos de gêmeos são instrumentais para elucidar o grau em que uma característica é biologicamente determinada antes do nascimento. Como os gêmeos monozigóticos são concebidos com exatamente o mesmo DNA e são expostos ao mesmo ambiente pré-natal, as características que são determinadas unicamente pelos genes e/ou o ambiente pré-natal se manifestam 100% do tempo em ambos os gêmeos idênticos. A raça é um exemplo de uma característica que gêmeos idênticos compartilham 100% do tempo porque é determinada exclusivamente pelos genes. O maior estudo de transexuais realizado com gêmeos até agora examina 110 pares de gêmeos e foi publicado pelo Dr. Milton Diamond na edição de maio de 2013 do International Journal of Transgenderism. [19] A Tabela 5 documenta que o número de pares de gêmeos monozigóticos concordantes para o transexualismo é maior que o de pares de gêmeos dizigóticos. Isso sugere uma possível predisposição biológica à disforia de gênero. Mas o dado mais significativo do estudo é o número pequeno de pares de gêmeos monozigóticos concordantes (ou seja, em que ambos sejam transexuais). Apenas 21 pares de gêmeos monozigóticos de um total de 74 pares monozigóticos (ou seja, 28%) foram concordantes em transexualismo; os 72% restantes dos gêmeos idênticos foram discordantes em transexualismo. Isso significa que pelo menos 72% dos fatores responsáveis pelo transexualismo em um gêmeo e não no outro ocorrem após nascimento e não são biológicos. Um índice tão alto de discordância entre gêmeos idênticos prova que ninguém nasce predeterminado a apresentar disforia de gênero e muito menos a identificar-se como transgênero ou transexual. Isso condiz com o índice muito alto de resolução da disforia de gênero documentado entre crianças e adolescentes quando não foram incentivadas a fazer-se passar por pessoas do sexo oposto. O baixo índice de concordância também respalda a teoria de que a DG persistente se deve principalmente ao impacto de influências ambientais não compartilhadas sobre certas crianças biologicamente vulneráveis.Para que fique claro, bastam os estudos com gêmeos para esclarecer que a “perspectiva alternativa” de uma “identidade de gênero inata” que teria origem em cérebros “feminilizados” ou “masculinizados” presos no corpo errado é, de fato, uma crença ideológica que não tem base na ciência rigorosa.Já uma visão teleológica binária da sexualidade humana é compatível com a realidade biológica. A regra é que o organismo humano seja concebido como masculino ou feminino. Os pares de cromossomos sexuais “XY” e “XX” são determinantes genéticos do sexo, respectivamente masculino e feminino. Não são marcadores genéticos de um corpo desordenado ou um defeito de nascimento. A sexualidade binária é binária por sua própria concepção, sendo a finalidade a reprodução de nossa espécie. Esse princípio é autoevidente. Tirando uma das raras desordens do desenvolvimento sexual (DDSs), nenhum bebê tem um sexo ou gênero “atribuído” a ele ao nascer; pelo contrário, o sexo visto no nascimento se declara “in utero” e é claramente evidente e reconhecido no nascimento. As raríssimas DDSs, que incluem mas não se limitam à síndrome da insensibilidade androgênica e hiperplasia adrenal congênita, são todas desvios medicamente identificáveis da normalidade sexual binária humana. Diferentemente dos indivíduos com genótipo e eixo hormonal normais que se identificam como “transgêneros”, as pessoas com DDS possuem uma condição biológica inata. A designação sexual de indivíduos com DDS é complexa e depende de uma variedade de fatores genéticos, hormonais e físicos. Mesmo assim, a declaração consensual de 2006 da Intersex Society of North America não endossou a DSD como um terceiro sexo.[20]
Fatores pós-natais predominam no desenvolvimento e
persistência da DG
Estudos realizados com
gêmeos idênticos demonstram que eventos pós-natais não compartilhados (ou seja,
fatores ambientais) predominam no desenvolvimento e persistência da disforia de
gênero. Isso não surpreende, já que é amplamente aceito que o desenvolvimento
emocional e psicológico da criança é influenciado por experiências positivas e
negativas da primeira infância em diante.
Os
relacionamentos familiares e com pares, a escola e o bairro, a experiência de
qualquer tipo de abuso, a exposição à mídia, doenças crônicas, guerra e
desastres naturais, todos esses são exemplos de fatores ambientais que impactam
o desenvolvimento emocional, social e psicológico do indivíduo.
Não existe uma dinâmica
familiar única, situação social, acontecimento adverso ou combinação dos
fatores anteriores que se tenha descoberto que destine qualquer criança a desenvolver
DG. Esse fato, somado aos estudos com gêmeos, sugere que existem muitos
caminhos que podem levar à DG em certas crianças biologicamente vulneráveis.A
literatura especializada sobre a etiologia e o tratamento psicoterapêutico de
DG infantil é fundamentada fortemente em estudos de casos clínicos. Esses
estudos sugerem que o reforço social, a psicopatologia parental, a dinâmica
familiar e o contágio social facilitado pela mídia convencional e as redes
sociais, tudo isso contribui para o desenvolvimento e/ou persistência de DG
entre algumas crianças e adolescentes vulneráveis. É possível que existam
outros fatores ainda não reconhecidos que contribuam para isso, também.
A
maioria dos pais de crianças com DG se recorda que sua reação inicial ao ver seu
filho vestir roupas do sexo oposto e apresentar outros comportamentos do sexo
oposto foi de tolerância e/ou incentivo. Às vezes, a
psicopatologia parental está à raiz do reforço social. Por exemplo, um pequeno
subgrupo das mães de meninos com DG que tinham desejado ter filhas meninas
sofreu algo que foi descrito como “tristeza patológica de gênero”.
Dentro desse subgrupo,
o desejo da mãe de ter tido uma filha foi exteriorizado com a mãe vestindo seu
filho como menina. Essas mães geralmente sofriam de depressão grave que era
aliviada quando seus filhos se vestiam e agiam de maneira feminina.[21]. Um
grande conjunto de literatura clínica documenta que pais de meninos femininos
relatam passar menos tempo com seus filhos de 2 a 5 anos, comparados aos pais
de meninos do grupo de controle. Isso condiz com dados que revelam que meninos
femininos sentem mais proximidade com sua mãe que com seu pai. Em seus estudos clínicos de meninos com DG, Stoller observou
que a maioria tem um relacionamento muito íntimo com sua mãe e um
relacionamento distante e periférico com seu pai. Ele postulou
que a DG em meninos é “uma suspensão do desenvolvimento (…) em que uma simbiose
mãe-filho pequeno excessivamente estreita e gratificante, não perturbada pela
presença do pai, impede o menino de separar-se adequadamente do corpo e
comportamento feminino de sua mãe.”[21]
Já foi constatado
também que, entre crianças com DG, o índice de psicopatologia materna,
especialmente de depressão e transtorno bipolar, é “alto segundo qualquer
padrão”. Além disso, a maioria dos pais de meninos com DG sente-se ameaçada
facilmente, manifesta dificuldade com a regulação de seus afetos e possui um
senso interno de inadequação. Esses pais
geralmente lidam com seus conflitos dedicando-se excessivamente ao trabalho ou
distanciando-se de sua família de outra maneira. Frequentemente os pais não se
dão apoio mútuo e têm dificuldade em resolver seus conflitos conjugais.
Isso produz um ambiente intensificado de conflito e hostilidade. Nessa
situação, o menino fica cada vez mais inseguro em relação a seu próprio valor,
devido à raiva ou à apatia da mãe e ao fato de seu pai não interceder. A
ansiedade e insegurança do menino se intensificam, assim como sua raiva, e tudo
isso pode resultar em sua incapacidade de identificar-se com seu próprio sexo
biológico.[22]
Não há estudos
sistemáticos sobre meninas com DG e o relacionamento entre pais e filha.
Contudo, observações clínicas sugerem que o relacionamento entre mãe e filha
mais frequentemente é distante e marcado por conflitos, algo que pode levar a
filha a desidentificar-se com a mãe. Em outros casos, a
masculinidade é elogiada por seus pais, enquanto a feminilidade é
desvalorizada. Já houve casos,
também, em que filhas têm medo do pai, que pode manifestar raiva explosiva em
relação à mãe, chegando à violência física.
Uma
menina pode apreender o fato de ser mulher como algo que não lhe garante
segurança e defender-se contra isso sentindo que na realidade ela é menino,
acreditando subconscientemente que, se fosse menino, seria amada por seu pai e
não seria alvo de sua raiva.[21]
Há evidências de que
psicopatologias e/ou diversidades de desenvolvimento podem precipitar a DG
entre adolescentes, especialmente entre mulheres jovens. Pesquisas recentes
documentaram um número crescente de adolescentes que comparecem a clínicas de
identidade de gênero de adolescentes e pedem redesignação sexual (RS).
Kaltiala-Heino e colegas procuraram descrever os candidatos adolescentes à
redesignação sexual legal e médica durante os dois primeiros anos de
funcionamento de uma clínica de identidade de gênero de adolescentes na
Finlândia, em termos de fatores sociodemográficos, psiquiátricos e de
identidade de gênero e de desenvolvimento adolescente. Eles realizaram uma
revisão retrospectiva quantitativa estruturada e uma análise qualitativa dos
estudos de caso de todos os candidatos adolescentes à RS que entraram para
avaliação até o final de 2013. Constataram que o número de encaminhamentos
superou as expectativas, à luz do conhecimento epidemiológico. Entre os
candidatos à redesignação sexual se verificou um predomínio marcante de
adolescentes nascidas meninas. Eram comuns os casos de psicopatologias graves
que antecederam a manifestação da DG. Muitos dos jovens estavam no espectro do
autismo. Essas descobertas não correspondem à imagem comumente aceita de um
adolescente ou criança com disforia de gênero. Os pesquisadores concluíram que
as diretrizes de tratamento precisam avaliar a DG em menores de idade no
contexto de dificuldades psicopatológicas e de desenvolvimento graves.[23]
Segundo evidências
anedóticas, existe também uma tendência crescente entre adolescentes de se
autodiagnosticarem como transgênero depois de passar períodos prolongados em
sites de mídia social como Tumblr, Reddit e YouTube. Isso sugere que o contágio
social também pode ser um fator em jogo. Em muitas escolas e comunidades,
grupos inteiros de pares estão “saindo do armário” como transgêneros ao mesmo
tempo.[6] Finalmente, merece ser investigada uma ligação causal entre acontecimentos
adversos na infância, incluindo abuso sexual, e o transgenerismo.
É
reconhecido há muito tempo que existe uma coincidência entre discordância de
gênero na infância e orientação homossexual na idade adulta.[24]
Existe também um grande
conjunto de artigos da literatura especializada que documenta uma prevalência
maior de eventos adversos na infância e abuso sexual entre adultos
homossexuais, em comparação com adultos heterossexuais. Andrea Roberts e
colegas publicaram em 2013 um estudo que constatou que “entre metade e todo o
risco elevado de abuso infantil entre pessoas com sexualidade homossexual,
comparadas a heterossexuais, se deve aos efeitos do abuso sobre a
sexualidade”.[25] É possível, portanto, que alguns indivíduos desenvolvam DG e
mais tarde reivindiquem identidade transgênero em consequência de maus-tratos
e/ou abuso sexual sofridos na infância. Esta é uma área que precisa ser
estudada.
A disforia de gênero como um transtorno mental
objetivo
A psicologia vem
rejeitando cada vez mais o conceito de normas para a saúde mental, focalizando,
em vez disso, o sofrimento emocional. A American Psychiatric Association (APA),
por exemplo, explica, na quinta edição do Diagnostic and Statistical Manual of
Mental Disorders (DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos
Mentais), que a DG consta do manual não devido à discrepância entre os
pensamentos do indivíduo e a realidade física, mas devido à presença de
sofrimento emocional que dificulta seu funcionamento social. O DSM-5 também
observa que é preciso um diagnóstico para que os planos de saúde paguem por
hormônios do sexo oposto e cirurgia de redesignação sexual (CRS) para aliviar o
sofrimento emocional causado pela DG. Uma vez aliviado o sofrimento, a DG deixa
de ser considerada um transtorno.[2]
Esse raciocínio é problemático. Considere os seguintes
exemplos:
-Uma garota
com anorexia nervosa acredita de maneira fixa e equivocada que é obesa; uma pessoa com
transtorno dismórfico corporal (TDC) tem a convicção errônea de que é feia; uma
pessoa com transtorno de identidade de integridade corporal (TIIC) se
identifica como deficiente física e sente-se presa em um corpo plenamente
funcional. Indivíduos com TIIC frequentemente se sentem tão aflitos com seu
corpo plenamente funcional que procuram amputar cirurgicamente seus braços ou
pernas saudáveis ou cortar sua medula espinhal.[26] A Dra. Anne Lawrence, que é
transgênero, já argumentou que o TIIC possui muitos paralelos com a DG.[27]
Assim como a DG, as crenças falsas acima citadas não apenas geram sofrimento
emocional para o indivíduo como põem sua vida em risco. Em cada caso, uma cirurgia para
“afirmar” a premissa falsa (liposucção para a anorexia, cirurgia plástica para
o TDC, amputação ou paraplegia cirurgicamente induzida para o TIIC) pode muito
bem aliviar o sofrimento emocional da pessoa, mas não ajudará em nada a
resolver o problema psicológico subjacente e pode ter como consequência a morte
do paciente. Se for completamente desligada da realidade física, a arte
da psicoterapia vai perder espaço, à medida que o campo da psicologia se
converterá cada vez mais em uma especialidade médica intervencionista, com
resultados devastadores para os pacientes.
A alternativa seria buscar definir um padrão mínimo.
A normalidade já foi
definida como “aquilo que funciona conforme seu desígnio”.[28] Uma das
principais funções do cérebro é apreender a realidade. Os pensamentos que estão
em conformidade com a realidade física são normais. Os pensamentos que se
desviam da realidade física são anormais – além de potencialmente serem nocivos
ao indivíduo ou a outros. Isso é fato quer ou não o indivíduo que possui os
pensamentos anormais sinta sofrimento. Quando uma pessoa acredita que é algo ou
alguém que não é, trata-se, na melhor das hipóteses, de pensamento confuso, e,
na pior, de uma ilusão, algo irreal.
O
simples fato de uma pessoa pensar ou sentir alguma coisa não faz com que essa
coisa seja realidade. Isso seria fato mesmo que os pensamentos anormais fossem
biologicamente “predeterminados”.
O normal no desenvolvimento
humano é que os pensamentos do indivíduo se alinhem com a realidade física; que
a identidade de gênero do indivíduo corresponda a seu sexo biológico. As
pessoas que dizem “sentir-se como se fossem do sexo oposto” ou “sentir-se em
algum ponto intermediário” ou alguma outra categoria não formam um terceiro
sexo. Elas continuam a ser homens ou mulheres, em termos biológicos. A disforia
de gênero é um problema que está na mente, não no corpo. Crianças e
adolescentes com DG não possuem um corpo desordenado, mesmo que seja isso o que
sentem. Do mesmo modo, a aflição de uma criança diante do desenvolvimento das
características sexuais secundárias não significa que a puberdade deva ser
vista como uma doença a ser interrompida, porque a puberdade não é, na
realidade, uma doença.
Do
mesmo modo, embora muitos homens com DG expressem a ideia de que são “uma
essência feminina” presa em um corpo de homem, essa crença não possui base
científica.
Até pouco tempo atrás,
a visão de mundo prevalecente com relação à DG infantil era que ela refletia um
pensamento anormal ou confusão por parte da criança, algo que pode ou não ser
transitório. Consequentemente, a abordagem padrão consistia ou em observar e
aguardar ou em procurar psicoterapia familiar e individual.[1],[2] Os objetivos
da terapia eram tratar a patologia familiar, se estivesse presente, tratar
quaisquer morbidezes psicossociais na criança e ajudar a criança a alinhar sua
identidade de gênero com seu sexo biológico.[21],[11] Especialistas de ambos os
lados do debate sobre a supressão da puberdade concordam que, nesse contexto,
entre 80% e 95% das crianças e dos adolescentes com DG aceitam seu sexo
biológico até o final da adolescência.[29] Essa visão de mundo começou a mudar,
contudo, quando os ativistas transgêneros adultos passaram cada vez mais a
promover a narrativa da “essência feminina”, visando conquistar aceitação
social.[10] Em 2007, no mesmo ano em que o Boston Children’s Hospital
abriu a primeira clínica pediátrica de gênero, o Dr. J. Michael Bailey
escreveu:
A
visão cultural predominante hoje do transexualismo de homem a mulher é que
todos os transexuais homens a mulher (HaM) são, em essência, mulheres presas
dentro de um corpo de homem. Essa visão tem pouca base científica, porém, e não
condiz com as observações clínicas. Ray Blanchard demonstrou que existem dois
subtipos distintos de transexuais HaM. Os membros de um dos subtipos, os transexuais homossexuais, podem ser entendidos melhor como um
tipo de homem homossexual. Os membros do outro
subtipo, o dos transexuais autoginefílicos, são motivados pelo desejo erótico
de tornar-se mulheres. Embora seja explicável, a persistência da visão
cultural predominante é prejudicial à ciência e a muitos transexuais.[30]
Com a persistência da
visão da chamada “essência feminina”, o sofrimento de adultos transgêneros foi
evocado para defender que as crianças fossem resgatadas com urgência do mesmo
destino, através da identificação precoce, afirmação e supressão da puberdade. Hoje
se alega que a discriminação, violência, psicopatologia e suicídio são
consequências diretas e inevitáveis de se negar a afirmação social a uma
criança com disforia de gênero e impedir seu acesso a bloqueadores de puberdade
ou hormônios do sexo oposto.[31] No entanto, o fato de que de 80% a 95%
dos adolescentes com disforia de gênero emergem física e psicologicamente
intactos depois de passarem pela puberdade sem afirmação social refuta essa
visão.[29] Ademais, mais de 90% das pessoas que morrem de
suicídio têm uma doença mental diagnosticada.[32] Não há evidências de que
crianças e adolescentes com disforia de gênero que cometem suicídio sejam
diferentes.
Por
essa razão, a base para a prevenção do suicídio deve ser a mesma para eles
quanto é para todas as crianças e os adolescentes: identificação e tratamento
precoce de co-morbidezes psicológicas.
Apesar disso, existem
hoje nos Estados Unidos 40 clínicas de gênero que promovem a supressão da
puberdade e tratam crianças e adolescentes com hormônios do sexo oposto. A
lógica da supressão da puberdade é dar à criança com disforia de gênero tempo
para explorar sua identidade de gênero sem o sofrimento emocional desencadeado
pelo surgimento das características sexuais secundárias.
Os
padrões seguidos nessas clínicas se baseiam em “opiniões especializadas”. Não
existe um único estudo controlado grande e randomizado que documente os
alegados benefícios e potenciais danos da supressão da puberdade e de décadas
de tratamento hormonal dados a crianças e adolescentes com disforia de gênero.
Tampouco existe um único estudo grande, randomizado, controlado e de longo
prazo que compare os resultados de diversas intervenções psicoterapêuticas em
casos de DG infantil com os resultados da supressão da puberdade seguida por
décadas de ingestão de esteroides sintéticos tóxicos. Em
nossa era atual de “medicina baseada em evidências”, esse fato deveria fazer
todos pararem para refletir.
Um fato mais
preocupante é que a supressão da puberdade no estágio 2 da escala de Tanner
(geralmente aos 11 anos de idade), seguida pelo uso de hormônios do sexo
oposto, deixará essas crianças estéreis e sem tecido gonadal ou gametas
disponíveis para crio-preservação.[33],[34],[35]
A neurociência documenta claramente que o cérebro adolescente é
cognitivamente imaturo e, antes de a pessoa chegar a entre o início e meados da
casa dos 20 anos, não possui a capacidade adulta necessária para fazer uma
avaliação de riscos.[36]
Existe um problema
ético sério em permitir que sejam realizados procedimentos irreversíveis e que
transformam a vida em menores de idade que são jovens demais para poderem dar
um consentimento válido eles próprios. Essa exigência ética do consentimento
informado é fundamental para a prática da medicina, conforme enfatiza o site do
Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA: “O consentimento voluntário do
sujeito humano é absolutamente essencial”.[37] Ademais, quando um
indivíduo é esterilizado, mesmo quando isso ocorre como consequência secundária
de uma terapia, sem ter dado seu consentimento pleno, livre e informado, ocorre
uma violação da lei internacional.[38]
O protocolo que afirma a transgeneridade: qual é a base de
evidências?
Nas duas últimas
décadas, a Hayes Inc. tornou-se uma firma de pesquisas e consultoria
internacionalmente reconhecida que avalia uma ampla gama de tecnologias médicas
para determinar seu impacto sobre a segurança dos pacientes, seus resultados
sobre a saúde dos pacientes e a utilização de recursos. A empresa realizou uma
revisão e avaliação abrangente da literatura científica sobre o tratamento da
DG em adultos e crianças em 2014. Ela concluiu que “embora evidências sugiram
benefícios positivos” das cirurgias de redesignação sexual em adultos com
disforia de gênero, “limitações sérias [inerentes à pesquisa] permitem apenas
conclusões fracas”.[39] A Hayes Inc. considerou o uso de hormônios do sexo
oposto em adultos com disforia de gênero como sendo baseado em evidências de
qualidade “muito baixa”:
Estudos múltiplos não demonstraram
melhorias estatisticamente significativas para a maioria dos resultados. As
evidências sobre qualidade de vida e função em adultos homem a mulher (HaM)
foram muito esparsas. As evidências em favor de medidas menos abrangentes de
bem-estar em adultos que receberam terapia hormonal do sexo oposto foram
diretamente aplicáveis a pacientes com DG, mas muito esparsas e/ou
conflitantes. Os
estudos não permitem conclusões de causalidade e, em sua maioria, tiveram
fraquezas em sua execução. Há riscos de saúde potencialmente de longo prazo
associados à terapia hormonal, mas nenhum deles foi comprovado ou
excluído conclusivamente.[40]
Com relação ao
tratamento de crianças com DG usando agonistas do hormônio liberador da
gonadotrofina (GnRH) e hormônios do sexo oposto, a Hayes, Inc. atribuiu sua
nota mais baixa, indicando que a literatura especializada “é escassa demais e
os estudos existentes são demasiado limitados para sugerir conclusões.”[40]
Clínicas de gênero se multiplicam nos Estados
Unidos, a despeito da falta de evidências médicas
Em 2007, o Dr. Norman
Spack, endocrinologista pediátrico e fundador da primeira clínica de gênero do
país, no hospital Boston Children’s, lançou o paradigma da supressão da
puberdade nos Estados Unidos.[41] Ela consiste em primeiramente afirmar o
autoconceito falso da criança, instituindo mudanças de nome e pronome e
ajudando a criança a fazer-se passar por uma pessoa do sexo oposto, dentro e
fora de sua casa. Em seguida, a puberdade em crianças com apenas 11 anos é
suprimida com agonistas do GnRH, e finalmente, aos 16 anos, os pacientes podem
começar a tomar hormônios do sexo oposto, preparando-se para a cirurgia de
redesignação sexual quando chegarem à idade adolescente mais velha ou à idade
adulta.[42] As diretrizes da Sociedade de Endocrinologia hoje proíbem o
uso de hormônios do sexo oposto antes dos 16 anos de idade, mas essa proibição
está sendo revista.[43] Alguns especialistas de gênero já estão passando ao
largo da supressão da puberdade e, em vez disso, encaminhando crianças com
apenas 11 anos diretamente ao tratamento com hormônios do sexo oposto.[44] A
explicação apresentada é que a criança passará pelo desenvolvimento púbere do
sexo desejado e, com isso, poderá evitar o sofrimento emocional iatrogênico
decorrente de manter uma aparência pré-púbere enquanto seus pares seguem sua trajetória
natural de puberdade.
Em
2014, existiam 24 clínicas de gênero concentradas principalmente na costa leste
dos EUA e na Califórnia; um ano mais tarde havia 40 distribuídas pelo país.
A Dra. Ximena Lopez,
endocrinologista pediátrica no Children’s Medical Center Dallas e membro do
programa Genecis (Educação e Assistência de Gênero, Apoio Interdisciplinar)
desse centro, declarou: “[O uso deste protocolo] vem aumentando rapidamente. E
a razão principal disso é que pais o estão exigindo e levando pacientes aos
endocrinologistas pediátricos, porque sabem que esse serviço está
disponível.”[45]
Vale notar que a razão principal do uso aumentado do protocolo é a
demanda por parte dos pais, e não a medicina baseada em evidências.
O risco dos agonistas do GnRH
Os agonistas do GnRH
usados para suprimir a puberdade em crianças com disforia de gênero incluem
dois que são aprovados para o tratamento da puberdade precoce: a leuprolida por
injeção intramuscular em doses mensais ou trimestrais, e a histrelina, um implante
subcutâneo com dosagem anual.[34] Além de prevenir o desenvolvimento das
características sexuais secundárias, os agonistas do GnRH sustam o crescimento
ósseo, reduzem a acreção óssea, previnem a organização dependente de esteroides
sexuais e a maturação do cérebro adolescente e inibem a fertilidade, ao impedir
o desenvolvimento de tecido gonadal e de gametas maduros, pela duração do
tratamento. Se a criança interromper o uso de agonistas do GnRH, ocorrerá a
puberdade. [34],[42] Consequentemente, a
Sociedade de Endocrinologia afirma que os agonistas do GnRH, além de o paciente
viver socialmente como pessoa do sexo oposto, são intervenções plenamente
reversíveis que não encerram risco de causar dano permanente a crianças.[42] Mas a teoria da aprendizagem social, a neurociência e
o único estudo de acompanhamento de longo prazo de adolescentes que passaram
pela supressão de puberdade, visto abaixo, contestam essa afirmação.
Em um estudo de
acompanhamento de seus primeiros candidatos pré-púberes a receber tratamento de
supressão da puberdade, De Vries e colegas documentaram que todos os sujeitos
acabaram por adotar identidade transgênero e a pedir hormônios do sexo
oposto.[46] É preocupante. Normalmente 80% a 95% das crianças pré-púberes com
DG não continuam a apresentar DG. O fato de que 100% das crianças pré-púberes
tenham escolhido tomar hormônios do sexo oposto sugere que o próprio protocolo
conduz o indivíduo inevitavelmente a identificar-se como transgênero.
Existe algo
evidentemente autorrealizado quando incentivamos uma criança com DG a fazer-se
passar socialmente por uma pessoa do sexo oposto e depois instituímos a
supressão de sua puberdade. Em vista do fenômeno amplamente constatado da
neuroplasticidade, o comportamento reiterado de fazer-se passar pelo sexo
oposto vai alterar de alguma maneira a estrutura e função do cérebro da
criança, potencialmente de uma maneira que reduza a probabilidade de sua
identidade alinhar-se com seu sexo biológico. Isso, somado à supressão da
puberdade, que impede a masculinização ou feminilização endógena adicional do
cérebro, leva a criança a permanecer ou como menino pré-púbere de gênero
inconforme disfarçado de menina pré-púbere, ou o inverso. Como seus pares vão
se desenvolver normalmente, convertendo-se em homens ou mulheres jovens, essas
crianças ficam psicossocialmente isoladas. Elas serão menos capazes de
identificar-se como sendo a pessoa biologicamente masculina ou feminina que são
na realidade. Um protocolo de fazer-se passar pelo sexo oposto e de supressão da
puberdade, que desencadeia um único resultado inevitável (a identificação
transgênero) que exige o uso vitalício de hormônios sintéticos tóxicos, que
produzem infertilidade, não é nem plenamente reversível nem isento de danos.
Agonistas do GnRH, hormônios do sexo oposto e
infertilidade
Como os agonistas do
GnRH impedem a maturação do tecido gonadal e dos gametas em ambos os sexos, os
jovens que, depois de passar pela supressão da puberdade no estágio 2 da escala
de Tanner, são submetidos a tratamento com hormônios do sexo oposto serão
convertidos em inférteis, sem qualquer possibilidade de terem filhos genéticos
no futuro, porque não vão possuir os tecidos gonadais e gametas que possam ser
criogenicamente preservados. O mesmo resultado ocorrerá se crianças pré-púberes
receberem hormônios diretamente, sem a anterior supressão da puberdade. Adolescentes
mais velhos que tenham rejeitado a supressão da puberdade são aconselhados a
cogitar a possibilidade de conservação criogênica de seus gametas antes de
iniciarem o tratamento com hormônios do sexo oposto. Isso lhes permitirá
conceber filhos genéticos no futuro, por meio de tecnologia reprodutiva
artificial. Embora existam casos documentados de adultos transgêneros
que interromperam o tratamento com hormônios do sexo oposto para que seu corpo
pudesse produzir gametas, conceber e ter um filho, não existe garantia absoluta
de que essa seja uma opção viável no longo prazo. Ademais, os indivíduos
transgênero que passam por cirurgia de redesignação sexual e têm seus órgãos
reprodutivos extirpados tornam-se permanentemente inférteis.[34],[35],[36]
Riscos adicionais ligados aos hormônios do sexo
oposto
Os riscos potenciais de
se tratar crianças com DG com hormônios do sexo oposto se baseiam na literatura
especializada relativa a adultos. Vale lembrar que, nessa literatura relativa a
adultos, o estudo Hayes afirma: “Existem riscos de segurança potencialmente de
longo prazo ligados à terapia hormonal, mas nenhum deles foi comprovado ou
excluído conclusivamente”.[40] Por exemplo, a
maioria dos especialistas concorda que o risco de doença arterial coronariana
entre adultos HaM é mais alto quando tomam etinil estradiol via oral; por esse
motivo, são recomendadas formulação estrogênicas alternativas.
Mas um estudo de adultos HaM que utilizaram produtos alternativos constatou um
risco aumentado semelhante. Portanto, esse risco não foi nem comprovado nem
excluído.[47],[48],[49] As crianças que
fazem a transição para o sexo oposto vão precisar tomar esses hormônios por um
tempo muito maior que os adultos. Consequentemente, a probabilidade de elas
sofrerem morbidezes fisiologicamente teóricas, embora raramente observadas, é
maior que a dos adultos. Levando
em conta essas reservas, é mais exato dizer que a ingestão de estrogênio por via
oral por meninos pode deixá-los em risco de sofrer: trombose/tromboembolismo;
doença cardiovascular; ganho de peso; hipertrigliceridemia; hipertensão;
redução na tolerância à glicose; doenças vesiculares, prolactinoma e câncer de
mama.[47],[48],[49] Do mesmo modo, meninas que recebem testosterona
podem sofrer um risco elevado de: HDL baixo e triglicérides elevados; níveis
aumentados de homocisteína; hepatotoxicidade; policitemia; risco aumentado de
apneia do sono; resistência à insulina, e efeitos desconhecidos sobre os
tecidos mamários, endométricos e ovarianos.[47],[48],[49] Além disso, meninas podem legalmente submeter-se à
mastectomia com apenas 16 anos, depois de fazerem tratamento com testosterona
por um ano, e essa cirurgia carrega seu conjunto próprio de riscos
irreversíveis.[34]
O adolescente pós-púbere com disforia de gênero
Como foi destacado
anteriormente, de 80% a 95% das crianças pré-púberes com DG verão sua condição
se resolver até o final da adolescência, se não forem expostas à afirmação social
e intervenção médica. Isso significa que entre 5% e 20% persistirão com a DG
até o início da idade adulta. Não existe, no momento, nenhum exame médico ou
psicológico para determinar quais crianças vão persistir com a DG na idade
adulta jovem. As crianças pré-púberes com DG que persistem com a DG além da
puberdade também apresentam probabilidade maior de persistir até a idade
adulta. Por essa razão, a Sociedade de Endocrinologia e outras, incluindo o Dr.
Zucker, consideram razoável afirmar a transgeneridade dos adolescentes que
persistem com a DG após a puberdade, além dos que começam a apresentar a DG
após a puberdade, e iniciar com eles o tratamento com hormônios do sexo oposto
aos 16 anos de idade.[42]
O College discorda pelas seguintes razões:
-Primeiro, nem todos os adolescentes com DG vão
inevitavelmente se identificar com transgênero no futuro, mas a ingestão de
hormônios do sexo oposto vai inevitavelmente gerar mudanças irreversíveis em
todos os pacientes.
-Em segundo lugar, o
adolescente jovem simplesmente não possui maturidade suficiente para tomar
decisões médicas importantes. O cérebro adolescente não alcança a
capacidade de fazer uma avaliação de riscos plena antes de chegar ao início a
meados da casa dos 20 anos.
Há um problema ético
importante em permitir que menores de idade recebam intervenções médicas que
mudarão sua vida de modo irreversível, incluindo o tratamento com hormônios do
sexo oposto e, no caso de meninas no nascimento, a mastectomia bilateral,
quando ainda não são capazes de dar o consentimento informado sozinhos.
Como foi dito
anteriormente, o College também vê com preocupação a tendência crescente entre
adolescentes de se autodiagnosticarem como transgêneros após passarem períodos
longos em sites de mídia social.
Muitos desses adolescentes vão procurar um terapeuta depois de se
autoidentificarem, mas muitos Estados foram obrigados, devido a pressões
políticas não científicas, a proibir a chamada “terapia de conversão”. Essa
proibição impede os terapeutas de se aprofundar não apenas nas atrações e
identidade sexual do jovem, mas também em sua identidade de gênero. Os terapeutas não são autorizados a perguntar por que o
adolescente se acredita transgênero; eles não podem explorar as questões de
saúde mental subjacentes; não podem levar em conta a natureza simbólica da
disforia de gênero e não podem levar em conta possíveis questões que estejam
confundindo o problema, como o uso de mídias sociais ou o contágio
social.[6]
Impacto da redesignação sexual em adultos,
relacionado ao risco em crianças
Pesquisas sugerem que
adultos transgêneros manifestam um sentimento de alívio e satisfação após o uso
de hormônios e cirurgia de redesignação sexual (CRD). Contudo,
a CRD não resulta em um nível de saúde equivalente ao da população geral.[50]
Por
exemplo, um estudo de 2001 com 392 transgêneros homem a mulher (HaM) e 123
transgêneros mulher a homem (MaH) constatou que 62% dos transgêneros HaM e 55%
dos MaH sofriam de depressão. Quase um terço (32%) de cada grupo tinha tentado
o suicídio.[51]
Do mesmo modo, em 2009,
Kuhn e colegas encontraram saúde geral e satisfação geral com a vida
consideravelmente inferiores entre 52 transexuais HaM e três MaH, 15 anos
depois de passarem por CRD, comparados aos controles.[52] Finalmente, um estudo
de acompanhamento feito ao longo de 30 anos de pacientes transgêneros
pós-cirúrgicos na Suécia constatou que o índice de suicídio entre adultos
transgêneros operados era quase 20 vezes maior que o da população geral.
Para
que fique claro, isso não prova que a redesignação sexual provoca risco
aumentado de suicídio ou outras morbidezes psicológicas. O que indica é que a
cirurgia de redesignação sexual, por si só, não oferece ao indivíduo um nível
de saúde mental comparável ao da população geral.
Os autores resumiram suas descobertas como segue:
As pessoas com
transexualismo, após passarem pela redesignação sexual, apresentam riscos de
mortalidade, comportamento suicida e morbidez psiquiátrica consideravelmente
mais elevados que a população geral. Nossas descobertas sugerem que a
redesignação sexual, embora alivie a disforia de gênero, talvez não seja o
bastante como tratamento do transexualismo e deve inspirar atendimento
psiquiátrico e somático melhor para esse grupo de pacientes após passarem pela
redesignação sexual.[50]. Vale notar que essas disparidades de saúde mental são
observadas em um dos países mais abertos do mundo a lésbicas, gays, bissexuais
e transgêneros (LGBT). Isso sugere que essas diferenças de saúde não sejam
devidas principalmente ao preconceito social, mas à condição ou ao estilo de
vida dos adultos transgêneros. Essa ideia também condiz com um estudo americano
publicado no Journal of LGBT Health em 2008, que constatou que a discriminação
não explica as discrepâncias de saúde mental entre indivíduos que se
identificam como LGBT e a população heterossexual.[53]
Na ausência de
intervenção hormonal e cirúrgica, apenas 5%-20% das crianças pré-púberes com DG
enfrentarão uma idade adulta transgênera que parece predispô-las a certas
morbidezes e a um risco aumentado de morte precoce. Contrastando com isso, o
único estudo conduzido com crianças pré-púberes com DG que passaram por
supressão da puberdade deixa claro que 100% dessas crianças serão transgênero
na idade adulta. Portanto, as atuais intervenções de afirmação transgênero em
clínicas de gênero pediátricas irão estatisticamente gerar esse resultado para
as restantes 80% a 95% das crianças pré-púberes com DG que, de outro modo,
teriam identificado seu sexo biológico antes de chegar a idade adulta.
Recomendações para pesquisa
Estudos com gêmeos
idênticos mostram que fatores ambientais pós-natais exercem influência
considerável sobre o desenvolvimento da disforia de gênero e do transgenerismo.
Dados também refletem um índice de resolução superior a 80% entre crianças
pré-púberes com DG. Por essa razão, um alvo de pesquisas deve ser a
identificação dos diversos fatores ambientais e caminhos que desencadeiam a DG
em crianças biologicamente vulneráveis. Atenção especial precisa ser dada ao
impacto de acontecimentos adversos na infância e ao contágio social.
Outra
área em que mais pesquisas são muito necessárias é na psicoterapia. São
urgentemente necessários e já deveriam ter sido iniciados há muito tempo
estudos longitudinais grandes e de longo prazo em que crianças com DG e suas
famílias são encaminhadas de maneira randomizada a tratamento com diversas
modalidades terapêuticas e avaliadas segundo múltiplos critérios de saúde
física e emocional.
Além disso, os estudos
de acompanhamento de longo prazo que avaliam critérios objetivos de saúde
física e mental de adultos transexuais operados precisam incluir um grupo de
controle correspondente composto de indivíduos transgênero não submetidos à
CRD. Essa será a única maneira de testar a hipótese de que a própria CRD pode
causar mais danos aos indivíduos do que eles sofreriam apenas com psicoterapia.
Conclusão
A disforia de gênero
(DG) infantil é um termo usado para descrever uma condição psicológica em que
uma criança sente uma incongruência marcante entre o gênero que sente ter e o
gênero associado a seu sexo biológico. Estudos com gêmeos demonstram que a DG
não é uma característica inata. E, sem a afirmação de sua transexualidade antes
da adolescência e sem intervenção hormonal, antes de chegarem ao final da
adolescência, entre 80% e 95% das crianças com DG vão aceitar a realidade de
seu sexo biológico.
O
tratamento da DG infantil com hormônios equivale, na prática, à realização de
experimentos em massa e esterilização de crianças e adolescentes que são
cognitivamente incapazes de dar seu consentimento informado. Existe um problema ético grave em permitir que procedimentos
irreversíveis e transformadores de vida sejam realizados em menores que não têm
idade suficiente para darem o consentimento válido, eles próprios; os
adolescentes não são capazes de compreender a magnitude de tais decisões.
A ética, por si só,
exige o fim da supressão da puberdade com agonistas do GnRH, hormônios do sexo
oposto e cirurgias de redesignação sexual em crianças e adolescentes.
O
College recomenda a cessação imediata dessas intervenções e o fim da promoção
da ideologia de gênero por meio de currículos escolares e políticas
legislativas. A saúde, os currículos escolares e a legislação precisam
permanecer ancorados à realidade física.
Pesquisas científicas precisam
buscar uma compreensão melhor das bases psicológicas desse transtorno, a
identificação das terapias familiares e individuais mais indicadas e um esforço
para delinear as diferenças entre crianças cuja
condição se resolve com acompanhamento e espera, versus aquelas cuja condição se resolve com terapia
e as cuja condição persiste não obstante a terapia.
Tradução: Clara Allain
Original em inglês:
Gender Dysphoria in Children
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Desabafo dramático de uma pessoa TRANS arrependida”
https://www.youtube.com/watch?v=lhWi8MRSDGQ
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